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Biopatologia II

Código: MI325     Sigla: BIOPAT_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle1315.up.pt/course/view.php?id=3088
Unidade Responsável: Departamento de Patologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 290 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 3 - 6 57 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro Regente
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Seminário: 0,75
Outras: 0,32
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,00
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 0,12
Maria do Céu Fontes Herdeiro Figueiredo 0,11
Elsa Maria Pereira da Fonseca 0,11
Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro 0,11
Fernando Carlos de Landér Schmitt 0,11
José Carlos Lemos Machado 0,11
Maria Leonor Martins Soares David 0,11
Ana Paula Soares Dias Ferreira 0,11
Valdemar de Jesus Conde Máximo 0,11
Práticas Laboratoriais Totais 20 40,00
Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro 4,30
José Carlos Lemos Machado 4,30
Irene Gullo 2,80
Maria Leonor Martins Soares David 4,00
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 4,30
Maria do Céu Fontes Herdeiro Figueiredo 4,30
Fernando Carlos de Landér Schmitt 4,00
Valdemar de Jesus Conde Máximo 4,00
Ana Paula Soares Dias Ferreira 4,00
Elsa Maria Pereira da Fonseca 4,00
Seminário Totais 4 3,00
Elsa Maria Pereira da Fonseca 0,30
Isabel Maria de Carvalho Amendoeira dos Santos e Sousa 0,11
João Manuel Marques Miranda Magalhães 0,19
Maria do Céu Fontes Herdeiro Figueiredo 0,30
Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro 0,30
Fernando Carlos de Landér Schmitt 0,30
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 0,30
José Carlos Lemos Machado 0,30
Maria Leonor Martins Soares David 0,30
Ana Paula Soares Dias Ferreira 0,30
Valdemar de Jesus Conde Máximo 0,30
Outras Totais 1 0,32
Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro 0,035
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 0,035
Mário António Seixas Alegria Teixeira 0,25

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia II é o de conseguir que os estudantes reforcem a aprendizagem da linguagem clínico-patológica ficando capazes de a utilizar no estudo das lesões neoplásicas e pré-neoplásicas. Esse estudo estende-se desde os aspectos gerais da classificação e biologia molecular aos diversos modelos de cancerização. Como corolário desse estudo pretende-se avançar na compreensão da etiopatogénese, diagnóstico, prognóstico e selecção terapêutica das doenças cancerosas mais frequentes.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos compreendem tópicos que permitem que os estudantes conheçam a etiopatogenia, os fundamentos morfológicos para o diagnóstico, avaliação do prognóstico e seleção terapêutica em doenças oncológicas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução ao estudo morfológico e molecular das doenças oncológicas. Transformação neoplásica, progressão, invasão e generalização. Hiperplasia, metaplasia e neoplasia. Neoplasias hemolinfopiéticas; Neoplasias do tubo digestivo; Neoplasias endócrinas; Neoplasias do colo do útero, endométrio, mama e ovário; Neoplasias da próstata; neoplasias da pele; cancros familiares; Estadiamento e prognóstico; Papel das biopsias liquidas e dos exossomas na compreensão da história natural das doenças cancerosas; Alvos moleculares e selecção terapêutica

Bibliografia Obrigatória

Vinay Kumar,Abul K. Abbas,Nelson Fausto,Jon Aster; Pathologic Basis of Disease, Elsevier, 2015. ISBN: 978-1-4557-2613-4 ( )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

162 horas/estudante, correspondente a 57h de ensino presencial: 1hora/sem – aulas teóricas; 1,5horas/sem (em 7 semanas) – seminários; 2hora/sem – aulas práticas. A UC contempla ainda quatro Conferências  Anátomo-Clínicas (CACs) da FMUP/CHSJoão com 6 horas de duração total. 

A aula prática destina-se à observação de material macroscópico, histológico ou ultrastrutural disponibilizando antecipadamente na página de e-learning da UC. O Seminário é disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da UC, com material de apoio. O Curso de e-learning: informação básica sobre a UC, programa, calendário, métodos de avaliação, teste modelo, material de suporte a conteúdos insuficientemente discutidos nos livros de texto, glossário, textos introdutórios às aulas práticas, “quizzes”, material para a preparação dos seminários.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Teste 85,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 105,00
Frequência das aulas 57,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o estipulado pelo Conselho Pedagógico. Aos alunos em regimes especiais (por exemplo estudantes trabalhadores) aplicam-se também as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: Exame Prático (4,5 valores), Exame Teórico (13,5 valores), Avaliação dos Seminários (1 valor) e das Aulas Práticas (0,5 valores) e Resposta aos “quizzes” quinzenais (0,5 valores). A classificação final resulta da soma das classificações parcelares.

O exame prático é constituído por 33 questões de escolha múltipla (com duas ou cinco opções de escolha) e tem a duração de 25 minutos (45 segundos/pergunta). O exame teórico é constituído por 100 questões de escolha múltipla (todas com 5 opções de escolha) e tem a duração de 100 minutos (1 minuto/pergunta). Não há nota mínima em nenhum dos componentes da avaliação.

Todas as respostas de ambos os exames (Prático e Teórico) darão lugar a desconto: cada resposta errada em perguntas com 5 opções de escolha descontará o equivalente a ¼ da cotação duma resposta certa; cada resposta errada em perguntas com 2 opções de escolha descontará o equivalente à cotação duma resposta certa. Em cada Exame serão eliminadas, para todos os alunos, as 13 perguntas (3 do Exame Prático e 10 do Exame Teórico) que tiverem menor capacidade discriminativa, sendo apenas contabilizadas para a classificação do Exame as 120 perguntas restantes.

A frequência das Aulas Práticas e dos Seminários ou CACs é obrigatória e a assiduidade é contabilizada na avaliação: serão descontados 0,5 valores (3-4 faltas), 1 valor (5-6 faltas) e 1,5 valores (7 faltas). Não haverá cumprimento da assiduidade se o aluno exceder o limite de 25% de faltas às aulas de frequência obrigatória.

Os alunos inscritos na Secretaria da FMUP como estudantes com estatuto especial “caem” em dois grupos: a) Os que frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados como os alunos em regime “normal”. b) Os que não frequentarem os Seminários e as Práticas serão sujeitos a avaliação distribuída conduzida pelo docente das Turmas Práticas e versando os documentos dos Seminários e da Aulas Práticas.

Em nenhuma das componentes da avaliação distribuída (quizzes, avaliação de seminários e aulas práticas) há lugar a avaliação de recurso.

Provas e trabalhos especiais

Quizzes quinzenais na plataforma de e-learning da UP. Preparação dos seminários e aulas práticas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicam-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.

Melhoria de classificação

Os alunos com mais de 17 valores poderão fazer exame oral para defesa da classificação obtida, com o conhecimento de que o resultado da prova oral pode ser o de manutenção, subida ou descida da nota. Se os referidos alunos optarem por não fazer exame oral, ser-lhes-á atribuída a classificação final de 17 valores. Não haverá outras circunstâncias para melhoria de classificação, excepto as que venham a decorrer de processos de contestação previstos no artigo 22º do Regulamento Pedagógico da FMUP.

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