Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » OPT21

Metodologias de Investigação em Educação Médica

Código: OPT21     Sigla: MIEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 13 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 28 81
3
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo principal introduzir aos estudantes métodos quantitativos e qualitativos em educação médica.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Compreender os princípios que permitem uma maior efetividade das estratégias de ensino/aprendizagem em educação médica;
  2. Demonstrar uma compreensão dos conceitos nucleares para a construção e análise de um questionário em educação médica;
  3. Reconhecer as vantagens e desvantagens de cada método de avaliação e das combinações dos vários métodos de avaliação;
  4. Compreender as principais ferramentas psicométricas para a avaliação da qualidade dos métodos de avaliação;
  5. Identificar os principais métodos quantitativos de investigação em educação médica;
  6. Identificar os principais métodos qualitativos de investigação em educação médica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Esta unidade curricular irá rever os conhecimentos base que conduzirão os estudantes de medicina à aprendizagem e discussão das interligações entre a investigação quantitativa e qualitativa em educação médica e o aumento da efetividade das estratégias de ensino e aprendizagem.

  1. Introdução à educação médica;
  2. Desenho e construção de questionários em educação médica;
  3. Avaliação da qualidade dos questionários em educação médica;
  4. Métodos de avaliação;
  5. Meta-avaliação de exames;
  6. Investigação quantitativa em educação médica;
  7. Investigação qualitativa em educação médica.

Bibliografia Obrigatória

Swanwick, Tim; Understanding Medical Education, Wiley Online Library, 2010. ISBN: 9781405196802
Streiner, David L and Norman, Geoffrey R; Health measurement scales: a practical guide to their development and use, Oxford university press, 2008. ISBN: 9780199231881

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa descrito envolve 28 horas a decorrer durante 1 semestre, com as seguintes modalidades: aulas teórico-práticas (26 horas: 2h/semana).

Software

R
SPSS

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ética em ciências da saúde
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Métodos de ensino
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Ensino da ciência
Ciências Físicas > Matemática > Estatística > Estatística médica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 81,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento pedagógico em vigor na FMUP

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial ponderada em 20% e apresentação e trabalho escrito ponderado em 80% na classificação final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Trabalho escrito ponderado em 100% na classificação final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 22:27:38
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital