Prática Reflexiva IV
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A prática reflexiva é uma forma de estudar as experiências pessoais de forma a melhorar a maneira de trabalhar. É muito útil para profissionais de saúde que querem prosseguir a aprendizagem ao longo da vida.
O ato de reflexão é uma ótima maneira de aumentar a confiança e tornar-se mais pró-activoe e num profissional mais qualificado
Comprometer-se na prática reflexiva irá contribuir para melhorar a qualidade dos cuidados prestados e reduzir o burnout-profissional.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta UC visa:
- promover uma reflexão acerca da importância da prática reflexiva enquanto estudantes
- promover o desenvolvimento de maior insight, através do “passo atrás” dos eventos e explorar o desempenho a vários níveis,
- aumentar o potencial de aprendizagem que permite um reconhecer de acontecimentos e ações de várias perspetivas,
- promover a aprendizagem através da experiência e reforçar a auto-estima,
- Melhorar o pensamento crítico e a tomada de decisão nos casos de menor complexidade, aumentando assim a tomada de consciência para os cuidados a prestar aos doentes,
- Promoção do desenvolvimento psicossocial e aprendizagem auto-regulada.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Reflexão crítica em Educação Médica
- Passagem de um nível não-reflexivo para um nível reflexivo
- Definição de objetivos de aprendizagem para os exercícios reflexivos
- Pensamento Crítico
- Treino Exepriencial em prática reflexiva
- Feed-back e Follow-up
Bibliografia Obrigatória
Aronson, L. ; Twelve tips for teaching reflection at all levels of Medical Education, Medical Teacher, 33(3):200-5, 2011
Branch, W. ; The road to professionalism: Reflective practice and reflective learning., Patient Education and Counseling 80 327–332, 2010
Buckley S, Coleman J, Davison I, Khan KS, Zamora J, Malick S, Morley D, Pollard D, Ashcroft T, Popovic C, Sayers J; The educational effects of portfolios on undergraduate student learning: a Best Evidence Medical Education (BEME) systematic review. BEME Guide No. 11., Med Teach. Apr; 31(4):282-98., 2009
Vivekenanda-Schmidt P, Marshall M, Stark P, McKendree J, Sandars J, Smithons S; Lessons from medical students perceptions of learning reflective skills: a multi-institutional study. , Medical Teacher, 33(3):200-5, 2011
Bibliografia Complementar
Brady DW, Corbie-Smith G, Branch Jr WT; What’s important to you?: the use of narratives to promote self-reflection and to understand the experiences of medical residents, Ann Intern Medicine. 137:220–3., 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Seminários - fundamentação teórica sobre a prática reflexiva em educação médica
Sessões em pequenos grupos – apresentação de temas para reflexão – reflexão e feedback
Elaboração do Portfolio – após as sessões em grupos pequenos os estudantes deverão fazer um registo das atividades e inserir nesse registos elementos reflexivos
Feedback do Portfolio – o docente realizará o feedback ao estudante de maneira individual, de maneira presencial ou por meio eletrónico. Esses feedbacks tem carater formativo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
45,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
14,00 |
Trabalho escrito |
16,50 |
Estudo autónomo |
7,50 |
Trabalho de campo |
2,50 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas e realização das reflexões semanais
Fórmula de cálculo da classificação final
ASS (5%) + PF (50%) + PG (45%) = NOTA FINAL