Vítimas de Abuso. Intervenção da Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Dotar os futuros médicos, no que concerne ao trabalho com alegadas vítimas de maus tratos/abuso, de conhecimentos, capacidades e atitudes de forma a identificar os casos suspeitos, promover o seu diagnóstico correto e atempado, bem como orientar adequadamente as vítimas, tendo como objetivo a sua proteção, tratamento e reabilitação, para além das questões relacionadas com a prevenção da vitimização secundária e com o necessário contributo para uma eventual investigação criminal.
Resultados de aprendizagem e competências
O background de conhecimentos que será adquirido nas aulas teórico-práticas permitirá o desenvolvimento de capacidades e competências, que garantirá que os futuros médicos estarão habilitados para a deteção, diagnóstico, tratamento e correto encaminhamento destas vítimas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Aspetos socioculturais e epidemiológicos
- Conceitos e tipologias de abuso. Tipologias de vítimas e agressores
- Fatores de risco, indicadores psicológicos e testemunho da vítima
- Consequências imediatas e futuras dos abusos
- Diagnóstico diferencial. Indicadores físicos e biológicos
- Intervenção integrada – a articulação interdisciplinar e em rede. Suspeição e sinalização/denúncia
- Respostas institucionais e prevenção
Bibliografia Obrigatória
Doerner, W. & Lab, S. ; Victimology, 6ª edição Cincinnati: Anderson Publishing, 2012
Giardino AP, Datner EM, Janice B ; Sexual Assault. Victimization across the Life Spam. A Clinical guide, G.W. Medical Publishing Inc, 2003
Giardino A., Alexander, R., Hudson, M.; Physical Abuse and Neglect - A Training Curriculum, G.W. Medical Publishing Inc, 2008
Magalhaes T; Violência e Abuso. Respostas simples para questões complexas, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010
Magalhaes T (coord.) ; Abuso de crianças e jovens. Da suspeita ao diagnóstico, Lisboa: Lidel., 2010
Magalhaes T (coord.) ; To improve the management of child maltreatment and neglect, Maltreatment & Neglect Series (1). Maia: SPECAN, 2011
Magalhães T, Vieira DN (coord); Agressões sexuais. Intervenção pericial integrada, SPECAN, Maia, 2013
Randal W. Summers, Allan M. Hoffman ; Elder Abuse: A Public Health Perspective, United Book Press, Baltimore; Maryland, 2006
Sokoloff JS ; Domestic violence at the Margins, Rutgers University Press; New Brunswick, New Jersey, and London, 2010
Bibliografia Complementar
Alves, MJV et al.; Evolution and Analysis of Cultural and Cognitive Factors Related With Domestic Violence Against Women, Journal of Interpersonal Violence, 2019. ISBN: 552-6518
Oliveira, M & Vieira Pinto, P; Da infância á terceira idade: intervenção em contextos de violência e crime - um guia prático para estudantes e profissionais, Mais Leituras, 2018. ISBN: 9789897300608
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Modalidades pedagógicas: Aulas teórico-práticas - num total de 41 horas, 13 horas serão de contacto, distribuídas em 7 sessões teórico-práticas de 2 horas cada uma, às quintas-feiras das 15:00 às 17:00 horas
Critérios de Avaliação: A avaliação terá em conta o nível de participação durante as aulas, sendo obrigatório o preenchimento completo de um caderno de gestos que inclui aqueles que estão implicitamente contidos no o programa.
Avaliação: Caderno de gestos a completar pelos estudantes perante casos e questões apresentadas no final de cada aula teórico-prática. A avaliação da primeira aula importará 2 valores e as restantes aulas valerão 3 valores cada. A classificação final corresponderá à média das avaliações e será dada numa escala de 0-20
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
27,50 |
Frequência das aulas |
13,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Presença num mínimo de 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação da avaliação contínua
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização de um exame escrito, de escolha múltipla, sobre as temáticas abordadas.