Código: | OP126 | Sigla: | PDEIS |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407235 |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MCED | 12 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Apresentação: A educação, sobretudo a formal, tem como enquadramento o Estado, a economia e a sociedade civil e visa a formação de cidadãos, de trabalhadores e o desenvolvimento dos indivíduos e grupos. Estando a educação pública organizada em torno deste triplo mandato, num primeiro momento do desenvolvimento histórico dos sistemas educativos, as diferenças (de etnia, de género, de idade, de modo de vida, etc.) estavam ausentes da sua preocupação política. Com o surgimento do capitalismo “desorganizado”, com a crescente afirmação das identidades dos grupos, dos indivíduos e dos “novos movimentos sociais”, em contexto de globalização, aquele triplo mandato é reconfigurado, quer em torno das novas exigências da economia global, quer através do que se poderia chamar “novas formas de cidadania”.
Esta unidade curricular visa analisar as relações emergentes entre a educação, com ênfase na educação formal/pública, o desenvolvimento económico e social e emergência das ‘diferenças’ e das suas reivindicações sociais e políticas nas suas mais diversas dimensões. Esta análise das políticas da diferença será levada a cabo com base nos cinco ‘lugares’ em que os mandatos educativos e as diferenças se encontram e confrontam: o corpo, o trabalho, a cidadania, a identidade e o território.
Objetivos
- Identificar a matriz moderna dos discursos em educação
- Relacionar os mandatos educativos aos níveis global, nacional e local (e suas interações).
- Conhecer teorizações sobre o modo como o Estado, a economia e a sociedade se estão a desenvolver e a reconfigurar os mandatos educativos.
- Caracterizar as formas emergentes de cidadania com base na afirmação identitária e da reflexividade social.
- Analisar os ‘lugares’ (o corpo, trabalho, cidadania, identidade e território) na sua interação com a educação.
-Analisar as políticas educativas em Portugal no contexto da sociedade e da economia do conhecimento.
- Mediação entre as exigências dimanadas das ‘diferenças’ dos indivíduos e dos grupos e as exigências e normas de políticas nacionais e locais no campo da educação
- Assessoria e consultoria no desenho de projetos e de planos estratégicos no campo da educação/formação
- Integração em equipas que concebam e giram projetos no âmbito da educação/formação.
Os cinco lugares em que a educação e as diferenças se confrontam
Designação | Peso (%) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Trabalho escrito | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 20,00 |
Estudo autónomo | 45,00 |
Frequência das aulas | 33,00 |
Trabalho de campo | 8,00 |
Trabalho de investigação | 34,00 |
Trabalho escrito | 22,00 |
Total: | 162,00 |
Do processo assim definido constarão os seguintes momentos:
1) participação nas tarefas distribuídas nas sessões;
2) desenho e produção de conteúdos e materiais pedagógicos que poderão servir de base a uma ação de formação para profissionais da área da inclusão social (em grupo)
3) reflexão individual, partindo da teorização dos lugares de exclusão, sobre um tema/caso selecionado (scripto, áudio, vídeo) e, eventualmente, com base numa experiência pessoal.
A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. Terá em consideração o envolvimento dos estudantes nas tarefas respeitantes ao ponto 1). A classificação deste envolvimento será calculada a partir de uma ponderação máxima de 20% numa escala inteira de 0 a 20. O ponto 2), referente ao desenho e produção de conteúdos e materiais pedagógicos, terá uma ponderação de 40%, numa escala inteira de 0 a 20. O ponto 3), referente à reflexão individual terá a ponderação de 40%.