Revisões sistemáticas e meta-análise
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fmup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O exercício da Medicina – baseado na prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico da doença – está intimamente ligado ao desenvolvimento, avaliação crítica e aplicação da melhor evidência científica, de forma a apoiar a prestação de serviços de saúde, igualmente, da mais alta qualidade. Os estudos de síntese de evidência, nomeadamente as revisões sistemáticas e estudos de meta-análise, surgiram com o intuito de dar resposta à acumulação massiva e crescente de evidência científica de tipo e qualidade diversos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: definir adequadamente questões de investigação neste contexto; efetuar pesquisas bibliográficas adequadas; selecionar e avaliar a qualidade dos estudos incluídos; efetuar a extração e processamento dos dados dos estudos incluídos; compreender e aplicar as metodologias de análise estatística apropriadas às revisões sistemáticas e estudos de meta-análise; redigir e analisar criticamente este tipo de estudos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução à Investigação Clínica e à Medicina Baseada na Evidência.
Estudos de Síntese de Evidência – Introdução e Definições.
Revisões Sistemáticas e Meta-análise – Fases Operacionais:
- Formulação da Questão;
- Pesquisa da Evidência;
- Seleção de Estudos;
- Extração e Processamento de Dados;
- Avaliação de Qualidade dos Estudos;
- Análise Estatística em Estudos de Síntese de Evidência – Meta-Análise;
- Heterogeneidade – Deteção e Tratamento;
- Viéses em Estudos de Síntese de Evidência;
- Preparação do Protocolo de uma Revisão Sistemática e Meta-análise;
- Divulgação de Resultados – Preparação e Redação de Revisões Sistemáticas e Meta-análise.
Bibliografia Obrigatória
Higgins J, Green S, Ed; Cochrane handbook for systematic reviews of interventions, West Sussex; England: John Willey & Sons Ltd. , 2008
Sutton, A. J., Abrams, K.R., Jones, D. R., Sheldon, T. A. & Song, F. ; Methods for Meta-analysis in Medical Research, London, United Kingdom: John Wiley & Sons, Ltd, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular terá uma duração de 14 horas; 7 horas de aulas teóricas e 7 horas de aulas teórico-práticas. Após a exposição teórica de cada tópico, haverá lugar à demonstração da utilização de um software específico para o apoio à execução deste tipo de estudos e à resolução de exercícios práticos individuais. As aulas serão apoiadas por uma plataforma de e-learning otimizada para o ensino da unidade curricular.
Software
Review Manager (RevMan) [Computer program]. Version 5.3. Copenhagen: The Nordic Cochrane Centre, The Cochrane Collaboration, 2014.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
17,00 |
Frequência das aulas |
14,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
41,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão assistir a pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação: teste teórico (50%); entrega de um trabalho (50%)
Provas e trabalhos especiais
O trabalho prático consiste na resposta a um conjunto de questões no contexto da realização de uma revisão sistemática com meta-análise.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações especiais possíveis nesta unidade curricular incluem as situações habituais, nomeadamente, para estudantes com estatuto de
trabalhador-estudante ou
dirigentes associativos.