Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Investigação e Desenvolvimento

Investigação

Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Investigação e Desenvolvimento / Research & Development

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é uma reputada instituição de Ensino Superior, destacando-se pela excelência do ensino que promove, pelo lugar cimeiro que ocupa na ciência e pela ligação simbiótica a instituições de saúde. Neste âmbito, a proximidade e alinhamento estratégico com o Centro Hospitalar e Universitário de S. João releva-se fulcral, materializando-se num espaço colaborativo multidisciplinar – o Centro Académico e Clínico do Porto.

Entre 2015 e 2020, foram financiados 174 projetos em concursos competitivos (31 com instituições internacionais), num total de 28,4M¤. A FMUP promoveu ainda 250 ensaios clínicos e produziu cerca de 6.000 artigos em revistas indexadas na WoS (71 artigos Highly Cited), sendo que 43% foram publicados em revistas Q1. As publicações da FMUP agregaram 56.800 citações, envolvendo colaborações em 37% dos casos. Entre as várias áreas científicas destacam-se as Doenças Cardiovasculares, Gastroenterologia, Oncologia, Neurociências e Alergologia, pela quantidade e qualidade da produção científica.

Distintivamente, esta Faculdade beneficia ainda da integração de duas conceituadas Unidades de I&D – o CINTESIS e a UnIC –, da proximidade e colaboração científica com o i3S e, sobretudo, da existência de um Laboratório Associado com características únicas – o RISE.

Neste contexto, a FMUP promove um diálogo dinâmico entre Ciências Básicas e Clínicas, entre as Ciências de Dados e a Saúde, garantindo um lugar de vanguarda na translação e na investigação clínica, em Portugal.


Indicadores

Ligação simbiotica a instituições de saúde
Alto desempenho científico
Laboratório Associado e Unidades de I&D integradas



Laboratório Associado



RISE – Rede de Investigação em Saúde
Sediado na FMUP, o RISE – Rede de Investigação em Saúde é o primeiro grande Laboratório Associado dedicado à investigação clínica e de translação em Portugal, tendo sido criado através da união do CINTESIS e da UnIC, duas unidades de investigação instaladas na FMUP, com o CCUL – Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa da FMUL e o CI-IPOP (Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto – IPO-Porto).

O RISE é constituído por cinco grandes linhas de investigação (Ciências Cardiovasculares; Oncologia; Doenças Inflamatórias e Degenerativas; Políticas de Saúde, Tecnologia e Transformação Digital; Saúde Comunitária e Desafios Societais) e agrega centenas de investigadores doutorados e estudantes de doutoramento.

Tem como missão fortalecer a investigação em saúde, desde os estadios pré-clínicos e clínicos até ao nível da comunidade, nomeadamente através da saúde digital, juntando Universidades e prestadores de cuidados de Saúde, no âmbito dos objetivos da política nacional para a Ciência e a Tecnologia.


Unidades de I&D

A FMUP acolhe duas unidades de investigação avaliadas e financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – CINTESIS e UnIC – com classificação Muito Bom e Excelente, respetivamente.

Para além disso, os investigadores da FMUP participam nas atividades de outras 16 unidades de I&D, sendo de destacar o i3S e a Epi-Unit.



CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
O CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde é uma grande Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) sediada na FMUP. Com uma natureza multicêntrica, descentralizada e flexível que inclui 46 instituições parceiras e polos em instituições de Ensino Superior/Politécnico, a sua estrutura agrega mais de 600 investigadores, em 24 grupos de investigação que trabalham em 3 grandes linhas temáticas: Medicina Preventiva & Desafios Societais (LT1), Investigação Clínica e de Translação (LT2) e Ciência de Dados, de Decisão & Tecnologias de Informação (LT3).


UnIC - Unidade de Investigação Cardiovascular
UnIC – Unidade de Investigação Cardiovascular foi criada em 1994 para colmatar uma lacuna na investigação de translação em doenças cardiovasculares. Atualmente, integra mais de 120 investigadores de vários departamentos da FMUP, muitos dos quais combinam a investigação com a atividade clínica. A combinação entre ciência básica e departamentos clínicos permite-lhe a implementação de abordagens “bench to bedside to bench”, situando-a na linha da frente em termos de produção científica, treino e implementação de terapêuticas inovadoras.


Inovação

A FMUP tem uma longa tradição de promoção da transferência de conhecimento que agora se alia aos conceitos de Hélice Tripla e de Terceira Missão da Universidade.



Fonte: Unidade de Apoio à Investigação da FMUP
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-02-16 I  Página gerada em: 2022-06-29 às 00:03:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias