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Planeamento Familiar

Código: OPT108     Sigla: PLANFAM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 5 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 1,5 14 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Preparar o estudante para a resolução da maioria dos problemas básicos de uma consulta de planeamento familiar, proporcionado condições para que possa integrar equipas de primeiro apoio a comunidades mais desfavorecidas, nacionais e estrangeiras, e de encaminhamento dos casos mais complexos para centros mais diferenciados. Permitir ao estudante uma avaliação da sua vocação para prosseguir um internato de especialidade na área da disciplina de opção.

Resultados de aprendizagem e competências

Competência para colaborar ativamente numa consulta de planeamento familiar, incluindo a prescrição e aplicação de métodos pré-conceptivos e contracetivos utilizados no consultório.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Âmbito e importância do Planeamento Familiar. Aspetos antropológicos, biológicos, psicológicos, jurídicos, éticos e deontológicos. Aconselhamento não diretivo. Pré-conceção, conceção e contraceção. Conhecimento pormenorizado dos principais métodos contracetivos, dos seus mecanismos de ação, indicações, contraindicações, modo de utilização e complicações. Diagnóstico, tratamento médico e prevenção das principais doenças de transmissão sexual. Rastreio de doenças oncológicas ginecológicas.

Bibliografia Obrigatória

Direcção Geral de Saúde; Saúde Reprodutiva. Planeamento Familiar. Direcção Geral de Saúde, Orientações Técnicas n.º 9, Lisboa 2008.
Beckmann CRB, et al.; Obstetrics and Gynecology, Lippincott Williams & Wilkins , 2018 ((8th edition))

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

15 horas de contacto: 10 horas em consultório; 2,5 horas de seminários e 2,5 horas de aulas teórico-práticas, com manequins.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Prova oral 40,00
Teste 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 5,00
Trabalho de campo 10,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 10,00
Estudo autónomo 16,00
Total: 41,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua, com preenchimento de folha de actos  para avaliação da realização de procedimentos mínimos, eliminatória, com a pontuação máxima de 6 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final: Soma das classificações parcelares.

Avaliação contínua, com preenchimento de folha de atos para avaliação da realização de procedimentos mínimos, eliminatória, com a pontuação máxima de 6 valores.

Apresentação e discussão dos casos clínicos observados, com a duração máxima de 30 minutos, com a pontuação máxima de 6 valores.

Prova prática em manequim para avaliação de procedimentos básicos, eliminatória, com a duração de 10 minutos, com pontuação máxima de 6 valores.

Teste teórico, com 10 perguntas de hipótese múltipla e 10 perguntas de resposta curta, com a pontuação máxima de 2 valores.

Melhoria de classificação

Repetição de um a todos os módulos classificativos (teste, prova oral e participação presencial), com nota final correspondente à média obtida nos módulos repetidos.

Observações

Número máximo de inscrições por bloco 4 alunos.

BIBLIOGRAFIA
Saúde Reprodutiva. Planeamento Familiar. Direcção Geral de Saúde, Orientações Técnicas n.º 9, Lisboa 2008.

Obstetrics and Gynecology. Beckmann CRB, et al. (Eds). Lippincott Williams & Wilkins 2018. (8th edition). Custo aproximado 40 euros.

Outros Manuais
Normas da Direcção Geral de Saúde. Outros protocolos ou textos disponibilizados.

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