Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Departamentos > Ciências da Educação
Mapa das Instalações

Ciências da Educação

Sigla: DCE
Responsável: Sofia Marques da Silva
Descrição:
Departamento de Ciências da Educação


Competências

Fundada em 1980, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação é uma subunidade orgânica da Universidade do Porto. O Departamento de Ciências da Educação (DCE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), desenvolve atividades de formação no âmbito da educação ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento

A Licenciatura em Ciências da Educação foi criada em 1987 e configurada como 1º Ciclo em Ciências da Educação, em 2006-2007, na sequência da implementação do Processo de Bolonha. Nesse mesmo ano, o Mestrado em Ciências da Educação foi também configurado como 2º ciclo de formação nesta área científica. O curso de doutoramento em Ciências da Educação, existindo desde 1999, também foi adaptado ao modelo de 3º ciclo em 2007, fundado, assim, numa ampla experiência anterior neste nível de formação.

A empregabilidade é uma das preocupações centrais do DCE. Os seus graduados são especialistas em educação e formação e exercem as suas atividades nos vários contextos educativos formais, não formais e informais.

As atividades de formação do DES estão solidamente articuladas com as de investigação desenvolvidas no âmbito dos centros de investigação em que os docentes estão integrados, designadamente no Centro de Investigação e Intervenção Educativas, unidade de I&D, financiada pela FCT e sediada na FPCEUP.

O DCE articula as suas atividades de investigação e de formação com os outros departamentos e subunidades orgânicas da Universidade do Porto e com outras instituições nacionais e internacionais. O departamento tem organizado sistematicamente eventos académicos nacionais e internacionais e os seus investigadores e professores estão inseridos em redes relevantes para os seus projetos e atividades.

No que se refere à prestação de serviços à comunidade e formação contínua, o DCE, através de consolidadas estruturas e serviços, coordena e desenvolve também um significativo conjunto de atividades.

Além da qualidade científica e pedagógica, o DCE está profundamente envolvido com compromisso ético com a promoção da igualdade de oportunidades e de progresso social.

Orgãos de gestão:

  • Diretor/a
  • Conselho de Departamento
  • Comissão Executiva

Composição do Conselho do Departamento


Direção:

Carla Sofia Marques da Silva (Diretora)

Henrique Malheiro Vaz (Subdiretor)


Responsável pelas estruturas de investigação do Departamento:

Maria Amélia da Costa Lopes - (CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas)


Direção dos cursos:

João Carlos Pereira Caramelo (LCED)

Alexandra Sá Costa (MCED)

Pedro Daniel Tavares Ferreira (MEAV)

Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves (PDCE)


Representantes de docentes e investigadores/as doutorados/as:

Ana Cristina de Castro Torres

Angélica Maria Reis Monteiro

António Manuel Magalhães Evangelista de Sousa

Carla Patrícia Teixeira da Silva Figueiredo

Isabel Maria A. e Menezes Figueiredo

Maria Manuela Martinho Ferreira

Maria Teresa Guimarães de Medina

Pedro Daniel Tavares Ferreira


Membro Cooptado:

Liliana Pires





Comissão Executiva

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-02 às 14:47:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias