Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Apresentação
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Apresentação

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é uma instituição de criação, difusão e aplicação de conhecimentos na área da Medicina, outras Ciências da Saúde e Biologia Humana, visando tanto a formação científica, tecnológica e humanística de médicos e de outros profissionais de saúde, como a melhoria da saúde da população.

A qualidade do ensino que pratica, a sua intensa atividade científica e a sua prática assistencial são pontos-chave da vida e do nome desta instituição que tem sido premiada com a preferência dos estudantes que pretendem seguir Medicina.

História

Oficialmente criada em 1911, a FMUP descende da Régia Escola de Cirurgia do Porto, instituída no ano de 1825 por D. João VI.

Cursos

A FMUP leciona o curso de Mestrado Integrado em Medicina, participa no ensino dos cursos de Medicina Dentária e de Ciências Nutrição da Universidade do Porto e promove cerca de três dezenas de cursos enquadrados no âmbito da Educação Contínua que integra cursos de Especialização, de Estudos Avançados, de formação contínua (menos de 30 créditos) e uma gama alargada de Unidades de Formação individuais.

Ciência

A FMUP ocupa um lugar cimeiro na produção científica nacional, com 654 publicações originais indexadas de circulação internacional em 2015.

Pessoas

Esta instituição integra mais de três milhares de estudantes nos vários ciclos de ensino. Detém um corpo docente altamente qualificado (cerca de 70% é doutorado) e um corpo não-docente jovem e proativo, compostos, no total, por cerca de 500 colaboradores.

Instalações

A FMUP partilha as instalações com o maior hospital central da zona Norte – o Centro Hospitalar de São João. Possui ainda um novo complexo de instalações que compreende uma área total de 23.000 m2. O complexo é composto por três edifícios e agrega um auditório principal e 2 auditórios mais pequenos, uma Biblioteca com cerca de 1.000 m2, mais de 40 salas de aula e Laboratórios.

Sinergias

A colaboração de instituições hospitalares no ensino clínico do curso de Mestrado Integrado em Medicina é da maior importância para garantir as necessárias condições e qualidade no ensino médico. A FMUP integra, juntamente com o Centro Hospitalar de São João, o CUME - Centro Universitário de Medicina. Para além disso, esta Faculdade mantém protocolos de afiliação com cerca de 30 unidades de saúde.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-05-19 I  Página gerada em: 2017-03-29 às 16:03:01