Código: | MI112 | Sigla: | BIDS |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMED | 300 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
José Alberto da Silva Freitas | Regente |
Cristina Maria Nogueira da Costa Santos | Regente |
Teórica: | 1,71 |
Teorico-Prática: | 2,14 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 1,71 |
Luís Filipe Ribeiro de Azevedo | 0,21 | ||
Ricardo João Cruz Correia | 0,21 | ||
Cristina Maria Nogueira da Costa Santos | 0,64 | ||
José Alberto da Silva Freitas | 0,21 | ||
João de Almeida Lopes da Fonseca | 0,14 | ||
Pedro Pereira Rodrigues | 0,28 | ||
Teorico-Prática | Totais | 20 | 42,80 |
Matilde Filipa Monteiro Soares | 6,42 | ||
Ricardo João Cruz Correia | 6,42 | ||
José Alberto da Silva Freitas | 4,28 | ||
Daniela Vilas Boas Rosa Linhares | 0,00 | ||
Pedro Pereira Rodrigues | 2,14 | ||
Francisco Nuno Rocha Gonçalves | 4,28 | ||
Cristina Isabel Oliveira Jácome | 0,00 | ||
Cláudia Camila Rodrigues Pereira Dias | 4,28 | ||
Sérgio Manuel Moreira Sampaio | 4,28 | ||
Daniela Filipa Ferreira dos Santos | 0,00 | ||
Ana Lidia Rouxinol Sampaio Dias | 0,00 | ||
João de Almeida Lopes da Fonseca | 4,28 | ||
Cristina Maria Nogueira da Costa Santos | 4,28 | ||
Luís Filipe Ribeiro de Azevedo | 2,14 |
As ciências da informação e da decisão em saúde são, tradicionalmente, suportadas pelas áreas científicas de Bioestatística e Informática Médica pelo que são objetivos da UC que o estudante:
Esta unidade curricular deverá desenvolver nos seus estudantes as seguintes competências:
Os estudantes deverão ainda desenvolver as aptidões necessárias à correta aplicação e interpretação das metodologias estatísticas e informáticas ensinadas nesta UC utilizando software adequado.
Introdução à Bioestatística; noções de probabilidade e distribuições.
Preparação de dados; modelos gráficos de probabilidade; estatística descritiva.
Estatística inferencial e modelação de dados: intervalos de confiança, testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos; análise de dados categóricos; correlação; regressão linear.
Análise de poder e cálculo do tamanho da amostra.
Noções sobre métodos avançados de análise e modelação de dados.
Aplicação da análise estatística à investigação em saúde.
Pesquisa e gestão de referências bibliográficas.
Sistemas de informação (SI) em saúde.
Sistemas de codificação e classificação.
Registos clínicos eletrónicos.
Modelação, implementação e consultas a bases de dados.
Normalização da comunicação de dados; processamento de sinal biológico e de imagem médica; eSaúde e telemedicina.
Noções básicas de sistemas de apoio à decisão.
Organização de informação em saúde: algoritmos e normas de orientação clínica.
A maior parte do material didático, incluindo material de ensino assistido por computador e diversos textos de apoio desenvolvidos pelos docentes da UC, estará disponível através de uma plataforma de e-learning.
Aulas teóricas, teórico-práticas e seminários com apresentação e discussão de temas (incluindo exemplos de aplicação em saúde), exercícios em grupo e individuais, para resolução de problemas práticos em cenários de saúde, com utilização de software específico para desenvolvimento de competências.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 70,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Teste | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Avaliação distribuída - AD (30%): incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da unidade curricular ao longo do semestre nas aulas práticas e será baseada nos resultados de uma ou mais provas práticas (com ponderação de 20% na nota final), e na avaliação contínua pelo(s) docente(s) envolvido(s) no processo de ensino/aprendizagem de cada estudante (com ponderação de 10% na nota final). Para fazer esta avaliação contínua os docentes terão em conta a participação ativa dos estudantes durante as aulas práticas e o seu envolvimento na realização dos exercícios e trabalhos propostos. A prova prática pretende aferir as competências práticas de pesquisa bibliográfica, gestão e análise de dados adquiridas na Unidade Curricular. Para tal, os estudantes deverão, durante a prova, usar o software adequado no computador para responder às questões práticas colocadas. Nem a prova prática, nem a avaliação distribuída têm caracter eliminatório (não há classificação mínima necessária para poder realizar o exame final)
Avaliação final ou exame teórico - ET (70%): o exame versará o conteúdo teórico do programa da unidade curricular sendo constituído por questões de resposta fechada, simples e múltipla, questões abertas de resposta breve, questões de desenvolvimento e/ou exercícios numéricos. Em relação ao exame teórico, só serão aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação igual ou superior a 9,50 valores (em 20 valores).
A classificação final à unidade curricular será calculada, apenas para os estudantes que obtiverem a nota mínima no exame teórico (9,50 valores em 20 valores), da seguinte forma:
classificação final = (AD*30+ET*70)/100
Não estão previstas provas ou trabalhos especiais.
Não se aplica