Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCED |
11 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A principal finalidade desta unidade curricular consiste em dotar os estudantes de um conjunto de competências que lhes permita promover processos de reflexão sustentados e consequentes, capazes de apoiar a concepção, implementação e avaliação de projectos de intervenção no domínio da supervisão e consultadoria pedagógicas, no âmbito do apoio e do desenvolvimento de projectos de formação inicial e contínua de professores ou no domínio da supervisão de projectos de formação de formadores.
Resultados de aprendizagem e competências
a) Capacidade de reflexão sobre obras relacionadas com a temática da u.c.;
b) Capacidade de eflexão de forma sustentada sobre problemáticas referentes à referida u.c.;
c) Desenvolvimento de competências ao nível da escrita académica
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não são necessários
Programa
I. Escola e organização do trabalho pedagógico
1. Dos jesuítas a La Salle: a configuração do espaço e do tempo da educação escolar como eixos estruturantes de um projecto de organização do trabalho pedagógico;
2. O «Movimento da Educação Nova»: As implicações, tensões e equívocos da afirmação da centralidade do aluno na gestão e organização do trabalho pedagógico;
3. A Pedagogia Institucional: Da recusa do pedocentrismo à afirmação das salas de aula como comunidades de aprendizagem.
II. A acção educativa nos contextos educativos não-formais 1. A animação sócio cultural como paradigma de um outro modo de conceber a acção educativa
2. A acção educativa no âmbito dos contextos educativos não-formais como instrumento de interpelação da hegemonia do modelo de organização escolar: Questões e perspectivas
III. Modalidades de gestão e de organização do trabalho pedagógico
1. A organização competitiva dos espaços de educação escolar: Pressupostos, operacionalização e implicações educativas;
2. A organização cooperativa dos espaços de educação escolar: Pressupostos, operacionalização e implicações educativas;
3. O campo da formação de adultos e o investimento na organização de novas modalidades de acção formativa.
Bibliografia Obrigatória
Ariana Cosme;
Organização e gestão do trabalho pedagógico. ISBN: 978-989-730-030-1
Ariana Cosme;
Ser professor. ISBN: 978-989-8148-24-7
Rui Trindade;
Escola, poder e saber. ISBN: 978-989-8148-34-6
Rui Trindade;
Educar e aprender na escola. ISBN: 978-989-8151-12-4
BENITO, Agustín Escolano ; Tiempos y espacios para la escuela: Ensayos históricos., Madrid: Biblioteca Nueva, 2000
Rui Trindade;
O^movimento da educação nova e a reinvenção da escola. ISBN: 978-989-8265-55-5
Bernard Charlot;
Da relação com o saber. ISBN: 85-7307-631-3
ARDOINO, Jacques; LOURAU, René ; As pedagogias institucionais, As pedagogias institucionais, 2003
Michel Foucault;
Vigiar e punir. ISBN: 85-326-0508-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Actividades de contacto - Exposição de Conteúdos -Trabalhos de Grupos - Discussão em pequeno e grande grupo Actividades de trabalho autónomo: -Leitura e análise de textos -Redacção de textos -Trabalho de grupo -Elaboração de um "portefólio de formação.
Participação presencial (estimativa)
Aulas 56 Tempo de estudo Estudo 36
Trabalhos de pesquisa Estudo 20 Trabalhos de grupo Projectos 30
Reflexões pessoais Exercício 10
Avaliação Estudo 10
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho de campo |
25,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho escrito |
23,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A modalidade de avaliação adoptada é a avaliação distribuída sem exame final garantida a frequência de 75% das aulas dadas. Seguindo os princípios desta modalidade a avaliação desta componente de formação contempla três instrumentos:
1.Participação activa nas aulas na realização dos trabalhos propostos e que integram os conteúdos discutidos.
2. Pesquisa individual e de grupo. O resultado desta actividade deve traduzir-se na elaboração de um pequeno “Portefólio de formação”, individual, que mostrará o investimento feito na disciplina. Este roteiro será entregue no final do semestre mas haverá momentos intercalares que darão conta do trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina.
3. Haverá também um momento de avaliação formal, escrita e presencial, no final do semestre
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação activa nas aulas - 15% Roteiro de formação, individual - 45% Momento de avaliação formal, escrita e presencial - 40% No caso de o aluno obter insucesso numa das componentes de avaliação previstas terá de reformular a componente em causa.Considera-se insuficiente a avaliação abaixo de 8 valores por componente de avaliação. A classificação final atribuída será expressa numa escala de 0 a 20 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
Trabalho de estágio/projeto
Não está previsto
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes que por impossibilidade de horário não possam frequentar regularmente as aulas deverão fazer um trabalho extra, a combinar com a regente da disciplina.Esse trabalho inegrará o "roteiro de formação". Poderão, se se justificar, ter um trabalho presencial mais longo.
Melhoria de classificação
A classificação final pode ser melhorada por : -reformulação do Roteiro de formação e sua discussão, dentro do tempo estipulado para a avaliação do 1.º semestre; -exame final.