Código: | OP129 | Sigla: | DIEDSC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MCED | 16 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
O aumento da esperança de vida, o fortíssimo desenvolvimento tecnológico nas últimas três décadas e as mudanças estruturais e subjetivas subjacentes às transformações das sociedades modernas aumentaram a distância entre gerações e reconfiguraram-na qualitativamente, com impacto nas formas de comunicação e de reprodução e produção culturais. Esta situação faz-se sentir em diversos contextos de vida (por exemplo, nas famílias), de educação (por exemplo, nas escolas) e de trabalho profissional (por exemplo, nas novas formas assumidas pelo emprego). Em todos os casos são as condições da socialização e seus atores principais que são fortemente interrogadas, apelando à intencionalidade criativa na promoção do diálogo intergeracional.
OBJETIVOS
Refletir sobre as condições do diálogo intergeracional
Conhecer a investigação já desenvolvida no âmbito do diálogo intergeracional
Cartografar projetos e iniciativas desenvolvidas em diferentes contextos
Explorar as possibilidades de criação e desenvolvimento de promoção do diálogo intergeracional
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS
Identificar fatores que contribuem para o hiato geracional em diversos contextos
Elaborar síntese de investigação sobre fatores que contribuem para a promoção do diálogo intergeracional no campo da educação
Elaborar cartografia de experiências práticas já desenvolvidas de promoção do diálogo intergeracional
Desenvolver projeto de diálogo intergeracional e avaliar os seus efeitos
Expor o produto do trabalho realizado
Competências
Implementação de projetos intergeracionais em contextos educativos
Desenvolvimento de projetos de investigação sobre diálogos intergeracionais
A crise do diálogo intergeracional: fatores e configurações
Promoção do diálogo intergeracional : condições e possibilidades
Características da investigação atual no campo do diálogo intergeracional
A investigação biográfica-narrativa e suas possibilidades para o estudo e a promoção do diálogo intergeracional
Diálogos intergeracionais na prática: Estudo de esperiências e projetos
Diálogos intergeracionais na prática: criação e desenvolvimento de projetos
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 129,00 |