Código: | MED307 | Sigla: | QAMIE(CL) |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCED | 22 | Plano Oficial | 2 | - | 8 | 64 | 216 |
A Unidade Curricular (UC) de Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório) procura, através de modalidades de ensino e de aprendizagem diversificadas, fornecer aos/às estudantes os utensílios conceptuais e procedimentais que lhes permitam desenvolver investigação pertinente, rigorosa, inovadora e crítica no campo da educação, respondendo aos objetivos de formação do ciclo de estudos e contribuindo para a construção das competências previstas no seu âmbito.
paradigma hipotético –dedutivo
paradigma fenomenológico-interpretativo
paradigma sócio-crítico
tendências pós-modernas e pós-estruturalistas
paradigma da complexidade
quantitativa
qualitativa
mista
emancipatória
características dos estudos descritivos e exploratórios
estudos descritivos
estudos de caso
estudos narrativos e biográficos
estudos etnográficos
problema e perguntas de investigação
teoria, conhecimento e problemática
campo da pesquisa e fontes de dados
ética da investigação em educação
recolha e análise de dados
validação da investigação
interpretação
pesquisa em bases de dados
endnote
NVivo
SPSS
entrevistas
grupos focais
observação participante
questionários
recolha de documentos e outros vestígios
análise estatística
análise de conteúdo
Horas de contacto
Incluem sessões teórico-práticas e laboratoriais, colectivas ou por domínio opcional e sessões tutoriais individuais ou de pequeno grupo.
- exposição dialogada e estruturada de conteúdos
- debates
- seminários com investigadores convidados
- simulações
- análise de casos de investigação coletivamente e em pequeno grupo
- revisão e feedback sobre textos (10 p) sobre investigação escritos pelos estudantes em 2 momentos do ano letivo
- revisão e feedback sobre as atividades realizadas pelos estudantes
Horas de contacto e de trabalho autónomo
- pesquisa em bases de dados
- análise de artigos e relatórios de investigação
- construção de pequenos desenhos de pesquisa
- construção de meios de recolha de dados coletivamente e em pequeno grupo
- análise de dados de investigação coletivamente e em pequeno grupo com e sem apoio de software específico
Horas de trabalho autónomo
Leitura de textosDesignação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 60,00 |
Estudo autónomo | 100,00 |
Frequência das aulas | 70,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 280,00 |
O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
A melhoria de classificação só pode ser feita logo a seguir ao final do ano letivo através de um trabalho sobre os dois semestres.
Bibliografia Obrigatória
Hadjii, Charles, & Baillé, Jacques (2001). Investigação e educação para uma «nova aliança» - 10 questões acerca da prova. Porto. Porto Editora.
Moreira João Manuel; Questionários. ISBN: 972-40-2142-4
Ghiglione Rodolphe; O^inquérito
Amado João 570; Manual de investigação qualitativa em educação. ISBN: 978-989-26-0655-2
Lessard-Hérbert Michelle; Investigação qualitativa. ISBN: 972-9295-75-1
Greenbaum Thomas L.; The^handbook for focus group research. ISBN: 0-7619-1253-3
Bruyne Paul de; Dinâmica da pesquisa em ciências sociais
Hammersley Martyn; Ethnography. ISBN: 0-422-77160-0
Israel, M, Hay, I. ; Research Ethics for Social Scientists, Sage, 2006
Bibliografia Complementar
Quivy Raymond; Manual de investigação em ciências sociais. ISBN: 978-972-662-275-8
Comissão Calouste Gulbenkian (1996). Para abrir as ciências sociais: relatório da Comissão Gulbenkian sobre a reestruturação das ciências sociais. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian.