Código: | OPT02 | Sigla: | AMHM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 14 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 2 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
3 |
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes um percurso de conhecimento e de aprofundamento da sua capacidade de reflexão crítica a partir de uma visão humanista da medicina, antropologicamente fundamentada, em ordem à humanização da práxis médica. Dada a complexidade de que se reveste atingir esta finalidade, que supõe um processo de maturação pessoal e de aquisição de liberdade intelectual face a (pre)conceitos vigentes, na actual etapa de desenvolvimento das ciências e da prática médicas, propõe-se uma metodologia de ensino que valoriza a disponibilização aos estudantes dos elementos necessários para que cada um faça o seu próprio caminho. Valoriza-se, também, a participação pessoal de cada estudante na selecção dos conteúdos a aprofundar e desenvolver, que possam ser objecto de avaliação em ensaio a apresentar. Não menos importante, nesta perspectiva, é a proposta de seminários, em que a interacção entre os alunos na discussão de casos e na análise de obras de arte possibilitará o progresso da capacidade analítica, crítica e de argumentação a partir das coordenadas da antropologia. Potenciará ainda o seu futuro desempenho como médicos humanistas conscientes do lugar epistemológico da Medicina no concerto das ciências e da relevância de explicitar a intenção humanizadora da sua prática, para a preservar de eventuais derivas radicadas em paradigmas alheios à genuína tradição médica. Decorrendo em sistema de avaliação contínua, em que, no final de cada aula, os estudantes têm a oportunidade de demonstrar o que conseguiram adquirir, será possível manter simultaneamente os estudantes interessados e os docentes conscientes das dimensões em que mais importa investir, num processo dialéctico de aprendizagem capaz de corresponder à exigências dos objectivos enunciados. A opção por estes modelos de aprendizagem e avaliação apresenta-se como o mais consentâneo para uma unidade curricular caracterizada pelo seu carácter experimental, no contexto da educação médica, tendo em conta, também, a vastidão dos conteúdos a abordar e a eventual ausência de hábitos de reflexão sobre a realidade a partir do enfoque que a Antropologia oferece. De facto, a Antropologia Médica não consiste na soma de duas disciplinas diferentes, mas na constituição de um campo de saber e de reflexão sobre esse saber, que resulta da integração numa unidade nova e original de dados provenientes dos diferentes âmbitos. Assumir esta interacção como fonte de critérios para a compreensão e o exercício de uma medicina humanizada pede as opções metodológicas enunciadas, de modo a possibilitar aos estudantes a interiorização de padrões de humanização na prática médica e na sua avaliação. |
[fdg1] [fdg1]3000 caracteres disponíveis.
Sessões teóricas.
Seminários.
Apresentação e discussão de casos.
Análise de contributos artísticos de Médicos (v.g. literatura, pintura).
Análise de obras de arte relativas a temas médicos (v.g. pintura, cinema).
Avaliação contínua e elaboração de ensaio sobre um tema à escolha neste âmbito.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Exame | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 14,00 |
Trabalho de investigação | 4,00 |
Trabalho escrito | 6,00 |
Elaboração de projeto | 2,50 |
Estudo autónomo | 14,00 |
Total: | 40,50 |
A avaliação terá em consideração e far-se-á dentro dos seguintes parâmetros: