Dissertação/Projeto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2019/2020 - SP (de 09-09-2019 a 31-07-2020) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Orientação Tutorial |
Totais |
55 |
123,75 |
Pedro Filipe Vieira Pimentel Nunes |
|
0,443 |
António Manuel Domingues da Costa Ferreira |
|
0,886 |
Valdemar de Jesus Conde Máximo |
|
0,443 |
Cláudia Raquel Ferrão de Melo |
|
0,443 |
Roberto Liberal Fernandes Roncon Albuquerque |
|
0,886 |
Fernando Manuel Ferreira Araújo |
|
0,443 |
Ana Reynolds Magalhães Abreu Coutinho Castro Saraiva |
|
0,443 |
Ricardo Morais Pereira Neto |
|
0,443 |
Rui Pedro Rodrigues Gonçalves Veiga |
|
1,329 |
José Carlos de Magalhães Silva Cardoso |
|
0,886 |
Maria Antónia Moreira Nunes da Costa |
|
0,443 |
Alberto Paulo Campos Freitas Costa |
|
0,443 |
Carla Maria de Almeida Ramalho |
|
1,772 |
Carlos Manuel Pires Martins da Silva |
|
0,443 |
Maria do Bom Sucesso dos Santos Cardoso |
|
0,443 |
José Alberto da Silva Freitas |
|
0,443 |
Joana Oliveira Miranda |
|
0,443 |
Ricardo João Cruz Correia |
|
0,443 |
Hugo Miguel Teixeira Ferraz Santos Sousa |
|
1,772 |
Manuel Jesus Falcão Pestana Vasconcelos |
|
0,886 |
André Pedro Leite Martins Lourenço |
|
0,443 |
Pedro Santos Silva |
|
0,443 |
João Filipe Barbosa Breda |
|
0,443 |
Luis Pedro Caldas Figueira |
|
0,443 |
Maria Inês Ferreira Agueda de Azevedo |
|
0,443 |
Luis Alberto Guimarães Pereira |
|
0,443 |
Manuel António Pereira Gutierres |
|
1,772 |
Célia Maria Amorim Costa |
|
0,443 |
João Miguel Machado Dória Frazão |
|
0,443 |
Armando Amilcar Pires Mansilha Rodrigues de Almeida |
|
2,658 |
Filipe Nuno Alves dos Santos Almeida |
|
0,443 |
Joana Irene de Barros Mourão |
|
0,886 |
Ines Passos e Castro Neto Ferreira |
|
0,886 |
Amélia Assunção Beira Ricon Ferraz |
|
4,873 |
Marina Felicidade Dias Neto |
|
0,443 |
Rui Miguel Correia de Almeida Pinto |
|
0,443 |
Ana Mafalda van Zeller Macedo Basto Goncalves |
|
0,443 |
Nuno Teodoro V. Reis Bettencourt Sousa |
|
0,443 |
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira |
|
0,886 |
João Pedro Pinto de Almeida Freitas |
|
0,443 |
Hélder Novais e Bastos |
|
0,886 |
Luis Carlos Pereira Braz |
|
0,443 |
João Manuel Palmeira Rocha Neves |
|
1,772 |
André Miguel Afonso Sousa Moreira |
|
0,443 |
Daniel José Dias Gonçalves |
|
1,329 |
Paulo de Castro Aguiar |
|
0,443 |
João Carlos Pinheiro Costa |
|
1,772 |
Manuel Alberto de Almeida e Sousa Falcão |
|
1,772 |
Margarida Maria Carvalho de Figueiredo Ferreira Braga |
|
2,215 |
Venceslau José Coelho Pinto Espanhol |
|
1,772 |
João Fernando Alturas da Silva |
|
0,443 |
Luís Alexandre de Castilho Silva Coentrão |
|
1,329 |
Renato José Barroso Bessa Melo |
|
0,443 |
José Luís Silva Borges Costa |
|
0,443 |
Joana da Cruz Guimarães Ferreira de Almeida |
|
1,329 |
Ana Margarida Antunes Póvoa Ferreira |
|
1,329 |
Manuel Celestino da Silva Neves |
|
1,329 |
Ricardo Jorge Silva Assunção Torres Moreira |
|
0,443 |
José Paulo Alves Vieira de Andrade |
|
0,443 |
Manuel Belchior Campelo |
|
0,886 |
Pedro Miguel Araújo Campos Castro |
|
2,215 |
Laura Elisabete Ribeiro Barbosa |
|
4,873 |
Susana Gomes dos Santos Barber |
|
0,443 |
João Paulo Meireles de Araújo Teixeira |
|
0,443 |
Ricardo Jose Moreira Horta Oliveira |
|
2,658 |
Nuno Miguel Rocha Pereira |
|
0,443 |
Maria Rita Baldaque Sousa Soares da Silva Negrão |
|
0,443 |
Miguel Bernardo Ricou da Costa Macedo |
|
1,329 |
Carmen Dulce da Silveira Brás Silva Ribeiro |
|
0,886 |
Elsa Irene Peixoto Azevedo Silva |
|
0,443 |
Bruno Tiago Santos Guimaraes |
|
0,886 |
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves |
|
0,443 |
Rui Manuel Moreira Araújo |
|
0,443 |
Joana Cancela de Amorim Falcão Paredes |
|
0,443 |
Carlos Jorge Cabral Vaz |
|
0,443 |
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes |
|
0,443 |
Miguel Ângelo Marques Bragança |
|
5,316 |
Susy Cabral Costa |
|
0,443 |
João Luís Freire Neves Barreira |
|
0,443 |
Luís Miguel Marta Lima Monteiro |
|
0,886 |
Amândio António Rocha Dias de Sousa |
|
0,443 |
Luísa Maria Barbosa Sá |
|
0,443 |
João Manuel Costa Ferreira Torres |
|
1,772 |
Manuel António Fernandez Esteves |
|
2,658 |
José Adelino Lobarinhas Barbosa |
|
0,886 |
Carlos Manuel da Silva Martins |
|
0,443 |
Paulo Alexandre Azevedo Pereira Santos |
|
0,886 |
André Manuel Costa Pinho |
|
0,443 |
Pedro Alberto da Graça Pereira |
|
0,443 |
Elisabete Sofia Peres Ribeiro Grilo Coelho Figueiredo Monteiro |
|
0,443 |
Mavilde Rodrigues Arantes da Silva Longarito |
|
0,443 |
Pedro Pereira Rodrigues |
|
0,443 |
Ricardo Manuel Alves Monteiro Fontes Carvalho |
|
0,886 |
Nuno Silva de Morais Neves |
|
0,886 |
Rui Manuel Lopes Nunes |
|
0,886 |
Luís Filipe Ribeiro de Azevedo |
|
0,443 |
Paulo Miguel da Silva Pereira |
|
1,329 |
Ana Paula Soares Dias Ferreira |
|
0,443 |
Carla Isabel Ferreira Pinto Moura |
|
0,443 |
Susana Maria Moreira Sampaio Norton |
|
0,443 |
Carmen Marisa Marques Gonçalves |
|
0,443 |
Delminda Rosa Gamelas Neves Lopes de Magalhães |
|
0,443 |
Francisco Fernando da Rocha Gonçalves |
|
0,886 |
Pedro Miguel Santos Marques |
|
0,443 |
Maria de Fátima Moreira Martel |
|
1,329 |
Manuel Joaquim Lopes Vaz da Silva |
|
0,443 |
Teresa Maria de Jesus Teixeira de Sousa |
|
0,443 |
Marta João Rodrigues da Silva |
|
1,329 |
Tiago Vieira Conceicao Antunes Lopes |
|
0,443 |
Maria Celeste de Sousa Silveira |
|
0,443 |
Helena Isabel Martins Pópulo |
|
0,443 |
Luis Filipe Duarte Reino Cobrado |
|
0,443 |
Isabel Maria Boavista Vieira Marques Brandão |
|
2,658 |
Luciano Artur Lopes Pereira |
|
0,443 |
Susana Cristina Alves Moreira |
|
0,443 |
Iva Humberta Oliveira Brito |
|
0,443 |
Inês Maria Falcão Sousa Pires Marques |
|
0,443 |
Ivone Maria Resende Figueiredo Duarte |
|
2,215 |
Mário Jorge Dinis Ribeiro |
|
1,329 |
José Manuel Estevão da Costa |
|
0,443 |
Miguel Jorge Santos O. Ferreira Leao |
|
0,443 |
Maria Hercília Ferreira Guimarães Pereira Areias |
|
3,544 |
Maria Celeste Pinheiro Dias Ferreira |
|
0,886 |
Ricardo Jorge Dinis Oliveira |
|
1,329 |
Armando José Pimenta de Abreu |
|
0,443 |
Inês Bastos Correia de Sá |
|
0,443 |
Sofia Dória Príncipe dos Santos Cerveira |
|
0,443 |
Maria Augusta Vieira Coelho |
|
0,443 |
Maria Margarida B. S. Rodrigues Pereira |
|
0,443 |
Lia Paula Nogueira Sousa Fernandes |
|
1,329 |
Tiago Manuel Goncalves Orfão |
|
0,443 |
José Pedro Lopes Nunes |
|
1,772 |
António Carlos Megre Eugénio Sarmento |
|
0,443 |
Seminário |
Totais |
10 |
8,20 |
João de Almeida Lopes da Fonseca |
|
0,375 |
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro |
|
0,053 |
Rui António da Cruz de Vasconcelos Guimarães |
|
0,053 |
Ana Margarida Leite de Almeida Ferreira |
|
0,053 |
Cristina Isabel Oliveira Jácome |
|
0,053 |
Ana Margarida Barbosa Ribeiro Pereira |
|
0,053 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta UC pretende, com base nos conhecimentos específicos e/ou transversais adquiridos ao longo do curso, conferir competências para desenvolver um trabalho de investigação numa área de interesse.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- Rever conceitos sobre ciência e o método científico
- Reconhecer as principais áreas de investigação biomédica: investigação laboratorial, clínica e em serviços de saúde, e de translação
- Pesquisar e utilizar informação científica, utilizando as tecnologias de informação
- Identificar os principais aspectos metodológicos a ter em conta nas diferentes tipologias de estudos
- Recolher, tratar e analisar dados, aplicando conceitos básicos de bioestatística
- Desenvolver a capacidade de análise e de síntese
- Desenvolver o pensamento crítico e a criatividade
- Desenvolver competências de escrita científica e de apresentação de resultados científicos
- Demonstrar compreensão efetiva sobre Integridade científica
- Reconhecer más condutas científicas e fraude
- Preparar uma apresentação pública
- Desenvolver competências de apresentação em público
- Desenvolver competências de relacionamento interpessoal com os orientadores
Modo de trabalho
B-learning
Programa
Os seminários da Unidade Curricular procuram discutir conceitos nos seguintes âmbitos:
- Pensamento crítico em ciência. Integridade académica.
- Pesquisa de informação científica; formulação da questão de investigação; desenhos de estudo; dados secundários para investigação.
- Métodos de amostragem; cálculo do tamanho amostral; instrumentos de recolha de dados; preparação da colheita de dados.
- Aspectos éticos e legais da investigação clínica: Pedido à comissão de ética e ao responsável pelo acesso à informação; privacidade, segurança e proteção de dados.
- Estudos de síntese: revisões sistemáticas e meta-análises.
- Investigação translacional T1 e T2.
- Variáveis; estatística descritiva; intervalos de confiança; testes de hipótese.
- Modelação estatística: regressão linear e logística e análise de sobrevivência.
- Interpretação e apresentação de resultados.
- Redação de um artigo científico original; revisão por pares e processo editorial.
- Redação de uma dissertação; comunicação oral de trabalhos científicos.
O estudante tem que estruturar um programa de trabalho individual, que deverá ser coordenado pelo Orientador com o apoio do(s) Coorientador(es) (facultativo). O projeto de tese pode assumir as seguintes tipologias:
- Dissertação: Trabalho original de investigação que envolve recolha e análise de dados primários ou secundários (incluindo revisões sistemáticas), resultando na produção de conhecimento científico. Este critério poderá ser aplicado tanto projetos de investigação de tipo quantitativo quanto qualitativo.
- Monografia: Trabalho de revisão que não envolva recolha e análise de dados primários ou secundários como revisões não-sistemáticas (e.g., revisões narrativas) ou casos clínicos.
