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Tecnologias em Medicina: noções básicas de sinal e imagem

Código: OPT179     Sigla: TECMED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 12 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 28 81
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos de aprendizagem da unidade curricular “Tecnologias em medicina: noções básicas de sinal e imagem” consistem na aquisição de conhecimentos relacionados com processamento e análise de sinal e imagem, com o intuito de proporcionar e estimular a aptidão dos alunos numa utilização mais conscienciosa das diversas tecnologias existentes em Medicina.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os conhecimentos adquiridos permitam o desenvolvimento de um espírito crítico no uso das mais variadas tecnologias de sinal (e.g. ECG, EEG, sinais respiratórios) e imagem (e.g. ressonância magnética), não só para uma melhor compreensão dos dispositivos utilizados, como também de tomarem consciência de eventuais diferenças e implicações ao utilizar diferentes equipamentos na mesma ou em diferentes instituições de saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular agrupam-se nos domínios de sinal e imagem, onde serão abordados diversos conceitos básicos relacionados com aquisição, processamento e análise de sinal/imagem, culimando na apresentação de um caso prático por um clínico. Seguidamente apresenta-se a estrutura dos conteúdos programáticos:

1. Sinal

1.1. Conceito de sinal. Analógico e digital.

1.2. Tecnologias utilizadas em medicina na área de sinal.

1.3. Noções relacionadas com aquisição e pré-processamento.

1.4. Análise linear nos domínios do tempo e frequência.

1.5. Análise não-linear.

1.6. Apresentação de um caso prático em sinal.

2. Imagem

2.1. Conceito de imagem. Analógica e digital.

2.2. Tecnologias utilizadas em medicina na área de imagem.

2.3. Noções relacionadas com aquisição e pré-processamento.

2.4. Análise linear nos domínios do tempo e frequência. Análise não-linear.

2.5. Registo de imagens e reconhecimento de padrões.

2.6. Apresentação de um caso prático em imagem.

Bibliografia Obrigatória

Proakis, J.G., & Manolakis, D.G.; Digital signal processing, Prentice-Hall, 2006
Gonzalez, R.C., & Woods, R.E.; Digital image processing, Prentice-Hall, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino consiste essencialmente em aulas de exposição teórica relacionadas com os temas de sinal e imagem, durante as quais serão apresentados casos práticos da área da medicina. Dessa forma, os alunos sentirão uma maior afinidade com os conceitos apresentados.

No final de cada módulo de sinal/imagem, terá lugar a apresentação de um caso prático por um clínico convidado, onde será abordada a importância de ter conhecimentos de sinal/imagem, em particular as implicações que um maior desconhecimento destes temas poderá ter na análise de sinal/imagem.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 25,00
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência será de acordo com o regulamento pedagógico.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da unidade curricular é composta por um exame escrito correspondente a 60% da nota final, onde será avaliado o grau de conhecimento das matérias abordadas nas aulas. Os restantes 40% correspondem a um trabalho prático, onde os alunos poderão livremente escolher um tema no âmbito dos objectivos da unidade curricular, sendo a avaliação feita através de relatório e apresentação oral.
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