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Análise Crítica das Teorias em Educação

Código: MED101     Sigla: ACTE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 46 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-27.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Programa, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 

Problematização do processo sócio-histórico de produção de um olhar científico sobre o objeto educativo, tendo em vista a compreensão, pelos estudantes, das ambiguidades constituintes da moderna cientificidade educativa , o desenvolvimento de um pensamento complexo e heterogéneo com implicações nos modos como se definem os problemas educativos e as suas soluções legítimas e a construção de quadros de inteligibilidade sobre processos, práticas e problemáticas que marcam o campo da educação do ponto de vista da investigação e da intervenção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

No âmbito desta UC espera-se que os estudantes sejam capazes de:

 - Problematizar o processo histórico e epistemológico de construção da moderna cientificidade em educação

- Conhecer discursos teóricos e metodológicos, problemáticas e tendências da investigação no campo das Ciências da Educação

- Dominar quadros de análise multi-referenciais e sensíveis à complexidade do educativo

- Equacionar instrumentos teórico-metodológicos pertinentes ao desenvolvimento do trabalho de investigação em Ciências da Educação e de intervenção educativa

- Equacionar desafios que se colocam à (re)cientificização do campo educativo

- Desenvolver disposições que reabilitem o exercício da atividade crítica no trabalho de investigação e de intervenção a partir dos contributos das Ciências da Educação

- Apropriar-se de conceitos, teorias e linguagens específicas das CE.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

 

I- A moderna cientificidade educativa: ambiguidades e propósitos de um projecto unificante

II- Discursos periféricos e desafios ao campo da investigação e intervenção em educação

2.1 Relações entre os “discursos sábios” e os “discursos profanos” no campo educativo

2.2 Relações entre matrizes teóricas e campos empíricos

2.3 Relações entre práticas de investigação e práticas de intervenção

III – A investigação e intervenção no domínio das Ciências da Educação

4.1 Novos objectos e novas problemáticas no campo educativo

4.2 Contributos para uma epistemologia da controvérsia

Bibliografia Obrigatória

Boavida, João; Amado, João ; Ciências da Educação: Epistemologia, Identidade e Perspectivas, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006
Canário Rui; O^que é a escola?. ISBN: 972-0-34172-6
Charlot Bernard; Da relação com o saber. ISBN: 85-7307-631-3
Correia José Alberto; Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Correia, José Alberto & Caramelo, João ; “Autonomias e dependências do campo da investigação educacional em Portugal”, Sísifo, 12, 27-36, 2010
Lima, Licínio ; Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na “sociedade de aprendizagem”. , S. Paulo: Cortez , 2012
Teodoro António 570; Educação crítica e utopia. ISBN: 972-36-0757-3
Rui Trindade; O^movimento da educação nova e a reinvenção da escola. ISBN: 978-989-8265-55-5
Wallerstein Immanuel 070; Para abrir as ciências sociais

Bibliografia Complementar

Candeias, António; Sobre a educação nova.
Charlot, Bernard (coord.); Les sciences de l'éducation: un enjeu, un défi, Paris: ESF, 1995
Correia José Alberto;; Sociologia da educação tecnológica. ISBN: 972-674-160-2
Gillet Pierre; Pour une pédagogique. ISBN: 2-13-040003-5
Hameline Daniel; Courants et contre-courants dans la pédagogie contemporaine.
Hameline Daniel; L'école active. ISBN: 2-13-046785-7
Houssaye Jean (dir.); La pédagogie. ISBN: ISBN 2-7101-1036-9
Lahire, Bernard; Culture écrite et inégalités scolaires. ISBN: ISBN 2-7297-0451-5
Matos Manuel Santos; Teorias e práticas da formação. ISBN: 972-41-2153-4
Nóvoa António; Histoire & comparaison. ISBN: 972-8036-22-1
Pharo Patrick; Le sens de l.action et la compréhension d.autrui. ISBN: ISBN 2-7384-2162-8
Requejo Agustín; Sociopsicoanalisis y educación. ISBN: ISBN 84-7279-191-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

1. Na componente de contacto lectivo
- Exposição dialogada
- Análise e discussão, em pequeno e grande grupo, das temáticas do programa no seu contributo para a compreensão do trabalho de pesquisa e intervenção em educação e de problemáticas teóricas do campo educativo
2. Na componente do trabalho autónomo
- Pesquisa bibliográfica
- Leitura e análise da bibliografia da uc
- Produção de sínteses escritas sobre as temáticas exploradas na UC
- Avaliação

Software

N/A

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 60,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 95,00
Frequência das aulas 45,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

 

Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

 

O regime de avaliação adotado é de avaliação distribuída com exame final. A classificação a atribuir inicide num trabalho de escrito, de grupo, classificado numa escala de 0 a 20 valores. O trabalho poderá ter até 15 páginas de extensão e terá que tomar como referência questões abordadas na Unidade Curricular, explicitadas em documento próprio disponibilizado no Sigarra (60% CF). O trabalho será apresentado e discutido pelo grupo com o docente em momento a calendarizar no período de interrupção letiva para avaliações (40% CF). A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores no conjunto destes momentos de avaliação implicará, como mecanismo de recurso, a realização de um teste escrito, sem consulta, sobre os conteúdos abordados ao longo do semestre, classificado numa escala de 0 a 20 valores.

 

Provas e trabalhos especiais

N/A 

 

 

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas
deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 10 e 15 páginas) destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. Os estudantes que se encontrem nesta situação têm que contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio e acompanhamento necessárias.
 

Melhoria de classificação

 

A melhoria da classificação supõe a realização de um teste escrito, sem consulta, sobre os conteúdos abordados ao longo do semestre, classificado numa escala de 0 a 20 valores.

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