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História do Instrumento Médico

Código: OPT16     Sigla: HIM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 50 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 22 81
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer a História da Medicina de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser um suporte em quaisquer investigações interdisciplinares; Sensibilizar para a Museologia na Medicina; Saber a história do instrumento médico; Divulgar o património da FMUP na perspetiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e a sua aplicação pedagógica e científica; Adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; Estimular a reflexão sobre a Medicina.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências: Os estudantes deverão ser capazes de adquirir conhecimentos evolutivos sobre a História da Medicina nos contextos científicos, tecnológicos, técnicos e sociais que mais diretamente se relacionam com a história do instrumento médico. Deverão adquirir capacidade para a sua identificação, destreza para participar na produção de novos conteúdos pedagógicos e sensibilidade para a sua salvaguarda.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A) Apresentação do património documental, museológico e artístico da FMUP, fonte de saber médico-histórico nacional e internacional que constituirá o objeto primordial na formação do estudante. B) História do Instrumento Cirúrgico I Parte. História Geral da Anatomia. II Parte. História Geral da Cirurgia. III Parte. História da Cirurgia em Portugal. IV Parte. Análise da Forma do Instrumento Cirúrgico. V Parte. Análise dos Materiais do Instrumento Cirúrgico. VI Parte. Manufatura do Instrumento Cirúrgico. O exemplo português. VII Parte. Manufatura do estojo cirúrgico. VIII Parte. Catalogação do instrumento cirúrgico. C) História do Instrumento de Diagnóstico I Parte. História Geral da Medicina. A doença, o doente, a sociedade e o médico. A importância atribuída ao diagnóstico médico. II Parte. Apresentação de instrumentos de diagnóstico de diferentes períodos históricos. III Parte.Catalogação do instrumento médico.A) Apresentação do património documental, museológico e artístico da FMUP, fonte de saber médico-histórico nacional e internacional que constituirá o objeto primordial na formação do estudante. B) História do Instrumento Cirúrgico I Parte. História Geral da Anatomia. II Parte. História Geral da Cirurgia. III Parte. História da Cirurgia em Portugal. IV Parte. Análise da Forma do Instrumento Cirúrgico. V Parte. Análise dos Materiais do Instrumento Cirúrgico. VI Parte. Manufatura do Instrumento Cirúrgico. O exemplo português. VII Parte. Manufatura do estojo cirúrgico. VIII Parte. Catalogação do instrumento cirúrgico. C) História do Instrumento de Diagnóstico I Parte. História Geral da Medicina. A doença, o doente, a sociedade e o médico. A importância atribuída ao diagnóstico médico. II Parte. Apresentação de instrumentos de diagnóstico de diferentes períodos históricos. III Parte.Catalogação do instrumento médico.

Os conteúdos programáticos incidem nos aspetos mais importantes dos objetivos da UC- a história, a identificação e catalogação, a salvaguarda e a divulgação do instrumento médico.

Bibliografia Obrigatória

Ricon-Ferraz, A. ; A Real Escola e a Escola Médico-Cirúrgica do Porto:Contributo para História da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, U.Porto100, 2013. ISBN: ISBN:9789897460050
Ricon-Ferraz, A. ; The Medical and Surgical Instruments in Urogynaecology in the Past, UP, HSJ, IUGA , 2011
Ricon-Ferraz, A; ABC do Instrumento Cirúrgico, UP, Ordem dos Médicos, 2010. ISBN: ISBN:978-989-8265-40-1.
Ricon-Ferraz, A; Um olhar sobre o passado da Gastrenterologia, 2010
Ricon-Ferraz, A. ; Catálogo do Museu de História da Medicina “Maximiano Lemos” da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Circulo Médico, 2000
Lemos, M; História da Medicina em Portugal: Doutrinas e Instituições, Biblioteca da Ordem dos Médicos, Publicações D.Quixote, Ordem dos Médicos, 1991
Graham, H.(; Historia de la Cirurgia, Iberia-Joaquin Gil , 1942
Castiglioni, A. ; Historia de la Medicina, Salvat Editores, 1941

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As diferentes modalidades pedagógicas devem pela reflexão, discussão e a participação do discente potenciar a aprendizagem e promover o conhecimento.

  1. Aulas teóricas (10 horas). Apresentação dos temas com o apoio das fontes documentais e museológicas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
  2. Aulas teórico – práticas (8 horas). Percurso efetuado pelo estudante, sob orientação docente, a partir das coleções de instrumentos e do acervo documental do Museu de História da Medicina “Maximiano Lemos” da FMUP. Discussão de temas específicos alusivos ao instrumento médico.
  3. Seminário (2 horas) Exposição e discussão de temas complementares das aulas teóricas, definidos previamente, com a participação ativa dos preletores e dos discentes.
Outras (2 horas) : Exame (Vinte valores): Consiste numa prova teórica escrita de desenvolvimento. O estudante tem de ter frequência (obrigatória 22 horas) e uma classificação final do exame de, pelo menos,10valores.

As metodologias de ensino adotadas são dirigidas à aquisição de conhecimentos, habilidades técnicas e competências essenciais para o saber, a preservação e a divulgação do Instrumento médico.

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 59,00
Frequência das aulas 22,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

O estudante tem de ter frequência (obrigatória de 75% horas).

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame (Vinte valores): Consiste numa prova teórica escrita de desenvolvimento. O estudante tem de ter frequência  e uma classificação final do exame de, pelo menos,10valores.
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