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Questões Aprofundadas em Educação, Artes e Cidadanias

Código: DE343     Sigla: QAEAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 9 Plano Oficial 1 - 12 98 324
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-07-19.

Campos alterados: Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos


  • Aprofundar conhecimentos teóricos sobre educação, artes, cidadanias e as suas relações

  • Expandir conhecimentos sobre o trabalho com artes em contextos educativos-formativos diversos

  • Desenvolver competências adequadas à investigação com artes na educação e na promoção da cidadania

  • Desenvolver pensamento crítico e reflexivo

Resultados de aprendizagem e competências

Este módulo centra-se no aprofundamento de conhecimento teórico e prático acerca da educação com as artes como oportunidade de cidadania

O módulo envolve diálogo com realidades locais, nacionais e europeias, incluindo o contacto com experiências-chave com artes no desenvolvimento das comunidades.

A conclusão com sucesso deste módulo implica que as/os estudantes serão capazes de:

Mostrar uma compreensão das relações entre educação, artes e cidadanias, ao nível local, nacional e europeu

Explorar criticamente os desafios à educação, artes e cidadanias no tempo atual

Compreender a relevância e a dimensão política e social das tradições emancipatórias na educação

Revelar conhecimento acerca do papel das artes na construção da aprendizagem ao longo da vida

Mostrar um saber teórico/prático acerca da educação com artes fora e dentro da escola

Elaborar pesquisas apropriadas à educação com artes num quadro ético relevante e usando esse conhecimento

Valorizar e mostrar a apropriação crítica de competências de educação-formação com as artes

Formular um projeto de dissertação, projeto ou relatório no cruzamento entre educação, artes e cidadanias

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa


  1. Educação com arte enquanto direito de crianças, jovens e pessoas adultas

  2. Aprender com arte dentro e fora da escola: uma aproximação a contextos de aprendizagem formal, não formal e informal

  3. Temas de investigação e intervenção em educação com artes, promotora de cidadania.

  4. Uma abordagem à pesquisa baseada nas artes

  5. Construção de projetos de investigação e de intervenção em educação com artes e cidadania

Bibliografia Obrigatória

Baptista, Isabel (Coord.); Carta Ética das Ciências da Educação, Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, 2014
Barone, Tom & Eisner, Elliot W; How might arts based research be both political and ethical? , In Tom Barone, & Elliot Eisner. Arts based research (pp. 121-136), SAGE; http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/19/19, 2012
British Education Research Association (BERA) ; Ethical guidelines for educational research., https://www.bera.ac.uk/wp-content/uploads/2018/06/BERA-Ethical-Guidelines-for-Educational-Research_4thEdn_2018.pdf?noredirect=1, 2018
Dewey, John ; The common substance of the arts, In John Dewey, Art as experience (pp. 194-221) Perigee, 2005
Janesick, Valerie ; The dance of qualitative research design: Metaphor, methodolatry and Meaning, In Norman Denzing and Yvonna Lincoln (Eds). Strategies of qualitative inquiry (pp. 35-55) SAGE, 1998
Sinding, Christine, Gray, Ross & Nisker, Jeff ; Ethical issues and issues of ethics, In Gary Knowles, J. & Andrew Cole, Handbook of the arts in qualitative research (pp. 459-467), 2008. ISBN: ISBN: 978-1-4129-0531-2
Macedo, Eunice ; Teoria do método e desenho da pesquisa., In Eunice Macedo, Vozes jovens entre experiência e desejo: Cidadania e outras construções (pp. 115-126) Afrontamento. , 2018
Macedo, Eunice, Clough, Nick & Santos, Sofia A. ; Engaging vulnerable young people in education through the arts: Challenges and opportunities, Educação, Sociedade & Culturas, 50, (7-14). https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC50_Prefacio.pdf, 2018
Ribeiro, Agostinho ; Espaços de criatividade , In Agostinho Ribeiro, O mistério da criatividade: Teorias e práticas nas ciências e nas artes, na vida quotidiana e na educação (pp. 143-182) Afrontamento, 2018
Sarmento, Manuel J. & Ferreira, Manuela; Subjectividade e bem-estar das crianças: (in)visibilidade e voz., Revista Eletrônica de Educação: revista bilingue do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de S. Carlos. 2 (2), 60-91, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários

Contacto com diversas formas de educação com artes promotoras de cidadania

Consulta e análise de documentos-chave

Conversas intencionais com elementos-chave da intervenção com artes na educação

Visualização/escuta crítica de projetos que recorram às artes na promoção da cidadania

Criação de instrumentos de explicitação concetual baseados nas artes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 39,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de investigação 12,00
Trabalho escrito 12,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

1 - Frequentar pelo menos 75% das aulas previstas

2 – Devolução ao grupo da integração pelos/as estudantes da teoria e da prática fazendo recurso às artes

3 - Participação oral em seminários

4 – Construção de 1º esquisso reflexivo de dissertação, projeto, relatório

Fórmula de cálculo da classificação final

Serão criadas oportunidades para feedback dos pares, autoavaliação e feedback formativo ao longo do curso

Apresentação oral - 40%

Esquisso de projeto (de relatório, dissertação, projeto) e sua justificação - 40%

Participação oral nas aulas - 20%

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para ser definida casuisticamente

Melhoria de classificação

Exam final

Observações

Esta proposta assenta nas preocupações e achados de um conjunto de projetos internacionais em que a FPCEUP participou como parceira, ao longo dos anos, explorando questões cruciais nos nossos dias.

 

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