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Dinâmica Molecular da Célula

Código: MI115     Sigla: DMC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 308 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português (ou inglês, se houver docentes ou estudantes que não falem português)

Objetivos

Dotar o estudante de Medicina com conhecimentos teóricos e práticos sobre intervenientes na estrutura e funcionamento de organelos e sobre mecanismos que promovem a interacção entre eles por meio de forças e movimentos. Em paralelo, dar-se-á destaque aos fluxos metabólicos e informativos entre organelos, necessários à manutenção e à economia celulares. Decorrente do conhecimento relativo ao funcionamento usual, será dada importância a condições que contribuem para a perda funcional e a instalação de doenças.

Introduzir ao laboratório como fonte de conhecimento biomédico, integrando sessões práticas de estudo de espécimes, de realização tipo hands on de actividades práticas ou projectos, bem como sessões de interpretação e discussão de artigos científicos. Para o efeito os estudantes serão tutorizados por um corpo docente e investigador, especializado nas áreas da Biologia Celular, Biologia Molecular e Bioquímica.

Resultados de aprendizagem e competências

Habilitação para conhecer e identificar:

- compartimentos celulares e características da dinâmica intracelular

- estrutura, biogénese e actividade metabólica nos organelos

- tráfico intracelular de proteínas e outras biomoléculas

- fluxo metabólico entre e para os vários organelos

 

Habilitação para integrar:

- mecanismos moleculares associados a transporte transmembranar

- mecanismos de sinalização intra e intercelulares

- mecanismos intracelulares de degradação proteica

- o stress intracelular, nomeadamente o imposto ao retículo endoplasmático

- a resposta celular ao stress, em particular a activação do proteasoma, a Unfolded Protein Response (UPR) e a autofagia

- modificações pós-tradução na doença

 

Habilitação para compreender:

- A finalidade da aplicação de técnicas bioquímicas e de biologia molecular

- o método científico aplicado à resolução de problemas biomédicos, integráveis em problemas clínicos

 

Habilitação para organizar:

- a avaliação crítica de documentação científica

- a exposição de um assunto aos pares

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Compartimentos celulares.

Métodos da biologia celular e molecular para o estudo da dinâmica intracelular

A mitocôndria: estrutura, biogénese e fluxo metabólico

O retículo endoplasmático: estrutura, biogénese e controlo de qualidade

Aparelho de Golgi e transporte vesicular. Endossomas e lisossomas.

Fluxo metabólico na via de secreção

O peroxissoma: estrutura, biogénese e fluxo metabólico

A mobilidade intracelular e os pontos de contacto entre organelos

O stress do retículo e a UPR

Anomalias no processamento pós-traducional; doenças associadas a missfolding proteico

A sinalização intra e intercelular

Mecanismos de transdução de sinal

Mecanotransdução

A matriz extracelular

Bibliografia Obrigatória

Lodish, Berk, Kaiser, Krieger, Scott, Bretscher, Ploegh, Matsudaira; Molecular Cell Biology, Freeman and company
Berg JM, Tymoczko JL, Stryer L; Biochemistry, W.H. Freeman and Company

Bibliografia Complementar

Alberts, Bray, Lewis, Raff, Roberts and Watson; Molecular Biology of the Cell , Garland Publishing, Inc
Nelson DL, Cox MM Lehningher ; Principles of Biochemistry, W.H. Freeman and Company

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa teórico será abordado em 22 sessões com duração de 1 hora.

O ensino prático, tutorizado, compreende:

- 7 sessões (14 horas) em ambiente de sala de aula ou de laboratório. Na parte laboratorial, grupos de 3-4 estudantes em cada turma realizarão actividades hands on e delas elaborarão um relatório/trabalho escrito (TE).

- Trabalhos Laboratoriais (TL, 14 horas) alargados, para realização de um projecto e a comunicação oral dos resultados.

- 3 sessões (6 horas) de apresentação/discussão de trabalho científico (ATC), ou problem-based learning (PBL), em ambiente de sala de aula. A cada estudante será proposto um problema biomédico baseado num trabalho científico, para cuja resolução deverá utilizar recursos disponibilizados nas aulas teóricas, na bibliografia recomendada e outras fontes informativas reconhecidas. Essa resposta será integrada em temas major da Biomedicina e organizada na forma de uma comunicação oral aos seus pares, seguida de discussão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Exame 75,00
Trabalho escrito 5,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 6,00
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 14,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O estudante deverá assistir a 75% das aulas práticas e de laboratório.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final da UC será efectuada por exame escrito (EXE), com peso de 75%, e por avaliação distribuída (AD) com peso de 25%.

O EXE (0-15 valores) compreende um teste diversificado que inclui questões com resposta múltipla, resposta verdadeiro/Falso, afirmações para completar, problemas para resolver e temas a expor.

A AD tem 3 componentes: o relatório/trabalho escrito das sessões práticas (TE, 0-1 valores), a ATC/PBL (0-2 valores) e os Trabalhos Laboratoriais (TL, 0-2 valores).

A fórmula de cálculo da classificação final é: EXE + TE + ATC/PBL + TL

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas práticas devem realizar trabalhos escritos equivalentes, a combinar com o regente.

Melhoria de classificação

Apenas possível a melhoria da prova escrita EXE, mediante inscrição para a Época de Recurso.

Observações

A bibliografia baseia-se nos textos supra, mas não se esgota neles; a consulta de artigos publicados em revistas científicas reconhecidas é recomendável.

A não realização de qualquer das actividades de AD implica a atribuição de 0 (zero) valores a essa actividade.


Infomação importante.

Decorrente da pandemia pelo SARS-coV2, da decisão (8 de março p.p.) de suspender as actividades lectivas do MMED e de informações recebidas da Direcção do MMED (9 de março), o corpo docente de DMC reuniu-se a 10 de março para decidir estratégias de compensação das actividades lectivas e do formato da classificação.

Aquelas prosseguiram usando os meios audiovisuais disponibilizados pela UP e FMUP e vão concluir-se a 22 de março, na semana anterior à originalmente aprazada.

Sobre a avaliação, mantêm-se as decisões tomadas a 10 de março e já genericamente divulgadas aos estudantes. Dado que a actividade «Trabalho laboratorial/Trabalho Complementar (TC)» é laboratorial e não é passível de ser substituída, a sua cotação (2 val) será usada para majorar a do teste teórico (TT). Assim, se este contabilizar o valor máximo, de 15 val., será majorado para 17 val; todas as classificações do TT seguirão, proporcionalmente, este critério. Acrescem o resultado das actividades conhecidas como PBLs e Relatório de Aulas Práticas cuja cotação máxima é 2 val. e 1 val., respectivamente. Essa soma corresponde ao resultado final na UC.

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