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Álcool, drogas e toxicodependências

Código: OPT129     Sigla: ADT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1888
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 40 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 1,5 14 40,5
5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivo principal: integrar o estudante nas temáticas relativas aos consumos de álcool e drogas de abuso, bem como na toxicodependência. No final desta unidade curricular o estudante deverá ter adquirido capacidades para:

  1. Dominar os fundamentos teóricos e práticos da toxicologia forense
  2. Compreender a toxicocinética do álcool e substâncias psicoativas ilícitas nos sistemas biológicos (absorção, distribuição, metabolismo e eliminação - ADME) e fatores que influenciam a ADME
  3. Identificar e compreender os mecanismos de ação do álcool e das diferentes drogas de abuso, bem como os seus efeitos tóxicos
  4. Distinguir o uso lícito e ilícito e fazer o seu enquadramento legal, nomeadamente na fiscalização rodoviária sob influência do etanol e de substâncias psicotrópicas
  5. Identificar os pontos-chave da legislação Portuguesa que define o regime jurídico aplicável ao consumo substâncias psicotrópicas.

Resultados de aprendizagem e competências

O programa inclui questões de índole forense e clínica, relacionadas com os consumos de etanol e outras substâncias psicoativas (nomeadamente as ilícitas), assuntos com as quais os futuros médicos irão lidar no decurso do acompanhamento dos seus doentes. Com uma formação aprofundada nestas matérias, sobretudo explorando as implicações forenses, os alunos ficarão aptos a garantir uma resposta adequada a estas situações, designadamente na sua vertente médico-legal mas também clínica. A qualidade desta resposta é fundamental para a saúde, bem-estar e dignidade dos doentes e suas famílias, promovendo-se, assim, não só o seu tratamento do ponto de vista clínico mas, também, a sua reabilitação e segurança.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Introdução à Toxicologia Forense

2. Toxicocinética do etanol e das substâncias psicoativas ilícitas

3. Toxicogenómica na perícia em toxicologia forense

4. A redistribuição post mortem na perícia em toxicologia forense

5. Cocaína,anfetaminas e derivados–perícia toxicológica,interpretação dos resultados e aspetos analíticos

6. Opioides-perícia toxicológica,interpretação dos resultados e aspetos analíticos

7. Canabinoides-perícia toxicológica,interpretação dos resultados e aspetos analíticos

8. O papel do médico nas situações relacionadas com o doping

9. Alcoolemia e peritagem médico-legal no vivo e no cadáver

10. As novas drogas de desenho

11. Seleção,colheita,preservação e acondicionamento de diferentes tipos de amostras (biológicas ou físicas)

12. Lei da fiscalização da condução rodoviária sob influência do álcool e substâncias psicotrópicas-procedimentos técnicos e éticos da responsabilidade médica

13. Legislação Portuguesa que define o regime jurídico aplicável ao consumo substâncias psicotrópicas

Bibliografia Obrigatória

Dinis-Oliveira RJ, Carvalho F, Bastos ML; Toxicologia Forense. Lisbon: Lidel, Edições Técnicas LDA, 2015. ISBN: 978-989-693-045-5
Dinis-Oliveira RJ, Carvalho F, Bastos ML; Toxicologia Fundamental, 2018. ISBN 978-989-752-286-4
Dinis-Oliveira RJ, Carvalho F; Farmacodinâmica das drogas e do álcool. In Sexo, drogas e cérebro (Eds Fardilha M, Soares A). Porto: Afrontamento, 147-173, 2016. ISBN: 9789723614381

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão apresentadas em PowerPoint e terão carácter demonstrativo, expositivo, integrando também metodologias adaptadas ao ensino b-learning, como sejam a resolução de problemas e de casos online. A articulação entre estas metodologias de ensino garantem uma postura ativa e participadora dos estudantes e a aquisição de conhecimentos, de capacidades e atitudes, fundamentais para garantir uma aprendizagem efetivamente útil e orientada para as situações reais. A fiscalização rodoviária sob influência do álcool e de psicotrópicos será um tema prevalente com a apresentação dos kits autorizados por lei. Será também demonstrado através de vídeos e de imagens os procedimentos corretos relativos à colheita de amostras (biológicas e físicas). A interpretação dos resultados e correlação com outros relatórios forenses, nomeadamente clínicos e patológicos serão explorados. O ensino é limitado a 20 estudantes e decorrerá durante 7 semanas, 40,5 horas totais, sendo 14 h de contacto. Será praticado um tipo de ensino b-learning (ensino à distância e ensino presencial) e consta de 7 aulas teórico-práticas de 2 hora cada.

Será realizada uma avaliação contínua sem exame final:

- 40%: assiduidade e performance do estudante durante as discussões dos conteúdos.

- 60%: apresentação de um trabalho sobre os aspetos clínicos e forenses de uma nova droga de abuso, com exemplificação dos sinais e sintomas relacionados com a exposição.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmacologia clínica
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Medicina legal
Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Toxicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 16,00
Estudo autónomo 11,00
Frequência das aulas 14,00
Total: 41,00

Obtenção de frequência

Independentemente da classificação obtida na componente distribuída, não será admitido a exame final da disciplina aquele estudante que tenha excedido o número limite de faltas às aulas definido no Regulamento Pedagógico da FMUP, ou seja 25% de faltas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Será realizada uma avaliação contínua sem exame final:

- 40%: assiduidade e performance do aluno durante as discussões dos conteúdos.

- 60%: apresentação de um trabalho sobre os aspetos clínicos e forenses de uma nova droga de abuso, com exemplificação dos sinais e sintomas relacionados com a exposição.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não está prevista nenhuma forma de avaliação especial para além da definida no regulamento da FMUP.

Melhoria de classificação

Apenas a componente "apresentação de um trabalho sobre os aspetos clínicos e forenses de uma nova droga de abuso, com exemplificação dos sinais e sintomas relacionados com a exposição" pode ser alvo de melhoria.
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