Código: | MED101 | Sigla: | ACTE |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MCED | 46 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Problematização do processo sócio-histórico de produção de um olhar científico sobre o objeto educativo, tendo em vista a compreensão, pelos estudantes, das ambiguidades constituintes da moderna cientificidade educativa , o desenvolvimento de um pensamento complexo e heterogéneo com implicações nos modos como se definem os problemas educativos e as suas soluções legítimas e a construção de quadros de inteligibilidade sobre processos, práticas e problemáticas que marcam o campo da educação do ponto de vista da investigação e da intervenção.
I- A moderna cientificidade educativa: ambiguidades e propósitos de um projecto unificante
II- Discursos periféricos e desafios ao campo da investigação e intervenção em educação
2.1 Relações entre os “discursos sábios” e os “discursos profanos” no campo educativo
2.2 Relações entre matrizes teóricas e campos empíricos
2.3 Relações entre práticas de investigação e práticas de intervenção
III – A investigação e intervenção no domínio das Ciências da Educação
4.1 Novos objectos e novas problemáticas no campo educativo
4.2 Contributos para uma epistemologia da controvérsia
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho escrito | 60,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 95,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 2,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 162,00 |
Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas.
O regime de avaliação adotado é de avaliação distribuída com exame final. A classificação a atribuir inicide num trabalho de escrito, de grupo, classificado numa escala de 0 a 20 valores. O trabalho poderá ter até 15 páginas de extensão e terá que tomar como referência questões abordadas na Unidade Curricular, explicitadas em documento próprio disponibilizado no Sigarra (60% CF). O trabalho será apresentado e discutido pelo grupo com o docente em momento a calendarizar no período de interrupção letiva para avaliações (40% CF). A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores no conjunto destes momentos de avaliação implicará, como mecanismo de recurso, a realização de um teste escrito, sem consulta, sobre os conteúdos abordados ao longo do semestre, classificado numa escala de 0 a 20 valores.
N/A
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas
deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 10 e 15 páginas) destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. Os estudantes que se encontrem nesta situação têm que contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio e acompanhamento necessárias.
A melhoria da classificação supõe a realização de um teste escrito, sem consulta, sobre os conteúdos abordados ao longo do semestre, classificado numa escala de 0 a 20 valores.