Análise de Políticas Educativas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCED |
15 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular visa dotar os estudantes com competências de análise dos textos, dos discursos, dos processos políticos e das práticas sociais, no campo da educação, identificando aí as suas matrizes discursivas e os diferentes mandatos endereçados aos sistemas educativos pelos agentes envolvidos. Adicionalmente, a APE pretende alargar a análise dos discursos plasmados pelos (e nos) textos às práticas políticas e à análise dos seus ‘efeitos’ sociais e educativos. Dado o perfil dos graduados que se pretende formar, esta última dimensão visa incrementar a sua reflexividade individual, social e profissional e, nesses termos, criar as condições de exercício de ‘imaginação sociológica’, isto é, a competência para configurar e propor alternativas.
Objetivos:
-Identificar as matrizes discursivas de dadas políticas educativas.
- Relacionar os mandatos educativos aos níveis globais, nacional e local.
- Conhecer teorias e metodologias utilizadas para o estudo das políticas de educação.
- Analisar textos de política educativa.
Resultados de aprendizagem e competências
Competências:
-Identificação de diferentes metodologias de análise de políticas educativas e das implicações teórico-metodológicas da análise política do discurso.
- Identificação, através de análise, dos ‘temas’ políticos de dadas políticas educativas.
Resultados de aprendizagem:
- Produção de análises de políticas educativas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n.a.
Programa
I O âmbito da análise das políticas educativas.
- O que é política? A política como texto e política como discurso.
- Política como mudança social;
- O processo político: o papel do estado e a governação da educação;
- Três projetos para o estudo da política educativa. O projeto das ciências sociais.
II Matrizes dos discursos de e sobre a educação no mundo ocidental.
- Liberalismo clássico;
- Liberalismo social-democrata;
- Neoliberalismo;
- Hegemonia e contra-hegemonia dos discursos.
III Referenciais teórico-metodológicos da análise política do discurso
- Do processo de elaboração de políticas à análise política do discurso.
- Análise política do discurso:
- articulações, luta discursiva e fixação de significado;
- interdiscursividade e intertextualidade.
IV Eixos temáticos da análise de políticas educativas.
- Sistemas educativos e regulação;
- Globalização, políticas educativas e sustentabilidade;
- A reconfiguração do mandato educativo no contexto da sociedade em rede e da economia do conhecimento e tecnologias digitais.
V Exercícios de análise de políticas
Bibliografia Obrigatória
Ball, S.; What is policy? Texts, Trajectories and toolboxes. In Stephen J. Ball, Education Policy and Social Class. The selected works of Stephen J. Ball (pp.44-54). , Routledge, 2006
Magalhães, AM e Stoer, Stephen R.; A escola para todos e a excelência académica, Profedições, 2002. ISBN: 9728562055
Marsh, D. e Stoker, G.; Theory in political science, Palgrave, 2010. ISBN: 9780333750032
Phillips, L. e Jörgensen, M.; Discourse analysis as theory and method, Sage, 2004. ISBN: 9780761971122
Olssen, M., Codd, J. e O'Neill, A-M ; Education policy: globalization, citizenship & democracy, Sage, 2004. ISBN: 9780761974703
Risvi, F e Lingard, B.; Globalizing education policy, Routledge, 2010. ISBN: 9780719575464
Stoer, S. R. e Magalhães, A. M.; A diferença somos nós: a gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais, Afrontamento, 2005. ISBN: 9789723607611
Observações Bibliográficas
n.a.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição
Debate(s)
Exposição por parte dos/as estudantes de textos e de trabalhos.
Trabalho individual
Trabalho de grupo.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
20,00 |
Estudo autónomo |
45,00 |
Frequência das aulas |
33,00 |
Trabalho de campo |
8,00 |
Trabalho de investigação |
34,00 |
Trabalho escrito |
22,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame finalDo processo de avaliação constarão os seguintes momentos:
Participação nas tarefas distribuídas nas sessões (trabalho de grupo):
- Apresentação de um texto previamente distribuído;
- Apresentação de uma análise de políticas com as seguintes características:
- identificação da problemática;
- identificação e justificação da metodologia de análise política;
- análise de uma dada política ou corpus de textos de política educativa;
- discussão dos resultados da análise e conclusão;
- referências bibliográficas.
Produção de um trabalho individual, com um máximo de 3000 palavras (incluindo as referências bibliográficas), com as seguintes características:
- identificação da problemática (introdução com revisão da literatura);
- identificação e justificação da metodologia de análise política;
- análise de uma dada política ou corpus de textos de política educativa;
- discussão dos resultados da análise e conclusão;
- referências bibliográficas.
A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. Terá em consideração o envolvimento dos estudantes nas tarefas acima referidas. A classificação deste envolvimento será calculada a partir de uma ponderação máxima de 20% numa escala inteira de 0 a 20, na tarefa referente à apresentação de um texto previamente distribuído e 30%, na tarefa referente à apresentação de uma análise de políticas. A produção de um trabalho individual, avaliado a partir das características especificadas, terá uma ponderação de 50% numa escala inteira de 0 a 20.
A classificação final da unidade curricular resultará da média da soma das três componentes. A participação nas tarefas distribuídas nas sessões, sem a consecução do trabalho individual e respetiva entrega ao docente, não tem classificação. Nestes casos, os estudantes terão de usar as formas de avaliação de recurso da unidade curricular.
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas terão, além do trabalho acima referido, de
entregar duas fichas de leitura (em datas a combinar o docente), uma, com base nas leituras recomendadas para o ponto I do programa e, outra, sobre textos
recomendados para o ponto II do programa.
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria de nota, sem nova frequência da unidade curricular, ou como recurso, os estudantes terão ou de (re)escrever o trabalho acima caracterizado ou de fazer a sua discussão/defesa oral.
Observações
n.a.