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Cursos

Mestrado em Ciências da Educação

Dados Gerais

Código Oficial: 6031
Sigla: MCED
Descrição: Apoiado na forte tradição das Ciências da Educação na FPCEUP, o Mestrado em Ciências da Educação (MCED) valoriza uma lógica integrada, de rigor e inovação, na investigação e intervenção nas realidades socioeducativas, através de aprendizagens adequadas às transformações da educação e às exigências de empregabilidade. Dirige-se a estudantes e profissionais das Ciências da Educação e outras áreas que valorizam o conhecimento e a reflexão sobre modos de intervir no campo social, cultural e económico e onde as dimensões educativa e formativa sejam determinantes.

Diplomas

  • Mestrado em Ciências da Educação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências da Educação (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Análise Crítica das Teorias em Educação

MED101 - ECTS

 

Problematização do processo sócio-histórico de produção de um olhar científico sobre o objeto educativo, tendo em vista a compreensão, pelos estudantes, das ambiguidades constituintes da moderna cientificidade educativa , o desenvolvimento de um pensamento complexo e heterogéneo com implicações nos modos como se definem os problemas educativos e as suas soluções legítimas e a construção de quadros de inteligibilidade sobre processos, práticas e problemáticas que marcam o campo da educação do ponto de vista da investigação e da intervenção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Análise de Políticas Educativas

DE209 - ECTS A unidade curricular visa dotar os estudantes com competências de análise dos textos, dos discursos, dos processos políticos e das práticas sociais, no campo da educação, identificando aí as suas matrizes discursivas e os diferentes mandatos endereçados aos sistemas educativos pelos agentes envolvidos. Adicionalmente, a APE pretende alargar a análise dos discursos plasmados pelos (e nos) textos às práticas políticas e à análise dos seus ‘efeitos’ sociais e educativos. Dado o perfil dos graduados que se pretende formar, esta última dimensão visa incrementar a sua reflexividade individual, social e profissional e, nesses termos, criar as condições de exercício de ‘imaginação sociológica’, isto é, a competência para configurar e propor alternativas.

Objetivos:
-Identificar as matrizes discursivas de dadas políticas educativas.
- Relacionar os mandatos educativos aos níveis globais, nacional e local.
- Conhecer teorias e metodologias utilizadas para o estudo das políticas de educação.
- Analisar textos de política educativa.

Avaliação como Campo de Ação em Educação: Referenciais e Reconfigurações de Intervenção Profissional

DE238 - ECTS

A unidade curricular visa aprofundar referenciais teóricos sobre avaliação como campo de ação em educação, e problematizar reconfigurações de intervenção profissional conducentes à construção de conhecimento sobre a avaliação como campo profissionalizante.

Espera-se que a UC constitua um espaço de formação que contribua para pensar a avaliação como campo profissional em educação.

Cooperação para o Desenvolvimento em Educação: Teorias, Problemáticas e Agendas

DE240 - ECTS A UC  Cooperação para o Desenvolvimento em Educação: teorias, problemáticas e agendas, criada a partir do domínio de Educação, Comunidades e Mudança Social, ancora-se principalmente na constatação da emergência, em Portugal como em outros países, de movimentos e atores sociais que desenvolvem a sua intervenção no campo da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, atuando na área da Educação, o que despoleta questionamentos e desafios ao campo das práticas e da reflexão educativas e que, por outro lado, salientam espaços e formas de intervenção profissional onde os mestres em Ciências da Educação poderão encontrar a sua pertinência social, quer do ponto de vista da consultoria, avaliação, intervenção e/ou investigação. 
O enfoque principal desta Unidade Curricular é apresentar e problematizar os modos como se equaciona o papel da educação em processos de cooperação para o desenvolvimento. 
Esta intencionalidade supõe discutir previamente o que se entende por cooperação para o desenvolvimento e o modo como este processo se tem vindo a transformar e se tem organizado politicamente. Como se depreenderá, esta discussão ancora-se na própria discussão da noção de desenvolvimento e dos papéis atribuído à educação neste, nomeadamente em contextos de cooperação internacional. 
Esta disciplina propõe-se assim integrar no campo da reflexão educativa a discussão das dimensões política, social, cultural e económica dos processos de desenvolvimento, numa lógica em que se destacará essencialmente a dimensão educativa da intervenção política e social.

