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Doenças Endócrinas, Nutrição e Metabolismo

Código: MI427     Sigla: DENM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 154 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 6 58 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivo Geral: Adquirir competências no dominio da teoria e da prática clínica (aptidões) sobre patologia endócrina, metabólica e nutricional.
Objetivos Específicos: Identificar os mecanismos subjacentes às doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais mais frequentes.
Desenvolver as perícias no colheita, registo e transmissão da informação clinica (História clinica e do exame físico das doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais).
Usar a informação obtida de modo a elaborar uma lista de problemas e propor a investigação que permita diferenciar os principais diagnósticos e resolver as dúvidas persistentes pelo uso racional dos meios complementares de diagnóstico (estratégia de diagnóstico).
Adquirir um núcleo de conhecimentos teóricos que lhe permita a resolução das mais frequentes situações endócrino, metabólicas e nutricionais (resolução de problemas clínicos).
construir uma estratégia terapêutica com recurso a todos os meios disponiveis, desde os não farmacológicos, como a modificação de estilo de vida, aos fármacos, à cirurgia e aos outros meios complementares de terapêutica e, estar habilitado a procurar informação para tomar decisões.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos e respetivas metodologias de ensino permitirão aos alunos uma adequada preparação no que se refere aos objetivos de aprendizagem propostos. Os métodos de avaliação procurarão determinar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados e, por isso, incluirão uma vertente de avaliação de conhecimentos, uma avaliação de gestos e atitudes e uma componente prática indispensável na futura atividade clínica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os alunos devem ser capazes de estabelecer um diálogo com o doente, obter a história clínica, realizar o exame físico e, discutir o diagnostico diferencial.

Programa

Temas Introdutórios: 1. Semiologia clínica e laboratorial das doenças endócrinas;
2. Patologia benigna da mama;
3. Patologia maligna da mama;
4. Obesidade Nutrição e alimentação do doente obeso; tratamento farmacológico;
5. Tratamento cirúrgico da obesidade; cirurgia metabólica;
6. Diabetes Mellitus Diagnóstico e Classificaçõa tipo 1 e 2;
7. Complicações tardias da Diabetes (Neuropatia, Nefropatia, Retinopatia diabética e complicações cardiovasculares);
8. Hipertensão Endócrina;
9. Aterosclerose e dislipidemias;
10. Disfunção tiroideia;
11. Bócio e  Nódulo da tiroide;
12. Imagiologia da Glândula tiroideia;
13. Tratamento cirúrgico de doenças benignas da tiróide;
14. Tratamento Cirurgico das doenças malignas da tiróide; 15. Disfunção Gonadal (Hipogonadismo masculino, feminino e disfunção eréctil); 16. Doenças da hipófise (Acromegalia, Doença de Cushing, Prolactinoma, Adenoma não funcionante, Diabetes Insípida); 17. Doenças da Suprarrenal (Doença de Addison, Hiperplasia Suprarrenal Congénita); 18. Tratamento Cirurgico das doenças da Suprarrenal; 19. Disturbios do metabolismo fosfo-cálcico (Hipercalcemia, Hipocalcemia, Doenças ósseas metabólicas); 20. Tratamento cirurgico de doenças das paratiróides; 21. Pancreas e tumores neuroendocrinos e seu tratamento cirurgico; Curso de Nutrição Clínica: 22. Alimentação - princípios gerais; 23. Avaliação do estado nutricional; 24. Nutrição e Alimentação do doente dislipidémico; 25. Nutrição e alimentação do doente diabético; 26. Nutrição do doente crítico e no doente cirurgico.

Seminários de discussão de casos clínicos (13): Duração 90 minutos. Método - casos clínicos:  apresentação e discussão.

1. Sindrome de Cushing. Faculdade: Endocrinologia.

2. Obesidade Morbida, apneia do sono e síndrome metabólica. Faculdade: Endocrinologia, Cirurgia.

3. Diabetes I (Complicações agudas da diabetes). Faculdade: Endocrinologia, Terapêutica.

4. Diabetes II (Insulinoterapia e Autovigilância glicémica). Faculdade: Endocrinologia, Terapêutica.
5. Doença Cardiovascular em doente diabético. Faculdade: Endocrinologia, Terapêutica.


6. Hipercalcemia. Faculdade: Endocrinologia, Cirurgia.

7. Doença Suprarrenal (Hiperaldosteronismo, Feocromocitoma). Faculdade: Endocrinologia, Cirurgia.

8. Bócio e doença nodular da tiróide. Faculdade: Endocrinologia, Cirurgia.
9. Tirotoxicose. Faculdade; Endocrinologia e terapêutica

10. Cancro da tiróide. Faculdade: Endocrinologia, Cirurgia,  Anatomia Patológica.

11. Cancro da mama. Faculdade: Cirurgia, Imagiologia, Anatomia Patológica.

12. Cirurgia de reconstrução mamária. Faculdade: Cirurgia.

13. Tratamento Cirurgico e Endoscópico da obesidade. Faculdade: Cirurgia, Endocrinologia.

Bibliografia Obrigatória

Dennis Kasper, Anthony Fauci, Stephen Hauser, Dan Longo, J. Larry Jameson, Joseph Loscalzo; Harrison´s Principle of Internal Medicine, Mc Graw Hill 12ª Edição
Shlomo Melmed & Kenneth S. Polonsky & P. Reed Larsen & Henry M. Kronenberg; Williams Textbook of Endocrinology, 13th Edition, elsevier
David Gardner, Dolores Shoback ; Greenspan's Basic and Clinical Endocrinology, Ninth Edition, McGraw-Hill Education
Kathleen Mahan L, Escott- Stump S; Krause's Food & the Nutrition Care Process, 13th Edition , edition Saunders, 2008
Townsend, CM, Beauchamp, RD, Evers, Mark & Mattox, KL ; Sabiston Textbook of Surgery, 19th Edition, Saunders, 2012
Williams NS, Bulstrode CJK, O´Connell PR ; Bailey & Love's Short Practice of Surgery 27th Ed , Hodder Arnold, 2013
Brunicardi FC et al ; Schwartz's Principles of Surgery, 9th Edition, The McGraw-Hill Companies, 2010
Doherty GM ; Current Diagnosis & Treatment: Surgery, 13th Ed, The McGraw-Hill Companies, Inc., 2010
Ivor B, Giggs R, Wing E and Fitz J; Andreoli and Carpenters's Cecil Essential of Medicine. , Elsevier Health Science, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Temas introdutórios - 26 aulas de 45 minutos (19,5 horas); 2 aulas de 45 minutos/semana
Seminários - 13 seminários de 90 minutos (19,5 horas); 1 seminário/semana
Prática Clínica (enfermaria, consulta, apoio a outros serviços e à urgência) - 1,5 horas práticas/semana x 13 semana - 19 horas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Teste 60,00
Prova oral 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 123,00
Frequência das aulas 19,50
Realização de Estágio 19,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão frequentar no mínimo 75% aulas teóricas, teórico-práticas e seminários, estágios

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação obtida em cada componente de avaliação tem que ser igual ou superior a 10.

Fórmula de cálculo = (15% da avaliação continua) + (60% da avaliação teórica) + (25% da avaliação prática).

Provas e trabalhos especiais

A Avaliação Teórica consiste num teste de escolha múltipla com 60 perguntas, com 5 alíneas, das quais penas uma certa, com valorização de 0,33/cada, num total de 20 valores (60%).

Avaliação prática: dois professores 1 Medicina e 1 de Cirurgia - 25%)


O principal objetivo é a avaliação de competências gerais e transversais necessárias a todos os médicos, independentemente da sua especialidade futura:




    • Interação médico-doente e médico-outros profissionais de saúde

    • Capacidade de elaborar uma história clínica de forma expedita, organizada e coerente

    • Capacidade de executar gestos do exame físico simples, mas relevantes

    • Capacidade de analisar alguns exames complementares de diagnóstico simples

    • Capacidade de integrar a informação em hipóteses diagnósticas coerentes

    • Capacidade de elaborar um plano terapêutico sumário



Para garantir os pressupostos acima enunciados os júris são mistos (envolvendo um elemento de Endocrinologia e outro de Cirurgia).


 1 – Impressão geral, Postura do aluno e Identificação do Doente – 4 valores


1 – sabe como se apresentar ao doente?


2 – tem uma postura adequada no contacto com o doente?


3 – sabe colher a identificação do doente? 


2 – História Clinica – 4 valores


1 – sabe estabelecer o motivo do recurso aos cuidados médicos e/ou internamento?


2 – sabe colher uma histórica clinica adequadamente, antecedentes pessoais e familiares e demais fatores da anamnese? 


3 – Exame Físico – 4 valores


1 – sabe realizar gestos simples e básicos do exame físico?


2 – o estudante deve realizar 3 manobras práticas que fazem parte do programa da(s) UC(s).


 4 – Interpretação de Exames complementares – 4 valores


1 – o estudante deve saber escolher exames complementares de diagnóstico adequados e/ou interpretar alguns exemplares apresentados (análises, Rx, eco, TC, EDA, etc.).


 5 – Interpretação correta da informação obtida e capacidade de integração em hipóteses diagnósticas e planos terapêuticos – 4 valores


1 – o estudante deve saber integrar a informação em hipóteses diagnósticas coerentes (independentemente do diagnóstico do doente concreto)


2 – deve saber elaborar um plano terapêutico sumário de acordo com as hipóteses diagnósticas


Nota:


O estudante deve obter pelo menos 50% de avaliação em cada um dos itens. Se um aluno não consegue, por exemplo, realizar o exame físico não pode ter avaliação positiva qualquer que seja a avaliação obtida nos outros parâmetros.


Avaliação contínua – avaliação pelos assistentes do desempenho e qualidade dos conhecimentos, avaliação das competências demonstradas na realização da folha de gestos e atitudes (15%)


Nivel de conhecimento; Capacidade de integração de conhecimentos, aptidões e atitudes na prática clinica; Aspetos quantitativos e qualitativos da realização de procedimento e gestos; Qualidade da comunicação com os doentes e com os profissionais de saúde; Trabalho e integração em equipa


Comportamentos e atitudes na prática clínica; Empenho pessoal do formando na sua aprendizagem


 A classificação obtida em cada uma das avaliações tem que ser superior a 10 valores


Fórmula de cálculo = (15% avaliação continua) + (60% avaliação teórica) + (25% avaliação prática)
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