Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Departamentos Académicos » Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Neurociências Clínicas e Saúde Mental

Sigla: DNC&SM Neurociências Clínicas e Saúde Mental - Abre numa nova janela
Responsável: Rui Coelho
Missão:
As atividades principais do Departamento desenvolvem-se no âmbito do ensino/formação e investigação em Neurociências Clínicas e Saúde Mental. A sua principal missão é, portanto, o desenvolvimento do saber multidisciplinar em neurociências clínicas, acompanhado de uma transmissão de conhecimentos inovadora e eficaz. Tal desenvolvimento resulta da motivação permanente de todos os docentes no sentido do aperfeiçoamento da clínica, do ensino e da investigação, objetivando a divulgação científica a nível nacional e internacional. A diferenciação dos seus docentes e investigadores tem sido um dos grandes alvos, sendo a sua grande maioria doutorada ou encontrando-se a frequentar programas doutorais.

Para além da promoção de um ensino de excelência, o Departamento fomenta a formação dos seus docentes na área da investigação, motivando a sua participação em projectos científicos e favorecendo o aumento da produção científica nas áreas clínicas e de translação (elevação da publicação científica em revistas indexadas de circulação internacional com fator de impacto e revistas do 1º quartil da área científica).

Tem também vindo a aperfeiçoar e promover a revista que organiza, nomeadamente, The International Journal of Clinical Neurosciences and Mental Health (http://ijcnmh.arc-publishing.org/).

O Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental aposta também noutras áreas de educação/informação, com projectos dirigidos ao público, tendo como principal objectivo implementar um maior conhecimento sobre a doença mental, minimizando o estigma. Tem assim desenvolvido várias iniciativas psicoeducacionais no meio escolar e laboral, bem como programas psicoeducacionais dirigidos aos familiares de pessoas com doença mental major, doenças neurológicas degenerativas/incapacitantes e a importância da utilização de técnicas como a estimulação cerebral profunda.
Descrição:
O Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental foi constituído em Outubro de 2010, e enquadra várias áreas científico-pedagógicas: Neurocirurgia, Neurologia, Psicologia Médica, Psiquiatria e Saúde Mental. Encontra-se subdividido em áreas funcionais, nomeadamente Educação/Formação, Investigação e Terceira Missão.

Em relação ao ensino/formação destacam-se as Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP (Doenças Neurológicas, Psicologia Médica I, Psicologia Médica II, Psiquiatria e Saúde Mental e Psiquiatria e Saúde Mental – Prática Clínica) e Unidades Curriculares Opcionais. Ao nível do 2º Ciclo de Estudos: o «Mestrado em Comunicação Clínica» e o «Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental». Encontra-se também em curso o 3º Ciclo de Estudos em «Neurociências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental», ramo clínico do Programa Doutoral em Neurociências da UP. Finalmente, coordena os seguintes “Cursos de Educação Contínua”: «Curso de Especialização em Competências de Comunicação Clínica», o «Curso de Especialização Clínica em Psicoterapia Psicodinâmica». O ensino integra a vertente teórica numa prática clínica desenvolvida por docentes especializados em áreas específicas da clínica psiquiátrica, em psicologia médica, neurologia, neurocirurgia e neuroética. São áreas de maior enfoque: esquizofrenia, perturbações do humor, perturbações do comportamento alimentar, psicopatologia e dor crónica, comunicação clínica, psicoterapia psicodinâmica, doença psicossomática, demências, epilepsia, doença cerebrovascular, doença de Parkinson, esclerose múltipla, tumores cerebrais, microcirurgia e cirurgia minimamente invasiva (neurocirurgia), cirurgia de neuroestimulação profunda. O 1º ciclo de estudos está aberto a estudantes do programa Erasmus.

O Departamento colabora em outros cursos do 1º, 2º e 3º Ciclos e em cursos de Pós-Graduação, quer da FMUP quer de várias outras instituições universitárias (Universidade do Minho, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Universidade Católica Portuguesa, entre outras).

As atividades de investigação assentam numa abordagem holística das doenças neuropsiquiátricas, explorando os aspetos biológicos e psico-sociais associados. Promove também a ligação às Neurociências Experimentais/Básicas, visando aumentar o conhecimento acerca da relação entre o sistema nervoso as emoções, a cognição e comportamento.

O Departamento estabelece a este nível uma estreita colaboração com outros Departamentos da FMUP e outras Unidades de Investigação (por exemplo, UIDC, CINTESIS, i3S, UNIFAI). Da mesma forma mantém projetos de investigação em sinergia com Sociedades Científicas (Sociedade Portuguesa de Comunicação em Cuidados de Saúde, Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, Sociedade Portuguesa de Psicossomática, Sociedade Portuguesa de Neurologia, Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla, Grupo de Estudo de Envelhecimento Cerebral e Demências, Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria, Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, Sociedade Portuguesa de Neurociências, Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento, Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral).
Horário: 2.ª a 6.ª Feira:
Das 8h às 13h
Das 14h às 17h.
Email: psiquiatria@med.up.pt
Telefone: (+351) 22 551 36 74
Morada: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Al. Prof. Hernâni Monteiro
Código Postal: 4200-319
Localidade: Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-24 às 00:05:53