A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é uma reputada instituição de Ensino Superior, destacando-se pela excelência do ensino que promove, pelo lugar cimeiro que ocupa na ciência e pela ligação simbiótica a instituições de saúde. Neste âmbito, a proximidade e alinhamento estratégico com o Centro Hospitalar e Universitário de S. João releva-se fulcral, materializando-se num espaço colaborativo multidisciplinar – o Centro Académico e Clínico do Porto.
Entre 2015 e 2020, foram financiados 174 projetos em concursos competitivos (31 com instituições internacionais), num total de 28,4M¤. A FMUP promoveu ainda 250 ensaios clínicos e produziu cerca de 6.000 artigos em revistas indexadas na WoS (71 artigos Highly Cited), sendo que 43% foram publicados em revistas Q1. As publicações da FMUP agregaram 56.800 citações, envolvendo colaborações em 37% dos casos. Entre as várias áreas científicas destacam-se as Doenças Cardiovasculares, Gastroenterologia, Oncologia, Neurociências e Alergologia, pela quantidade e qualidade da produção científica.
Distintivamente, esta Faculdade beneficia ainda da integração de duas conceituadas Unidades de I&D – o CINTESIS e a UnIC –, da proximidade e colaboração científica com o i3S e, sobretudo, da existência de um Laboratório Associado com características únicas – o RISE.
Neste contexto, a FMUP promove um diálogo dinâmico entre Ciências Básicas e Clínicas, entre as Ciências de Dados e a Saúde, garantindo um lugar de vanguarda na translação e na investigação clínica, em Portugal.
A FMUP acolhe duas unidades de investigação avaliadas e financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – CINTESIS e UnIC – com classificação Muito Bom e Excelente, respetivamente.
Para além disso, os investigadores da FMUP participam nas atividades de outras 16 unidades de I&D, sendo de destacar o i3S e a Epi-Unit.
A FMUP tem uma longa tradição de promoção da transferência de conhecimento que agora se alia aos conceitos de Hélice Tripla e de Terceira Missão da Universidade.