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Clínica Pediátrica

Código: MI526     Sigla: CLPED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 130 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 9 85 243

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

Os estudantes devem ser capazes de:

  • Comunicar com a criança e familiares
  • Efetuar a história clínica, realizar o exame físico nos diferentes grupos etários e elaborar um relatório clínico
  • Implementar medidas preventivas na infância e da adolescência
  • Promover o aleitamento materno e diversificação alimentar adequada ao grupo etário
  • Aconselhar a família e a comunidade na promoção de estilos de vida saudáveis
  • Avaliar o crescimento, estado nutricional e desenvolvimento da criança
  • Aconselhar sobre vacinação e promover a adesão ao Plano Nacional e Vacinação
  • Cumprir as recomendações do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil
  • Rastrear malformações congénitas
  • Prestar cuidados ao recém-nascido na sala de partos
  • Identificar e tratar as principais patologias neonatais
  • Prevenir, identificar e tratar as intoxicações e os acidentes
  • Identificar e orientar a criança maltratada
  • Prestar cuidados de suporte básico de vida à criança
  • Reconhecer a criança gravemente doente
  • Aprender a clínica e terapêutica em doenças médicas ou cirúrgicas, frequentes e/ou graves
  • Obter e interpretar a semiologia em doenças com implicações cirúrgicas
  • Adaptar os princípios cirúrgicos genéricos à criança com uma abordagem fisiopatológica
  • Apreender e hierarquizar os princípios de atuação e cronologia operatória
  • Valorizar as implicações biopsicossociais das intervenções cirúrgicas no estrato pediátria
  • Reconhecer, atempadamente, as situações para referenciação

Resultados de aprendizagem e competências

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

Os conteúdos programáticos atendem à semiologia, quadros clínicos, abordagem fisiopatológica, princípios terapêuticos e referenciação em entidades nosológicas frequentes e/ou relevantes em Pediatria e Cirurgia Pediátrica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos programáticos:

    • Introdução à Pediatria
    • Comunicação clínica em Pediatria
    • História clínica em Pediatria
    • Semiologia pediátrica
    • Alimentação no 1º ano de vida
    • O recém-nascido
    • Reanimação neonatal
    • Icterícia neonatal
    • Infeção neonatal
    • Plano Nacional de Vacinação
    • Estadios de desenvolvimento
    • Crescimento normal e patológico
    • O adolescente
    • A criança com febre
    • A criança com doença exantemática
    • Patologia nefrológica
    • Infeções respiratórias na criança
    • A criança com doença alérgica
    • A criança com vómitos e diarreia
    • Odontopediatria
    • Embriologia cardíaca e circulação fetal e peri-natal
    • A criança com sopro cardíaco
    • Diagnósticos diferenciais na criança com cianose
    • Obesidade em Pediatria
    • Anemia em Pediatria
    • Ética em Pediatria
    • Patologia hematológica e oncologia na criança
    • Doenças crónicas na criança
    • Acidentes e intoxicações: prevenção e tratamento
    • A criança gravemente doente
    • Convulsões em Pediatria
    • Prescrição em Pediatria
    • Âmbito e finalidade da Cirurgia Pediátrica
    • A doença cirúrgica em idade pediátrica
    • Patologia cirúrgica no recém-nascido
    • Patologia cervical congénita
    • Dificuldade respiratória “cirúrgica”
    • Patologia da parede abdominal e região inguino-escrotal
    • Doenças gastrointestinais com implicações cirúrgicas
    • Patologia urológica e genital
    • Factores psico-emocionais na inbfancia e adolescência 
    • Cuidados centrados no desenvolvimento 

Bibliografia Obrigatória

Lissauer T, Clayden G. (ed),; Illustrated textbook of Paediatrics., Mosby, Edinburgh, 5th Edition, . ISBN: (ISBN: 978-0-7234-3871-7).
Bates' Guide to Physical Examination and History Taking. Lynn S. Bickley (ed), Lippincott Williams and Wilkins; 11th ed, 2017 ; Lynn S. Bickley (ed);. ISBN: (ISBN-13: 978-1609137625).
Karen J Marcdante, Robert M. Kliegman (ed) ; ; Nelson Essentials of Pediatrics.Elsevier. 7th ed. 2015. . ISBN: (ISBN-13: 978-1455759804)
Myung K. Park (ed); ; Pediatric Cardiology for practitioners. , Mosby 6th edition. 2014. . ISBN: (ISBN: 9780323169516)
Mhairi G MacDonald, Mary M. K. Seshia. (ed);; Avery's Neonatology: Pathophysiology and Management of the Newborn. Wolters Kluwer, 7th ed. 2016.. ISBN: (ISBN-13: 978-14511926812017).
João M Videira Amaral (ed); , Lisboa 2008 (ISBN 978-989-20-1277-3). ; Tratado de Clínica Pediatra.
Ladd AP, Rescorla FJ, Grosfeld JL (ed),; ; Handbook of Pediatric Surgical Patient Care. World Scientific Pub Co, 2014.
Thomas DFM, Duffy PG, Rickwood AMK (ed); ; Essentials of Paediatric Urology., 2nd ed, Informa UK, 2008
Holcomb III GW, Murphy JP, Ostlie DJ (ed); ; Ashcraft’s Pediatric Surgery., 6th ed. Saunders Elsevier, 2014.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. As metodologias de ensino disponibilizam oportunidades para a aprendizagem de competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que habilitam ao desempenho clínico básico na área da Pediatria e Cirurgia Pediátrica.

Visam a aprendizagem de atitudes e aptidões que permitirão o desenvolvimento de uma prática clínica no decurso do 6º ano.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 10,00
Participação presencial 5,00
Teste 85,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Estudo autónomo 98,00
Frequência das aulas 85,00
Realização de Estágio 30,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Obtém a frequência da Unidade Curricular o aluno que cumprir pelo menos 75% das aulas práticas e Teórico-práticas


No que se refere às faltas os alunos não podem exceder o seguinte número de faltas :



  • Teórico-práticas - 3 faltas

  • Práticas - 4 faltas


 

Fórmula de cálculo da classificação final

Metodologias de ensino (avaliação incluída): As 85 horas de contacto são repartidas pelos seguintes tipos de metodologias:

Teórico- 30 horas;

Teórico-prático - 25 horas;

Estágios - 30 horas.

Modo de avaliação: distribuída com exame final

Exame Teórico - 85% 17v

Exame Prático - 10% 2v

Avaliação Contínua 5% 1v

Para aprovação o aluno deve obter uma classificação parcelar (no teste, no exame prático e na avaliação continua) de pelo menos 50% em cada.

A avaliação contínua é atribuída pelo docente das aulas práticas de acordo com a assiduidade, participação nas aulas e desempenho do estudante ao longo do semestre.

O exame prático consta da realização de uma breve anamnese e 5 gestos clínicos do exame físico de um doente internado em Pediatria. O exame final consta de um  teste de 50 perguntas resposta múltipla com uma só resposta certa, com a duração de 50 minutos com a cotação de 17 valores.

O exame de recurso consiste num teste teórico cotado para 17 valores, mantendo-se as classificações da avaliação continua e a prática para a média final.

Provas e trabalhos especiais

A melhoria é obtida com a realização do exame de recurso consiste num teste teórico cotado para 17 valores, mantendo-se as classificações da avaliação continua e a prática para a média final.

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