Código: | MI525 | Sigla: | PSM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 151 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 5 | - | 6 | 56 | 162 |
No percurso universitário do estudante de Medicina é fundamental a existência de um espaço que permita avaliar o comportamento humano anormal e/ou desviante, bem como a patologia emocional/afetiva, havendo lugar para a aquisição das competências diagnósticas e ao planeamento do tratamento das doenças psiquiátricas. É ainda necessária a aprendizagem da expressão somática da patologia mental e da reação psicológica à doença física grave, numa perspetiva holística da compreensão do sofrimento humano. O ensino pretende-se integrado e multimodal, através das componentes letivas teórica, teórico-prática (seminários) e orientação tutorial (prática). Estas abordagens permitem a participação ativa por parte dos estudantes, promovendo um contacto mais direto com as pessoas com doença mental, o que facilita a compreensão dos conhecimentos teóricos. As aulas abrangem vários ambientes de diagnóstico e tratamento, tais como o internamento, hospital de dia, consulta externa, serviço de urgência, consultoria e residências, que estão inseridos em Unidades funcionais diferentes (Psiquiatria do Adulto e do Idoso; Psiquiatria do Jovem e da Família; Psiquiatria Comunitária e Hospital de Dia; Psiquiatria de Ligação).
De acordo com a avaliação realizada junto dos alunos e pela análise das classificações finais obtidas nesta Unidade Curricular, podemos constatar que os resultados são francamente positivos. O grande número de alunos que elege a Psiquiatria como a área em que pretende desenvolver a sua tese de Mestrado Integrado é também um dos aspetos que defende este ponto de vista. O reconhecimento precoce de determinadas doenças mentais é de extrema importância, pois permite uma referenciação atempada e melhor adequação da proposta de tratamento. Esta Unidade Curricular permitirá aos estudantes desenvolverem competências para uma abordagem primária das principais problemáticas da pessoa com doença mental, deixando-os mais preparados para a prática clínica.
Aulas teóricas, seminários e orientação tutorial (unidade curricular semestral).
Designação | Peso (%) |
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Exame | 95,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Para além da classificação obtida no exame final, todos os estudantes serão também avaliados pela sua assiduidade no Serviço de Psiquiatria do Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental da FMUP (Orientações Tutoriais).
Exame teórico – escolha múltipla (40 perguntas)
Duração do exame (40 minutos)
Avaliação objetiva por exame final (teste de escolha múltipla) – total 95% (= 19 valores em 20)
Assiduidade – total 5% (= 1 valor em 20)
(Orientações Tutoriais)
Assiduidade nas aulas de OT: (12 aulas – exclui TERAPÊUTICA)
Exame final (até 95% - 19 valores) + Assiduidade OT (até 5% - 1 valor).
De acordo com o estipulado pelo Regulamento Pedagógico da Faculdade de Medicina do Porto