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Diálogos Intergeracionais, Educação e Desafios das Sociedades Contemporâneas

Código: OP129     Sigla: DIEDSC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 16 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O aumento da esperança de vida, o fortíssimo desenvolvimento tecnológico nas últimas três décadas e as mudanças estruturais e subjetivas subjacentes às transformações das sociedades modernas aumentaram a distância entre gerações e reconfiguraram-na qualitativamente, com impacto nas formas de comunicação e de reprodução e produção culturais. Esta situação faz-se sentir em diversos contextos de vida (por exemplo, nas famílias), de educação (por exemplo, nas escolas) e de trabalho profissional (por exemplo, nas novas formas assumidas pelo emprego). Em todos os casos são as condições da socialização e seus atores principais que são fortemente interrogadas, apelando à intencionalidade criativa na promoção do diálogo intergeracional.

OBJETIVOS

Refletir sobre as condições do diálogo intergeracional

Conhecer a investigação já desenvolvida no âmbito do diálogo intergeracional

Cartografar projetos e iniciativas desenvolvidas em diferentes contextos

Explorar as possibilidades de criação e desenvolvimento de promoção do diálogo intergeracional

 

Resultados de aprendizagem e competências

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS

Identificar fatores que contribuem para o hiato geracional em diversos contextos

Elaborar síntese de investigação sobre fatores que contribuem para a promoção do diálogo intergeracional no campo da educação

Elaborar cartografia de experiências práticas já desenvolvidas de promoção do diálogo intergeracional

Desenvolver projeto de diálogo intergeracional e avaliar os seus efeitos

Expor o produto do trabalho realizado

Competências

Implementação de projetos intergeracionais em contextos educativos

Desenvolvimento de projetos de investigação sobre diálogos intergeracionais

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Licenciatura em C da Educação, Ensino ou Ciências Sociais

Programa

A crise do diálogo intergeracional: fatores e configurações

Promoção do diálogo intergeracional : condições e possibilidades

Características da investigação atual no campo do diálogo intergeracional

A investigação biográfica-narrativa e suas possibilidades para o estudo e a promoção do diálogo intergeracional

Diálogos intergeracionais na prática: Estudo de esperiências e projetos

Diálogos intergeracionais na prática: criação e desenvolvimento de projetos

Bibliografia Obrigatória

Ferreira, Isabel; Ferreira, Isabel (2019). Educação intergeracional como estratégia de promoção do envelhecimento ativo: Análise de necessidades de uma comunidade local, enquanto via fundamentadora de projetos relevantes e sustentáveis. Coimbra: Universidade de Coimbra. (Tese d
Mouraz, Ana, Lopes, Amélia, Morgado, José Carlos, Monteiro, Angélica (2021). ; Mouraz, Ana, Lopes, Amélia, Morgado, José Carlos, Monteiro, Angélica (2021). Migrações digitais e inovação curricular – sobre experiências de professores com mais de 50 anos. Santo Tirso: Edições Santo Tirso.
Rabin, C., & Smith, G. (2012). ; Rabin, C., & Smith, G. (2012). Stories from Five Decades: How One Teacher's Theatricality, Courage, and Creativity Shaped a Life's Work. Action in Teacher Education, 34(4), 381-391. doi: 10.1080/01626620.2012.712744
Santoro, N., Pietsch, M., & Borg, T.; Santoro, N., Pietsch, M., & Borg, T. (2012). The passion of teaching: learning from an older generation of teachers. Journal of Education for Teaching, 38(5), 585-595.doi:10.1080/02607476.2013.739796.
Thomas Dotta, L., & Lopes, A. ; Thomas Dotta, L., & Lopes, A. (2013). Investigação narrativa, formação inicial deprofessores e autonomia dos estudantes: uma revisão de literatura.. Educacion y Futuro: revista de investigacion aplicada y experienciaseducativas, 29, 129-155.
Wyness, Michael ; Wyness, Michael (2012).Children’s participation and intergenerational dialogue: Bringing adults back into the analysis. Childhood, 1-14. DOI: 10.1177/0907568212459775

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica
Trabalho de Projeto

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 129,00

Obtenção de frequência

A fequência é obrigatória. O estudante pode faltar a 1/4 das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação realiza-se de na escala de 0-20. São componentes de avaliação a presença nas aulas (20%); o desenvolvimento do trabalho de projeto de acordo com as metas previstas (20%). Trabalho escrito (e digital)  final em grupo e respetiva apresentação oral (60%).

Provas e trabalhos especiais

não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O/A estudante deve, no início do semestre, acordar com a docente o tipo de avaliação a realizar

Melhoria de classificação

Pode ser melhorada a classificação em discussão oral.

Observações

Não aplicável
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