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Morfofisiologia do Aparelho Locomotor

Código: MI109     Sigla: MAL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 453 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 1 - 9 85 243
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-10-24.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante deverá:

 - Conhecer os princípios gerais da Anatomia, Histologia e Fisiologia.

- Estar familiarizando  com a terminologia anatómica, histológica e fisiológica.

- Ter desenvolvido a sua capacidade de observação.

- Ter desenvolvido a técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada.

 - Conhecer a normal estrutura macroscópica e microscópica e modo de funcionamento do sistema locomotor;

- Ter adiquirido uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da morfofisiologia e aplicada ulteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica. 

 

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Outras competências a adquirir no decorrer do semestre:
 
- Capacidade de resolução de problemas e aplicação prática dos conhecimentos;
 
- Autoaprendizagem;

- Pensamento crítico;

- Capacidade de avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;
 
- Identificação de problemas morfofisiológicos em casos clínicos selecionados.
  
Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

 

Programa

Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Terminologia anatómica. Anatomia geral dos ossos. Anatomia geral das articulações. Anatomia geral dos músculos e das fáscias. Coluna vertebral óssea. Superfície exocraniana do osso occipital. Articulações intrínsecas da coluna vertebral. Articulações da coluna vertebral com a cabeça. Músculos das goteiras vertebrais e da nuca. Osso ilíaco. Articulações e ligamentos da pelve. Pelve osteoarticular. Esterno. Costelas. Cartilagens costais. Articulações do tórax. Paredes torácicas. Músculos do tórax. Diafragma. Músculos e fáscias das paredes abdominais. Músculos e fáscias da pelve e do períneo. Ossos, articulações, músculos e fáscias do membro superior. Ossos, articulações, músculos e fáscias do membro inferior. Postura e locomoção.

Fisiologia das membranas celulares. Mecanismos de contração muscular. Fisiologia do músculo esquelético. Fisiologia do músculo liso. Junção neuromuscular. Princípios fisiológicos do eletromiograma. Biomecânica músculo-esquelética. Adaptação muscular esquelética à atividade física.

Introdução à Histologia e Embriologia. Tecidos epiteliais de revestimento. Tecidos epiteliais glandulares. Tecidos conjuntivos moles. Tecidos conjuntivos duros: cartilagem e osso. Tecidos Musculares: esquelético, liso e cardíaco. Embriologia Geral.

Bibliografia Obrigatória

R. L. Drake, W. Vogl, A. W. M. Mitche; Gray´s Anatomy for students
S. Standring; GRAY’S ANATOMY
L. M. Ross, E. D. Lamperti.; Atlas of Anatomy
Walter F. Boron and Emile L. Boulpaep; Medical Physiology,3rd Edition, Elsevier, 2016
John E. Hall; Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology, 13th Edition, Saunders, 2015
Gilbert, S.F; Developmental Biology, Sinauer Associates Inc
Barbara Young, Geraldine O'Dowd, Phillip Woodford; Wheater's Functional Histology, A Text and Colour Atlas, 6th Edition, Churchill Livingstone, 2013
Anthony L Mescher; Junqueira's Basic Histology: Text and Atlas, Thirteenth Edition, McGraw Hill, 2013
Abraham L. Kierszenbaum anda Laura Tres; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology, Elsevier, 2012
T.W. Sadler; Langman Medical Embryology 13rd edition, Lippincott Williams and Wilkins, 2014. ISBN: 9781469897806

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas, teórico-práticas, seminários com discussão de casos-problema, e aulas práticas, perfazendo um total de 85 horas de contacto (incluindo avaliação). A avaliação privilegiará a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 158,00
Frequência das aulas 85,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a comparência a 75% das actividades lectivas programadas, com excepção das aulas teóricas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O método de avaliação dos estudantes da Unidade Curricular de MFL inclui AVALIAÇÃO CONTÍNUA a Histologia e Embriologia, e Fisiologia e EXAME FINAL a Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia.

A avaliação contínua de Histologia aplica-se apenas aos estudantes inscritos pela 1ª vez na unidade curricular. Consiste em apontar correctamente 3 estruturas durante as aulas práticas ao longo do semestre e é indispensável para aceder ao exame prático, mas não acarreta uma classificação quantitativa.
A avaliação contínua de Fisiologia aplica-se apenas aos estudantes inscritos pela 1ª vez na unidade curricular e contribui para 20% da classificação prática de Fisiologia. Será avaliada a prestação individual dos estudantes nas aulas teórico-práticas (items avaliados: assiduidade, tarefa relacionada com a elaboração de perguntas para auto-avaliação: cada aluno irá elaborar 3 perguntas sobre qualquer aula e avaliar 5 perguntas de outros colegas de acordo com escala a disponibilizar via Moodle; será disponibilizado material a explicado detalhadamente os objectivos da tarefa) ao longo do semestre. Esta componente apenas será aplicável ao ano lectivo em questão, não sendo transportável para os anos seguintes em caso de não aprovação.

