Código: | MED303 | Sigla: | EDP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCED | 10 | Plano Oficial | 2 | - | 52 | - |
O estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação tem como objectivo favorecer a iniciação à prática profissional autónoma e a integração no meio profissional, através do contacto com os contextos de exercício da profissão.
Os conteúdos programáticos são contextuais pois os estágios organizam-se de acordo com os vários domínios do MCED e num leque alargado de contextos, previamente protocolados para a cooperação, estando coberta a multiplicidade de funções profissionais do perfil do mestre em CE, das quais destacamos: conceção, implementação, avaliação e execução de programas e projectos de intervenção educativa, comunitária e institucional, e gestão, avaliação e animação da formação.
O estagiário é duplamente orientado, por um supervisor local que acompanha as atividades realizadas e por um docente orientador que reúne regularmente com os estagiários, para assegurar a ligação entre a aprendizagem teórica e as exigências práticas. Compete igualmente ao orientador garantir a mediação entre a faculdade e as entidades de acolhimento durante o estágio, no início, para ajustar o estágio, e no final para colher a avaliação da supervisão (qualitativa).
A bibliografia é variável em função do contexto de estágio. No entanto, algumas referências bibliográficas de base são consideradas, dados os objectivos gerais e específicos do estágio:
O estagiário passa de uma situação inicial de participação por observação para um exercício progressivamente mais autónomo, no contexto de uma prática continuamente refletida, seja na relação com o orientador, seja com o supervisor.
Para além da informação proveniente dos contactos regulares entre orientador e estagiário, são realizadas reuniões entre o estagiário, o orientador e o supervisor; este, no final do estágio preenche uma ficha de avaliação qualitativa que entrega ao orientador.
Seminários entre estagiários e orientadores, por domínio, também têm lugar como momentos de formação conjunta.
Apesar de a orientação se realizar continuadamente, pratica-se avaliação através da entrega de relatório final. No final do ano é entregue um relatório pelo estudante onde se apresentam e analisam teórica e metodologicamente as atividades realizadas e o valor da experiência do estágio para a profissão. Em época própria, tem lugar a apresentação e defesa pública, com júri, do relatório de estágio.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 50,00 |
Participação presencial | 25,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Realização de Estágio | 340,00 |
Total: | 340,00 |
Experiência em contexto real de trabalho, continuada no tempo (340horas) com avaliação qualitativa da supervisão local e presença continuada nas sessões de orientação.
Ao grau académico de mestre é atribuída uma classificação final expressa no intervalo de 10-20, bem como o seu equivalente na escala europeia decomparabilidade de classificações, numa escala de A a E (de acordo com os art2s. 18 a 229 doDecreto-Lei n9 42/2005, de 22 de Fevereiro, e com o algoritmo aprovado pela DGES e aplicado naUPorto). A classificação final dorelatório de estágio é atribuída no acto público da defesa do mesmo. A classificação final é calculada pela média ponderada das classificações obtidas nas unidades curriculares que constituem o plano de estudos e no acto público de defesa do relatório de estágio, sendo os coeficientes de ponderação os seguintes: 50% para a parte curricular e 50% parao estágio, respectivo relatório e sua defesa.Será ainda atribuída ao grau de mestre uma menção qualitativa, com as seguintes quatro classes, previstas no Decreto-Lei n.2 42/2005, de 22 de Fevereiro: a) De 10 a 13 — Suficiente;b) 14 e 15— Bom; c) 16 e 17 - Muito bom;d) De 18 a 20 - Excelente.
O Estágio curricular do MCED rege-se por um regulamento próprio disponível na página web do curso. A produção do Relatório de Estágio também obedece a normas próprias constantes em documento acessível na página web do curso.
Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, esta UC decorrerá parcialmente a distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.