Questões Aprofundadas sobre Avaliação e Gestão da Qualidade em Educação: Políticas e Práticas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCED |
14 |
Plano Oficial |
1 |
- |
12 |
98 |
324 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular (UC) visa aprofundar e problematizar conceitos e práticas relacionados com políticas, estruturas e processos de avaliação e gestão institucional e pedagógica da qualidade na educação, e proporcionar a construção, por parte dos/as estudantes, de conhecimentos sobre responsabilidades profissionais e princípios éticos que caracterizam os profissionais no campo da avaliação e gestão da qualidade na educação. Os/as estudantes terão a possibilidade de contactar com projetos de investigação e de intervenção institucionais e e de acompanhar processos de monitorização da avaliação da qualidade.
Mais especificamente, pretende-se nesta UC:
- Identificar estruturas e processos de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação.
- Sublinhar a importância de efeitos da avaliação na educação.
- Relacionar perspetivas teóricas, práticas de avaliação e gestão da qualidade em educação.
Resultados de aprendizagem e competências
A unidade curricular visa, em articulação com perspetivas téoricas sobre a temática, promover o desenvolveimento de competências de natureza prática na sua relação diferentes abordagens metodológicas de avaliação em diferentes contextos educativos, criando condições para a proposta de alternativas na área da avaliação educativa e educacional.
Resultados de aprendizagem e competências
- Identificação/caraterização de estruturas e processos de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação.
- Mobilização de conhecimento sobre avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação para apoio e assessoria a estruturas e processos de gestão da qualidade da educação e de monitorização, de auditoria e de controlo externos/internos.
- Investigação sobre políticas, estruturas e processos de avaliação e gestão institucional e pedagógica da qualidade.
- Conceção e desenvolvimento de estruturas e processos de avaliação e da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação nos diversos níveis de ensino
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. A avaliação como processo e os seus efeitos na educação
- Avaliação de políticas (da política às práticas e da prática às políticas)
- Avaliação dos sistemas de educação e de formação
- Avaliação das escolas e das instituições de ensino superior
- Avaliação, educação e qualidade
- Avaliação de desempenho dos professores, dos estudantes e do pessoal administrativo e de gestão
II. Debates contemporâneos sobre perspetivas teóricas epráticas de avaliação e gestão da qualidade em educação
- A implementação de políticas europeias em educação e a realização das práticas
- A qualidade como arena política, políticas de qualidade e a importância dos instrumentos
- A tensão entre a avaliação como instrumento de gestão da qualidade e pedagogia
Bibliografia Obrigatória
Biggs, J.; Tang, C.; Teaching for Quality Learning at University, Society for Research into Higher Education, 2011
Domingos Fernandes;
Avaliação das aprendizagens. ISBN: 972-47-2470-0
Almerindo Janela Afonso;
Estado, mercado, comunidade e avaliação
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição
Debate com a participação de especialistas e profissionais convidados com intervenção na área do domínio
Trabalho de grupo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
20,00 |
Estudo autónomo |
162,00 |
Frequência das aulas |
98,00 |
Trabalho escrito |
44,00 |
Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será distribuída sem exame final, tendo como componentes a apresentação e discussão na turma de uma proposta de projeto de estágio e/ou de investigação (20%) e a elaboração final do projeto (80%). Todos os trabalhos serão classificados numa escala de 0 a 20.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão elaborar o projeto de estágio/dissertação e proceder à sua discussão com os docentes da UC. Os estudantes que se encontrem nesta situação têm que contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio e acompanhamento necessárias.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação supõe a reformulação do projeto final de estágio/investigação, classificado numa escala de 0 a 20 valores.