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Stress e síndrome metabólica

Código: OPT30     Sigla: SSM14

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 2 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 28 81
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo principal alertar os estudantes de medicina para a importância do stresse e dos seus efeitos na saúde. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:

1. Reconhecer os efeitos do stresse na vida moderna e na saúde

2. Identificar os mediadores major envolvidos na resposta ao stresse

3. Compreender as respostas fisiológicas a diferentes tipos de stressores

4. Demonstrar uma compreensão efetiva dos conceitos nucleares na área do stresse

5. Rever as bases bioquímicas das principais vias metabólicas

6. Reconhecer as principais alterações características da síndrome metabólica

7. Identificar patologias relacionadas com o stresse

8. Rever as bases bioquímicas das principais vias metabólicas em situações de stresse

9. Reconhecer os principais modelos experimentais, humanos e animais, e biomarcadores, no estudo do stresse

10. Reconhecer várias estratégias para lidar com o stresse

Resultados de aprendizagem e competências

A unidade curricular “Stresse e síndrome metabólica” pretende habilitar os estudantes de medicina com os conhecimentos e competências que lhes permita não só identificar o stresse como um importante factor de risco para o desenvolvimento da síndrome metabólica e das complicações metabólicas e cardiovasculares associadas, mas também dominar estratégias de minimizar os seus efeitos na saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Esta unidade curricular irá rever a base de conhecimentos que conduzirá os estudantes de medicina à aprendizagem e discussão das interligações entre a exposição ao stresse crónico e o desenvolvimento de doenças metabólicas, como a obesidade e a diabetes, dois componentes importantes da síndrome metabólica.

Programa: Definição de stresse, alostase e carga alostática; Resposta fisiológica ao stresse: sistemas, principais mediadores e sua regulação; Stresse celular e mecanismos de defesa; Bases bioquímicas das principais vias metabólicas numa situação normal e de stresse; Stresse e disfunção imunológica; Stresse e comportamento alimentar; Síndrome metabólica: hipertensão, obesidade, dislipidemia e resistência à insulina. Relação entre stresse, obesidade e diabetes: principais vias neuroendócrinas e inflamatórias; Papel do stresse crónico na fisiopatologia da hipertensão. Stresse, síndrome metabólica e etiologia e progressão do cancro. Modelos experimentais humanos e animais para o estudo do stresse. Estratégias de coping. 

Bibliografia Obrigatória

Baynes JW, Dominiczak MH; Medical Biochemistry, Elsevier Mosby, 2009
Raquel Soares; Oxidative Stress, Inflammation and Angiogenesis in the Metabolic Syndrome. , Raquel Soares and Carla Costa; Springer, 2009
Azevedo A, Santos AC, Ribeiro L, Azevedo I ; The metabolic syndrome. , Springer, 2009
Braun S et al. ; The link between the metabolic syndrome and cancer. , 2011. ISBN: International Journal of Biological Sciences
Bruce KD, Hanson MA ; The developmental origins, mechanisms, and implications of metabolic syndrome, 2010. ISBN: Journal of Nutrition
Purkayastha S, Cai D ; Neuroinflammatory basis of metabolic syndrome, 2013. ISBN: Molecular Metabolism

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa descrito envolve 28 horas a decorrer durante 1 semestre, com as seguintes modalidades: palestras (13 horas: 1h/semana), seminários clínicos ou jornal clubs (13 horas: 1h/semana).

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 26,00
Trabalho escrito 2,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade de 75%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação formativa ponderada em 50% na classificação final: incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da unidade curricular.

Avaliação sumativa (exame final com perguntas de escolha múltipla e 2 questões de resposta breve) ponderada em 50% na classificação final.
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