Código: | MED304 | Sigla: | MED304 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCED | 35 | Plano Oficial | 2 | - | 52 | - |
A UC visa a produção por cada estudante da sua dissertação de Mestrado e a sua defesa, de acordo com o nível 7 do quadro de qualificações europeu. Visa ainda:
- a aquisição de conhecimentos especializados no domínio da investigação revelando capacidade de reflexão crítica e de abertura à diversidade dos saberes
- o desenvolvimento de novos conhecimentos e procedimentos nos domínios, populações e contextos em estudo
- a mestria de competências de condução e discussão de investigação nas suas diferentes fases
Desenhar, conduzir e reportar pesquisas autonomamente
Identificar problemas, questões e objetivos de investigação
Identificar conceitos e palavras-chave pertinentes
Descrever a problemática da investigação
Caracterizar a pesquisa em função de paradigmas e estratégias gerais de investigação
Identificar a população/documentos/contextos a estudar
Explicitar a dimensão ética da pesquisa
Desenhar a pesquisa, eleger e fundamentar meios de recolha e análise de dados
Analisar, validar e interpretar com rigor e prudência os dados de investigação
Estruturar a escrita da dissertação
Escrever cientificamente articulando as dimensões: formal, da linguagem escrita; do conteúdo; do rigor e da objetividade.
Expor e discutir de forma percetível e estimulante a sua investigação
Distingue-se entre conteúdos dos temas de investigação (TI) e relacionados com a escrita científica (EC). No caso dos TI, os conteúdos são variáveis de acordo com o tema da dissertação, envolvendo sempre a realização individual de uma investigação original, de natureza empírica ou outra, no domínio das Ciências da Educação e em função do domínio opcional do estudante. Estes domínios opcionais têm uma vinculação direta às áreas de investigação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Na EC, os conteúdos têm por núcleo as normas do MCED e os estilos e requisitos de escrita científica por relação com os paradigmas e estratégias de investigação.
Organizam-se em supervisão individual (SI), de grupo (SG) e de pares (SP), e em trabalho autónomo (TA).
SI. tutoria individual com o orientador: acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa, sustentando e monitorizando as decisões, a gestão do tempo, a revisão de literatura e a construção teórica, a condução da investigação e a sua escrita.
SG. organiza-se em ações de (a) discussão do desenvolvimento dos projetos e de (b) escrita científica. (a) São de 6 tipos: discussão da escrita de uma introdução da dissertação; apresentação e discussão dos projetos em diversos momentos, das palavras e conceitos-chave, de questões concretas sobre a operacionalização da metodologia, do índice da dissertação, e dos resultados. (b) exposição, debate e análise de casos.
TA: pesquisa, leitura, sistematização e escrita; recolha e análise de dados, revisão de pares.
SP. nas sessões coletivas como estratégia e na revisão de textos por pares em TA.
A avaliação decorre em provas públicas.Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 6,00 |
Trabalho de campo | 24,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Total: | 100,00 |