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Questões Aprofundadas sobre Avaliação e Gestão da Qualidade em Educação: Políticas e Práticas

Código: DE342     Sigla: QAAGQEPP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 14 Plano Oficial 1 - 12 98 324

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular (UC) visa aprofundar e problematizar conceitos e práticas relacionados com políticas, estruturas e processos de avaliação e gestão institucional e pedagógica da qualidade na educação, e proporcionar a construção, por parte dos/as estudantes, de conhecimentos sobre responsabilidades profissionais e  princípios éticos que caracterizam os profissionais no campo da avaliação e gestão da qualidade na educação. Os/as estudantes terão a possibilidade de contactar com projetos de investigação e de intervenção institucionais e e de acompanhar processos de monitorização da avaliação da qualidade.
Mais especificamente, pretende-se nesta UC:
- Identificar estruturas e processos de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação.
- Sublinhar a importância de efeitos da avaliação na educação.
- Relacionar perspetivas teóricas, práticas de avaliação e gestão da qualidade em educação.

Resultados de aprendizagem e competências

A unidade curricular visa, em articulação com perspetivas téoricas sobre a temática, promover o desenvolveimento de competências de natureza prática na sua relação diferentes abordagens metodológicas  de avaliação em diferentes contextos educativos, criando condições para a proposta de alternativas na área da avaliação educativa e educacional.


Resultados de aprendizagem e competências
- Identificação/caraterização de estruturas e processos de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação.
- Mobilização de conhecimento sobre  avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação para apoio e assessoria a estruturas e processos de gestão da qualidade da educação e de monitorização, de auditoria e de controlo externos/internos.
- Investigação sobre políticas, estruturas e processos de avaliação e gestão institucional e pedagógica da qualidade.
- Conceção e desenvolvimento de estruturas e processos de avaliação e da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação nos diversos níveis de ensino

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. A avaliação como processo e os seus efeitos na educação


  1. Avaliação de políticas (da política às práticas e da prática às políticas)

  2. Avaliação dos sistemas de educação e de formação

  3. Avaliação das escolas e das instituições de ensino superior

  4. Avaliação, educação e qualidade

  5. Avaliação de desempenho dos professores, dos estudantes e do pessoal administrativo e de gestão


II. Debates contemporâneos sobre  perspetivas teóricas epráticas de avaliação e gestão da qualidade em educação

  1. A implementação de políticas europeias em educação e a realização das práticas

  2. A qualidade como arena política, políticas de qualidade e a importância dos instrumentos

  3. A tensão entre a avaliação como instrumento de gestão da qualidade e  pedagogia

Bibliografia Obrigatória

Biggs, J.; Tang, C.; Teaching for Quality Learning at University, Society for Research into Higher Education, 2011
Domingos Fernandes; Avaliação das aprendizagens. ISBN: 972-47-2470-0
Almerindo Janela Afonso; Estado, mercado, comunidade e avaliação

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição
Debate com a participação de especialistas e profissionais convidados com intervenção na área do domínio
Trabalho de grupo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 162,00
Frequência das aulas 98,00
Trabalho escrito 44,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será distribuída sem exame final, tendo como componentes a apresentação e discussão na turma de uma proposta de projeto de estágio e/ou de investigação (20%) e a elaboração final do projeto (80%). Todos os trabalhos serão classificados numa escala de 0 a 20.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão elaborar o projeto de estágio/dissertação e proceder à sua discussão com os docentes da UC. Os estudantes que se encontrem nesta situação têm que contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio e acompanhamento necessárias.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação supõe a reformulação do projeto final de estágio/investigação, classificado numa escala de 0 a 20 valores.
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