Diálogos Intergeracionais, Educação e Desafios das Sociedades Contemporâneas

OP129 - ECTS

O aumento da esperança de vida, o fortíssimo desenvolvimento tecnológico nas últimas três décadas e as mudanças estruturais e subjetivas subjacentes às transformações das sociedades modernas aumentaram a distância entre gerações e reconfiguraram-na qualitativamente, com impacto nas formas de comunicação e de reprodução e produção culturais. Esta situação faz-se sentir em diversos contextos de vida (por exemplo, nas famílias), de educação (por exemplo, nas escolas) e de trabalho profissional (por exemplo, nas novas formas assumidas pelo emprego). Em todos os casos são as condições da socialização e seus atores principais que são fortemente interrogadas, apelando à intencionalidade criativa na promoção do diálogo intergeracional.

OBJETIVOS

Refletir sobre as condições do diálogo intergeracional

Conhecer a investigação já desenvolvida no âmbito do diálogo intergeracional

Cartografar projetos e iniciativas desenvolvidas em diferentes contextos

Explorar as possibilidades de criação e desenvolvimento de promoção do diálogo intergeracional

 

Educação com Artes e Cidadanias

DE135 - ECTS

Objetivos

  • Adquirir conhecimentos sobre a educação em Portugal e no contexto Europeu, como lugar para as artes e a construção de cidadanias
  • Compreender o potencial das artes como experiência humana ética, estética e solidária
  • Desenvolver competências adequadas ao trabalho com artes na educação
  • Desenvolver pensamento crítico e reflexivo

Experiência, Contextos Sociais e Educação de Adultos

EFA12 - ECTS Aquisição de conhecimentos e de capacidades para resolver, de modo rigoroso, fundamentado e crítico, problemas teóricos e práticos nos domínios da Orientação ao Longo da Vida, dos dispositivos de Reconhecimento e Validação de ‘Aprendizagens Experienciais’, da Educação de Adultos e da Aprendizagem ao Longo da Vida.
Assumindo um estatuto teórico, uma intenção crítica, uma amplitude multidisciplinar e uma abordagem situada (fundada numa perspetiva), esta u.c. visa os seguintes objetivos/resultados de aprendizagem específicos: 
(a) aquisição de capacidades, instrumentos - teóricos e metodológicos – e categorias analíticas suscetíveis de fundamentarem um ponto de vista crítico, capaz de interrogar e ir além do senso comum (incluindo o profissional) sobre dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens experienciais; 
(b) fazer uso de um duplo enquadramento, cultural e político, assente em dimensões simbólicas e da ordem das escolhas, respetivamente, para situar tais dispositivos.

Fundamentos e Implicações Epistemológicas da Reflexão no Campo da Pedagogia

DE130 - ECTS
 
Construir espaços de reflexão consequente e sustentada sobre:

 a) os fundamentos das abordagens pedagógicas que se identificam com o campo da inovação educativa;
b) as implicações, do ponto de vista da ação docente, das abordagens pedagógicas que se constroem tendo como referência os paradigmas pedagógicos da aprendizagem e da comunicação;
c) a centralidade da reflexão epistemológica para abordar a inovação pedagógica como objeto de estudo.

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico

OP207 - ECTS A principal finalidade desta unidade curricular consiste em dotar os estudantes de um conjunto de competências que lhes permita promover processos de reflexão sustentados e consequentes, capazes de apoiar a concepção, implementação e avaliação de projectos de intervenção no domínio da supervisão e consultadoria pedagógicas, no âmbito do apoio e do desenvolvimento de projectos de formação inicial e contínua de professores ou no domínio da supervisão de projectos de formação de formadores.

Metodologias de Investigação em Educação

MED200 - ECTS

Nesta UC, há uma preocupação central en informar as escolhas básicas subjacentes ao processo de investigação, procurando equipar estudantes com quadros de referência teórico-metodológicos, fundadores da investigação em Educação, que viabilizem uma condição critica para as escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação. Assim, são objectivos de aprendizagem:


- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.
- informar as escolhas subjacentes ao processo de investigação
- estimular actividade critica para escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação
- saber desenvolver um trabalho de investigação exploratório.

