Código Oficial: | 6031 |
Sigla: | MCED |
Descrição: | Apoiado na forte tradição das Ciências da Educação na FPCEUP, o Mestrado em Ciências da Educação (MCED) valoriza uma lógica integrada, de rigor e inovação, na investigação e intervenção nas realidades socioeducativas, através de aprendizagens adequadas às transformações da educação e às exigências de empregabilidade. Dirige-se a estudantes e profissionais das Ciências da Educação e outras áreas que valorizam o conhecimento e a reflexão sobre modos de intervir no campo social, cultural e económico e onde as dimensões educativa e formativa sejam determinantes. |
Problematização do processo sócio-histórico de produção de um olhar científico sobre o objeto educativo, tendo em vista a compreensão, pelos estudantes, das ambiguidades constituintes da moderna cientificidade educativa , o desenvolvimento de um pensamento complexo e heterogéneo com implicações nos modos como se definem os problemas educativos e as suas soluções legítimas e a construção de quadros de inteligibilidade sobre processos, práticas e problemáticas que marcam o campo da educação do ponto de vista da investigação e da intervenção.
A unidade curricular visa aprofundar referenciais teóricos sobre avaliação como campo de ação em educação, e problematizar reconfigurações de intervenção profissional conducentes à construção de conhecimento sobre a avaliação como campo profissionalizante.
Espera-se que a UC constitua um espaço de formação que contribua para pensar a avaliação como campo profissional em educação.
O aumento da esperança de vida, o fortíssimo desenvolvimento tecnológico nas últimas três décadas e as mudanças estruturais e subjetivas subjacentes às transformações das sociedades modernas aumentaram a distância entre gerações e reconfiguraram-na qualitativamente, com impacto nas formas de comunicação e de reprodução e produção culturais. Esta situação faz-se sentir em diversos contextos de vida (por exemplo, nas famílias), de educação (por exemplo, nas escolas) e de trabalho profissional (por exemplo, nas novas formas assumidas pelo emprego). Em todos os casos são as condições da socialização e seus atores principais que são fortemente interrogadas, apelando à intencionalidade criativa na promoção do diálogo intergeracional.
OBJETIVOS
Refletir sobre as condições do diálogo intergeracional
Conhecer a investigação já desenvolvida no âmbito do diálogo intergeracional
Cartografar projetos e iniciativas desenvolvidas em diferentes contextos
Explorar as possibilidades de criação e desenvolvimento de promoção do diálogo intergeracional
Objetivos
a) os fundamentos das abordagens pedagógicas que se identificam com o campo da inovação educativa;
b) as implicações, do ponto de vista da ação docente, das abordagens pedagógicas que se constroem tendo como referência os paradigmas pedagógicos da aprendizagem e da comunicação;
c) a centralidade da reflexão epistemológica para abordar a inovação pedagógica como objeto de estudo.
Nesta UC, há uma preocupação central en informar as escolhas básicas subjacentes ao processo de investigação, procurando equipar estudantes com quadros de referência teórico-metodológicos, fundadores da investigação em Educação, que viabilizem uma condição critica para as escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação. Assim, são objectivos de aprendizagem:
- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.
- informar as escolhas subjacentes ao processo de investigação
- estimular actividade critica para escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação
- saber desenvolver um trabalho de investigação exploratório.
A unidade curricular centra-se na análise das políticas de avaliação em educação enquanto tecnologia política, de regulação do sistema educativo, das suas instituições e das práticas pedagógicas. Desenvolve estas questões identificando qual é o âmbito da avaliação em educação e formação, o papel que desempenha na regulação e coordenação do sistema e das instituições educativas e as diversas abordagens, procedimentos e atores envolvidos.
- Identificar a construção das políticas de avaliação.
- Delimitar concetualmente os sentidos de avaliação e de qualidade em educação.
- Conhecer as formas de coordenação europeia das políticas e das práticas de avaliação.
- Relacionar as políticas e práticas de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação.
- identificar os racionais da avaliação em educação.
Esta UC traz para a formação questões que emergem do confronto com cidadania na sua relação com o estado, com comunidades e na sua relação entre indivíduos. Acentua-se a sua relação estreita com direitos civis, políticos, sociais e com os de nova geração, os direitos culturais. A educação como direito social é uma questão central na UC. As questões de inclusão/exclusão e a diversidade socio-cultural são também estruturantes.
Objectivos da formação
. debater educação como direito social
. debater conceitos de cidadania, inclusão/exclusão, diversidade cultural
. conhecer contribuições marcantes nas questões mencionadas, incluindo a questão da intersecionalidade
. identificar processos e contextos sociais geradores de exclusão/ inclusão
. adquirir saberes relevantes para a transformação social
- Aprofundar conceitos em torno da cultura e violência de género e doméstica, a partir de diferentes perspectivas teóricas;
- Analisar criticamente contextos culturais e educativos e mecanismos de poder na construção social de uma cultura de tolerância à violência de género;
- Reflectir sobre a articulação entre as dinâmicas do poder, os movimentos sociais e a mudança na construção sócio-histórica em torno da violência de género, da violência familiar e da violência contra idosos e contra as crianças;
- Identificar e analisar perspectivas, modelos e políticas sociais na intervenção para a mudança cultural e educativa no que respeita à violência de género;
- Conceber a intervenção educativa em projectos sócio-culturais na mudança cultural no campo da violência de género numa perspectiva multidisciplinar.
- Conhecer perspetivas concetuais, epistemológicas e metodológicas no campo da pesquisa em educação escolar pública, trabalho docente e formação de professores.
- Conhecer uma cartografia de teorias sobre o trabalho docente.
- Compreender os sistemas concetuais e práticos que configuram a formação de professores.
- Problematizar a política educacional de incidência no trabalho docente e na formação de professores.
- Problematizar os efeitos da educação pública na vida das crianças e dos jovens.
-Construir problemáticas no domínio do trabalho docente e da formação de professores, referenciadas por uma perspetiva ética das justiças em educação.
Apropriar-se de um conjunto de conceitos estruturantes que permitam distinguir um empreendimento moral de um empreendimento ético.
Confrontar os seus conhecimentos pessoais com os discursos e os conceitos culturalmente validados referentes à área de saber que a Ética constitui.
Esta disciplina visa desenvolver conhecimentos e competências de métodos de intervenção educaciva, social e comunitária, partindo de uma perspetiva contextualista, ecológica e situada da intervenção.
Apresentação: A educação, sobretudo a formal, tem como enquadramento o Estado, a economia e a sociedade civil e visa a formação de cidadãos, de trabalhadores e o desenvolvimento dos indivíduos e grupos. Estando a educação pública organizada em torno deste triplo mandato, num primeiro momento do desenvolvimento histórico dos sistemas educativos, as diferenças (de etnia, de género, de idade, de modo de vida, etc.) estavam ausentes da sua preocupação política. Com o surgimento do capitalismo “desorganizado”, com a crescente afirmação das identidades dos grupos, dos indivíduos e dos “novos movimentos sociais”, em contexto de globalização, aquele triplo mandato é reconfigurado, quer em torno das novas exigências da economia global, quer através do que se poderia chamar “novas formas de cidadania”.
Esta unidade curricular visa analisar as relações emergentes entre a educação, com ênfase na educação formal/pública, o desenvolvimento económico e social e emergência das ‘diferenças’ e das suas reivindicações sociais e políticas nas suas mais diversas dimensões. Esta análise das políticas da diferença será levada a cabo com base nos cinco ‘lugares’ em que os mandatos educativos e as diferenças se encontram e confrontam: o corpo, o trabalho, a cidadania, a identidade e o território.
Objetivos
- Identificar a matriz moderna dos discursos em educação
- Relacionar os mandatos educativos aos níveis global, nacional e local (e suas interações).
- Conhecer teorizações sobre o modo como o Estado, a economia e a sociedade se estão a desenvolver e a reconfigurar os mandatos educativos.
- Caracterizar as formas emergentes de cidadania com base na afirmação identitária e da reflexividade social.
- Analisar os ‘lugares’ (o corpo, trabalho, cidadania, identidade e território) na sua interação com a educação.
-Analisar as políticas educativas em Portugal no contexto da sociedade e da economia do conhecimento.
