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Saúde Pública

Código: MI627     Sigla: SP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - SP (de 09-09-2019 a 31-07-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 283 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo o contacto com a prática da Saúde Pública, e desse modo reconhecer as
especificidades desta especialidade médica, o âmbito da sua intervenção, e reconhecer a sua relevância no diálogo
com outras especialidades. Esta unidade curricular complementa o percurso curricular que ao longo do Mestrado
Integrado de Medicina compreendeu, entre outras, a formação teórico-prática em Saúde das Populações,
Epidemiologia Geral, Epidemiologia Clínica e Bioestatística.

OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR
I. Conhecer e compreender como, onde e quando atuam os profissionais da saúde pública, com ênfase na atividade dos médicos de Saúde Pública;
II. Conhecer e compreender as condições e os processos práticos implicados no planeamento em saúde, avaliação de intervenções comunitárias, e de autoridade de saúde;
III. Conhecer os principais desafios à prática da saúde pública e entender como se integram as diferentes organizações (ONGs, Municípios, Unidade de Saúde, etc.) envolvidas na promoção da saúde e prevenção da doença;
IV. Diagnosticar os problemas de saúde de uma população e os seus determinantes, priorizar as necessidades em saúde, e definir quais as estratégias mais adequadas para satisfazer essas necessidades, de acordo com os determinantes e a população onde ocorre;
V. Contactar com as atividades de monitorização e controlo das doenças transmissíveis e de riscos ambientais;
VI. Contactar com as atividades de promoção da saúde através de projetos e programas de intervenção comunitária.

Resultados de aprendizagem e competências

Considerando o espaço temporal disponível para a realização da Unidade Curricular, e de acordo com as atividades
com que tenham contactado, pretende-se que no final os alunos compreendam os aspetos essenciais do PLANEAMENTO EM SAÚDE, incluindo diagnóstico, priorização, seleção de estratégias e avaliação programas de promoção da saúde, da VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA de doenças de notificação obrigatória, a vigilância e promoção da SAÚDE AMBIENTAL, e da PROMOÇÃO DA SAÚDE na comunidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Seminários (Semana 1)
II. Estágio em Unidade de Saúde Pública (Semana 1-2)
Vigilância Epidemiológica
Planeamento em Saúde
Saúde Ambiental
Promoção da Saúde
(Programa Saúde Oral, Programa Nacional Saúde Escolar)
Medicina das Viagens
Sanidade Internacional
Saúde Ocupacional
Rede de Informação em Saúde
Programa Nacional de Vacinação
Outro
III. Relatório Estágio (Semana 3)

Bibliografia Obrigatória

Guest C, Ricciardi W, Kawachi I, Lang I, editors; Oxford handbook of public health practice, Oxford University Press, 2013

Bibliografia Complementar

Heymann, David L.; Control of communicable diseases manual, Washington: American Public Health Association, 2014 (VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA)
Schmets G, Rajan D, Kadandale S, editors; Strategizing national health in the 21st century: a handbook, Geneva: World Health Organization, 2016 (PLANEAMENTO EM SAÚDE)
Wilkinson, Paul; Environmental Epidemiology. Understanding Public Health, Open University Press. London: London School of Hygiene & Tropical Medicine, 2006 (SAÚDE AMBIENTAL)
Nutland W, Cragg L; Health Promotion Practice, Second edi. Berkshire, England: McGraw Hill, 2015 (PROMOÇÃO DE DE SAÚDE)
Porta, Miquel, ed.; A Dictionary of epidemiology. 6th ed., Oxford University Pres, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo a unidade curricular 3ECTs, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 30 são de horas contacto, distribuídas da seguinte forma:
Seminário: 8 horas
Estágio: 22 horas em Unidades de Saúde Pública


Típica situação de treino por ver, discutir e fazer em situação de exercício real. Pretende-se que haja a aquisição de competências e gestos que ajudem a modelar a prática futura e a integração das diferentes áreas da profissão médica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 21,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 8,00
Realização de Estágio 22,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão estar presentes em, pelo menos, 75% das atividades letivas programadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

AVALIAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR (média ESTÁGIO + RELATÓRIO)
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