Introdução à Investigação em Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020) ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fmup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Um dos pressupostos do curso de Medicina é a integração da componente de investigação e do trabalho experimental, sendo por isto importante a inclusão, logo no primeiro ano do curso, de uma UC dedicada à apresentação do contexto de investigação em saúde desenvolvido na FMUP bem como aos formalismos da investigação, nas suas diferentes componentes, enquanto métodos genéricos e transversais de investigação em saúde, habitualmente utilizados em investigação clínica, laboratorial ou epidemiológica.
A metodologia de investigação em saúde, tanto a que envolve a participação de humanos como a laboratorial, reveste-se de procedimentos precisos que lhe conferem garantias de qualidade na descoberta e aplicação da evidência científica. Nesta UC pretende-se dotar os estudantes das bases necessárias para definir e planear tal investigação. Assim, surge como imprescindível a exploração dos conceitos de protocolo de investigação, permitindo uma abordagem faseada e planeada ao processo de investigação, e de interpretação e divulgação de resultados de investigação científica.
Acresce que nesta UC procurar-se-á ainda pôr em contacto os seus estudantes com a realidade da investigação biomédica, clínica e epidemiológica da Faculdade e da UP através da organização de seminários de investigação, visando dar a conhecer aos estudantes diversos exemplos de investigação em Saúde e principais grupos de investigação da UP.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de planear e avaliar criticamente um trabalho de investigação, criando as bases fundamentais que lhes permitam assegurar uma adequada disseminação, interpretação e utilização da ciência biomédica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
• Medicina e ciência:
- o método clínico;
- o método científico;
- investigação laboratorial, epidemiológica, clínica e em serviços de saúde;
- investigação de translação.
• Abordagem faseada à concretização de um trabalho de investigação;
• Formulação de questões e pesquisa bibliográfica;
• Desenho de estudos:
- estudos experimentais e observacionais
• Métodos e instrumentos para a:
- recolha de dados;
- avaliação da reprodutibilidade e validade de medidas e escalas de medição;
- seleção de participantes – especificação, amostragem e recrutamento;
• Erros aleatórios e sistemáticos e noções de precisão e validade;
• Protocolos de investigação:
- abordagem faseada à descrição e concretização de um trabalho de investigação;
- gestão e planeamento de projetos;
• Interpretação e divulgação de resultados.
Bibliografia Obrigatória
Hulley SB, Cummings SR et al; Designing Clinical Research. Fourth edition., Lippincott Williams and Wilkins, 2013
Kumar R.; Research methodology: a step by step guide for beginners, SAGE Publications Ltd., 2014
Greenhalgh T; How to Read a Paper: The Basics of Evidence-based Medicine and Healthcare. Sixth Edition., John Wiley & Sons Ltd., 2019
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular terá uma duração de 30 horas de contacto; 12 horas de aulas teóricas e 18 horas de aulas teórico-práticas e seminários.
Após a exposição teórica de cada tópico, haverá lugar à resolução de exercícios práticos que permitirão explorar cada uma das vertentes e fases de execução de um trabalho de investigação em saúde. Existirão também uma série de seminários para a apresentação de exemplos de trabalhos de investigação desenvolvidos na FMUP e na UP.
As aulas serão apoiadas por uma plataforma de e-learning otimizada para o ensino e aprendizagem da unidade curricular.
A avaliação terá duas componentes:
(1) Avaliação distribuída (30%): Incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da UC (vale 1/3 da avaliação distribuída) e na avaliação do aproveitamento dos seminários (vale 2/3 da avaliação distribuída).
A avaliação do aproveitamento dos seminários será feita através de uma prova escrita, juntamente com o exame final. Para todos os efeitos, a prova de avaliação dos seminários é uma componente de avaliação independente do exame final da UC, que decorre, no entanto, a seguir a este e terá uma duração máxima de 20 minutos. A cotação da prova de avaliação dos seminários será feita numa escala de 0-20 valores, de forma independente do exame final, correspondendo a 2/3 da avaliação distribuída, isto é, a um máximo de 4 valores da classificação final da UC. Para obter aprovação na UC será exigida uma nota mínima de 9,5 valores na prova de avaliação dos seminários.
(2) Avaliação final ou exame teórico (70%): O exame versará o conteúdo teórico do programa da unidade curricular sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve e (c) exercícios numéricos. O exame final da UC será realizado no fim do período letivo do semestre e terá uma duração máxima de 75 minutos. Para obter aprovação na UC será também exigida uma nota mínima de 9,5 valores no exame teórico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
51,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Para obter aprovação na UC será exigida uma nota mínima de 9,5 valores na prova de avaliação dos seminários, será também exigida uma nota mínima de 9,5 valores no exame teórico e, finalmente, será necessário obter uma avaliação final (ver abaixo) mínima de 9,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação terá duas componentes:
(1) Avaliação distribuída (30%): Incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da UC (vale 1/3 da avaliação distribuída) e na avaliação do aproveitamento dos seminários (vale 2/3 da avaliação distribuída). A avaliação do aproveitamento dos seminários será feita através de uma prova escrita, juntamente com o exame final. Para todos os efeitos, a prova de avaliação dos seminários é uma componente de avaliação independente do exame final da UC, que decorre, no entanto, a seguir a este e terá uma duração máxima de 20 minutos. A cotação da prova de avaliação dos seminários será feita numa escala de 0-20 valores, de forma independente do exame final, correspondendo a 2/3 da avaliação distribuída, isto é, a um máximo de 4 valores da classificação final da UC. Para obter aprovação na UC será exigida uma nota mínima de 9,5 valores na prova de avaliação dos seminários.
(2) Avaliação final ou exame teórico (70%): O exame versará o conteúdo teórico do programa da unidade curricular sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve e (c) exercícios numéricos. O exame final da UC será realizado no fim do período letivo do semestre e terá uma duração máxima de 75 minutos. Para obter aprovação na UC será também exigida uma nota mínima de 9,5 valores no exame teórico.
Provas e trabalhos especiais
A avaliação do aproveitamento dos seminários será feita através de uma prova escrita, juntamente com o exame final. Para todos os efeitos, a prova de avaliação dos seminários é uma componente de avaliação independente do exame final da UC, que decorre, no entanto, a seguir a este e terá uma duração máxima de 20 minutos. A cotação da prova de avaliação dos seminários será feita numa escala de 0-20 valores, de forma independente do exame final, correspondendo a 2/3 da avaliação distribuída, isto é, a um máximo de 4 valores da classificação final da UC. Para obter aprovação na UC será exigida uma nota mínima de 9,5 valores na prova de avaliação dos seminários.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações especiais possíveis nesta unidade curricular incluem as situações habituais, nomeadamente, para estudantes com estatuto de
trabalhador-estudante ou
dirigentes associativos.