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Vítimas de Abuso. Intervenção da Saúde

Código: OPT74     Sigla: VAIS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 41 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 1,5 13 40,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Dotar os futuros médicos, no que concerne ao trabalho com alegadas vítimas de maus tratos/abuso, de conhecimentos, capacidades e atitudes de forma a identificar os casos suspeitos, promover o seu diagnóstico correto e atempado, bem como orientar adequadamente as vítimas, tendo como objetivo a sua proteção, tratamento e reabilitação, para além das questões relacionadas com a prevenção da vitimização secundária e com o necessário contributo para uma eventual investigação criminal.

 

Resultados de aprendizagem e competências

O background de conhecimentos que será adquirido nas aulas teórico-práticas permitirá o desenvolvimento de capacidades e competências, que garantirá que os futuros médicos estarão habilitados para a deteção, diagnóstico, tratamento e correto encaminhamento destas vítimas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Aspetos socioculturais e epidemiológicos

  2. Conceitos e tipologias de abuso. Tipologias de vítimas e agressores

  3. Fatores de risco, indicadores psicológicos e testemunho da vítima

  4. Consequências imediatas e futuras dos abusos

  5. Diagnóstico diferencial. Indicadores físicos e biológicos

  6. Intervenção integrada – a articulação interdisciplinar e em rede. Suspeição e sinalização/denúncia

  7. Respostas institucionais e prevenção

Bibliografia Obrigatória

Doerner, W. & Lab, S. ; Victimology, 6ª edição Cincinnati: Anderson Publishing, 2012
Giardino AP, Datner EM, Janice B ; Sexual Assault. Victimization across the Life Spam. A Clinical guide, G.W. Medical Publishing Inc, 2003
Giardino A., Alexander, R., Hudson, M.; Physical Abuse and Neglect - A Training Curriculum, G.W. Medical Publishing Inc, 2008
Magalhaes T; Violência e Abuso. Respostas simples para questões complexas, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010
Magalhaes T (coord.) ; Abuso de crianças e jovens. Da suspeita ao diagnóstico, Lisboa: Lidel., 2010
Magalhaes T (coord.) ; To improve the management of child maltreatment and neglect, Maltreatment & Neglect Series (1). Maia: SPECAN, 2011
Magalhães T, Vieira DN (coord); Agressões sexuais. Intervenção pericial integrada, SPECAN, Maia, 2013
Randal W. Summers, Allan M. Hoffman ; Elder Abuse: A Public Health Perspective, United Book Press, Baltimore; Maryland, 2006
Sokoloff JS ; Domestic violence at the Margins, Rutgers University Press; New Brunswick, New Jersey, and London, 2010

Bibliografia Complementar

Alves, MJV et al.; Evolution and Analysis of Cultural and Cognitive Factors Related With Domestic Violence Against Women, Journal of Interpersonal Violence, 2019. ISBN: 552-6518
Oliveira, M & Vieira Pinto, P; Da infância á terceira idade: intervenção em contextos de violência e crime - um guia prático para estudantes e profissionais, Mais Leituras, 2018. ISBN: 9789897300608

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Modalidades pedagógicas: Aulas teórico-práticas - num total de 41 horas, 13 horas serão de contacto, distribuídas em 7 sessões teórico-práticas de 2 horas cada uma, às quintas-feiras das 15:00 às 17:00 horas

Critérios de Avaliação: A avaliação terá em conta  o nível de participação durante as aulas, sendo obrigatório o  preenchimento completo de um caderno de gestos que inclui aqueles que estão implicitamente contidos no o programa.

Avaliação: Caderno de gestos a completar pelos estudantes perante casos e questões apresentadas no final de cada aula teórico-prática. A avaliação da primeira aula importará 2 valores e as restantes aulas valerão 3 valores cada. A classificação final corresponderá à média das avaliações e será dada numa escala de 0-20 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 27,50
Frequência das aulas 13,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Presença num mínimo de 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação da avaliação contínua

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realização de um exame escrito, de escolha múltipla, sobre as temáticas abordadas.
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