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Políticas da Diferença, Educação e Inclusão Social

Código: OP126     Sigla: PDEIS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407235
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 12 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Apresentação: A educação, sobretudo a formal, tem como enquadramento o Estado, a economia e a sociedade civil e visa a formação de cidadãos, de trabalhadores e o desenvolvimento dos indivíduos e grupos. Estando a educação pública organizada em torno deste triplo mandato, num primeiro momento do desenvolvimento histórico dos sistemas educativos, as diferenças (de etnia, de género, de idade, de modo de vida, etc.) estavam ausentes da sua preocupação política. Com o surgimento do capitalismo “desorganizado”, com a crescente afirmação das identidades dos grupos, dos indivíduos e dos “novos movimentos sociais”, em contexto de globalização, aquele triplo mandato é reconfigurado, quer em torno das novas exigências da economia global, quer através do que se poderia chamar “novas formas de cidadania”.

Esta unidade curricular visa analisar as relações emergentes entre a educação, com ênfase na educação formal/pública, o desenvolvimento económico e social e emergência das ‘diferenças’ e das suas reivindicações sociais e políticas nas suas mais diversas dimensões. Esta análise das políticas da diferença será levada a cabo com base nos cinco ‘lugares’ em que os mandatos educativos e as diferenças se encontram e confrontam: o corpo, o trabalho, a cidadania, a identidade e o território.

Objetivos

- Identificar a matriz moderna dos discursos em educação

  • Relacionar os mandatos endereçados à educação com o desenvolvimento do capitalismo.

- Relacionar os mandatos educativos aos níveis global, nacional e local (e suas interações).

- Conhecer teorizações sobre o modo como o Estado, a economia e a sociedade se estão a desenvolver e a reconfigurar os mandatos educativos.

- Caracterizar as formas emergentes de cidadania com base na afirmação identitária e da reflexividade social.

- Analisar os ‘lugares’ (o corpo, trabalho, cidadania, identidade e território) na sua interação com a educação.

  • Identificar em textos de políticas educativas e de educação os impactes dos ‘lugares’ analisados.

-Analisar as políticas educativas em Portugal no contexto da sociedade e da economia do conhecimento.

  • Extrair consequências para o contexto português da reconfiguração do mandato endereçado ao sistema educativo pela “Europa do conhecimento”.

Resultados de aprendizagem e competências

- Mediação entre as exigências dimanadas das ‘diferenças’ dos indivíduos e dos grupos e as exigências e normas de políticas nacionais e locais no campo da educação

  • Identificação dos impactes da educação nos indicadores sociais e económicos em contextos dados.
  • Estabelecimento de relações entre indicadores educativos e de desenvolvimento sócio-cultural em contextos dados.
  • Comparação do desenvolvimento de políticas educativas em contextos e escalas distintas (locais, nacionais, europeus e globais).
  • Identificação dos mandatos endereçados à educação pelas instituições e pelos atores transnacionais, nacionais e locais.

- Assessoria e consultoria no desenho de projetos e de planos estratégicos no campo da educação/formação

  • Identificação de pontos e temas críticos nos objetivos de dados projetos e respetivas estratégias de mudança social.
  • Argumentar consistentemente a necessidade de criação e implementação de dados projetos e estratégias centradas na educação/formação.

- Integração em equipas que concebam e giram projetos no âmbito da educação/formação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

A modernidade, a educação e a escola: o triplo mandato educativo



    1. a preparação para o trabalho;

    2. a formação de cidadãos;

    3. o desenvolvimento individual e social



 

Educação, sociedade em rede e conhecimento: a reconfiguração do triplo mandato educativo;

Os cinco lugares em que a educação e as diferenças se confrontam



  • o corpo;

  • o trabalho;

  • a cidadania;

  • a identidade;

  • o território


Os modelos de conceptualização/legitimação da diferença e a educação.

O modelo relacional versus educação inter/multicultural: a crítica da crítica


A “Europa como um Bazar”: a construção de uma política de diferença (e as suas implicações para o campo da educação)

Bibliografia Obrigatória

ROBERTSON, S. L e DALE, R. ; Towards a ‘critical cultural political economy’ account of the globalising of education” , Globalisation, Societies And Education Vol. 13 Iss.1. , 2015
MAGALHÃES, A. M. e STOER, S. R. ; A Escola para Todos e a Excelência Académica, Porto: Profedições, 2002
SANTOS, B. Sousa; Por uma concepção multicultural de direitos humanos, Revista Crítica de Ciências Sociais, 48, 1-32., 1997
STOER, S. R. e MAGALHÃES, A. M. ; A Diferença Somos Nós – a gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais, Porto: Afrontamento, 2005
STOER, Stephen R., MAGALHÃES, António M. e RODRIGUES, David; Os Lugares da Exclusão Social, S.Paulo: Cortez Editora., 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição por parte do docente
- Trabalho de grupo
- Discussão em grupo alargado de textos fornecidos
- Trabalho autónomo dos estudantes

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 33,00
Trabalho de campo 8,00
Trabalho de investigação 34,00
Trabalho escrito 22,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Do processo assim definido constarão os seguintes momentos:

1) participação nas tarefas distribuídas nas sessões;

2) desenho e produção de conteúdos e materiais pedagógicos que poderão servir de base a uma ação de formação para profissionais da área da inclusão social (em grupo)

3) reflexão individual, partindo da teorização dos lugares de exclusão, sobre um tema/caso selecionado (scripto, áudio, vídeo) e, eventualmente, com base numa experiência pessoal.


A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. Terá em consideração o envolvimento dos estudantes nas tarefas respeitantes ao ponto 1). A classificação deste envolvimento será calculada a partir de uma ponderação máxima de 20% numa escala inteira de 0 a 20. O ponto 2), referente ao desenho e produção de conteúdos e materiais pedagógicos, terá uma ponderação de 40%, numa escala inteira de 0 a 20. O ponto 3), referente à reflexão individual terá a ponderação de 40%.

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas terão, além do tarbalho acima referido, de entregar duas fichas de leitura (em datas a combinar o docente) com base em textos recomendados para apoio ao desenvolvimento do programa.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota, sem nova frequência da unidade curricular, ou como recurso, os estudantes terão ou de (re)escrever o trabalho acima caracterizado ou de fazer a sua discussão/defesa oral.

Observações

n.a.
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