Políticas de Avaliação e Gestão Institucional e Pedagógica da Qualidade em Educação

DE134 - ECTS

A unidade curricular centra-se na análise das políticas de avaliação em educação enquanto tecnologia política, de regulação do sistema educativo, das suas instituições e das práticas pedagógicas. Desenvolve estas questões identificando qual é o âmbito da avaliação em educação e formação, o papel que desempenha na regulação e coordenação do sistema e das instituições educativas e as diversas abordagens, procedimentos e atores envolvidos.

- Identificar a construção das políticas de avaliação.
- Delimitar concetualmente os sentidos de avaliação e de qualidade em educação.
- Conhecer as formas de coordenação europeia das políticas e das práticas de avaliação.
- Relacionar as políticas e práticas de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação.
- identificar os racionais da avaliação em educação.

Psicologia Política e Educação Política

OP123 - ECTS O objectivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos na área da psicologia política e da educação política, nomeadamente da investigação neste domínio, e de competências de análise de situações políticas a partir dos contributos da psicologia e de desenho de projetos de intervenção educacional.

Tradições Emancipatórias na Educação

DE239 - ECTS
  • Adquirir conhecimentos sobre questões chave na educação emancipatória
  • Compreender desafios globais para a implementação de um movimento emancipatório na educação, no séc. XXI
  • Desenvolver competências adequadas ao trabalho no quadro de uma educação emancipatória com diversos grupos sociais
  • Desenvolver pensamento crítico e reflexivo

Cidadanias e Diversidade

MED201 - ECTS

Esta UC traz para a formação questões que emergem do confronto com cidadania na sua relação com o estado, com comunidades e na sua relação entre indivíduos. Acentua-se a sua relação estreita com direitos civis, políticos, sociais e com os de nova geração, os direitos culturais. A educação como direito social é uma questão central na UC. As questões de inclusão/exclusão e a diversidade socio-cultural são também estruturantes.

Objectivos da formação 
. debater educação como direito social
. debater conceitos de cidadania, inclusão/exclusão, diversidade cultural
. conhecer contribuições marcantes nas questões mencionadas, incluindo a questão da intersecionalidade
. identificar processos e contextos sociais geradores de exclusão/ inclusão
. adquirir saberes relevantes para a transformação social

Desconstrução da Cultura Patriarcal para a Prevenção da Violência de Género

OP213 - ECTS

- Aprofundar conceitos em torno da cultura e violência de género e doméstica, a partir de diferentes perspectivas teóricas;


- Analisar criticamente contextos culturais e educativos e mecanismos de poder na construção social de uma cultura de tolerância à violência de género;

- Reflectir sobre a articulação entre as dinâmicas do poder, os movimentos sociais e a mudança na construção sócio-histórica em torno da violência de género, da violência familiar e da violência contra idosos e contra as crianças;


- Identificar e analisar perspectivas, modelos e políticas sociais na intervenção para a mudança cultural e educativa no que respeita à violência de género;

- Conceber a intervenção educativa em projectos sócio-culturais na mudança cultural no campo da violência de género numa perspectiva multidisciplinar.

Escola, Comunidade e Democracia: Domínios, problemáticas e projetos de investigação e de intervenção

DE336 - ECTS
  • Contribuir para o desenvolvimento de revisões de literatura sobre domínios e problemáticas que digam respeito ao domínio da Pedagogia, Literacias e Inovação.

  • Refletir sobre projetos de investigação  e de  intervenção, do ponto de vista do  seu contributo  para o  desenvolvimento da  literacia  dos  alunos, enquanto  objetivo de iniciativas que se reivindicam de inovação pedagógica.

 

Escola Pública, Trabalho Docente e Justiça em Educação

OP225 - ECTS

- Conhecer perspetivas concetuais, epistemológicas e metodológicas no campo da pesquisa em educação escolar pública, trabalho docente e formação de professores.

- Conhecer uma cartografia de teorias sobre o trabalho docente.

- Compreender os sistemas concetuais e práticos que configuram a formação de professores.

- Problematizar a política educacional de incidência no trabalho docente e na formação de professores.

- Problematizar os efeitos da educação pública na vida das crianças e dos jovens.

-Construir problemáticas no domínio do trabalho docente e da formação de professores, referenciadas por uma perspetiva ética das justiças em educação.

Ética e Trabalho em Educação

MED202 - ECTS
  1. Apropriar-se de um conjunto de conceitos estruturantes que permitam distinguir um empreendimento moral de um empreendimento ético.

  2. Confrontar os seus conhecimentos pessoais com os discursos e os conceitos culturalmente validados referentes à área de saber que a Ética constitui.

 

Metodologias de Intervenção em Educação

MED102 - ECTS

Esta disciplina visa desenvolver conhecimentos e competências de métodos de intervenção educaciva, social e comunitária, partindo de uma perspetiva contextualista, ecológica e situada da intervenção.

Políticas da Diferença, Educação e Inclusão Social

OP126 - ECTS

Apresentação: A educação, sobretudo a formal, tem como enquadramento o Estado, a economia e a sociedade civil e visa a formação de cidadãos, de trabalhadores e o desenvolvimento dos indivíduos e grupos. Estando a educação pública organizada em torno deste triplo mandato, num primeiro momento do desenvolvimento histórico dos sistemas educativos, as diferenças (de etnia, de género, de idade, de modo de vida, etc.) estavam ausentes da sua preocupação política. Com o surgimento do capitalismo “desorganizado”, com a crescente afirmação das identidades dos grupos, dos indivíduos e dos “novos movimentos sociais”, em contexto de globalização, aquele triplo mandato é reconfigurado, quer em torno das novas exigências da economia global, quer através do que se poderia chamar “novas formas de cidadania”.

Esta unidade curricular visa analisar as relações emergentes entre a educação, com ênfase na educação formal/pública, o desenvolvimento económico e social e emergência das ‘diferenças’ e das suas reivindicações sociais e políticas nas suas mais diversas dimensões. Esta análise das políticas da diferença será levada a cabo com base nos cinco ‘lugares’ em que os mandatos educativos e as diferenças se encontram e confrontam: o corpo, o trabalho, a cidadania, a identidade e o território.

Objetivos

- Identificar a matriz moderna dos discursos em educação

  • Relacionar os mandatos endereçados à educação com o desenvolvimento do capitalismo.

- Relacionar os mandatos educativos aos níveis global, nacional e local (e suas interações).

- Conhecer teorizações sobre o modo como o Estado, a economia e a sociedade se estão a desenvolver e a reconfigurar os mandatos educativos.

- Caracterizar as formas emergentes de cidadania com base na afirmação identitária e da reflexividade social.

- Analisar os ‘lugares’ (o corpo, trabalho, cidadania, identidade e território) na sua interação com a educação.

  • Identificar em textos de políticas educativas e de educação os impactes dos ‘lugares’ analisados.

-Analisar as políticas educativas em Portugal no contexto da sociedade e da economia do conhecimento.

  • Extrair consequências para o contexto português da reconfiguração do mandato endereçado ao sistema educativo pela “Europa do conhecimento”.

Questões Aprofundadas em Educação, Artes e Cidadanias

DE343 - ECTS
  • Aprofundar conhecimentos teóricos sobre educação, artes, cidadanias e as suas relações
  • Expandir conhecimentos sobre o trabalho com artes em contextos educativos-formativos diversos
  • Desenvolver competências adequadas à investigação com artes na educação e na promoção da cidadania
  • Desenvolver pensamento crítico e reflexivo

Questões Aprofundadas sobre Avaliação e Gestão da Qualidade em Educação: Políticas e Práticas

DE342 - ECTS

A unidade curricular (UC) visa aprofundar e problematizar conceitos e práticas relacionados com políticas, estruturas e processos de avaliação e gestão institucional e pedagógica da qualidade na educação, e proporcionar a construção, por parte dos/as estudantes, de conhecimentos sobre responsabilidades profissionais e  princípios éticos que caracterizam os profissionais no campo da avaliação e gestão da qualidade na educação. Os/as estudantes terão a possibilidade de contactar com projetos de investigação e de intervenção institucionais e e de acompanhar processos de monitorização da avaliação da qualidade.
Mais especificamente, pretende-se nesta UC:
- Identificar estruturas e processos de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação.
- Sublinhar a importância de efeitos da avaliação na educação.
- Relacionar perspetivas teóricas, práticas de avaliação e gestão da qualidade em educação.

Questões Aprofundadas sobre Educação e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

DE344 - ECTS

A UC Questões Aprofundadas sobre Educação e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento tem como objetivo principal aprofundar e problematizar conceitos e práticas de Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação em Educação, numa perspetiva internacional. Pretende também promover a identificação de linhas de trabalho no âmbito deste domínio e, assim, contribuir para o desenho e construção da investigação, estágio e/ou projeto dos/as estudantes no 2º ano do Mestrado.

Teorias, Contextos e Práticas de Investigação em Educação e Formação de Adultos

OP220 - ECTS

Assumindo a educação e formação de adultos como um campo importante de intervenção e investigação no domínio das CE e de trabalho dos mestres em CE, em Educação e Formação de Adultos e em Estudos Africanos, a UC propõe-se:
- promover o conhecimento e a capacidade de problematização de diferentes discursos teóricos e políticos em educação e formação de adultos e de análise das suas articulações/implicações a nível das práticas de intervenção em diferentes contextos;
- problematizar, construir e desenvolver grelhas de leitura críticas e abrangentes em educação/formação de adultos,  discutindo a sua relação com diferentes contextos sócio-políticos e institucionais;
- potenciar o conhecimento de diferentes experiências e contextos de  trabalho e de intervenção em educação/formação de adultos e a problematização do exercício profissional na área, tendo presente as dimensões éticas do trabalho no campo.
 


Dissertação

MED304 - ECTS

A UC visa a produção por cada estudante da sua dissertação de Mestrado e a sua defesa, de acordo com o nível 7 do quadro de qualificações europeu. Visa ainda:


- a aquisição de conhecimentos especializados no domínio da investigação revelando capacidade de reflexão crítica e de abertura à diversidade dos saberes

- o desenvolvimento de  novos conhecimentos e procedimentos nos domínios, populações e contextos em estudo


 - a mestria de competências de condução e discussão de investigação nas suas diferentes fases

Estágio

MED303 - ECTS

O estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação tem como objectivo favorecer a iniciação à prática profissional autónoma e a integração no meio profissional, através do contacto com os contextos de exercício da profissão.

 

Projeto

MED305 - ECTS

O projeto, enquanto via de concretização do grau de Mestre em Ciências da Educação, tem como objectivo permitir a concretização, por parte do estudante, de uma proposta de intervenção no campo profissional, alicerçada nos saberes das Ciências Sociais e Humanas, confrontados com as especificidades dos contextos onde essa intervenção se visa pôr em prática.

A proposta de um modelo de configuração do projeto não intenta cercear a sua diversidade, mas situar um conjunto de dimensões imprescindíveis à sua concretização. Tratando-se de um percurso académico, não se prevê necessariamente a implantação do projeto durante o mesmo, pelo que ele deve evidenciar a capacidade de articulação dos objectivos enunciados com a modelação projetual aqui proposta, capacidade que procura garantir esta mesma implantação.

Questões Aprofundadas de Metodologias de Intervenção em Educação

MED306 - ECTS

O projeto e estágio, enquanto vias de realização deste CE, têm como objetivo a concretização, por parte do estudante, de uma proposta de intervenção no campo profissional. Esta alicerça-se nos saberes das CSH, nomeadamente os que configuram metodologias de intervenção no campo educativo, confrontados com as especificidades dos contextos onde essa intervenção se visa pôr em prática.

 

Questões Aprofundadas de Metodologias de Investigação em Educação, com laboratório

MED307 - ECTS

 

A Unidade Curricular (UC) de Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório) procura, através de modalidades de ensino e de aprendizagem diversificadas, fornecer aos/às estudantes os utensílios conceptuais e procedimentais que lhes permitam desenvolver investigação pertinente, rigorosa, inovadora e crítica no campo da educação, respondendo aos objetivos de formação do ciclo de estudos e contribuindo para a construção das competências previstas no seu âmbito.

 

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