Código: | OP225 | Sigla: | EPTDJE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCED | 9 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
- Conhecer perspetivas concetuais, epistemológicas e metodológicas no campo da pesquisa em educação escolar pública, trabalho docente e formação de professores.
- Conhecer uma cartografia de teorias sobre o trabalho docente.
- Compreender os sistemas concetuais e práticos que configuram a formação de professores.
- Problematizar a política educacional de incidência no trabalho docente e na formação de professores.
- Problematizar os efeitos da educação pública na vida das crianças e dos jovens.
-Construir problemáticas no domínio do trabalho docente e da formação de professores, referenciadas por uma perspetiva ética das justiças em educação.
- Analisar criticamente dispositivos, contextos e projetos socioeducativos de educação formal, emitindo pareceres, juízos e recomendações nesse domínio.
- Conceber, gerir e avaliar programas de orientação socio e psicopedagógica em contexto escolar.
- Conceber, gerir e avaliar processos de formação de professores.
- Conceber e desenvolver projetos de pesquisa no âmbito do trabalho docente e da formação de professores.
- Realizar consultorias e assessorias em projetos educativos de escolas e de agrupamentos de escolas.
- Realizar consultorias e assessorias em instituições e projetos de formação de professores.
- Construir problemáticas no domínio do trabalho docente e da formação de professores.
- Participar em grupos de estudo sobre o impacto da educação escolar na vida das crianças e dos jovens e na reprodução social.
Unidades temáticas
I - Transformações da modernidade, educação pública e profissão docente
1 - Modernidade tardia e crise da educação escolar moderna
2 - Neoliberalismo e educação pública
3 - Narrativas sobre a educação escolar e a profissionalidade docente
II - Ética e justiças em educação pública
1 - A dfimensão ética da educação escolar
2 - Justiça social e justiça escolar
3 – Educação pública e governo de subjetividades
III – Tensões e desafios do trabalho dos professores
1 - Política educativa, trabalho docente e relevância social da Escola
2 - Neoliberalismo e políticas em educação
3 - Novos mandatos sociais à educação escolar
IV- Formação de professores e trabalho docente
1 - Formação de professores e epistemologias do trabalho docente
2 - Análise crítica das políticas de formação inicial e contínua de professores
3 - Formação de professores e justiça(s) em educação
Em termos metodológicos, visa-se a criação de condições de tipo cognitivo, axiológico e psicossocial para o acesso a conhecimentos e para a reflexão e análise crítica sobre a escola pública, o trabalho docente e a formação de professores.
Privilegiam-se metodologias participativas e de apropriação crítica dos conteúdos programáticos com uma componente de contacto (48 horas) e uma componente de trabalho autónomo (114 horas), que se complementam. Nas horas de contacto prevê-se a realização de trabalhos de análise crítica de projetos de pesquisa e de textos, a exposição dialogada e com discussão de conteúdos programáticos, pela docente, e a apresentação pelos estudantes de textos da coletânea.
O trabalho autónomo considera as dinâmicas necessárias à análise e peparação da apresentação do texto e a elaboração de um ensaio sobre uma temática do programa.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 2,00 |
Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 46,00 |
Trabalho de investigação | 54,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação é de tipo distribuída com exame final, focando duas componentes: a apresentação individual de um texto da coletânea e dinamização de um debate relevante para a sua compreensão (50%)e um ensaio teórico (50%) individual a entregar na data que vier a ser definida para exame da uc. A apresentação e discussão do texto será avaliada de acordo com os critérios: correção teórica; pertinência analítica; e qualidade do debate promovido; o ensaio terá uma dimensão de cerca de 8 páginas e será avaliado de acordo com os critérios: correção teórica; coerência concetual; análise crítica; clareza e correção na escrita; e correção na formatação.