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Escola Pública, Trabalho Docente e Justiça em Educação

Código: OP225     Sigla: EPTDJE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 9 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-02-16.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Conhecer perspetivas concetuais, epistemológicas e metodológicas no campo da pesquisa em educação escolar pública, trabalho docente e formação de professores.

- Conhecer uma cartografia de teorias sobre o trabalho docente.

- Compreender os sistemas concetuais e práticos que configuram a formação de professores.

- Problematizar a política educacional de incidência no trabalho docente e na formação de professores.

- Problematizar os efeitos da educação pública na vida das crianças e dos jovens.

-Construir problemáticas no domínio do trabalho docente e da formação de professores, referenciadas por uma perspetiva ética das justiças em educação.

Resultados de aprendizagem e competências

- Analisar criticamente dispositivos, contextos e projetos socioeducativos de educação formal, emitindo pareceres, juízos e recomendações nesse domínio.

- Conceber, gerir e avaliar programas de orientação socio e psicopedagógica em contexto escolar.

- Conceber, gerir e avaliar processos de formação de professores.

- Conceber e desenvolver projetos de pesquisa no âmbito do trabalho docente e da formação de professores.

- Realizar consultorias e assessorias em projetos educativos de escolas e de agrupamentos de escolas.

- Realizar consultorias e assessorias em instituições e projetos de formação de professores.

 - Construir problemáticas no domínio do trabalho docente e da formação de professores.

- Participar em grupos de estudo sobre o impacto da educação escolar na vida das crianças e dos jovens e na reprodução social.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Sociologia da educação, psicologia da educação, filosofia da educação e psicossociologia

Programa

Unidades temáticas

I - Transformações da modernidade, educação pública e profissão docente

1 - Modernidade tardia e crise da educação escolar moderna

2 - Neoliberalismo e educação pública

3 - Narrativas sobre a educação escolar e a profissionalidade docente

 

II - Ética e justiças em educação pública

1 - A dfimensão ética da educação escolar 

2 - Justiça social e justiça escolar

3 – Educação pública e governo de subjetividades

 

III – Tensões e desafios do trabalho dos professores

1 - Política educativa, trabalho docente e relevância social da Escola

2 - Neoliberalismo e políticas em educação

3 - Novos mandatos sociais à educação escolar

 

IV- Formação de professores e trabalho docente

1 - Formação de professores e epistemologias do trabalho docente

2 - Análise crítica das políticas de formação inicial e contínua de professores

3 - Formação de professores e justiça(s) em educação

 

 

Bibliografia Obrigatória

Derouet, J.-L.; L'École dans plusiers mondes, De Boeck Université
Dubet, F. ; O que é uma escola justa, Seuil, 2004
Pereira, F. ; Educação pública, formação de professores e epistemologia(s) do trabalho docente. Relatório da unidade curricular., Repositório da FPCEUP. Provas de Agregação., 2016
Fátima Pereira; Teacher education, teachers’ work and justice in education: third space and mediation epistemology, Australian Journal of Teacher Education, 44(3), 76-92, 2019
Estevão. C.; Justiça complexa e educação. Uma reflexão sobre a dialectologia da justiça em educação, Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 64, 107-134, 2002

Bibliografia Complementar

Bonal, X.; La educación en tempos de globalización: quién se beneficia?, Educacão e Sociedade, vol. 30, nº 108, 653-671, 2009
Pereira, F.; Initial teacher education for social justice and teaching work in urban schools: An (im)pertinent reflection, Alberta Journal of educational Research, 59(2), 162-180, 2013
Tardif, M. & Lessard, C. ; O trabalho docente. Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, Vozes, 2005
Imbert, F.; La question de l'éthique dans le champ éducatif. Pour une praxis pédagogique, Matrice, 1987

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Em termos metodológicos, visa-se a criação de condições de tipo cognitivo, axiológico e psicossocial para o acesso a conhecimentos e para a reflexão e análise crítica sobre a escola pública, o trabalho docente e a formação de professores.

Privilegiam-se metodologias participativas e de apropriação crítica dos conteúdos programáticos com uma componente de contacto (48 horas) e uma componente de trabalho autónomo (114 horas), que se complementam. Nas horas de contacto prevê-se a realização de trabalhos de análise crítica de projetos de pesquisa e de textos, a exposição dialogada e com discussão de conteúdos programáticos, pela docente, e a apresentação pelos estudantes de textos da coletânea.

O trabalho autónomo considera as dinâmicas necessárias à análise e peparação da apresentação do texto e a elaboração de um ensaio sobre uma temática do programa.

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 46,00
Trabalho de investigação 54,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Sem prejuízo do previsto no ponto 3A do regulamento de avaliação, obterão frequência à disciplina os alunos que tiverem um número de faltas igual ou inferiror a 25% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é de tipo distribuída com exame final, focando duas componentes: a apresentação individual de um texto da coletânea e dinamização de um debate relevante para a sua compreensão (50%)e um ensaio teórico (50%) individual a entregar na data que vier a ser definida para exame da uc. A apresentação e discussão do texto será avaliada de acordo com os critérios: correção teórica; pertinência analítica; e qualidade do debate promovido; o ensaio terá uma dimensão de cerca de 8 páginas e será avaliado de acordo com os critérios: correção teórica; coerência concetual; análise crítica; clareza e correção na escrita; e correção na formatação.


Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos estudantes trabalhadores que não cumpram a condição de frequência e optem por usufruir do estatuto de estudante-trabalhador consubstanciar-se-á na realização de um ensaio teórico sobre uma das temáticas do programa (40%) e um exame final (60%) a realizar na última semana de aulas. Para o efeito, os estudantes deverão contactar a docente na primeira semana de aulas.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação poderá ser realizada através da elaboração de um novo ensaio teórico a entregar na data prevista no calendário de exames.

Observações

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