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Questões Aprofundadas de Metodologias de Investigação em Educação, com laboratório

Código: MED307     Sigla: QAMIE(CL)

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 22 Plano Oficial 2 - 8 64 216

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 

A Unidade Curricular (UC) de Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório) procura, através de modalidades de ensino e de aprendizagem diversificadas, fornecer aos/às estudantes os utensílios conceptuais e procedimentais que lhes permitam desenvolver investigação pertinente, rigorosa, inovadora e crítica no campo da educação, respondendo aos objetivos de formação do ciclo de estudos e contribuindo para a construção das competências previstas no seu âmbito.

 

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Identificar, distinguir e relacionar paradigmas e estratégias de investigação em educação

  2. Realizar e fundamentar escolhas de investigação no que diz respeito aos paradigmas, estratégias gerais de investigação e meios de recolha e análise de dados, tendo em conta o problema, os sujeitos e o/s contexto/s da pesquisa

  3. Desenhar pesquisas em função dos problemas, sujeitos e/ou contextos a estudar e dos princípios éticos da investigação

  4. Gerir o procedimento geral de pesquisa de forma coerente, válida e eticamente enquadrada

  5. Escolher e usar softwaree outros meios eletrónicos de operacionalização da pesquisa enquanto processo e produto

  6. Produzir meios de recolha de dados de investigação individualmente e em equipa

  7. Usar de forma ética, técnica e relacionalmente informada meios de recolha de dados

  8. Analisar dados de investigação individualmente e em equipa

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Ter aproveitamento no 1º ano do MCED com aproveitamento à UC de MInvE

Programa

v

  1. Paradigmas de investigação em educação


paradigma hipotético –dedutivo


paradigma fenomenológico-interpretativo


paradigma sócio-crítico


tendências pós-modernas e pós-estruturalistas


paradigma da complexidade


 



  1. Tipologias de investigação quanto à abordagem:


quantitativa


qualitativa


mista


emancipatória


 



  1. Algumas estratégias gerais de investigação


características dos estudos descritivos e exploratórios


estudos descritivos


estudos de caso


estudos narrativos e biográficos


estudos etnográficos


 



  1. Desenho e fases da pesquisa


problema e perguntas de investigação


teoria, conhecimento e problemática


campo da pesquisa e fontes de dados


ética da investigação em educação


recolha e análise de dados


validação da investigação


interpretação


 



  1. Software e outros meios de suporte à operacionalização da pesquisa


pesquisa em bases de dados


endnote


NVivo


SPSS


 



  1. Meios de recolha de dados:


entrevistas


grupos focais


observação participante


questionários


recolha de documentos e outros vestígios


 



  1. Técnicas de análise de dados:


análise estatística


análise de conteúdo


análise do discurso

 



 

Bibliografia Obrigatória

João Amado; Manual de investigação qualitativa em educação. ISBN: 978-989-26-0655-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de contacto

Incluem sessões teórico-práticas e laboratoriais, colectivas ou por domínio opcional e sessões tutoriais individuais ou de pequeno grupo.

 

- exposição dialogada e estruturada de conteúdos

- debates

- seminários com investigadores convidados

- simulações

- análise de casos de investigação coletivamente e em pequeno grupo

- revisão e feedback sobre textos (10 p) sobre investigação escritos pelos estudantes em 2 momentos do ano letivo

- revisão e feedback sobre as atividades realizadas pelos estudantes

Horas de contacto e de trabalho autónomo

- pesquisa em bases de dados

- análise de artigos e relatórios de investigação

- construção de pequenos desenhos de pesquisa

- construção de meios de recolha de dados coletivamente e em pequeno grupo

- análise de dados de investigação coletivamente e em pequeno grupo com e sem apoio de software específico

Horas de trabalho autónomo

Leitura de textos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 60,00
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 70,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 280,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação (aferida pela apresentação de trabalhos e intervenção na dinâmica das aulas) e assiduidade (40%) Realização de 2 trabalhos escritos individuais sobre aspetos chave da metodologia de investigação (máximo 10  páginas cada um), a entregar em datas a acordar (30%+30%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A estudar com os estudantes.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação só pode ser feita logo a seguir ao final do ano letivo através de um trabalho sobre os dois semestres.

Observações

Bibliografia Obrigatória

Hadjii, Charles, & Baillé, Jacques (2001). Investigação e educação para uma «nova aliança» - 10 questões acerca da prova. Porto. Porto Editora.
Moreira João Manuel; Questionários. ISBN: 972-40-2142-4
Ghiglione Rodolphe; O^inquérito
Amado João 570; Manual de investigação qualitativa em educação. ISBN: 978-989-26-0655-2
Lessard-Hérbert Michelle; Investigação qualitativa. ISBN: 972-9295-75-1
Greenbaum Thomas L.; The^handbook for focus group research. ISBN: 0-7619-1253-3
Bruyne Paul de; Dinâmica da pesquisa em ciências sociais
Hammersley Martyn; Ethnography. ISBN: 0-422-77160-0
Israel, M, Hay, I. ; Research Ethics for Social Scientists, Sage, 2006

Bibliografia Complementar

Quivy Raymond; Manual de investigação em ciências sociais. ISBN: 978-972-662-275-8
Comissão Calouste Gulbenkian (1996). Para abrir as ciências sociais: relatório da Comissão Gulbenkian sobre a reestruturação das ciências sociais. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian.

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