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Análise de Políticas Educativas

Código: DE209     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=426385
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 15 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-19.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular visa dotar os estudantes com competências de análise dos textos, dos discursos, dos processos políticos e das práticas sociais, no campo da educação, identificando aí as suas matrizes discursivas e os diferentes mandatos endereçados aos sistemas educativos pelos agentes envolvidos. Adicionalmente, a APE pretende alargar a análise dos discursos plasmados pelos (e nos) textos às práticas políticas e à análise dos seus ‘efeitos’ sociais e educativos. Dado o perfil dos graduados que se pretende formar, esta última dimensão visa incrementar a sua reflexividade individual, social e profissional e, nesses termos, criar as condições de exercício de ‘imaginação sociológica’, isto é, a competência para configurar e propor alternativas.

Objetivos:
-Identificar as matrizes discursivas de dadas políticas educativas.
- Relacionar os mandatos educativos aos níveis globais, nacional e local.
- Conhecer teorias e metodologias utilizadas para o estudo das políticas de educação.
- Analisar textos de política educativa.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências:

-Identificação de diferentes metodologias de análise de políticas educativas e das implicações teórico-metodológicas da análise política do discurso.
- Identificação, através de análise, dos ‘temas’ políticos de dadas políticas educativas.


Resultados de aprendizagem:
- Produção de análises de políticas educativas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

I O âmbito da análise das políticas educativas.

  • O que é política? A política como texto e política como discurso.
  • Política como mudança social;
  • O processo político: o papel do estado e a governação da educação;
  • Três projetos para o estudo da política educativa. O projeto das ciências sociais.

II Matrizes dos discursos de e sobre a educação no mundo ocidental.

  • Liberalismo clássico;
  • Liberalismo social-democrata;
  • Neoliberalismo;
  • Hegemonia e contra-hegemonia dos discursos.

III Referenciais teórico-metodológicos da análise política do discurso

  • Do processo de elaboração de políticas à análise política do discurso.
  • Análise política do discurso:
    • articulações, luta discursiva e fixação de significado;
    • interdiscursividade e intertextualidade.

IV Eixos temáticos da análise de políticas educativas.

  • Sistemas educativos e regulação;
  • Globalização, políticas educativas e sustentabilidade;
  • A reconfiguração do mandato educativo no contexto da sociedade em rede e da economia do conhecimento e tecnologias digitais.

V Exercícios de análise de políticas

Bibliografia Obrigatória

Ball, S.; What is policy? Texts, Trajectories and toolboxes. In Stephen J. Ball, Education Policy and Social Class. The selected works of Stephen J. Ball (pp.44-54). , Routledge, 2006
Magalhães, AM e Stoer, Stephen R.; A escola para todos e a excelência académica, Profedições, 2002. ISBN: 9728562055
Marsh, D. e Stoker, G.; Theory in political science, Palgrave, 2010. ISBN: 9780333750032
Phillips, L. e Jörgensen, M.; Discourse analysis as theory and method, Sage, 2004. ISBN: 9780761971122
Olssen, M., Codd, J. e O'Neill, A-M ; Education policy: globalization, citizenship & democracy, Sage, 2004. ISBN: 9780761974703
Risvi, F e Lingard, B.; Globalizing education policy, Routledge, 2010. ISBN: 9780719575464
Stoer, S. R. e Magalhães, A. M.; A diferença somos nós: a gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais, Afrontamento, 2005. ISBN: 9789723607611

Observações Bibliográficas

n.a.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição
Debate(s)
Exposição por parte dos/as estudantes de textos e de trabalhos.
Trabalho individual
Trabalho de grupo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 33,00
Trabalho de campo 8,00
Trabalho de investigação 34,00
Trabalho escrito 22,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com exame final

Do processo de avaliação constarão os seguintes momentos: 

Participação nas tarefas distribuídas nas sessões (trabalho de grupo):

  1. Apresentação de um texto previamente distribuído;

  2. Apresentação de uma análise de políticas com as seguintes características:

    • identificação da problemática;

    • identificação e justificação da metodologia de análise política;

    • análise de uma dada política ou corpus de textos de política educativa;

    • discussão dos resultados da análise e conclusão;

    • referências bibliográficas.




 


Produção de um trabalho individual, com um máximo de 3000 palavras (incluindo as referências bibliográficas), com as seguintes características:


  • identificação da problemática (introdução com revisão da literatura);

  • identificação e justificação da metodologia de análise política;

  • análise de uma dada política ou corpus de textos de política educativa;

  • discussão dos resultados da análise e conclusão;

  • referências bibliográficas.


 


A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. Terá em consideração o envolvimento dos estudantes nas tarefas acima referidas. A classificação deste envolvimento será calculada a partir de uma ponderação máxima de 20% numa escala inteira de 0 a 20, na tarefa referente à apresentação de um texto previamente distribuído e 30%, na tarefa referente à apresentação de uma análise de políticas. A produção de um trabalho individual, avaliado a partir das características especificadas, terá uma ponderação de 50% numa escala inteira de 0 a 20.



A classificação final da unidade curricular resultará da média da soma das três componentes. A participação nas tarefas distribuídas nas sessões, sem a consecução do trabalho individual e respetiva entrega ao docente, não tem classificação. Nestes casos, os estudantes terão de usar as formas de avaliação de recurso da unidade curricular.

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas terão, além do trabalho acima referido, de
entregar duas fichas de leitura (em datas a combinar o docente), uma, com base nas leituras recomendadas para o ponto I do programa e, outra, sobre textos
recomendados para o ponto II do programa.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota, sem nova frequência da unidade curricular, ou como recurso, os estudantes terão ou de (re)escrever o trabalho acima caracterizado ou de fazer a sua discussão/defesa oral.

Observações

n.a.
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