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História da medicina

Código: OPT171     Sigla: HISTMED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 10 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 3 26 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

De forma sumária enunciamos: Sensibilizar o estudante para a história da sua Faculdade nas suas vertentes docente e estudantil; conhecer a História da Medicina internacional e portuguesa de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser importante suporte em futuras investigações na Medicina; identificar e valorizar a importância dos factores sócio-culturais na evolução e desenvolvimento da sua profissão através da história humana; valorizar a importância do método científico no desenvolvimento da ciência médica; adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; estimular a reflexão crítica sobre a Medicina contemporânea e o que por si é validado; contribuir para uma crescente humanização da Medicina; sensibilizar para a temática da Museologia, em geral e na Medicina, em particular; divulgar o património museológico e documental da Faculdade na perspectiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e utilização como fontes bibliográficas ou de saber médico-histórico.

Resultados de aprendizagem e competências

 

O conhecimento da História da Faculdade de Medicina potencia a integração do estudante na sua Faculdade e faculta-lhe a formação necessária para compreender a sua dimensão presente e futura. O património museológico da Faculdade é uma lição sobre a história institucional, nacional e universal. O reconhecimento da sua importância, pelo conhecimento do seu significado e do seu valor patrimonial, sensibiliza e promove a sua salvaguarda. Os conteúdos programáticos sobre a História Geral da Medicina e a História da Medicina em Portugal expõem a evolução do pensamento e da prática médica, em particular no tempo de consolidação e evolução do método científico, e permitem contextualizar e melhor compreender o estado da Arte. Os testemunhos nacionais e internacionais legados são fortes estímulos para o desenvolvimento do espírito crítico e a promoção de uma cultura humanística, tão essenciais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A) História Geral da Medicina
I Parte. A Medicina pré e proto-histórica europeia. II PARTE. A Medicina Antiga, Ásia, África e América. III PARTE. A Medicina pré-hipocráticas. Grécia e Ásia Menor. As escolas filosóficas. IV PARTE. Hipócrates (século IV-V a.C.) a Galeno (século II d.C.). Medicina pos-hipocrática. Renovamento filosófico. Escolas de Platão e Aristóteles. O Renascimento médico norte-africano (Alexandria). Medicina Romana e Greco-Romana. V PARTE. Galeno e a Medicina galénica. VI PARTE. A transição greco-latina medieval (400 E.C. ao século XVI). VII PARTE. A Medicina no século XVI. Renascimento médico. Vesálio. Paré. Paracelso. VIII PARTE. A Medicina no século XVII. Os sistemas iatro- mecânico e iatro-químico. De Harvey e Sydénham a Valsalva e Malpighi. IX PARTE. A Medicina no século XVIII. Bases laboratoriais na Medicina moderna. X PARTE. A Medicina no século XIX. A Medicina experimental (Claude Bernard). A Bacteriologia e a Patologia celular. Até Pasteur e Virchow. Destes a 1900. As grandes descobertas. XI Parte. A Medicina contemporânea.
B) História da Medicina em Portugal
I Período – Dos tempos pré- históricos até à fundação da Escola de Santa Cruz de Coimbra em 1130. II Período – De 1130 até à criação dos Estudos Gerais, em Lisboa, em 1290. III Período – De 1290 até à promulgação dos Estatutos do Hospital Real de Todos-os-Santos (1504), Lisboa. IV Período – De 1504 até à Reforma dos Estudos Universitários, em 1772. a) – Século XVI – Renascimento. b) – Século XVII – Decadência ou estagnação. c) – Século XVIII – Renovação. V Período – De 1772 até à fundação das Régias Escolas de Cirurgia de Lisboa e Porto, em 1825. VI Período – De 1825 até à actualidade (Escolas Médico-Cirúrgicas de Lisboa e Porto, 1836; Faculdade de Medicina em 1911). VII Período – As directrizes da Medicina contemporânea. C) A Museologia na Medicina.

Bibliografia Obrigatória

Maximiano Lemos; História da Medicina em Portugal, Biblioteca da Ordem dos Médicos, Publicações Dom Quixote, 1991
A.S. Lyons;R.J. Petrucelli; História de la Medicina, Mosby-Doyma, 1994
História do Ensino Médico no Porto, Enciclopédia Portuguesa, 1994
Amélia Ricon-Ferraz; A Real Escola e a Escola Médico-Cirúrgica do Porto:Contributo para História da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, U.Porto100, 2013. ISBN: 9789897460050
Amélia Ricon-Ferraz; ABC do Instrumento Cirúrgico, UP, Ordem dos Médicos, 2010. ISBN: 978-989-8265-40-1
Maximiano Lemos; História da Medicina em Portugal: Doutrinas e Instituições, Biblioteca da Ordem dos Médicos, Publicações D.Quixote, Ordem dos Médicos, 1991
A. Castiglioni; Historia de la Medicina, Salvat Editores, 1941
Amélia Ricon-Ferraz; Os estudos médicos em Portugal após a Reforma Pombalina, 1993
Amélia Ricon-Ferraz; 190 anos de História com futuro: História da Faculdade de Medicina, FMUP, 2015
Amélia Ricon-Ferraz; http://museumaximianolemos.med.up.pt., FMUP, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As diferentes modalidades pedagógicas devem pela reflexão, discussão e a participação do discente potenciar a aprendizagem e promover o conhecimento.
1. Aulas teóricas (10 horas). Apresentação dos temas com recurso à iconografia e museologia relativas à Medicina, bem como com a leitura e análise de textos que constituem marcas históricas, com ulterior análise.
2. Aulas teórico–práticas (10 horas). Percurso efectuado pelo estudante, sob orientação docente, desde os primórdios da existência humana à actualidade, a partir das colecções do Museu. Discussão de temas específicos alusivos aos objectos expostos. Familiarização com o objecto médico e a sua evolução temporal. Exposição da íntima relação entre a Medicina e a Arte.
3. Seminários (4 horas). Exposição e discussão de temas complementares das aulas teóricas, definidas previamente, com a participação activa dos prelectores e dos discentes.
4. Outros (2 horas): Exame (vinte valores). Consiste numa prova teórica escrita de desenvolvimento. O estudante tem de frequência  (Obrigatória 75%) e uma classificação final do exame pelo menos 10 valores.

Software

None

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 26,00
Estudo autónomo 55,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência


Exame final (de 0 a 20 valores): Consiste numa prova teórica escrita de desenvolvimento.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final (0 a 20): O resultado  do exame final.

Provas e trabalhos especiais

Aplica-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico da FMUP

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico da FMUP

Melhoria de classificação

Aplica-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico da FMUP

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