Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Apresentação

Apresentação

Apresentação



A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é uma reputada instituição de Ensino Superior, destacando-se pela excelência do ensino que promove, pelo lugar cimeiro que ocupa na investigação e pela ligação simbiótica que alimenta com cerca de duas dezenas de instituições de saúde, públicas e privadas, de todo o país.

Visando tanto a formação científica, tecnológica e humanística de médicos e de outros profissionais de saúde como a melhoria da saúde da população, esta Faculdade tem vindo a atrair centenas de estudantes que, anualmente, aqui vêm frequentar o Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina (MMED), bem como outros cursos de pós-graduação, nomeadamente Mestrados (2.º Ciclos de Estudos) e Programas Doutorais (3.º Ciclo de Estudos).

Paralelamente, a FMUP investe na dinamização dos cursos de especialização, estudos avançados e educação contínua, presenciais e online, disponibilizando programas de formação de qualidade, que vão ao encontro das necessidades crescentes de diversos públicos-alvo, designadamente médicos e outros profissionais de saúde, interessados na atualização e aprofundamento de conhecimentos ou na sua valorização.

A FMUP destaca-se ainda pela proximidade e alinhamento estratégico com o Centro Hospitalar e Universitário de S. João, que se materializa num espaço colaborativo multidisciplinar – o Centro Académico e Clínico do Porto (CAC.Porto).

A qualidade do ensino que pratica, a sua intensa atividade científica e a sua prática assistencial diferenciada são pontos-chave da vida e do nome desta instituição, que vai a caminho do seu bicentenário, aliando a solidez da sua história a um particular espírito de inovação.



A caminho do Bicentenário

A FMUP descende da Régia Escola de Cirurgia do Porto, instituída por Alvará de 25 de junho de 1825, no reinado de D. João VI. Inicialmente funcionou nas instalações do Hospital Real de Santo António, mas, em 1836, passou a denominar-se Escola Médico-Cirúrgica do Porto, cuja reforma e organização dos estudos viria a motivar a instalação em edifício próprio, em 1883, junto ao Hospital de Santo António.

A 22 de fevereiro de 1911, a Escola é elevada a Faculdade de Medicina do Porto, sendo uma das faculdades fundadoras da Universidade do Porto, criada um mês depois (22 de março).

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto manteve-se nas instalações junto ao Hospital de Santo António até 1959, quando se dá a transferência de toda a escola para a área da Asprela. Neste local foi construído o edifício hoje ocupado pela FMUP, conjuntamente com o Hospital, conhecido na época como Hospital Escolar de S. João e hoje denominada Unidade Local de Saúde São João.

A 9 de outubro de 1959 é proferida a Oração Inaugural “Exortação aos novos”, por Hernâni Monteiro, que marcou o início das aulas no novo edifício.



Ensino médico de referência, pré e pós-graduado, presencial e a distância

A FMUP leciona o curso de Mestrado Integrado em Medicina, promove dezenas de cursos de 2.º Ciclo/Mestrados e de 3.º Ciclo/Programas Doutorais, num conjunto alargado de áreas da Saúde.

Cumulativamente, oferece ainda cerca de trinta cursos enquadrados no âmbito da Educação Contínua, nos quais se incluem cursos de Especialização, Estudos Avançados, Formação Contínua e uma gama alargada de Unidades de Formação individuais.

A FMUP adaptou a sua larga oferta formativa às exigências atuais, conciliando diferentes modalidades de ensino e tendo provas dadas no âmbito do ensino a distância.



Investigação médico-científica de ponta

A FMUP ocupa um lugar cimeiro na produção científica nacional. Entre 2015 e 2019, foram financiados 152 projetos em concursos competitivos (28 com instituições internacionais), num total de 23M¤ de financiamento. A FMUP promoveu ainda 250 ensaios clínicos e publicou mais de 5.700 artigos em revistas indexadas na WoS, especialmente nas áreas de Investigação Clínica.

Distintivamente, esta Faculdade beneficia ainda da integração de duas conceituadas Unidades de I&D – o CINTESIS e a UnIC –, da proximidade e colaboração científica com o I3S, e da criação de um novo Laboratório Associado - o RISE.

Neste contexto, a FMUP promove um diálogo dinâmico entre Ciências Básicas e Clínicas, entre as Ciências de Dados e a Saúde, garantindo um lugar de vanguarda na translação e na investigação clínica, em Portugal.



Prática assistencial diferenciada

A colaboração de instituições hospitalares no ensino clínico do curso de Mestrado Integrado em Medicina é da maior importância para garantir as necessárias condições e qualidade no ensino médico. Assim, a FMUP integra, juntamente com o Centro Hospitalar Universitário de São João, o CAC.Porto – Centro Académico e Clínico do Porto. Para além disso, esta Faculdade mantém protocolos de afiliação com cerca de 20 instituições de saúde, públicas e privadas, que acolhem os estudantes em formação, possibilitando uma formação médica de elevada qualidade.



Pessoas

A FMUP integra mais de três milhares de estudantes nos vários ciclos de ensino. Detém um corpo docente altamente qualificado e um corpo técnico jovem e diferenciado, compostos, no total, por cerca de 950 colaboradores.



Instalações

A FMUP partilha as instalações com o maior hospital central da zona Norte – o Centro Hospitalar Universitário de São João. Possui ainda um complexo de instalações próprias que compreende uma área total de 23.000 m2, designado Centro de Investigação Médica da FMUP (CIM-FMUP). O complexo é composto por três edifícios e agrega um auditório principal e 2 auditórios mais pequenos, uma Biblioteca com cerca de 1.000 m2, mais de 40 salas de aula e Laboratórios.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2024-05-27 I  Página gerada em: 2024-06-22 às 23:14:29
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital