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Revisões sistemáticas e meta-análise

Código: OPT71     Sigla: RSMA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 4 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 1,5 14 40,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O exercício da Medicina – baseado na prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico da doença – está intimamente ligado ao desenvolvimento, avaliação crítica e aplicação da melhor evidência científica, de forma a apoiar a prestação de serviços de saúde, igualmente, da mais alta qualidade. Os estudos de síntese de evidência, nomeadamente as revisões sistemáticas e estudos de meta-análise, surgiram com o intuito de dar resposta à acumulação massiva e crescente de evidência científica de tipo e qualidade diversos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: definir adequadamente questões de investigação neste contexto; efetuar pesquisas bibliográficas adequadas; selecionar e avaliar a qualidade dos estudos incluídos; efetuar a extração e processamento dos dados dos estudos incluídos; compreender e aplicar as metodologias de análise estatística apropriadas às revisões sistemáticas e estudos de meta-análise; redigir e analisar criticamente este tipo de estudos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à Investigação Clínica e à Medicina Baseada na Evidência.

Estudos de Síntese de Evidência – Introdução e Definições.

Revisões Sistemáticas e Meta-análise – Fases Operacionais:

  • Formulação da Questão;
  • Pesquisa da Evidência;
  • Seleção de Estudos;
  • Extração e Processamento de Dados;
  • Avaliação de Qualidade dos Estudos;
  • Análise Estatística em Estudos de Síntese de Evidência – Meta-Análise;
  • Heterogeneidade – Deteção e Tratamento;
  • Viéses em Estudos de Síntese de Evidência;
  • Preparação do Protocolo de uma Revisão Sistemática e Meta-análise;
  • Divulgação de Resultados – Preparação e Redação de Revisões Sistemáticas e Meta-análise.

Bibliografia Obrigatória

Higgins J, Green S, Ed; Cochrane handbook for systematic reviews of interventions, West Sussex; England: John Willey & Sons Ltd. , 2008
Sutton, A. J., Abrams, K.R., Jones, D. R., Sheldon, T. A. & Song, F. ; Methods for Meta-analysis in Medical Research, London, United Kingdom: John Wiley & Sons, Ltd, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular terá uma duração de 14 horas; 7 horas de aulas teóricas e 7 horas de aulas teórico-práticas. Após a exposição teórica de cada tópico, haverá lugar à demonstração da utilização de um software específico para o apoio à execução deste tipo de estudos e à resolução de exercícios práticos individuais. As aulas serão apoiadas por uma plataforma de e-learning otimizada para o ensino da unidade curricular.

Software

Review Manager (RevMan) [Computer program]. Version 5.3. Copenhagen: The Nordic Cochrane Centre, The Cochrane Collaboration, 2014.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 17,00
Frequência das aulas 14,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 41,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão assistir a pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: teste teórico (50%); entrega de um trabalho (50%)

Provas e trabalhos especiais

O trabalho prático consiste na resposta a um conjunto de questões no contexto da realização de uma revisão sistemática com meta-análise.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações especiais possíveis nesta unidade curricular incluem as situações habituais, nomeadamente, para estudantes com estatuto de trabalhador-estudante ou dirigentes associativos.
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