Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » MI424
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Bioética e Deontologia

Código: MI424     Sigla: BD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 128 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimentos: O objetivo essencial da Unidade Curricular de Bioética e Deontologia é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da ética nos cuidados de saúde, muito em particular no que diz respeito à dimensão ética da saúde e da doença e sua relação com a profissão médica. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias éticas mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos na tradição humanista caraterística das sociedades modernas ocidentais.

 

Aptidões e Competências: Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para o exercício digno da profissão médica. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos da deontologia médica para que a sua prática se desenrole também de acordo com os princípios que norteiam eticamente a medicina.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos estão de acordo com as correntes de pensamento mais evoluídas na área da bioética e ética médica. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estes conteúdos são necessários para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Ética básica: conceitos e definições; Ética, bioética e princípios de ética biomédica; Epistemologia e bioética; A relação clínica; Privacidade e confidencialidade na prática clínica; Ética e saúde mental; Ética e saúde ocupacional; A infeção pelo VIH; Responsabilidade médica; Questões éticas no fim da vida; Transplantação de células, tecidos e órgãos; O início da vida humana; A procriação medicamente assistida; Diagnóstico genético; Intervenção genética no Homem; Investigação em Ciências Médicas; Experimentação em seres humanos; Comissões de Ética para a Saúde; Ética e investigação epidemiológica; Questões éticas na Medicina Baseada na Evidência; Utilização do cadáver humano em Medicina; Afetação de recursos para a saúde; Justiça distributiva e política do medicamento; Biodireito.

Bibliografia Obrigatória

Nunes, R.; Gene-Ética, Almedina, 2013
Beauchamp, T., & Childress, J. ; Principles of Biomedical Ethics , Oxford University Press, 2012
Nunes, R.; Testamento Vital, Almedina, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

UC de 14 semanas e 30 horas de contato. Além da experiência vivencial na Unidade de Bioética, Biodireito e Economia da Saúde, haverá: a) Seminários, 18h: discussão preparada e orientada de temas específicos pré-definidos, com participação de docentes e discentes; b) Trabalhos de Grupo, 12h: análise e resolução de problemas coordenada por docentes e com participação ativa dos discentes; c) A partir de pequenos grupos interativos, o estudante elabora e apresenta o seu caso-problema, recorrendo aos meios audiovisuais adequados, ação que é essencial na avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 51,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Esta, de caráter contínuo, é efetuada pelo docente responsável que aprecia a evolução de capacidades de cada estudante, a saber: execução de técnicas de comunicação, relacionamento humano, assiduidade, interesse e participação no processo pedagógico, e conhecimentos teóricos e práticos. Nota Final: 50% exame + 50% Trabalho de grupo

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final: 50% exame + 50% Trabalho de grupo
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-03-08 às 23:48:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais