Questões Aprofundadas em Educação, Artes e Cidadanias
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCED |
9 |
Plano Oficial |
1 |
- |
12 |
98 |
324 |
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
- Aprofundar conhecimentos teóricos sobre educação, artes, cidadanias e as suas relações
- Expandir conhecimentos sobre o trabalho com artes em contextos educativos-formativos diversos
- Desenvolver competências adequadas à investigação com artes na educação e na promoção da cidadania
- Desenvolver pensamento crítico e reflexivo
Resultados de aprendizagem e competências
Este módulo centra-se no aprofundamento de conhecimento teórico e prático acerca da educação com as artes como oportunidade de cidadania
O módulo envolve diálogo com realidades locais, nacionais e europeias, incluindo o contacto com experiências-chave com artes no desenvolvimento das comunidades.
A conclusão com sucesso deste módulo implica que as/os estudantes serão capazes de:
Mostrar uma compreensão das relações entre educação, artes e cidadanias, ao nível local, nacional e europeu
Explorar criticamente os desafios à educação, artes e cidadanias no tempo atual
Compreender a relevância e a dimensão política e social das tradições emancipatórias na educação
Revelar conhecimento acerca do papel das artes na construção da aprendizagem ao longo da vida
Mostrar um saber teórico/prático acerca da educação com artes fora e dentro da escola
Elaborar pesquisas apropriadas à educação com artes num quadro ético relevante e usando esse conhecimento
Valorizar e mostrar a apropriação crítica de competências de educação-formação com as artes
Formular um projeto de dissertação, projeto ou relatório no cruzamento entre educação, artes e cidadanias
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
- Educação com arte enquanto direito de crianças, jovens e pessoas adultas
- Aprender com arte dentro e fora da escola: uma aproximação a contextos de aprendizagem formal, não formal e informal
- Temas de investigação e intervenção em educação com artes, promotora de cidadania.
- Uma abordagem à pesquisa baseada nas artes
- Construção de projetos de investigação e de intervenção em educação com artes e cidadania
Bibliografia Obrigatória
Baptista, Isabel (Coord.); Carta Ética das Ciências da Educação, Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, 2014
Barone, Tom & Eisner, Elliot W; How might arts based research be both political and ethical? , In Tom Barone, & Elliot Eisner. Arts based research (pp. 121-136), SAGE; http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/19/19, 2012
British Education Research Association (BERA) ; Ethical guidelines for educational research., https://www.bera.ac.uk/wp-content/uploads/2018/06/BERA-Ethical-Guidelines-for-Educational-Research_4thEdn_2018.pdf?noredirect=1, 2018
Dewey, John ; The common substance of the arts, In John Dewey, Art as experience (pp. 194-221) Perigee, 2005
Janesick, Valerie ; The dance of qualitative research design: Metaphor, methodolatry and Meaning, In Norman Denzing and Yvonna Lincoln (Eds). Strategies of qualitative inquiry (pp. 35-55) SAGE, 1998
Sinding, Christine, Gray, Ross & Nisker, Jeff ; Ethical issues and issues of ethics, In Gary Knowles, J. & Andrew Cole, Handbook of the arts in qualitative research (pp. 459-467), 2008. ISBN: ISBN: 978-1-4129-0531-2
Macedo, Eunice ; Teoria do método e desenho da pesquisa., In Eunice Macedo, Vozes jovens entre experiência e desejo: Cidadania e outras construções (pp. 115-126) Afrontamento. , 2018
Macedo, Eunice, Clough, Nick & Santos, Sofia A. ; Engaging vulnerable young people in education through the arts: Challenges and opportunities, Educação, Sociedade & Culturas, 50, (7-14). https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC50_Prefacio.pdf, 2018
Ribeiro, Agostinho ; Espaços de criatividade , In Agostinho Ribeiro, O mistério da criatividade: Teorias e práticas nas ciências e nas artes, na vida quotidiana e na educação (pp. 143-182) Afrontamento, 2018
Sarmento, Manuel J. & Ferreira, Manuela; Subjectividade e bem-estar das crianças: (in)visibilidade e voz., Revista Eletrônica de Educação: revista bilingue do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de S. Carlos. 2 (2), 60-91, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Seminários
Contacto com diversas formas de educação com artes promotoras de cidadania
Consulta e análise de documentos-chave
Conversas intencionais com elementos-chave da intervenção com artes na educação
Visualização/escuta crítica de projetos que recorram às artes na promoção da cidadania
Criação de instrumentos de explicitação concetual baseados nas artes
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
39,00 |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
49,00 |
Trabalho de investigação |
12,00 |
Trabalho escrito |
12,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
1 - Frequentar pelo menos 75% das aulas previstas
2 – Devolução ao grupo da integração pelos/as estudantes da teoria e da prática fazendo recurso às artes
3 - Participação oral em seminários
4 – Construção de 1º esquisso reflexivo de dissertação, projeto, relatório
Fórmula de cálculo da classificação final
Serão criadas oportunidades para feedback dos pares, autoavaliação e feedback formativo ao longo do curso
Apresentação oral - 40%
Esquisso de projeto (de relatório, dissertação, projeto) e sua justificação - 40%
Participação oral nas aulas - 20%
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para ser definida casuisticamente
Melhoria de classificação
Exam final
Observações
Esta proposta assenta nas preocupações e achados de um conjunto de projetos internacionais em que a FPCEUP participou como parceira, ao longo dos anos, explorando questões cruciais nos nossos dias.