A unidade curricular (UC) visa aprofundar e problematizar conceitos e práticas relacionados com políticas, estruturas e processos de avaliação e gestão institucional e pedagógica da qualidade na educação, e proporcionar a construção, por parte dos/as estudantes, de conhecimentos sobre responsabilidades profissionais e princípios éticos que caracterizam os profissionais no campo da avaliação e gestão da qualidade na educação. Os/as estudantes terão a possibilidade de contactar com projetos de investigação e de intervenção institucionais e e de acompanhar processos de monitorização da avaliação da qualidade.
Mais especificamente, pretende-se nesta UC:
- Identificar estruturas e processos de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação.
- Sublinhar a importância de efeitos da avaliação na educação.
- Relacionar perspetivas teóricas, práticas de avaliação e gestão da qualidade em educação.
A UC Questões Aprofundadas sobre Educação e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento tem como objetivo principal aprofundar e problematizar conceitos e práticas de Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação em Educação, numa perspetiva internacional. Pretende também promover a identificação de linhas de trabalho no âmbito deste domínio e, assim, contribuir para o desenho e construção da investigação, estágio e/ou projeto dos/as estudantes no 2º ano do Mestrado.
Assumindo a educação e formação de adultos como um campo importante de intervenção e investigação no domínio das CE e de trabalho dos mestres em CE, em Educação e Formação de Adultos e em Estudos Africanos, a UC propõe-se:
- promover o conhecimento e a capacidade de problematização de diferentes discursos teóricos e políticos em educação e formação de adultos e de análise das suas articulações/implicações a nível das práticas de intervenção em diferentes contextos;
- problematizar, construir e desenvolver grelhas de leitura críticas e abrangentes em educação/formação de adultos, discutindo a sua relação com diferentes contextos sócio-políticos e institucionais;
- potenciar o conhecimento de diferentes experiências e contextos de trabalho e de intervenção em educação/formação de adultos e a problematização do exercício profissional na área, tendo presente as dimensões éticas do trabalho no campo.
A UC visa a produção por cada estudante da sua dissertação de Mestrado e a sua defesa, de acordo com o nível 7 do quadro de qualificações europeu. Visa ainda:
- a aquisição de conhecimentos especializados no domínio da investigação revelando capacidade de reflexão crítica e de abertura à diversidade dos saberes
- o desenvolvimento de novos conhecimentos e procedimentos nos domínios, populações e contextos em estudo
- a mestria de competências de condução e discussão de investigação nas suas diferentes fases
O estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação tem como objectivo favorecer a iniciação à prática profissional autónoma e a integração no meio profissional, através do contacto com os contextos de exercício da profissão.
O projeto, enquanto via de concretização do grau de Mestre em Ciências da Educação, tem como objectivo permitir a concretização, por parte do estudante, de uma proposta de intervenção no campo profissional, alicerçada nos saberes das Ciências Sociais e Humanas, confrontados com as especificidades dos contextos onde essa intervenção se visa pôr em prática.
A proposta de um modelo de configuração do projeto não intenta cercear a sua diversidade, mas situar um conjunto de dimensões imprescindíveis à sua concretização. Tratando-se de um percurso académico, não se prevê necessariamente a implantação do projeto durante o mesmo, pelo que ele deve evidenciar a capacidade de articulação dos objectivos enunciados com a modelação projetual aqui proposta, capacidade que procura garantir esta mesma implantação.O projeto e estágio, enquanto vias de realização deste CE, têm como objetivo a concretização, por parte do estudante, de uma proposta de intervenção no campo profissional. Esta alicerça-se nos saberes das CSH, nomeadamente os que configuram metodologias de intervenção no campo educativo, confrontados com as especificidades dos contextos onde essa intervenção se visa pôr em prática.
A Unidade Curricular (UC) de Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório) procura, através de modalidades de ensino e de aprendizagem diversificadas, fornecer aos/às estudantes os utensílios conceptuais e procedimentais que lhes permitam desenvolver investigação pertinente, rigorosa, inovadora e crítica no campo da educação, respondendo aos objetivos de formação do ciclo de estudos e contribuindo para a construção das competências previstas no seu âmbito.