Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > MED304

Dissertação

Código: MED304     Sigla: MED304

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 35 Plano Oficial 2 - 52 -
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-22.

Campos alterados: Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A UC visa a produção por cada estudante da sua dissertação de Mestrado e a sua defesa, de acordo com o nível 7 do quadro de qualificações europeu. Visa ainda:


- a aquisição de conhecimentos especializados no domínio da investigação revelando capacidade de reflexão crítica e de abertura à diversidade dos saberes

- o desenvolvimento de  novos conhecimentos e procedimentos nos domínios, populações e contextos em estudo


 - a mestria de competências de condução e discussão de investigação nas suas diferentes fases

Resultados de aprendizagem e competências

 

Desenhar, conduzir e reportar pesquisas autonomamente

Identificar problemas, questões e objetivos de investigação

Identificar conceitos e palavras-chave pertinentes

Descrever a problemática da investigação

Caracterizar a pesquisa em função de paradigmas e estratégias gerais de investigação

Identificar a população/documentos/contextos a estudar

Explicitar a dimensão ética da pesquisa

Desenhar a pesquisa, eleger e fundamentar meios de recolha e análise de dados

Analisar, validar e interpretar com rigor e prudência os dados de investigação

Estruturar a escrita da dissertação

Escrever cientificamente articulando as dimensões: formal, da linguagem escrita; do conteúdo; do rigor e da objetividade.

Expor e discutir de forma percetível e estimulante a sua investigação

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n/a

Programa

Distingue-se entre conteúdos dos temas de investigação (TI) e relacionados com a escrita científica (EC). No caso dos TI, os conteúdos são variáveis de acordo com o tema da dissertação, envolvendo sempre a realização individual de uma investigação original, de natureza empírica ou outra, no domínio das Ciências da Educação e em função do domínio opcional do estudante. Estes domínios opcionais têm uma vinculação direta às áreas de investigação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Na EC, os conteúdos têm por núcleo as normas do MCED e os estilos e requisitos de escrita científica por relação com os paradigmas e estratégias de investigação.

Bibliografia Obrigatória

Amado João 570; Manual de investigação qualitativa em educação. ISBN: 978-989-26-0655-2
Bruyne Paul de; Dinâmica da pesquisa em ciências sociais
Quivy Raymond; Manual de investigação em ciências sociais. ISBN: 978-972-662-275-8
Inesta Ana 070; Escribir y comunicarse en contextos científicos y académicos. ISBN: 978-84-7827-477-2
Motta-Roth Desirée; Produção textual na universidade. ISBN: 978-85-7934-025-3
Fátima Pereira; Infância, educação escolar e profissionalidade docente. ISBN: 978-972-31-1313-6 (Apenas o capítulo V (pp. 311-373))

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Organizam-se em supervisão individual (SI), de grupo (SG) e de pares (SP), e em trabalho autónomo (TA).

SI. tutoria individual com o orientador: acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa, sustentando e monitorizando as decisões, a gestão do tempo, a revisão de literatura e a construção teórica, a condução da investigação e a sua escrita.

SG. organiza-se em ações de (a) discussão do desenvolvimento dos projetos e de (b) escrita científica. (a) São de 6 tipos: discussão da escrita de uma introdução da dissertação; apresentação e discussão dos projetos em diversos momentos, das palavras e conceitos-chave, de questões concretas sobre a operacionalização da metodologia, do índice da dissertação, e dos resultados. (b) exposição, debate e análise de casos.

TA: pesquisa, leitura, sistematização e escrita; recolha e análise de dados, revisão de pares.

SP. nas sessões coletivas como estratégia e na revisão de textos por pares em TA.

A avaliação decorre em provas públicas.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 6,00
Trabalho de campo 24,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final do grau de mestre, de acordo com o Regulamento do Ciclo de Estudos, resulta da média entre as classificações da parte curricular e a classifcação da defesa da dissertação.

Provas e trabalhos especiais

não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n/a

Melhoria de classificação

Não aplicável
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 06:52:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias