Código Oficial: | 9813 |
Sigla: | MIMED |
Descrição: | Síntese
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Ciclo de Estudos que confere o grau de Mestre em Medicina, depois de completar 360 ECTS ao longo de 12 semestres. Dos 360 ECTS integrantes, 336 ECTS são obtidos pela frequência e aprovação a 63 Unidades Curriculares (UC) nucleares de Ciências Básicas, Pré-Clínicas e Clínicas. Os restantes 24 ECTS provêm da opção livre do estudante entre 130 outras UC, contribuindo para a construção do percurso educativo pelos próprios estudantes.
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As ciências da informação e da decisão em saúde são, tradicionalmente, suportadas pelas áreas científicas de Bioestatística e Informática Médica pelo que são objetivos da UC que o estudante:
Quando uma proposta de Unidade Curricular (UC) surge logo no inicio do plano curricular do Mestrado Integrado em Medicina, como é o caso da “Estrutura Molecular da Célula” (EMC), coloca desafios muito próprios.
Pelo facto de os estudantes estarem a iniciar o seu percurso académico, com todo o entusiasmo inerente e desejável, as primeiras experiências podem ser determinantes na forma como vão encarar o curso e, mesmo, a opção vocacional que fizeram. Cumpre-nos, nesta nossa UC, assegurar que a escolha dos temas e das formas de os apresentar, garantem a melhor aprendizagem e desempenho.
Desde logo há alguns aspetos que convém realçar, e que procuram ir nesse sentido:
A UC “Genética Molecular” tem como objetivo principal transmitir ao estudante o conhecimento mais recente sobre a dinâmica do genoma humano, assim como, os mecanismos que permitem a transmissão da informação molecular do DNA à proteína, e de que modo estes processos são controlados na célula. Para dar cumprimento a este objetivo, os conteúdos programáticos abordam o conhecimento nuclear dos os mecanismos moleculares de funcionamento e manutenção da integridade do genoma, a metodologia usada para estudo e diagnóstico e as terapêuticas conhecidas para modificar a expressão genética. A UC integra também uma forte componente laboratorial que permite a prática sobre o modo de chegar ao conhecimento, e sessões integrativas de discussão de trabalhos científicos, contando para tal, com um corpo docente constituído por professores que investigam os mecanismos básicos do funcionamento celular, e também especialistas em genética humana.
Desenvolver o papel instrumental das humanidades como recurso na educação profissional. Aquisição de competências (1) transversais/“transferíveis”; (2) humanísticas; (3) auto-conhecimento; (4) reflexão crítica e profissional.
No final desta unidade curricular o estudante deverá:
- Conhecer os princípios gerais da Anatomia, Histologia e Fisiologia.
- Estar familiarizando com a terminologia anatómica, histológica e fisiológica.
- Ter desenvolvido a sua capacidade de observação.
- Ter desenvolvido a técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada.
- Conhecer a normal estrutura macroscópica e microscópica e modo de funcionamento do sistema locomotor;
- Ter adiquirido uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da morfofisiologia e aplicada ulteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica.
Pretende-se que os estudantes fiquem a conhecer com profundidade o metabolismo, no ser humano, de glícidos, lípidos, proteínas, aminoácidos e derivados de aminoácidos de interesse biológico, do grupo heme, de bases púricas e pirimídicas e de xenobióticos.
Pretende-se que os estudantes compreendam o metabolismo no seu conjunto, fazendo a sua integração (regulação do metabolismo oxidativo e equilíbrio energético, regulação hormonal do metabolismo, alterações metabólicas durante o ciclo alimentação/jejum, metabolismo em diferentes tecidos e órgãos, na grávida e recém-nascido, no exercício físico e em situações extremas).
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimento sobre alguns fatores que influenciam o metabolismo, nomeadamente: vitaminas, stresse oxidativo e mecanismos de defesa antioxidante, nutrição e ainda álcool e bebidas alcoólicas.
Pretende-se ainda que os estudantes adquiram conhecimento sobre algumas patologias relacionadas com o metabolismo ou associadas a alterações metabólicas: obesidade, diabetes, dislipidemias, doenças do metabolismo da frutose e galactose, doenças da oxidação em beta dos ácidos gordos, doenças do metabolismo do glicogénio, anemias megaloblásticas, doenças do metabolismo de aminoácidos, caquexia, icterícias e metabolismo no cancro.
Dotar o estudante de Medicina com conhecimentos teóricos e práticos sobre intervenientes na estrutura e funcionamento de organelos e sobre mecanismos que promovem a interacção entre eles por meio de forças e movimentos. Em paralelo, dar-se-á destaque aos fluxos metabólicos e informativos entre organelos, necessários à manutenção e à economia celulares. Decorrente do conhecimento relativo ao funcionamento usual, será dada importância a condições que contribuem para a perda funcional e a instalação de doenças.
Introduzir ao laboratório como fonte de conhecimento biomédico, integrando sessões práticas de estudo de espécimes, de realização tipo hands on de actividades práticas ou projectos, bem como sessões de interpretação e discussão de artigos científicos. Para o efeito os estudantes serão tutorizados por um corpo docente e investigador, especializado nas áreas da Biologia Celular, Biologia Molecular e Bioquímica.
No final desta unidade curricular o estudante deverá:
- Conhecer os princípios gerais da Anatomia, Histologia e Fisiologia. Familiarizar os alunos com a terminologia anatómica, estimulando a capacidade de observação e dotando-os da técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada;
- Conhecer a normal estrutura macroscópica e microscópica e modo de funcionamento do sistema nervoso.
- Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da morfofisiologia e aplicada posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica;
A unidade curricular tem como objetivo permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre princípios e conceitos em saúde das populações e a sua aplicação na compreensão dos processos de saúde e doença.
Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular são de natureza abrangente, compatível com o objectivo de compreender globalmente os princípios básicos e os principais problemas relacionados com a saúde das populações, e ajudar a compreender a integração dos médicos numa equipa mais alargada de profissionais que age antes e depois da intervenção curativa.
A Unidade providencia ferramentas para um melhor pensamento crítico sobre a diversidade e complexidade dos fatores que influenciam a saúde dos indivíduos e das populações. Utiliza uma abordagem baseada na evidência para analisar os determinantes de saúde e da doença e as melhores opções de intervenção para promover e preservar a saúde.
Alguns dos aspectos únicos da dissecção cadavérica incluem a natureza realista deste meio de ensino, que permite que os estudantes obtenham uma imagem tridimensional clara da organização do corpo humano, comprovem a existência de variações da normalidade, analisem a textura dos tecidos humanos e, por vezes, observem e compreendam condições patológicas.
Para além de ser indiscutivelmente um importante método de aprendizagem da anatomia, reforça as atitudes de respeito e compaixão entre os estudantes de Medicina.
Permite ainda aprender técnicas de dissecção e adquirir destreza manual, fundamentais para todos os futuros médicos.
Possibilita ainda que os estudantes desenvolvam pensamento crítico, e capacidade de resolução de problemas e de aplicação prática dos conhecimentos.
Introduzir à Biogerontologia e ao seu lugar na Biomedicina actual.
Evidenciar os fundamentos biológicos da perda funcional (envelhecimento) com maior ênfase na espécie humana, incluindo as modificações moleculares, celulares e o papel dos genes.
Mostrar os limites actuais do conhecimento no domínio e explorar extensões da biogerontologia para outros ramos do saber e para a sociedade em geral.
Desenvolver o gosto pelo assunto e inspirar a elaboração de trabalhos de investigação na área.
O principal objectivo do curso consiste em ensinar de que modo funções específicas de natureza motora, límbica e cognitiva emergem no cérebro. Este objectivo será conseguido através da aquisição e integração de conhecimentos derivados de diversas disciplinas, tais como a neuroanatomia, a neurofisiologia, a neuroquímica e as neurociências comportamentais. Os estudantes familiarizar-se-ão com as modernas técnicas experimentais utilizadas para a investigação das bases neuronais do comportamento. Por fim, familiarizar-se-ão com os interesses e as motivações que inspiraram a investigação da inter-relação circuitos neuronais e comportamentos complexos.
Adquirir conhecimentos fundamentais sobre: (A) regulação do ciclo celular, divisão celular e processos moleculares subjacentes à diferenciação, desdiferenciação e envelhecimento celulares; (B) técnicas de diagnóstico em citogenética e conceitos básicos sobre estrutura e função dos cromossomas; (C) etiopatogenia da patologia cromossómica, preparando os estudantes para a aquisição de conhecimentos relacionados com a transmissão genética de patologias cromossómicas e avaliação de risco genético. Adicionalmente pretende-se que os estudantes sejam capazes de avaliar criticamente a documentação científica e apliquem os princípios subjacentes ao método de investigação científica em Biologia e Genética.
O objetivo geral desta unidade curricular é contribuir para a preparação de médicos e cientistas que se empenhem na excelência da comunicação da ciência em contextos científicos e ao público em geral.
No final da unidade o aluno deverá ser capaz de:
-selecionar e utilizar eficazmente as fontes de informação científicas para o seu estudo e investigação
-preparar e apresentar um poster científico
-redigir um artigo científico
-apresentar, oralmente e por escrito, material de estudo/investigação a uma audiência científica e ao público em geral
-analisar criticamente as estratégias aplicadas à comunicação de ciência em diversos contextos sociais e profissionais
-planear uma entrevista com jornalistas, distinguindo comportamentos a usar e a evitar
-escrever um press release
-elaborar um curriculum vitae e uma carta de motivação
Ao frequentar esta disciplina, pretende-se que o estudante atinja os seguintes objetivos:
Aprender o método de colheita de uma história clínica, incluindo os componentes psicossocial e familiar;
Utilizar métodos de avaliação familiar ao nível dos Cuidados de Saúde Primários;
Desenvolver competências de entrevista clínica;
Avaliar o impacto dos fatores psicossociais na pessoa com doença crónica, incapacidade ou evento de saúde relevante;
Relacionar a forma como esses fatores afetam a família do doente / utente e outras pessoas que com ele convivam.
Conhecer a História da Medicina de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser um suporte em quaisquer investigações interdisciplinares; Sensibilizar para a Museologia na Medicina; Saber a história do instrumento médico; Divulgar o património da FMUP na perspetiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e a sua aplicação pedagógica e científica; Adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; Estimular a reflexão sobre a Medicina.
Esta unidade curricular tem como principal objetivo alertar para a importância da integridade no meio académico e profissional. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
O objetivo desta unidade curricular é permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre conceitos e métodos específicos da área da Epidemiologia, e a sua aplicação na análise crítica e planeamento de estudos epidemiológicos.
No fim da unidade curricular os estudantes deverão estar familiarizados com a linguagem própria da área científica, sendo capazes de reconhecer, descrever e relacionar diferentes medidas de frequência, associação e impacto, os conceitos de erro aleatório, viés, confundimento e interação, assim como os principais desenhos de estudo utilizados em epidemiologia. Os estudantes deverão ser capazes de realizar, de forma autónoma: tarefas epidemiológicas simples como tabular dados e calcular medidas de frequência, associação e impacto; a análise crítica de artigos científicos; tarefas essenciais para o planeamento de uma investigação epidemiológica, incluindo a revisão da literatura e o desenho do estudo.
Os objetivos da Unidade Curricular de Medicina Preventiva são:
Esta unidade curricular tem como objetivo principal introduzir aos estudantes métodos quantitativos e qualitativos em educação médica.
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam utilizar métodos modernos de resolução probabilística de problemas biomédicos, sendo mais especificamente focadas a teoria e a prática de construção de Redes Bayesianas para exploração de associações entre fatores relevantes e outcomes, e a sua aplicação no apoio à decisão clínica.
No final desta unidade curricular o estudante deverá:
- Descrever os princípios gerais da Anatomia, Histologia e Fisiologia dos Sistemas Reprodutor e Endócrino. Familiarizar os alunos com a terminologia anatómica, estimulando a capacidade de observação e dotando-os da técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada;
- Descrever as estruturas macroscópica e microscópica normais e modo de funcionamento do sistema reprodutor e do sistema endócrino;
- Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da morfofisiologia e aplicada posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica;
Outras competências a adquirir no decorrer do semestre:
- Capacidade de resolução de problemas;
- Autoaprendizagem;
- Pensamento crítico;
- Capacidade de avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;
- Identificação de problemas morfofisiológicos em casos clínicos selecionados.
Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.
6. Desenvolver uma postura profissional no contexto da aula, da consulta e perante os colegas.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal alertar os estudantes de medicina para a importância do stresse e dos seus efeitos na saúde. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Reconhecer os efeitos do stresse na vida moderna e na saúde
2. Identificar os mediadores major envolvidos na resposta ao stresse
3. Compreender as respostas fisiológicas a diferentes tipos de stressores
4. Demonstrar uma compreensão efetiva dos conceitos nucleares na área do stresse
5. Rever as bases bioquímicas das principais vias metabólicas
6. Reconhecer as principais alterações características da síndrome metabólica
7. Identificar patologias relacionadas com o stresse
8. Rever as bases bioquímicas das principais vias metabólicas em situações de stresse
9. Reconhecer os principais modelos experimentais, humanos e animais, e biomarcadores, no estudo do stresse
10. Reconhecer várias estratégias para lidar com o stresse1 – Reconhecer as características fundamentais envolvidas na tomada de decisão
2 – Reconhecer as limitações naturais, nomeadamente ao nível da tomada de decisões, que as pessoas em geral têm ao nível da decisão profissional
3 – Reconhecer a importância de tomar decisões que visem o melhor interesse do doente, distinguindo-as das decisões que o próprio profissional tomaria se estivesse no lugar do doente
4 – Reconhecer a importância de tomar decisões profissionais baseadas em evidência científica
5 – Compreender as diferenças específicas nas tomadas de decisão em diferentes contextos clínicos
6 – Reconhecer as dimensões centrais do exercício da medicina
7 – Compreender os limites ao exercício da autonomia individual nas decisões assumidas pelos doentes
8 – Tornar-se um profissional mais autónomo no exercício da profissão
Desenvolver noções teóricas sobre a reutilização de dados de saúde provenientes de sistemas de informação de saúde (e.g. base de dados administrativas, registos clínicos, EHR) bem como adquirir as aptidões práticas necessárias à sua aplicação em investigação em serviços de saúde.
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes:
- Compreendam a finalidade das técnicas de biologia molecular usadas no diagnóstico molecular;
- Adquiram conhecimentos teóricos sobre ferramentas bioinformáticas de uso corrente e como aplicá-las na análise e interpretação de dados no diagnóstico molecular;
- Aprendam “hands-on”, utilizando um computador, várias ferramentas de software disponíveis de forma livre para a análise molecular de sequências e consulta de informação clínica e dados experimentais em bases de dados;
- Desenvolvam pensamento crítico na interpretação dos resultados do diagnóstico molecular, no aconselhamento genético e na escolha terapêutica.
Os objetivos desta unidade curricular são:
Conhecer a organização dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal
Conhecer o perfil dos profissionais a exercer em Cuidados de Saúde Primários (médicos de Medicina Geral e Familiar e de Saúde Pública, enfermeiro, secretário clínico)
Conhecer a atividade do setor social ligado à saúde
Conhecer o funcionamento de uma Unidade de Saúde Familiar
Ao frequentar esta disciplina, pretende-se que o estudante atinja os seguintes objetivos:
Aprender a desenvolver uma abordagem centrada na pessoa, orientada para o indivíduo, a família e a comunidade, lidando com os problemas de saúde em todas as suas dimensões física, psicológica, social, cultural e existencial;
Desenvolver competências de continuidade de cuidados ao longo do tempo, através de uma comunicação médico-doente efetiva;
Promover a gestão simultânea de problemas, tanto agudos como crónicos, dos pacientes;
Utilizar métodos de avaliação familiar ao nível dos Cuidados de Saúde Primários.
Após a frequência e aprovação na UC, o estudante deve ter adquirido conhecimentos que o capacitam a:
- Identificar as interações moleculares entre DNA e proteínas necessárias à replicação, reparação, recombinação e dinâmica do genoma
- Enumerar e identificar marcadores de instabilidade genómica (ex. alterações do DNA microsatélite)
-Identificar as técnicas de estudo molecular e os modelos de células ou animais com interesse em diagnóstico ou terapêutica de doenças associadas à instabilidade do genoma
- Identificar as modificações epigenéticas e os marcadores nucleares de instabilidade genómica vulgarmente usados em diagnóstico de doenças associadas à instabilidade genómica
- Relacionar o descontrolo do ciclo celular com situações patológicas
- Caracterizar algumas doenças associadas a alterações moleculares dos processos de manutenção da integridade do genoma
- Apresentar trabalhos científicos que relacionem estudos moleculares com doenças associadas à instabilidade genómica- Compreender como o conhecimento global da diversidade genética é essencial para a inferência das causas genéticas de certas doenças complexas
- Descrever os factores genéticos responsáveis pelo aparecimento de formas familiares de cancro e distinguir de formas esporádicas
- Desenhar um estudo de avaliação de susceptibilidade genética a uma doença particular numa população específica usando os novos métodos de genotipagem
- Utilizar ferramentas informáticas para explorar a diversidade genética mundial e a heterogeneidade na susceptibilidade genética de doenças
- Discutir implicações éticas do investimento no diagnóstico e tratamento de doenças prevalentes de certos grupos populacionais
- Debater implicações de uma medicina personalizada – custos, expectativas, benefícios e igualdade de acesso
Conhecer a História da Medicina de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser um suporte em quaisquer investigações interdisciplinares; Sensibilizar para a Museologia na Medicina; Saber a história do instrumento médico; Divulgar o património da FMUP na perspetiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e a sua aplicação pedagógica e científica; Adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; Estimular a reflexão sobre a Medicina.
- Indicar as características celulares das células neoplásicas
- Descrever as características celulares das células neoplásicas
- Identificar metodologias apropriadas para o estudo de várias características celulares
- Explicar os pressupostos teóricos das metodologias
- Experimentar técnicas para a avaliação das características das células neoplásicas
- Distinguir as várias metodologias quanto às suas limitações
- Conhecer os vários modelos experimentais celulares e animais e saber as suas limitações
- Identificar as limitações dos vários modelos experimentais celulares e animais
- Planear abordagens experimentais para estudo de uma característica celular
- Interpretar resultados obtidos nas várias abordagens experimentais
1 - Consolidar a aprendizagem dos princípios básicos do cancro e identificar as principais vias de sinalização oncogénicas da célula.
2 - Identificar os principais alvos moleculares terapêuticos em cancro e descrever a sua importância no desenho terapêutico oncológico.
3 - Identificar as diferentes formas de resistência terapêutica em cancro.
4 - Interpretar a interligação das principais vias moleculares oncogénicas da célula como forma de resposta e resistência terapêutica.
5 - Explicar a importância dos biomarcadores moleculares na prática clinica oncológica, nomeadamente na estratificação dos doentes e na decisão terapêutica.
6 - Discutir a importância da investigação de translação na identificação de novos alvos terapêuticos.Esta unidade curricular tem como objetivo principal introduzir aos estudantes métodos quantitativos e qualitativos em educação médica.
Os principais objectivos pedagógicos consistem em ensinar Microbiologia Médica. Consideramos primordial incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a génese e interiorização de conceitos e atitudes inovadoras, com as quais possam analisar, pesquisar e solucionar problemas.
O objetivo principal desta Unidade Curricular é a descrição da Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia do Aparelho Digestivo.
Pretende-se contribuir a maturidade emocional do instruendo, passível de se traduzir em atitude terapêutica.
O que passa por aquisição de conhecimentos no âmbito da propedêutica — perícias da entrevista clínica onde se contempla, por um lado, a vertente terapêutica da relação médico-doente; e por outro o comportamento na doença e comportamentos levando à doença, stress e perturbações somatoformes —, e da semiótica.
Conhecimentos a serem complementados pelo treino de competências a adquirir, no sentido de reconhecer o que da pessoa resulta no sintoma e o que do sintoma resulta na pessoa; bem assim como para identificar estilos de vida tóxicos. E por outro lado, incidindo sobre a relação médico-doente, pelo desenvolvimento da capacidade de conduzir uma relação transferencial em sentido terapêutico — aqui incluída a capacidade empática, a autenticidade, e o “saber ouvir” e alcançar um diagnóstico global relativo à pessoa na sua circunstância
Conhecimento das bases científicas e das possíveis aplicações clínicas das técnicas de terapia molecular.
Desenvolvimento de aptidões e competências para definir as aplicações clínicas das terapias moleculares e construir um entendimento crítico das suas possíveis limitações científicas e éticas.
Introdução à conceção de projeto científico.
Capacidade de apresentação oral.
Fomentar a capacidade de trabalho em grupo.
Capacidade de redação segundo normas científicas básicas.Alguns dos aspectos únicos da dissecção cadavérica incluem a natureza realista deste meio de ensino, que permite que os estudantes obtenham uma imagem tridimensional clara da organização do corpo humano, comprovem a existência de variações da normalidade, analisem a textura dos tecidos humanos e, por vezes, observem e compreendam condições patológicas.
Para além de ser indiscutivelmente um importante método de aprendizagem da anatomia, reforça as atitudes de respeito e compaixão entre os estudantes de Medicina.
Permite ainda aprender técnicas de dissecção e adquirir destreza manual, fundamentais para todos os futuros médicos.
Possibilita ainda que os estudantes desenvolvam pensamento crítico, e capacidade de resolução de problemas e de aplicação prática dos conhecimentos.
Introduzir à Biogerontologia e ao seu lugar na Biomedicina actual.
Evidenciar os fundamentos biológicos da perda funcional (envelhecimento) com maior ênfase na espécie humana, incluindo as modificações moleculares, celulares e o papel dos genes.
Mostrar os limites actuais do conhecimento no domínio e explorar extensões da biogerontologia para outros ramos do saber e para a sociedade em geral.
Desenvolver o gosto pelo assunto e inspirar a elaboração de trabalhos de investigação na área.
O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aprendam uma linguagem clínico-patológica. A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização de palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas. Um segundo objectivo do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aperfeiçoem as suas capacidades de observação e descrição a diferentes níveis (macroscópico, microscópico, histoquímico, etc.) tornando-se capazes de raciocinar em termos biopatológicos a partir dos dados que essa observação proporciona.
O principal objectivo do curso consiste em ensinar de que modo funções específicas de natureza motora, límbica e cognitiva emergem no cérebro. Este objectivo será conseguido através da aquisição e integração de conhecimentos derivados de diversas disciplinas, tais como a neuroanatomia, a neurofisiologia, a neuroquímica e as neurociências comportamentais. Os estudantes familiarizar-se-ão com as modernas técnicas experimentais utilizadas para a investigação das bases neuronais do comportamento. Por fim, familiarizar-se-ão com os interesses e as motivações que inspiraram a investigação da inter-relação circuitos neuronais e comportamentos complexos.
O objetivo geral desta unidade curricular é contribuir para a preparação de médicos e cientistas que se empenhem na excelência da comunicação da ciência em contextos científicos e ao público em geral.
No final da unidade o aluno deverá ser capaz de:
-selecionar e utilizar eficazmente as fontes de informação científicas para o seu estudo e investigação
-preparar e apresentar um poster científico
-redigir um artigo científico
-apresentar, oralmente e por escrito, material de estudo/investigação a uma audiência científica e ao público em geral
-analisar criticamente as estratégias aplicadas à comunicação de ciência em diversos contextos sociais e profissionais
-planear uma entrevista com jornalistas, distinguindo comportamentos a usar e a evitar
-escrever um press release
-elaborar um curriculum vitae e uma carta de motivação
Ao frequentar esta disciplina, pretende-se que o estudante atinja os seguintes objetivos:
Aprender o método de colheita de uma história clínica, incluindo os componentes psicossocial e familiar;
Utilizar métodos de avaliação familiar ao nível dos Cuidados de Saúde Primários;
Desenvolver competências de entrevista clínica;
Avaliar o impacto dos fatores psicossociais na pessoa com doença crónica, incapacidade ou evento de saúde relevante;
Relacionar a forma como esses fatores afetam a família do doente / utente e outras pessoas que com ele convivam.
Espera-se que no final os estudantes tenham aprendido as intervenções moleculares dos medicamentos e dos tóxicos e tenham aprendido a valorizar a importância médica de novos conhecimentos sobre medicamentos e tóxicos. Em mais detalhe, espera-se que conheceçam as formas de atuação dos medicamentos e tóxicos, as ações com importância médica dos medicamentos que pertencem a grupos com ações sobre múltiplos órgãos (medicamentos que interferam nas ações do sistema nervoso vegetativo, do sistema endócrino e da perceção da dor, mediamentos antibacterianos e antídotos). Espera-se que compreendam a importância e limitações destes medicamentos, e que sejam capazes de avaliar os novos medicamentos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecer a História da Medicina de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser um suporte em quaisquer investigações interdisciplinares; Sensibilizar para a Museologia na Medicina; Saber a história do instrumento médico; Divulgar o património da FMUP na perspetiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e a sua aplicação pedagógica e científica; Adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; Estimular a reflexão sobre a Medicina.
Integrar o conhecimento dos mecanismos básicos da resposta imunológica e a sua participação na génese de patologia humana. Conhecer os princípios do diagnóstico clínico e laboratorial de doenças associadas a mecanismos de imunopatologia. Conhecer os princípios da modulação terapêutica de base imunológica. No final da Unidade Curricular os estudantes devem adquirir as seguintes aptidões e competências: A- Demonstrar conhecimentos sobre as situações de disfunção imunológica na prática médica e as terapêuticas de base imunológica; B – Utilizar os conhecimentos de imunologia básica na interpretação da patologia humana; C – Descrever as principais situações de imunopatologia e os métodos de recolha e interpretação de informação clínica e laboratorial para formular um diagnóstico; D – Demonstrar capacidade de comunicar eficazmente dados técnicos e científicos; E – Demonstrar capacidade de desenvolvimento pessoal contínuo.
Esta unidade curricular tem como principal objetivo alertar para a importância da integridade no meio académico e profissional. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
- Indicar as características celulares das células neoplásicas
- Descrever as características celulares das células neoplásicas
- Identificar metodologias apropriadas para o estudo de várias características celulares
- Explicar os pressupostos teóricos das metodologias
- Experimentar técnicas para a avaliação das características das células neoplásicas
- Distinguir as várias metodologias quanto às suas limitações
- Conhecer os vários modelos experimentais celulares e animais e saber as suas limitações
- Identificar as limitações dos vários modelos experimentais celulares e animais
- Planear abordagens experimentais para estudo de uma característica celular
- Interpretar resultados obtidos nas várias abordagens experimentais
Esta unidade curricular tem como objetivo principal introduzir aos estudantes métodos quantitativos e qualitativos em educação médica.
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam utilizar métodos modernos de resolução probabilística de problemas biomédicos, sendo mais especificamente focadas a teoria e a prática de construção de Redes Bayesianas para exploração de associações entre fatores relevantes e outcomes, e a sua aplicação no apoio à decisão clínica.
- desenvolver competências - cognitivas, - aptidões e comportamentos - na área da comunicação médico-doente, incluindo a habilitação para os procedimentos da história clínica e exame físico, compreendendo os sinais vitais, as áreas da cabeça e do pescoço, do tórax e dos membros superiores e inferiores, e ainda o exame neurológico.
No decurso da unidade curricular o/a estudante irá iniciar o seu contacto com a realidade clínica, predominantemente no contexto das enfermarias hospitalares, pontualmente no contexto da consulta externa.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal alertar os estudantes de medicina para a importância do stresse e dos seus efeitos na saúde. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Reconhecer os efeitos do stresse na vida moderna e na saúde
2. Identificar os mediadores major envolvidos na resposta ao stresse
3. Compreender as respostas fisiológicas a diferentes tipos de stressores
4. Demonstrar uma compreensão efetiva dos conceitos nucleares na área do stresse
5. Rever as bases bioquímicas das principais vias metabólicas
6. Reconhecer as principais alterações características da síndrome metabólica
7. Identificar patologias relacionadas com o stresse
8. Rever as bases bioquímicas das principais vias metabólicas em situações de stresse
9. Reconhecer os principais modelos experimentais, humanos e animais, e biomarcadores, no estudo do stresse
10. Reconhecer várias estratégias para lidar com o stresseDesenvolver noções teóricas sobre a reutilização de dados de saúde provenientes de sistemas de informação de saúde (e.g. base de dados administrativas, registos clínicos, EHR) bem como adquirir as aptidões práticas necessárias à sua aplicação em investigação em serviços de saúde.
Desenvolver as noções teóricas em bioestatística, informação e leitura crítica de evidência e adquirir as aptidões práticas necessárias à sua integração na decisão em cuidados de saúde.
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes:
- Compreendam a finalidade das técnicas de biologia molecular usadas no diagnóstico molecular;
- Adquiram conhecimentos teóricos sobre ferramentas bioinformáticas de uso corrente e como aplicá-las na análise e interpretação de dados no diagnóstico molecular;
- Aprendam “hands-on”, utilizando um computador, várias ferramentas de software disponíveis de forma livre para a análise molecular de sequências e consulta de informação clínica e dados experimentais em bases de dados;
- Desenvolvam pensamento crítico na interpretação dos resultados do diagnóstico molecular, no aconselhamento genético e na escolha terapêutica.
O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia II é o de conseguir que os estudantes reforcem a aprendizagem da linguagem clínico-patológica ficando capazes de a utilizar no estudo das lesões neoplásicas e pré-neoplásicas. Esse estudo estende-se desde os aspectos gerais da classificação e biologia molecular aos diversos modelos de cancerização. Como corolário desse estudo pretende-se avançar na compreensão da etiopatogénese, diagnóstico, prognóstico e selecção terapêutica das doenças cancerosas mais frequentes.
Os objetivos desta unidade curricular são:
Conhecer a organização dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal
Conhecer o perfil dos profissionais a exercer em Cuidados de Saúde Primários (médicos de Medicina Geral e Familiar e de Saúde Pública, enfermeiro, secretário clínico)
Conhecer a atividade do setor social ligado à saúde
Conhecer o funcionamento de uma Unidade de Saúde Familiar
Ao frequentar esta disciplina, pretende-se que o estudante atinja os seguintes objetivos:
Aprender a desenvolver uma abordagem centrada na pessoa, orientada para o indivíduo, a família e a comunidade, lidando com os problemas de saúde em todas as suas dimensões física, psicológica, social, cultural e existencial;
Desenvolver competências de continuidade de cuidados ao longo do tempo, através de uma comunicação médico-doente efetiva;
Promover a gestão simultânea de problemas, tanto agudos como crónicos, dos pacientes;
Utilizar métodos de avaliação familiar ao nível dos Cuidados de Saúde Primários.
Após a frequência e aprovação na UC, o estudante deve ter adquirido conhecimentos que o capacitam a:
- Identificar as interações moleculares entre DNA e proteínas necessárias à replicação, reparação, recombinação e dinâmica do genoma
- Enumerar e identificar marcadores de instabilidade genómica (ex. alterações do DNA microsatélite)
-Identificar as técnicas de estudo molecular e os modelos de células ou animais com interesse em diagnóstico ou terapêutica de doenças associadas à instabilidade do genoma
- Identificar as modificações epigenéticas e os marcadores nucleares de instabilidade genómica vulgarmente usados em diagnóstico de doenças associadas à instabilidade genómica
- Relacionar o descontrolo do ciclo celular com situações patológicas
- Caracterizar algumas doenças associadas a alterações moleculares dos processos de manutenção da integridade do genoma
- Apresentar trabalhos científicos que relacionem estudos moleculares com doenças associadas à instabilidade genómicaOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Proporcionar aos estudantes competências mais específicas dos critérios de utilização das técnicas de reprodução medicamente assistida, dos limites impostos pelas causas genéticas e do seu potencial terapêutico e diagnóstico.
- Compreender como o conhecimento global da diversidade genética é essencial para a inferência das causas genéticas de certas doenças complexas
- Descrever os factores genéticos responsáveis pelo aparecimento de formas familiares de cancro e distinguir de formas esporádicas
- Desenhar um estudo de avaliação de susceptibilidade genética a uma doença particular numa população específica usando os novos métodos de genotipagem
- Utilizar ferramentas informáticas para explorar a diversidade genética mundial e a heterogeneidade na susceptibilidade genética de doenças
- Discutir implicações éticas do investimento no diagnóstico e tratamento de doenças prevalentes de certos grupos populacionais
- Debater implicações de uma medicina personalizada – custos, expectativas, benefícios e igualdade de acesso
Conhecer a História da Medicina de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser um suporte em quaisquer investigações interdisciplinares; Sensibilizar para a Museologia na Medicina; Saber a história do instrumento médico; Divulgar o património da FMUP na perspetiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e a sua aplicação pedagógica e científica; Adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; Estimular a reflexão sobre a Medicina.
1 - Consolidar a aprendizagem dos princípios básicos do cancro e identificar as principais vias de sinalização oncogénicas da célula.
2 - Identificar os principais alvos moleculares terapêuticos em cancro e descrever a sua importância no desenho terapêutico oncológico.
3 - Identificar as diferentes formas de resistência terapêutica em cancro.
4 - Interpretar a interligação das principais vias moleculares oncogénicas da célula como forma de resposta e resistência terapêutica.
5 - Explicar a importância dos biomarcadores moleculares na prática clinica oncológica, nomeadamente na estratificação dos doentes e na decisão terapêutica.
6 - Discutir a importância da investigação de translação na identificação de novos alvos terapêuticos.Conhecer os fundamentos subjacentes e principais passos da estratégia diagnóstica nas áreas de Patologia Clínica, Imagiologia e Microbiologia Médica
Objectivos específicos de Patologia Clínica
- Avaliar o interesse dos testes laboratoriais mais frequentemente disponíveis e/ou requisitados.
- Avaliar a importância das condições de colheita de amostras como parte da garantia da qualidade e da precisão dos resultados.
- Descrever problemas dos testes laboratoriais relacionados com o controlo de qualidade, valores de referência, sensibilidade, especificidade e valor preditivo
Objectivos específicos de Imagiologia
- Conhecimento dos princípios básicos das diferentes técnicas de imagem e respetivas indicações
Objectivos específicos de Microbiologia Médica
- Conhecimento da estratégia diagnóstica nos principais síndromes/quadros clínicos de etiologia infecciosa.
- Saber seleccionar correctamente os distintos métodos/testes diagnósticos em Microbiologia Médica
Esta unidade curricular tem como objetivo principal introduzir aos estudantes métodos quantitativos e qualitativos em educação médica.
Desenvolver competências - cognitivas, - aptidões e comportamentos - na área da comunicação médico-doente, incluindo a habilitação para os procedimentos da história clínica e exame físico, compreendendo as áreas do abdómen, coluna vertebral, ombro e joelho, nefrologia e urologia, sistema hemato-linfopoiético, sistema vascular periférico, doenças sistémicas e geriatria. No decurso da unidade curricular o/a estudante irá iniciar o seu contacto com a realidade clínica, predominantemente no contexto das enfermarias hospitalares, pontualmente no contexto da consulta externa.
Conhecimento das bases científicas e das possíveis aplicações clínicas das técnicas de terapia molecular.
Desenvolvimento de aptidões e competências para definir as aplicações clínicas das terapias moleculares e construir um entendimento crítico das suas possíveis limitações científicas e éticas.
Introdução à conceção de projeto científico.
Capacidade de apresentação oral.
Fomentar a capacidade de trabalho em grupo.
Capacidade de redação segundo normas científicas básicas.Desenvolver noções teóricas sobre a reutilização de dados de saúde provenientes de sistemas de informação de saúde (e.g. base de dados administrativas, registos clínicos, EHR) bem como adquirir as aptidões práticas necessárias à sua aplicação em investigação em serviços de saúde.
Conhecimentos: O objetivo essencial da Unidade Curricular de Bioética e Deontologia é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da ética nos cuidados de saúde, muito em particular no que diz respeito à dimensão ética da saúde e da doença e sua relação com a profissão médica. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias éticas mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos na tradição humanista caraterística das sociedades modernas ocidentais.
Aptidões e Competências: Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para o exercício digno da profissão médica. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos da deontologia médica para que a sua prática se desenrole também de acordo com os princípios que norteiam eticamente a medicina.
Aquisição de conhecimentos e aptidões sobre a etiologia, fisiopatologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico das patologias cardíacas e vasculares mais frequentes e/ou relevantes, de modo a que os estudantes desenvolvam as aptidões e competências necessárias à orientação clínica dos doentes, no âmbito destas patologias. Adotar-se-á uma abordagem integrada médico-cirúrgica dos conteúdos provenientes das áreas da Cardiologia, da Cirurgia Cardíaca, da Angiologia e Cirurgia Vascular, da Radiologia e Imagiologia Médicas, daTerapêutica Geral e Farmacologia Clínica e da Anátomo- Patologia
- Aprendizagem da avaliação e interpretação das funções do SN no sentido de determinar o Síndrome Neurológico e com os dados da história clínica, propor um diagnóstico, determinar quais os exames subsidiários adequados para o diagnóstico, com base no conhecimento das doenças do Sistema Nervoso e músculo mais frequentes na população em geral.
- A imagem nas doenças do Sistema Nervoso e papel da Neuropatologia, nomeadamente nas Doenças Neuromusculares e Neurodegenerativas. - Tratamento farmacológico, particularmente nas Demências, Doença do Movimento, Epilepsia e Cefaleias.
- Conhecimentos teóricos e avaliação à cabeçeira do doente, sempre que possível, dos seguintes temas:
Proporcionar aos estudantes contacto com conhecimentos fundamentais das especialidades que integram a unidade curricular de doenças osteoarticulares e musculares (UC DOM).
No final de cada semestre lecionado o estudante deverá ser capaz de realizar exame objetivo do adulto e da criança. Deverá igualmente adquirir conceitos gerais sobre:patologia degenerativas da coluna e membros; patologia da infância (luxação congénita da anca / DDA – pé boto; infeções ósseas; epifisiólise – Perthes; deformidade da coluna); traumatologia da coluna e membros; tumores ósseos assim como lesões musculotendinosas desportivas.
No âmbito das doenças reumáticas os alunos serão capazes de identificar e avaliar indivíduos com patologia reumatológica inflamatória como a Artrite Reumatoide, o Lupus Eritematoso Sistémico e outras conectivites nomeadamente a Esclerose Sistémica, a Síndroma de Sjogren, Miopatias Inflamatórias, a Artrite Idiopática Juvenil, Vasculites Sistémicas e as Espondilartrites. Para além destas patologias serão focadas as Artrites Microcristalinas, a Osteoartrose, a Osteoporose e outras doenças metabólicas ósseas, as Doenças Reumáticas Periarticulares, a Fibromialgia e as Manifestações Musculoesqueléticas de doenças não reumáticas.
Introdução á história, filosofia e praxis da Medicina Física e de Reabilitação (MFR). Conceitos Gerais da função e estruturas do corpo, atividades e participação. Livro branco de MFR. Avaliação de um doente em MFR (anamnese e exame objetivo). Metrologia em MFR (escalas funcionais). Meios complementares de diagnóstico e terapêuticos em MFR. Reabilitação em patologia do foro orto-traumatológico, neurológico, reumatológico, pediátrico, vascular, oncológico, cardíaco e respiratório, vertebromedular.
O objectivo da unidade curricular é aplicar os princípios da epidemiologia ao estudo de grupos de doentes.
No fim da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
Avaliar o efeito das intervenções de diagnóstico e terapêutica nos outcomes clínicos.
Estudar os determinantes e efeitos das decisões clínicas.
Incorporar os resultados da investigação epidemiológica clínica nos processos de tomada de decisão.Proporcionar a translação de intervenções farmacológicas em modelos de doença. O estudante deverá compreender a relevância da intervenção farmacológica e dos mecanismos fisiopatológicos da doença que servem de alvo biológico interventivo em farmacologia.
Identificar os conceitos fundamentais de gestão e a sua aplicação no contexto das Unidades de Saúde.
Identificar os conceitos fundamentais de gestão e a sua aplicação no contexto das Unidades de Saúde (parte II).
O principal objetivo pedagógico consiste em estimular nos estudantes o gosto pela atividade investigacional em Microbiologia Médica.
Incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a aplicação de conhecimentos adquiridos nas sessões de formação teórica no âmbito desta unidade curricular e nas unidades curriculares de Microbiologia Médica, Imunologia, Farmacologia, entre outras, com os quais os estudantes possam desenvolver atividades de pesquisa científica no âmbito da Microbiologia Médica, integrados numa equipa multidisciplinar.
Proporcionar conteúdos teóricos e práticos no âmbito da medicina do exercício, do desporto e da atividade física, com fortes motivações clínicas e assistenciais.
Esta UC visa familiarizar os estudantes com conhecimentos, gestos e atitudes necessários à prestação de cuidados ao doente na área da medicina desportiva, em particular os referentes às condições de saúde necessárias para a prática da atividade desportiva, as principais complicações e lesões resultantes, bem como os fundamentos da prescrição do exercício físico na saúde e na doença.
Os níveis de competência exigidos serão de acordo com duas categorias principais:
Alicerçar a visão crítica das diversas áreas relacionadas com o medicamento desde a descoberta, avaliação e registo à selecção e prescrição racional. Proporcionar um conhecimento mais especializada da medicina farmacêutica e da farmacologia clínica.
A unidade curricular Medicina Geral e Familiar visa permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre os fundamentos e competências fundamentais da Medicina Geral e Familiar: a gestão e coordenação de cuidados de saúde primários, a orientação comunitária, capacidades para a resolução de problemas específicos, abordagem abrangente, cuidados centrados na pessoa e abordagem holística.
Por outro lado, pretende-se também que os estudantes adquiriam conhecimentos sobre a organização do Serviço Nacional de Saúde, a história dos Cuidados de Saúde Primários.
Finalmente, pretende-se que os estudantes saibam como no exercício da Medicina Geral e Familiar atual se incorpora a prática da Medicina Baseada na Evidência e novas tecnologias de informação e comunicação no apoio à decisão de situações clínicas concretas.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal introduzir aos estudantes métodos quantitativos e qualitativos em educação médica.
O principal objectivo pedagógico consiste em ensinar Microbiologia Clínica. Consideramos primordial incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a translação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Microbiologia Médica, Imunologia, Farmacologia, Clínica das Doenças Infecciosas e em outras disciplinas de carácter clínico, com os quais os estudantes possam analisar, pesquisar e solucionar problemas no âmbito da Microbiologia Clínica.
Competências: saber esquematizar, no âmbito de uma equipe multidisciplinar, uma estratégia correcta de intervenção nos domínios da epidemiologia, diagnóstico, terapêutico e de prevenção de doença microbiana, a nível da comunidade ou de uma unidade prestadora de cuidados de saúde.
Dar a conhecer aos estudantes o âmbito da atuação profissional dos médicos oftalmologistas.
Estimular a opção por uma carreira profissional como médico oftalmologista por parte dos estudantes que sentem vocação pela área científico-profissional da Oftalmologia.
Transmitir noções básicas que possam permitir aos futuros médicos contribuir para o rastreio, diagnóstico e tratamento das principais doenças oculares
1. Adquirir conhecimentos nucleares na área da Otorrinolaringologia.
2. Ganhar competências na aquisição da história clínica e exame físico do doente.
3. Desenvolver estratégias diagnósticas e critérios de seleção de exames/técnicas auxiliares de diagnóstico.
4. Aprofundar o espírito crítico com vista à resolução de problemas clínicos e elaboração de orientações terapêuticas.
5. Procura dum espírito de excelência e humanidade na abordagem do doente.
Finalidade:
Aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes que habilitem ao desempenho clínico básico em entidades nosológicas relevantes em Cirurgia (parte I).
Perceber o contexto associado aos sistemas de apoio à decisão clínica, incluindo a sua caracterização, requisitos, componentes, evolução, fatores de sucesso, riscos e desafios para os profissionais de saúde.
Avaliar os benefícios e limitações do uso de novas formas de prestação de cuidados à distância através de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC);
Usem eficazmente ferramentas de acesso remoto para aprendizagem e informação;
Identificar as principais tecnologias utilizadas na comunicação remota entre sistemas de informação em saúde;
Estruturar e desenhar sistemas de telemedicina e e-saúde;
Avaliar sistemas de telemedicina e e-saúde.Aquisição de conhecimento, aptidão e atitudes que habilitem à avaliação e orientação terapêutica de feridas nomeadamente:
Processo de cicatrização tecidular;
Princípios gerais do tratamento de feridas;
Orientadores no tratamento de procedimentos para orientação de feridas simples;
Critérios de referenciação de feridas complexas.
A unidade curricular tem como objetivo introduzir os estudantes à temática da Adesão Terapêutica, considerando todos os intervenientes nesta problemática, para permitir uma compreensão clara acerca dos fatores inerentes ao doente, sua patologia e tratamento instituído, dos fatores relacionados com o sistema de saúde e com os profissionais de saúde e, por último, dos fatores socioeconómicos, que interagem na complexidade idiossincrática de cada doente. A unidade curricular pretende ampliar e integrar os conhecimentos de Terapêutica Geral e Farmacologia Clínica, colocando-os numa perspetiva que sirva de alicerce para a compreensão integradora dos fatores inerentes ao comportamento de adesão terapêutica que permitam a aquisição de competências específicas para aplicação clinica imediata ao longo de toda a sua formação e prática nas várias áreas da medicina.
A unidade curricular terá quatro objetivos principais: a) permitir que os estudantes obtenham uma compreensão abrangente acerca da extensão e da natureza dos desafios da adesão terapêutica que os doentes enfrentam baseados em evidências acerca do comportamento não-aderente; b) fazer com que os estudantes sejam capazes de identificar as oportunidades de adesão para efetivamente contribuir com os resultados da terapêutica instituída e diminuir a utilização dos recursos de saúde; c) possibilitar aos estudantes uma abordagem estruturada para auxiliar nas consultas de avaliação da adesão terapêutica; d) permitir aos estudantes o treino e promoção de competências de consulta para apoiar a mudança de comportamento no sentido da adesão terapêutica do doente.
No seu conjunto, os conhecimentos adquiridos na unidade curricular permitirão um contacto aprofundado com uma área das ciências da saúde até ao momento negligenciada, apesar de ser reconhecida pela OMS como um dos problemas mais comuns que as doenças crónicas enfrentam. Concomitantemente, permitirá aos estudantes de medicina a aquisição de competências para desenvolver um papel mediador entre a prática clínica e os resultados terapêuticos para o doente, que será determinante para a sua atividade clínica futura.Objetivo principal: integrar o estudante nas temáticas relativas aos consumos de álcool e drogas de abuso, bem como na toxicodependência. No final desta unidade curricular o estudante deverá ter adquirido capacidades para:
Alguns dos aspectos únicos da dissecção cadavérica incluem a natureza realista deste meio de ensino, que permite que os estudantes obtenham uma imagem tridimensional clara da organização do corpo humano, comprovem a existência de variações da normalidade, analisem a textura dos tecidos humanos e, por vezes, observem e compreendam condições patológicas.
Para além de ser indiscutivelmente um importante método de aprendizagem da anatomia, reforça as atitudes de respeito e compaixão entre os estudantes de Medicina.
Permite ainda aprender técnicas de dissecção e adquirir destreza manual, fundamentais para todos os futuros médicos.
Possibilita ainda que os estudantes desenvolvam pensamento crítico, e capacidade de resolução de problemas e de aplicação prática dos conhecimentos.
Conhecimentos: O objetivo essencial da Unidade Curricular de Bioética e Deontologia é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da ética nos cuidados de saúde, muito em particular no que diz respeito à dimensão ética da saúde e da doença e sua relação com a profissão médica. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias éticas mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos na tradição humanista caraterística das sociedades modernas ocidentais.
Aptidões e Competências: Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para o exercício digno da profissão médica. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos da deontologia médica para que a sua prática se desenrole também de acordo com os princípios que norteiam eticamente a medicina.
Promover e consolidar a aquisição de Competências básicas da entrevista focada no doente
Avaliar crenças relativas à doença, impacto e reações emocionais à doença;
Capacidade para avaliar redes de suporte;
Competências focadas e não focadas – Escuta ativa, utilização de questões abertas, encorajamentos verbais e não verbais, linguagem positiva, paráfrases e resumos.
Desenvolver aptidões para lidar com emoções:
Capacidade de identificar e explorar emoções;
Técnicas de resposta empática às emoções;
Reflexão sobre as respostas pessoais às emoções.
Adquirir e consolidar estratégias de comunicação de más notícias – Protocolo de 6 passos (Buckman R 1996, Baile W 2000)
Sensibilizar os estudantes para a necessidade de pesquisar os conhecimentos e expectativas do doente antes de informar, de adaptar a quantidade e qualidade de informação a fornecer a cada doente, recolher e transmitir informação relevante e obter a colaboração do doente para o desenvolvimento do plano terapêutico.
Utilizar linguagem simples e fornecer informação personalizada.
Desenvolver nos estudantes a capacidade para comunicar e cuidar de doentes em situações clínicas difíceisEsta unidade curricular optativa visa dar formação avançada sobre o papel das narrativas nos cuidados de saúde, cruzando saberes e procurando contribuir para uma prática profissional centrada na Pessoa (doentes, familiares, médicos, outros profissionais de saúde). Tem como um dos seus objetivos principais a aquisição de conhecimentos e de competências inscritos na área da Medicina Narrativa (Charon 2006; Hurwitz 2011).
Os objetivos da aprendizagem nesta unidade curricular são assegurar que o estudante de medicina consegue efetuar uma prática clínica ética e humana, para o doente e para a sua família, no domínio dos cuidados paliativos. E mais ainda que fica capacitado com os conceitos básicos de cuidados paliativos de modo a poder exercer a função de paliativista com rigor e conhecimento técnico-científico.
Com a frequência nesta unidade curricular pretende-se que o estudante de Medicina venha a incorporar na sua prática clínica ferramentas essenciais à moderna filosofia dos cuidados paliativos. Mais ainda, pretende-se sensibilizar desde cedo os profissionais de saúde para a problemática da terminalidade da vida, nomeadamente face ao elevado índice tecnológico da medicina hospitalar.
Aquisição de conhecimentos e aptidões sobre a etiologia, fisiopatologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico das patologias cardíacas e vasculares mais frequentes e/ou relevantes, de modo a que os estudantes desenvolvam as aptidões e competências necessárias à orientação clínica dos doentes, no âmbito destas patologias. Adotar-se-á uma abordagem integrada médico-cirúrgica dos conteúdos provenientes das áreas da Cardiologia, da Cirurgia Cardíaca, da Angiologia e Cirurgia Vascular, da Radiologia e Imagiologia Médicas, daTerapêutica Geral e Farmacologia Clínica e da Anátomo- Patologia
- Aprendizagem da avaliação e interpretação das funções do SN no sentido de determinar o Síndrome Neurológico e com os dados da história clínica, propor um diagnóstico, determinar quais os exames subsidiários adequados para o diagnóstico, com base no conhecimento das doenças do Sistema Nervoso e músculo mais frequentes na população em geral.
- A imagem nas doenças do Sistema Nervoso e papel da Neuropatologia, nomeadamente nas Doenças Neuromusculares e Neurodegenerativas. - Tratamento farmacológico, particularmente nas Demências, Doença do Movimento, Epilepsia e Cefaleias.
- Conhecimentos teóricos e avaliação à cabeçeira do doente, sempre que possível, dos seguintes temas:
Os ensaios clínicos de intervenções terapêuticas têm como objetivo informar sobre a eficácia, a eficiência e a segurança das intervenções terapêuticas no âmbito da medicina clínica. Enquanto metodologia de investigação, estes estudos podem ser enquadrados quer na área da avaliação de tecnologias de saúde, quer na área da investigação clínica e em serviços de saúde. Esta unidade curricular pretende abordar as principais aspetos do desenho, execução, análise e interpretação de ensaios clínicos.
Esta unidade curricular tem como principal objetivo alertar para a importância da integridade no meio académico e profissional. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
O principal objetivo pedagógico consiste em estimular nos estudantes o gosto pela atividade investigacional em Microbiologia Médica.
Incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a aplicação de conhecimentos adquiridos nas sessões de formação teórica no âmbito desta unidade curricular e nas unidades curriculares de Microbiologia Médica, Imunologia, Farmacologia, entre outras, com os quais os estudantes possam desenvolver atividades de pesquisa científica no âmbito da Microbiologia Médica, integrados numa equipa multidisciplinar.
No final da UC, o estudante deverá ter adquirido conhecimentos e desenvolver ferramentas de avaliação da função cardíaca e vascular in vivo assim como a implementação de modelos animais de doença para a participação em projetos científicos.
Adquirir conhecimentos multidisciplinares nas áreas dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e terapêutica da dor.
Alicerçar a visão crítica das diversas áreas relacionadas com o medicamento desde a descoberta, avaliação e registo à selecção e prescrição racional. Proporcionar um conhecimento mais especializada da medicina farmacêutica e da farmacologia clínica.
A unidade curricular Medicina Geral e Familiar visa permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre os fundamentos e competências fundamentais da Medicina Geral e Familiar: a gestão e coordenação de cuidados de saúde primários, a orientação comunitária, capacidades para a resolução de problemas específicos, abordagem abrangente, cuidados centrados na pessoa e abordagem holística.
Por outro lado, pretende-se também que os estudantes adquiriam conhecimentos sobre a organização do Serviço Nacional de Saúde, a história dos Cuidados de Saúde Primários.
Finalmente, pretende-se que os estudantes saibam como no exercício da Medicina Geral e Familiar atual se incorpora a prática da Medicina Baseada na Evidência e novas tecnologias de informação e comunicação no apoio à decisão de situações clínicas concretas.
A unidade curricular tem como objetivo introduzir os estudantes à Medicina Regenerativa, um campo em expansão científica e clínica que estuda as bases celulares e histológicas das propriedades de proliferação e regeneração tecidular. A unidade curricular pretende ampliar os conhecimentos de histologia adquiridos nas várias unidades curriculares de Morfofisiologia do 1º e 2º anos do mestrado integrado, colocando-os numa perspetiva que sirva de alicerce para a compreensão dos avanços científicos em regeneração dos tecidos que sejam de imediata aplicação clínica em várias áreas da medicina.
A unidade curricular terá três objetivos principais:
Esta unidade curricular tem como objetivo principal introduzir aos estudantes métodos quantitativos e qualitativos em educação médica.
O principal objectivo pedagógico consiste em ensinar Microbiologia Clínica. Consideramos primordial incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a translação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Microbiologia Médica, Imunologia, Farmacologia, Clínica das Doenças Infecciosas e em outras disciplinas de carácter clínico, com os quais os estudantes possam analisar, pesquisar e solucionar problemas no âmbito da Microbiologia Clínica.
Competências: saber esquematizar, no âmbito de uma equipe multidisciplinar, uma estratégia correcta de intervenção nos domínios da epidemiologia, diagnóstico, terapêutico e de prevenção de doença microbiana, a nível da comunidade ou de uma unidade prestadora de cuidados de saúde.
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam utilizar métodos modernos de resolução probabilística de problemas biomédicos, sendo mais especificamente focadas a teoria e a prática de construção de Redes Bayesianas para exploração de associações entre fatores relevantes e outcomes, e a sua aplicação no apoio à decisão clínica.
Dar a conhecer aos estudantes o âmbito da atuação profissional dos médicos oftalmologistas.
Estimular a opção por uma carreira profissional como médico oftalmologista por parte dos estudantes que sentem vocação pela área científico-profissional da Oftalmologia.
Transmitir noções básicas que possam permitir aos futuros médicos contribuir para o rastreio, diagnóstico e tratamento das principais doenças oculares
1. Descrever o normal desenvolvimento da função visual na criança e sinais de alerta para referenciação para Oftalmologia
2. Identificar as várias patologias que afectam o globo ocular e a órbita na primeira década de vida
3. Diagnosticar e referenciar as diversas patologias na idade pediátrica.
1. Adquirir conhecimentos nucleares na área da Otorrinolaringologia.
2. Ganhar competências na aquisição da história clínica e exame físico do doente.
3. Desenvolver estratégias diagnósticas e critérios de seleção de exames/técnicas auxiliares de diagnóstico.
4. Aprofundar o espírito crítico com vista à resolução de problemas clínicos e elaboração de orientações terapêuticas.
5. Procura dum espírito de excelência e humanidade na abordagem do doente.
O objetivo geral desta unidade curricular é a aquisição, por parte dos estudantes, de conhecimentos sobre a base molecular e clinica subjacentes a patologias prevalentes associadas a defeitos no decurso do desenvolvimento. No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ter a capacidade de apresentar de forma crítica um caso clínico ou artigo científico integrando os conhecimentos de base molecular e clinica na discussão de casos clínicos.
Em cada unidade temática (módulo) pretende-se o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem:
- Descrever os processos moleculares e celulares que estão na base das patologias apresentadas;
- Identificar os quadros clínicos das patologias apresentadas;
- Apresentar e discutir em grupo, de forma crítica, um caso clínico ou artigo científico. No que se refere aos casos clínicos, os estudantes devem integrar os aspetos moleculares e clínicos. No caso dos artigos científicos, estes devem incidir sobre a questão clínica, objetivos, modelos experimentais, resultados, discussão e conclusões.A prática reflexiva é uma forma de estudar as experiências pessoais de forma a melhorar a maneira de trabalhar. É muito útil para profissionais de saúde que querem prosseguir a aprendizagem ao longo da vida.
O ato de reflexão é uma ótima maneira de aumentar a confiança e tornar-se mais pró-activoe e num profissional mais qualificado
Comprometer-se na prática reflexiva irá contribuir para melhorar a qualidade dos cuidados prestados e reduzir o burnout-profissional.
Finalidade:
Aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes que habilitem ao desempenho clínico básico em entidades nosológicas relevantes em Cirurgia (parte II).
Esta unidade curricular tem como principal objetivo permitir o contacto na pré-graduação com a Toxicologia Médica entendida como o corpo organizado de conhecimentos sobre o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das ações tóxicas dos agentes químicos no homem. Neste contexto, capacitar o aluno e futuro médico para o diagnóstico e tratamento de emergências médicas relacionadas com fármacos e produtos químicos. Além desta vertente de medicina de emergência também são abordados temas de Toxicologia ambiental com o estudo de venenos de origem animal e vegetal que possuem toxicidade para o homem.
Pretende-se assim que o aluno seja capaz de:
Desenvolver noções teóricas sobre a reutilização de dados de saúde provenientes de sistemas de informação de saúde (e.g. base de dados administrativas, registos clínicos, EHR) bem como adquirir as aptidões práticas necessárias à sua aplicação em investigação em serviços de saúde.
1. Integrar na formação geral dos futuros médicos, as noções de atuação em tempo real e de vigilância contínua das funções vitais em Anestesia, Cuidados Perioperatórios, Medicina Intensiva e Medicina de Emergência; 2. Contribuir para a aquisição de conhecimento e capacidades básicos capazes de salvar vidas, nomeadamente em situações de peri-paragem e de trauma grave; 3. Reconhecer o doente crítico e compreender o processo de receção, estabilização, diagnóstico e terapêutica inicial e triagem de nível de cuidados (II e III) do doente agudo ou agudizado emergente; 4. Compreender as metodologias de suporte orgânico do doente crítico; 5. Fomentar a capacidade de integração pluridisciplinar de conhecimentos sobre os doentes, particularmente em situações de não-colaboração, bem como a capacidade de transmissão de informação; 6. Dar a conhecer os âmbitos do exercício profissional da Anestesiologia e da Medicina Intensiva como contributo para a escolha informada da sua carreira profissional de futuros médicos. |
Nesta UC os estudantes devem ser capazes de avaliar a importância crescente desta área, compreender os principais modelos e sistemas da qualidade, e valorizar a segurança do doente. Os estudantes devem desenvolver o conceito de risco em Saúde, perceber a forma como os assuntos da qualidade devem condicionar as decisões da gestão e das politicas e, ainda, devem definir situações concretas de aplicação do tema.
Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes da Cirurgia Laparoscópica.
Aquisição de competências para o desempenho de tarefas relativas à Semiologia, patologia e clínica das entidades nosológicas essenciais (frequentes e/ou relevantes) da especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Os estudantes devem ser capazes de:
Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes de Coloproctologia.
Aquisição de competências básicas em suporte vital, fluidoterapia e cuidados de penso para o desempenho de tarefas de índole assistencial ao doente queimado, em particular com lesões de elevada gravidade e extensão.
Objectivos na área Cirurgia. Ser capaz de:
- recolher dados clínicos na exploração de doenças do foro digestivo, bem como selecionar os diagnósticos diferenciais adequados e os exames complementares que lhe permitam atingir um diagnóstico definitivo.
- Contactar adequadamente o doente e demais profissionais envolvidos.
- Compreender a complexidade do tratamento médico e cirúrgico destes doentes, frequentemente envolvendo a integração com outras especialidades e necessitando de vigilância pós-operatória e no seguimento após a alta destes doentes.
Objectivos na área Gastroenterologia:
- Adquirir conhecimentos nucleares.
- Aprender e obter a informação clínica através da história e do exame objetivo.
- Elaborar estratégias de diagnóstico complementando a História e o exame físico com meios auxiliares.
- Resolver de problemas clínicos com propostas terapêuticas. Desenvolver uma atitude de permanente exigência ética e científica.
Aquisição de competências para o desempenho de tarefas relativas à Semiologia, patologia e clínica das entidades nosológicas essenciais (frequentes e/ou relevantes) da área da Flebologia.
A gestão de eventos críticos (Crisis Resources Management – CRM) tem por base um conjunto de competências não-técnicas fundamentais à performance otimizada das equipas de saúde. A CRM explora fatores psicológicos, interpessoais e ambientais que influenciam os cuidados de saúde, em particular em situações inesperadas, de risco e onde o tempo é um fator chave.
Os objetivos principais são:
Explorar as diferentes formas de experienciar o stress;
Avaliar vulnerabilidade e resiliência ao stress;
Conhecer formas de reduzir o potencial de stress;
Fornecer recursos para lidar com o stress.
Identificar e definir burnout; estratégias de prevenção e mecanismos de coping
Detetar consequências físicas e psicológicas da síndrome de burnout
Conhecer as intervenções psicoterapêuticas e psicossociais na síndrome de burnoutHabilitação do estudante com a teoria e com a prática, necessárias ao estágio clínico do 6º ano, ao exame de acesso ao Internato Médico e à aprendizagem contínua.
O principal objetivo pedagógico consiste em estimular nos estudantes o gosto pela atividade investigacional em Microbiologia Médica.
Incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a aplicação de conhecimentos adquiridos nas sessões de formação teórica no âmbito desta unidade curricular e nas unidades curriculares de Microbiologia Médica, Imunologia, Farmacologia, entre outras, com os quais os estudantes possam desenvolver atividades de pesquisa científica no âmbito da Microbiologia Médica, integrados numa equipa multidisciplinar.
Proporcionar conteúdos teóricos e práticos no âmbito da medicina do exercício, do desporto e da atividade física, com fortes motivações clínicas e assistenciais.
Esta UC visa familiarizar os estudantes com conhecimentos, gestos e atitudes necessários à prestação de cuidados ao doente na área da medicina desportiva, em particular os referentes às condições de saúde necessárias para a prática da atividade desportiva, as principais complicações e lesões resultantes, bem como os fundamentos da prescrição do exercício físico na saúde e na doença.
Os níveis de competência exigidos serão de acordo com duas categorias principais:
Alicerçar a visão crítica das diversas áreas relacionadas com o medicamento desde a descoberta, avaliação e registo à selecção e prescrição racional. Proporcionar um conhecimento mais especializada da medicina farmacêutica e da farmacologia clínica.
Objetivo geral: promover conhecimentos, capacidades e atitudes no que se refere aos gestos médicos que se enquandram no âmbito da medicina legal, tendo em vista garantir que os futuros médicos irão atuar de forma correta e adequada, no melhor interesse dos doentes, e sempre nos termos da lei, quando confrontados com questões de índole médico-legal, independentemente da especialidade em que trabalhem, tudo isto numa atitude de trabalho interdisciplinar e articulado.
Objetivos específicos: que os estudantes adquiram capacidades e competências na abordagem de vítimas e seus familiares, na elaboração de certificado de óbito por via eletrónica, nos corretos procedimentos face a um cadáver, na descrição de lesões/sequelas e sua documentação fotográfica, no exame físico de vítimas (designadamente de crimes sexuais), na seleção, colheita, preservação e acondicionamento de diferentes tipos de vestígios e de outras amostras, e na elaboração de sinalização e/ou denúncia de alegados crimes.O principal objectivo pedagógico consiste em ensinar Microbiologia Clínica. Consideramos primordial incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a translação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Microbiologia Médica, Imunologia, Farmacologia, Clínica das Doenças Infecciosas e em outras disciplinas de carácter clínico, com os quais os estudantes possam analisar, pesquisar e solucionar problemas no âmbito da Microbiologia Clínica.
Competências: saber esquematizar, no âmbito de uma equipe multidisciplinar, uma estratégia correcta de intervenção nos domínios da epidemiologia, diagnóstico, terapêutico e de prevenção de doença microbiana, a nível da comunidade ou de uma unidade prestadora de cuidados de saúde.
- Orientar a aprendizagem da patologia neurocirúrgica mais comum (TCE, tumores cerebrais, neurocirurgia vascular, raquis).
- Promover a prática de internamento, consulta, bloco e cuidados intensivos.
1. Descrever o normal desenvolvimento da função visual na criança e sinais de alerta para referenciação para Oftalmologia
2. Identificar as várias patologias que afectam o globo ocular e a órbita na primeira década de vida
3. Diagnosticar e referenciar as diversas patologias na idade pediátrica.
Reconhecer o universo de ação da ORL Pediátrica
Identificar, diagnosticar e tratar as condições mais frequentes no âmbito da ORL Pediátrica
Compreender as especificidades da criança com patologia ORL no que respeita à recolha da história clínica, exame físico e exames complementares de diagnóstico
Que o estudante seja capaz de:
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): 1. Educar e capacitar os estudantes com as ferramentas necessárias para identificar e ajudar os doentes a lidar com as consequências emocionais e biológicas do trauma, monitorizando as reações normativas; 2. Identificar mecanismos biológicos da relação entre trauma e doença física; obesidade, doença metabólica e acontecimentos traumáticos; doenças autoimunes e trauma; trauma e cancro. 3. Desenvolver aptidões para identificar perturbação de stress aguda e perturbação de stress pós traumática; 4. Aumentar o conhecimento dos recursos e suporte técnico a fornecer aos pacientes com experiências traumáticas em risco de desenvolver distúrbios psicológicos e físicos; aprender as diferentes possibilidades de abordagem terapêutica em perturbações da resposta ao trauma. |
No percurso universitário do estudante de Medicina é fundamental a existência de um espaço que permita avaliar o comportamento humano anormal e/ou desviante, bem como a patologia emocional/afetiva, havendo lugar para a aquisição das competências diagnósticas e ao planeamento do tratamento das doenças psiquiátricas. É ainda necessária a aprendizagem da expressão somática da patologia mental e da reação psicológica à doença física grave, numa perspetiva holística da compreensão do sofrimento humano. O ensino pretende-se integrado e multimodal, através das componentes letivas teórica, teórico-prática (seminários) e orientação tutorial (prática). Estas abordagens permitem a participação ativa por parte dos estudantes, promovendo um contacto mais direto com as pessoas com doença mental, o que facilita a compreensão dos conhecimentos teóricos. As aulas abrangem vários ambientes de diagnóstico e tratamento, tais como o internamento, hospital de dia, consulta externa, serviço de urgência, consultoria e residências, que estão inseridos em Unidades funcionais diferentes (Psiquiatria do Adulto e do Idoso; Psiquiatria do Jovem e da Família; Psiquiatria Comunitária e Hospital de Dia; Psiquiatria de Ligação).
Perceber o contexto associado aos sistemas de apoio à decisão clínica, incluindo a sua caracterização, requisitos, componentes, evolução, fatores de sucesso, riscos e desafios para os profissionais de saúde.
O médico carece de dispor de conhecimentos sólidos na área da Terapêutica. A evidência está em constante mutação, o mesmo sucedendo com as recomendações. Sendo assim, um dos objetivos desta disciplina consiste na aprendizagem de recomendações terapêuticas versando as patologias cardiovasculares mais frequentes. O segundo pilar fundamental da disciplina centra-se nas exceções às regras gerais, na aprendizagem de circunstâncias que levem a que não se possam aplicar as recomendações terapêuticas mais comuns.
Competências: Identificar as principais fontes de informação relativas à evidência terapêutica na doença cardiovascular; aplicar um conjunto de recomendações terapêuticas de particular importância no tratamento de doenças cardiovasculares comuns; identificar circunstâncias que possam limitar a aplicação das recomendações gerais mais frequentemente utilizadas, abrindo as portas para a individualização terapêutica.Aquisição de conhecimento, aptidão e atitudes que habilitem à avaliação e orientação terapêutica de feridas nomeadamente:
Processo de cicatrização tecidular;
Princípios gerais do tratamento de feridas;
Orientadores no tratamento de procedimentos para orientação de feridas simples;
Critérios de referenciação de feridas complexas.
A unidade curricular tem como objetivo introduzir os estudantes à temática da Adesão Terapêutica, considerando todos os intervenientes nesta problemática, para permitir uma compreensão clara acerca dos fatores inerentes ao doente, sua patologia e tratamento instituído, dos fatores relacionados com o sistema de saúde e com os profissionais de saúde e, por último, dos fatores socioeconómicos, que interagem na complexidade idiossincrática de cada doente. A unidade curricular pretende ampliar e integrar os conhecimentos de Terapêutica Geral e Farmacologia Clínica, colocando-os numa perspetiva que sirva de alicerce para a compreensão integradora dos fatores inerentes ao comportamento de adesão terapêutica que permitam a aquisição de competências específicas para aplicação clinica imediata ao longo de toda a sua formação e prática nas várias áreas da medicina.
A unidade curricular terá quatro objetivos principais: a) permitir que os estudantes obtenham uma compreensão abrangente acerca da extensão e da natureza dos desafios da adesão terapêutica que os doentes enfrentam baseados em evidências acerca do comportamento não-aderente; b) fazer com que os estudantes sejam capazes de identificar as oportunidades de adesão para efetivamente contribuir com os resultados da terapêutica instituída e diminuir a utilização dos recursos de saúde; c) possibilitar aos estudantes uma abordagem estruturada para auxiliar nas consultas de avaliação da adesão terapêutica; d) permitir aos estudantes o treino e promoção de competências de consulta para apoiar a mudança de comportamento no sentido da adesão terapêutica do doente.
No seu conjunto, os conhecimentos adquiridos na unidade curricular permitirão um contacto aprofundado com uma área das ciências da saúde até ao momento negligenciada, apesar de ser reconhecida pela OMS como um dos problemas mais comuns que as doenças crónicas enfrentam. Concomitantemente, permitirá aos estudantes de medicina a aquisição de competências para desenvolver um papel mediador entre a prática clínica e os resultados terapêuticos para o doente, que será determinante para a sua atividade clínica futura.Objetivo principal: integrar o estudante nas temáticas relativas aos consumos de álcool e drogas de abuso, bem como na toxicodependência. No final desta unidade curricular o estudante deverá ter adquirido capacidades para:
Alguns dos aspectos únicos da dissecção cadavérica incluem a natureza realista deste meio de ensino, que permite que os estudantes obtenham uma imagem tridimensional clara da organização do corpo humano, comprovem a existência de variações da normalidade, analisem a textura dos tecidos humanos e, por vezes, observem e compreendam condições patológicas.
Para além de ser indiscutivelmente um importante método de aprendizagem da anatomia, reforça as atitudes de respeito e compaixão entre os estudantes de Medicina.
Permite ainda aprender técnicas de dissecção e adquirir destreza manual, fundamentais para todos os futuros médicos.
Possibilita ainda que os estudantes desenvolvam pensamento crítico, e capacidade de resolução de problemas e de aplicação prática dos conhecimentos.
1. Integrar na formação geral dos futuros médicos, as noções de atuação em tempo real e de vigilância contínua das funções vitais em Anestesia, Cuidados Perioperatórios, Medicina Intensiva e Medicina de Emergência;
2. Contribuir para a aquisição de conhecimento e capacidades básicos capazes de salvar vidas, nomeadamente em situações de peri-paragem e de trauma grave;
3. Reconhecer o doente crítico e compreender o processo de receção, estabilização, diagnóstico e terapêutica inicial e triagem de nível de cuidados (II e III) do doente agudo ou agudizado emergente;
4. Compreender as metodologias de suporte orgânico do doente crítico;
5. Fomentar a capacidade de integração pluridisciplinar de conhecimentos sobre os doentes, particularmente em situações de não-colaboração, bem como a capacidade de transmissão de informação;
6. Dar a conhecer os âmbitos do exercício profissional da Anestesiologia e da Medicina Intensiva como contributo para a escolha informada da sua carreira profissional de futuros médicos.
Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes da Cirurgia Laparoscópica.
No final da unidade ficarão aptos a:
Aquisição de competências para o desempenho de tarefas relativas à Semiologia, patologia e clínica das entidades nosológicas essenciais (frequentes e/ou relevantes) da especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Os estudantes devem ser capazes de:
Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes de Coloproctologia.
Aquisição e consolidação de Conhecimentos:
Promover e consolidar a aquisição de competências avançadas da entrevista focada no doente, com compreensão e manejo de técnicas de EM, nomeadamente:
Aquisição de competências básicas em suporte vital, fluidoterapia e cuidados de penso para o desempenho de tarefas de índole assistencial ao doente queimado, em particular com lesões de elevada gravidade e extensão.
Objectivos na área Cirurgia. Ser capaz de:
- recolher dados clínicos na exploração de doenças do foro digestivo, bem como selecionar os diagnósticos diferenciais adequados e os exames complementares que lhe permitam atingir um diagnóstico definitivo.
- Contactar adequadamente o doente e demais profissionais envolvidos.
- Compreender a complexidade do tratamento médico e cirúrgico destes doentes, frequentemente envolvendo a integração com outras especialidades e necessitando de vigilância pós-operatória e no seguimento após a alta destes doentes.
Objectivos na área Gastroenterologia:
- Adquirir conhecimentos nucleares.
- Aprender e obter a informação clínica através da história e do exame objetivo.
- Elaborar estratégias de diagnóstico complementando a História e o exame físico com meios auxiliares.
- Resolver de problemas clínicos com propostas terapêuticas. Desenvolver uma atitude de permanente exigência ética e científica.
Os ensaios clínicos de intervenções terapêuticas têm como objetivo informar sobre a eficácia, a eficiência e a segurança das intervenções terapêuticas no âmbito da medicina clínica. Enquanto metodologia de investigação, estes estudos podem ser enquadrados quer na área da avaliação de tecnologias de saúde, quer na área da investigação clínica e em serviços de saúde. Esta unidade curricular pretende abordar as principais aspetos do desenho, execução, análise e interpretação de ensaios clínicos.
Aquisição de competências para o desempenho de tarefas relativas à Semiologia, patologia e clínica das entidades nosológicas essenciais (frequentes e/ou relevantes) da área da Flebologia.
A gestão de eventos críticos (Crisis Resources Management – CRM) tem por base um conjunto de competências não-técnicas fundamentais à performance otimizada das equipas de saúde. A CRM explora fatores psicológicos, interpessoais e ambientais que influenciam os cuidados de saúde, em particular em situações inesperadas, de risco e onde o tempo é um fator chave.
Os objetivos principais são:
Habilitação do estudante com a teoria e com a prática, necessárias ao estágio clínico do 6º ano, ao exame de acesso ao Internato Médico e à aprendizagem contínua.
De forma sumária enunciamos: Sensibilizar o estudante para a história da sua Faculdade nas suas vertentes docente e estudantil; conhecer a História da Medicina internacional e portuguesa de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser importante suporte em futuras investigações na Medicina; identificar e valorizar a importância dos factores sócio-culturais na evolução e desenvolvimento da sua profissão através da história humana; valorizar a importância do método científico no desenvolvimento da ciência médica; adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; estimular a reflexão crítica sobre a Medicina contemporânea e o que por si é validado; contribuir para uma crescente humanização da Medicina; sensibilizar para a temática da Museologia, em geral e na Medicina, em particular; divulgar o património museológico e documental da Faculdade na perspectiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e utilização como fontes bibliográficas ou de saber médico-histórico.
Esta unidade curricular tem como principal objetivo alertar para a importância da integridade no meio académico e profissional. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
O objetivo desta unidade curricular é promover a aplicação de conceitos e metodologias da epidemiologia à realização de estudos baseados em dados secundários, em diferentes áreas da investigação em saúde.
O principal objetivo pedagógico consiste em estimular nos estudantes o gosto pela atividade investigacional em Microbiologia Médica.
Incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a aplicação de conhecimentos adquiridos nas sessões de formação teórica no âmbito desta unidade curricular e nas unidades curriculares de Microbiologia Médica, Imunologia, Farmacologia, entre outras, com os quais os estudantes possam desenvolver atividades de pesquisa científica no âmbito da Microbiologia Médica, integrados numa equipa multidisciplinar.
Adquirir conhecimentos multidisciplinares nas áreas dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e terapêutica da dor.
Abordar a prevalência da infertilidade, suas etiologias, avaliação diagnóstica e terapêutica.
Expor as diversas técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA).
Abordar as complicações decorrentes da PMA.
Dar a conhecer as indicações para a preservação da fertilidade e suas opções.
Alicerçar a visão crítica das diversas áreas relacionadas com o medicamento desde a descoberta, avaliação e registo à selecção e prescrição racional. Proporcionar um conhecimento mais especializada da medicina farmacêutica e da farmacologia clínica.
Dotar os futuros médicos que irão trabalhar em ambiente de prestação de cuidados médicos urgentes, de conhecimentos, capacidades e atitudes que lhes garantam um desempenho correto, do ponto de vista técnico, ético e legal, de gestos clínicos com caráter forense, os quais têm lugar nestes espaços de saúde com frequência regular. A sua intervenção adequada pode ser decisiva no melhor interesse dos doentes.
Objetivo geral: promover conhecimentos, capacidades e atitudes no que se refere aos gestos médicos que se enquandram no âmbito da medicina legal, tendo em vista garantir que os futuros médicos irão atuar de forma correta e adequada, no melhor interesse dos doentes, e sempre nos termos da lei, quando confrontados com questões de índole médico-legal, independentemente da especialidade em que trabalhem, tudo isto numa atitude de trabalho interdisciplinar e articulado.
Objetivos específicos: que os estudantes adquiram capacidades e competências na abordagem de vítimas e seus familiares, na elaboração de certificado de óbito por via eletrónica, nos corretos procedimentos face a um cadáver, na descrição de lesões/sequelas e sua documentação fotográfica, no exame físico de vítimas (designadamente de crimes sexuais), na seleção, colheita, preservação e acondicionamento de diferentes tipos de vestígios e de outras amostras, e na elaboração de sinalização e/ou denúncia de alegados crimes.A unidade curricular tem como objetivo introduzir os estudantes à Medicina Regenerativa, um campo em expansão científica e clínica que estuda as bases celulares e histológicas das propriedades de proliferação e regeneração tecidular. A unidade curricular pretende ampliar os conhecimentos de histologia adquiridos nas várias unidades curriculares de Morfofisiologia do 1º e 2º anos do mestrado integrado, colocando-os numa perspetiva que sirva de alicerce para a compreensão dos avanços científicos em regeneração dos tecidos que sejam de imediata aplicação clínica em várias áreas da medicina.
A unidade curricular terá três objetivos principais:
O principal objectivo pedagógico consiste em ensinar Microbiologia Clínica. Consideramos primordial incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a translação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Microbiologia Médica, Imunologia, Farmacologia, Clínica das Doenças Infecciosas e em outras disciplinas de carácter clínico, com os quais os estudantes possam analisar, pesquisar e solucionar problemas no âmbito da Microbiologia Clínica.
Competências: saber esquematizar, no âmbito de uma equipe multidisciplinar, uma estratégia correcta de intervenção nos domínios da epidemiologia, diagnóstico, terapêutico e de prevenção de doença microbiana, a nível da comunidade ou de uma unidade prestadora de cuidados de saúde.
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam utilizar métodos modernos de resolução probabilística de problemas biomédicos, sendo mais especificamente focadas a teoria e a prática de construção de Redes Bayesianas para exploração de associações entre fatores relevantes e outcomes, e a sua aplicação no apoio à decisão clínica.
1. Descrever o normal desenvolvimento da função visual na criança e sinais de alerta para referenciação para Oftalmologia
2. Identificar as várias patologias que afectam o globo ocular e a órbita na primeira década de vida
3. Diagnosticar e referenciar as diversas patologias na idade pediátrica.
O objetivo geral desta unidade curricular é a aquisição, por parte dos estudantes, de conhecimentos sobre a base molecular e clinica subjacentes a patologias prevalentes associadas a defeitos no decurso do desenvolvimento. No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ter a capacidade de apresentar de forma crítica um caso clínico ou artigo científico integrando os conhecimentos de base molecular e clinica na discussão de casos clínicos.
Em cada unidade temática (módulo) pretende-se o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem:
- Descrever os processos moleculares e celulares que estão na base das patologias apresentadas;
- Identificar os quadros clínicos das patologias apresentadas;
- Apresentar e discutir em grupo, de forma crítica, um caso clínico ou artigo científico. No que se refere aos casos clínicos, os estudantes devem integrar os aspetos moleculares e clínicos. No caso dos artigos científicos, estes devem incidir sobre a questão clínica, objetivos, modelos experimentais, resultados, discussão e conclusões.Preparar o estudante para a resolução da maioria dos problemas básicos de uma consulta de planeamento familiar, proporcionado condições para que possa integrar equipas de primeiro apoio a comunidades mais desfavorecidas, nacionais e estrangeiras, e de encaminhamento dos casos mais complexos para centros mais diferenciados. Permitir ao estudante uma avaliação da sua vocação para prosseguir um internato de especialidade na área da disciplina de opção.
A prática reflexiva é uma forma de estudar as experiências pessoais de forma a melhorar a maneira de trabalhar. É muito útil para profissionais de saúde que querem prosseguir a aprendizagem ao longo da vida.
O ato de reflexão é uma ótima maneira de aumentar a confiança e tornar-se mais pró-activoe e num profissional mais qualificado
Comprometer-se na prática reflexiva irá contribuir para melhorar a qualidade dos cuidados prestados e reduzir o burnout-profissional.
No percurso universitário do estudante de Medicina é fundamental a existência de um espaço que permita avaliar o comportamento humano anormal e/ou desviante, bem como a patologia emocional/afetiva, dando-se lugar à aquisição das competências diagnósticas e ao planeamento do tratamento das doenças psiquiátricas. É ainda necessária a aprendizagem da expressão somática da patologia mental e da reação psicológica à doença física grave, numa perspetiva holística da compreensão do sofrimento humano. O ensino pretende-se integrado e multimodal, através da lecionação teórica, teórico-prática (seminários) e orientação tutorial (prática). Estas abordagens permitem a participação ativa por parte dos estudantes, promovendo um contacto mais direto com as pessoas com doença mental, o que facilita a compreensão dos conhecimentos teóricos. As aulas abrangem vários ambientes de diagnóstico e tratamento como o internamento, hospital de dia, consulta externa, serviço de urgência, consultoria e residências, inseridos em Unidades funcionais diferentes (Psiquiatria do Adulto e do Idoso; Psiquiatria do Jovem e da Família; Psiquiatria Comunitária e Hospital de Dia; Psiquiatria de Ligação).
O médico carece de dispor de conhecimentos sólidos na área da Terapêutica. A evidência está em constante mutação, o mesmo sucedendo com as recomendações. Sendo assim, um dos objetivos desta disciplina consiste na aprendizagem de recomendações terapêuticas versando as patologias cardiovasculares mais frequentes. O segundo pilar fundamental da disciplina centra-se nas exceções às regras gerais, na aprendizagem de circunstâncias que levem a que não se possam aplicar as recomendações terapêuticas mais comuns.
Competências: Identificar as principais fontes de informação relativas à evidência terapêutica na doença cardiovascular; aplicar um conjunto de recomendações terapêuticas de particular importância no tratamento de doenças cardiovasculares comuns; identificar circunstâncias que possam limitar a aplicação das recomendações gerais mais frequentemente utilizadas, abrindo as portas para a individualização terapêutica.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Preparar o estudante para a resolução da maior parte dos problemas básicos de uma consulta de Uroginecologia, transmitindo-lhe conhecimentos da anatomia e fisiologia do pavimento pélvico, da abordagem diagnóstica e terapêutica da patologia uroginecológica e disfunção do pavimento pélvico, em particular do prolapso genital e da incontinência urinária.
Aquisição de competências para o desempenho clínico básico em Cirurgia.
Esta UC pretende, com base nos conhecimentos específicos e/ou transversais adquiridos ao longo do curso, conferir competências para desenvolver um trabalho de investigação numa área de interesse.
O objetivo geral é a frequência de um estágio clínico profissionalizante em Obstetrícia e Ginecologia.
São objetivos, na área das competências, o desenvolvimento de qualificações na prática clínica de obstetrícia e ginecologia, que permitam um desempenho adequado no âmbito da atividade assistencial indiferenciada.
Serão privilegiadas as áreas da prevenção, do rastreio e do diagnóstico e terapêutica das patologias mais frequentes, incluindo situações de urgência e emergência ginecológicas e obstétricas.
Objectivos: Introduzir os estudantes no ambiente da moderna Medicina Geral e Familiar, na equipa dos Cuidados de Saúde Primários, na epidemiologia, na consulta e na prática da Medicina neste contexto; Colocar os estudantes no contexto apropriado para aprenderem os princípios da Saúde Pública, da prevenção, do rastreio, do diagnóstico precoce da doença e da promoção da Saúde; Estudar os aspectos comunitários da pediatria, da saúde mental, da obstetrícia, da saúde da Mulher, da medicina psico-social e dos cuidados aos idosos; Desenvolver a capacidade dos estudantes para trabalhar autonomamente, quer na clínica, quer na auto-formação; Desenvolver atitudes profissionais que melhorem os cuidados de saúde e conduzam a boas relações de trabalho; Alargar a experiência em questões éticas, em aptidões de comunicação e na prática clínica baseada na evidência.
No fim do estágio, o estudante deverá ser capaz de: aplicar o método clínico, no contexto do diagnóstico global que a Medicina Interna implica, integrar conhecimentos e informações, tomar decisões, relacionar-se com os doentes, os seus familiares, membros da equipa médica e outros profissionais da equipa de saúde, utilizar meios informáticos e, em geral, exercer a prática clínica de forma autónoma, embora tutelada.
Objectivos de aprendizagem - conhecimentos, aptidões e competências (domínios cognitivo, afectivo e psico-motor) a desenvolver pelos estudantes:
Objetivos gerais: Aperfeiçoamento de conhecimentos, atitudes e aptidões que permitam ao estudante assegurar cuidados de saúde à criança no contexto do seu meio familiar e social.
Objetivos específicos:
O estudante deve sedimentar conhecimentos anteriormente aprendidos sobre a criança normal: crescimento e desenvolvimento e suas variantes; temperamento e comportamento e seus principais factores determinantes; integração no meio familiar, escolar e social; necessidades nutricionais nos diferentes grupos etários; prevenção da doença por vacinação; conselhos para promoção de hábitos saudáveis e educação para a saúde; medidas sociais de protecção à criança e rede de cuidados de saúde.
Deve aprender a diagnosticar e tratar doenças pediátricas comuns na sua comunidade; a rastrear e orientar doenças raras que ultrapassem a sua competência; a prestar cuidados imediatos em situações de urgência; a reconhecer o impacto das doenças na criança e na família.
Deve aprender a diagnosticar e tratar doenças pediátricas comuns na sua comunidade; a rastrear e orientar doenças raras que ultrapassem a sua competência; a prestar cuidados imediatos em situações de urgência; a reconhecer o impacto das doenças na criança e na família.
O aluno deverá:
Saber comunicar com os doentes, familiares e com todos os profissionais de saúde.
Saber observar crianças, dos vários grupos etários, e adolescentes.
Saber decidir, com critério, sobre o recurso a exames subsidiários de diagnóstico.
Saber formular e discutir hipóteses de diagnóstico.
Saber realizar algumas técnicas correntes de diagnóstico e de tratamento.
Ser capaz de algumas decisões terapêuticas.
Ser capaz de acompanhar a evolução da doença, adequando as decisões terapêuticas.
Saber adiantar algumas perspetivas sobre o prognóstico.
Ter sempre presentes nas suas atitudes referências de comportamento ético.
O objectivo geral desta cadeira é a aplicação e desenvolvimento na prática clínica supervisionada, dos conhecimentos, aptidões e atitudes previamente adquiridos na cadeira de Psiquiatria e Saúde Mental do 5º ano, com particular destaque para os aspectos clínicos e preventivos. Organiza-se por blocos de formação profissionalizante sobre a forma de estágio, incluindo prática tutelada.
Os objectivos na área dos conhecimentos resultam do aprofundamento dos temas que constam do programa do 5º ano, com a sua aplicação à prática clínica, através de acompanhamento tutelado de pessoas com patologia psiquiátrica, visando o desenvolvimento de capacidades individuais para o exercício das funções médicas, com responsabilidade e independência progressivas.
Os objectivos no domínio das aptidões englobam o desenvolvimento da capacidade de apresentação de casos clínicos com autonomia na observação de um doente psiquiátrico e realização de história e exame clínico, com formulação de um diagnóstico, diagnósticos diferenciais, prognóstico e proposta de orientação terapêutica. Engloba ainda a capacidade de pesquisa bibliográfica e análise da evidência científica.
Torna-se ainda relevante a sensibilização dos estagiários para os aspectos do funcionamento e das estruturas do serviço nacional de saúde, de saúde pública e em particular, de organização dos cuidados de saúde mental em Portugal.
Os objectivos no domínio das atitudes devem valorizar a capacidade de comunicação e o trabalho integrado em equipa e colaboração multidisciplinar, com especial destaque para as componentes familiar, social, psicológica, profissional/educacional e médico-legal relativas ao enquadramento da doença mental.
Será ainda de valorizar a necessidade de motivação e aprofundamento das bases científicas de apoio à decisão clínica, pela metodologia de auto-aprendizagem e de formação continuada bem como pela transmissão de conhecimentos aos estudantes. Sempre que possível, será desejável a colaboração regular dos alunos em projectos científicos, estimulando-os precocemente para uma cultura de actividade de investigação.