O exame final consta de uma prova prática e de uma prova teórica.

 A prova prática (P) será realizada em dois tempos distintos. Um dos tempos será destinado à avaliação dos conhecimentos obtidos em Anatomia e o outro à avaliação dos obtidos em Histologia e Embriologia e em Fisiologia.

A prova prática de Anatomia é do tipo “gincana” e consiste na identificação de 20 estruturas anatómicas. Estas estarão colocadas aos pares, tendo os alunos 1 minuto para identificar cada conjunto de duas estruturas. A classificação de 20 valores corresponde à correcta identificação das 20 estruturas, sendo as classificações intermédias calculadas proporcionalmente ao número de estruturas identificadas.

A prova prática de Histologia e Embriologia tem a duração de 20 minutos e consiste em apontar 10 estruturas no microscópio (ou identificá-las em fotografias de microscopia electrónica). Cada estrutura correctamente apontada corresponde a 2 valores.

A prova prática de Fisiologia tem a duração de 10 minutos e consiste em 8 questões de vertente prática (interpretação de traçados, gráficos, esquemas, etc.) sob a forma de escolha múltipla em que deverá ser assinalada uma só resposta.

 NOTA: Para os estudantes de 1ª inscrição, a classificação obtida nesta prova conta para 80% da classificação prática de Fisiologia. Para os restantes estudantes, a classificação obtida nesta prova corresponde a 100% da classificação prática de Fisiologia.

 Todas as provas serão classificadas na escala de 0-20 valores. A classificação obtida na prova prática será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia.

 Serão admitidos a exame teórico os estudantes que, no conjunto das provas práticas (Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia), obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores.

 Nota importante: A falta de comparência a qualquer um dos componentes da MFL (Anatomia, Histologia e Embriologia ou Fisiologia) levará à não aprovação dos estudantes na prova prática.

A prova teórica (T) consta de 80 perguntas (0,25 valores/pergunta), distribuídas do seguinte modo:

 - 46 serão de resposta aberta e curta. Estas perguntas estarão agrupadas aos pares, num conjunto de 23 perguntas com duas alíneas cada. Serão essencialmente destinadas a avaliar os conhecimentos obtidos em Anatomia.

 - 34 serão de escolha múltipla, das quais 22 serão destinadas aos conhecimentos obtidos em Histologia e Embriologia e 12 aos obtidos em Fisiologia. Cada pergunta terá 5 hipóteses de resposta, das quais apenas uma está correcta ou está mais correcta que as restantes. O aluno pode assinalar tantas respostas quantas desejar, mas cada resposta errada assinalada acarretará um desconto de 1/4 de uma resposta certa.

 Algumas das perguntas, tanto de resposta aberta como de escolha múltipla, integrarão conhecimentos de Anatomia, Histologia e Fisiologia.

 Todas as provas serão classificadas na escala de 0-20 valores. A classificação obtida na prova teórica será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia.

 Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores. Isto será condição essencial para o cálculo da classificação final.

 

A classificação final (CF) de MFL será calculada através da fórmula:

CF = (2CT + 1CP)/3

em que CT é a classificação obtida no exame teórico e CP é a classificação obtida no exame prático.

Os estudantes que na época normal obtiverem aprovação no exame prático, mas não no exame teórico, não terão que repetir o exame prático na época de recurso.


Nos exames a ponderação de cada componente na avaliação é a seguinte:

Anatomia - 56%;  Histologia e Embriologia - 29%; Fisiologia - 15%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento Pedagógico.

Para os estudantes que pertençam a contingentes especiais, para os quais está previsto na Lei um conjunto de épocas adicionais, a classificação da prova prática (se aprovados) será considerada válida para todas as épocas adicionais referentes ao ano lectivo em que os estudantes obtiveram aprovação no exame prático.

Melhoria de classificação

Os estudantes que desejarem fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que repetir os exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia. Caso a média ponderada das classificações obtidas nos exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia seja igual ou superior a 10 valores, os estudantes terão que comparecer também ao exame teórico.
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