Bibliografia Obrigatória
Liberati A, Altman DG, Tetzlaff J, et al. ; The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration, Annals of internal medicine 151:W-65-W-94., 2009
Vandenbroucke JP, Von Elm E, Altman DG, et al; Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE): explanation and elaboration, PLoS medicine 4:e297, 2007
Universidade do Porto; Carta de Direitos e deveres da comunidade académica da Universidade do Porto
Martinson BC, Anderson MS, de Vries R ; Scientists behaving badly. , Nature 435:737–8., 2005
Jacinto T, Morais A, Fonseca JA; How to write a scientific paper - Searching and Managing Biomedical information, Rev Port Pneumol. 2011;17(4):190-194, 2011
Stephen B. Hulley, Steven R. Cummings, Warren S. Browner, Deborah Grady Norman Hearst, Thomas B. Newman; Designing Clinical Research, 4th edition, Williams and Wilkins, 2013
Petrie A, Sabin C; Medical Statistics at a Glance, Blackwell Science Inc, 2005
Wasserstein RL et al. ; . ASA Statement on Statistical Significance and p-values, The American Statistician, 2016
Grant R. ; Data Visualization: Charts, Maps and Interactive Graphics, American Statistical Association/CRC Press, 2019
Azevedo LF, Canário-Almeida F, Fonseca JA, Costa-Pereira A, Winck JC, Hespanhol V; How to write a scientific paper – writing the methods section, Rev Port Pneumol, 2011;17(5):232-238, 2011
Bibliografia Complementar
Higgins JPT, Green S. ; Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Version 5.1.0 , Cochrane , 2011
Sousa-Pinto B, Azevedo LF; Avaliação crítica de uma revisão sistemática e meta-análise, Rev Soc Port Anestesiol, 2019
Wasserstein RL et al. ; Moving to a World Beyond “p < 0.05”, The American Statistician, 2019
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O trabalho a desenvolver pelo estudante tem um caráter individual. A planificação, a contextualização e o desenvolvimento do projeto de investigação deverão ser acompanhados pelo orientador escolhido pelo estudante.
A formação em competências complementares é concretizada através de seminários temáticos realizados ao longo do ano letivo.
O acompanhamento aos estudantes é feito através de email e da plataforma Moodle e em regime de contacto pessoal em horário definido ou sempre que solicitado.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
35,00 |
Trabalho de campo |
12,50 |
Trabalho escrito |
52,50 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
63,00 |
Estudo autónomo |
157,00 |
Frequência das aulas |
23,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é constituída pela presença nos seminários, pela elaboração do projeto, pela apresentação e discussão pública do mesmo e ainda pela publicação de artigo cientifico como 1º ou 2º autor, resultante do trabalho desenvolvido no âmbito da UC.
Condições de Aprovação:
As componentes de presença nos seminários, Projeto de Investigação e discussão pública do mesmo são de realização e aprovação obrigatórias.
Fórmula de cálculo da classificação final
O cálculo da classificação final depende da tipologia do trabalho.
1) No caso de dissertação a fórmula de cálculo da avaliação será :
- Dissertação (documento escrito): 52.5% (105 pontos)
- Apresentação e discussão pública do projeto de tese: 35.0% (70 pontos)
- Publicação de artigo científico (aceite para publicação) como 1º ou 2º autor referente ao trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de tese, e com data de publicação igual ou inferior a dois anos da data da apresentação : 12.5%* (25 pontos)
* A classificação máxima neste componente apenas pode ser atingida caso se verifique publicação (ou aceitação de publicação) numa revista indexada pela Web of Science e com factor de impacto.
Publicações em revistas indexadas na Scopus ou MEDLINE/PubMed sem factor de impacto receberão 15 pontos.
Apresentações em conferências e congressos receberão 5 pontos.
Outras situações não-previstas não serão pontuadas.
2) No caso das monografias, a fórmula de cálculo da avaliação será :
- Monografia (documento escrito): 47.5% (95 pontos)
- Apresentação e discussão pública do projeto de tese: 35.0% (70 pontos)
- Publicação de artigo científico (aceite para publicação) como 1º ou 2º autor referente ao trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de tese, e com data de publicação igual ou inferior a dois anos da data da apresentação : 17.5%** (35 pontos)
** A classificação máxima neste componente apenas pode ser atingida caso se verifique publicação (ou aceitação de publicação) numa revista indexada pela Web of Science e do 1º ou 2º quartil de factor de impacto da respectiva área técnico-científica.
Publicações em revistas indexadas na Web of Science e do 3º ou 4º quartil de factor de impacto da respectiva área técnico-científica receberão 25 pontos.
Publicações em revistas indexadas na Scopus ou MEDLINE/PubMed sem factor de impacto receberão 15 pontos.
Apresentações em conferências e congressos receberão 5 pontos.
Outras situações não-previstas não serão pontuadas.
Melhoria de classificação
Não Aplicável
Observações
Email: jfonseca@med.up.pt