Código: | MED200 | Sigla: | MIE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MED200&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2009/2010 |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCED | 56 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Nesta UC, há uma preocupação central en informar as escolhas básicas subjacentes ao processo de investigação, procurando equipar estudantes com quadros de referência teórico-metodológicos, fundadores da investigação em Educação, que viabilizem uma condição critica para as escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação. Assim, são objectivos de aprendizagem:
- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.
- informar as escolhas subjacentes ao processo de investigação
- estimular actividade critica para escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação
- saber desenvolver um trabalho de investigação exploratório.
Resultados de Aprendizagem
I - Dinâmicas de Investigação em Educação
I - Dinâmicas de Investigação em Educação
II – Racionalidade e Desenho de Investigação em Educação
III. Questões de métodos e técnicas de recolha e análise de dados
De atividades de contacto
Exposição. Debates. Preparação de trabalho de campo, desenho de investigação, conceção de instrumentos e análise de dados. Acompanhamento ao trabalho de campo. Escrita de Diário de Investigação. Trabalho colaborativo.
De trabalho autónomo
Pesquisa bibliográfica e leitura de obras indicadas. Trabalho de campo. Escrita de Diário de Investigação. Escrita do artigo.
Avaliação:
Estudantes que tenham frequência de 75% das aulas previstas.
1. A avaliação recai sobre a escrita de um Diário de investigação, individual, como suporte de reflexão, mas igualmente como prática de escrita densa) em torno das discussões e temas das aulas e do trabalho de investigação realizado. (50%)
Um Diário de uma Investigação constitui um instrumento de trabalho de quem faz uma pesquisa e inclui reflexões que podem ser de carácter metodológico, discussões em torno de temas de pesquisa, reflexões concetuais, teóricas e éticas, apreciações sobre livros e textos que se vão analisando e outros que se vão encontrando e tornados pertinentes de acordo com o problema individual de pesquisa a desenvolver. A escrita do Diário de Investigação é contemporânea das aulas. O processo de escrita, que decorre de uma apropriação refletida do que se vai trabalhando, é adensado pelos contributos da dinâmica dos Pares Pedagógicos e do trabalho em grupo, uma estratégia de trabalho colaborativo com vista à partilha de saberes.
O conteúdo do Diário de Investigação, textos, discussões e contributos teóricos de autores e autoras relevantes das aulas constitui um percursos para se chegar a uma questão e a um problema de investigação em educação. Esta componente, é individual, deverá integrar uma reflexão sobre o que é investigar e sobre como se tomam opções metodologicas em torno de um problema. Pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de mobilizar conhecimentos teóricos e práticos em torno de procedimentos metodológicos a adoptar em torno de um problema a escolher. O diário é uma reflexão metodológica sobre como se pode conhecer e desenvolver, de modo mais coerente e paradigmaticamente integrado, um problema de pesquisa ou intervenção. Nada impede que sejam os problemas do futuro projeto. Reforça-se que conteúdos trabalhados no programa da UC deverão ser abordados: conceito de ciência; diferentes propostas para se pensar o campo científico, desde Durkheim a Sandra Harding; percurso metodológico e justificação pelas opções relativas a métodos e técnicas, etc. Este é um trabalho de reflexão sobre o que preside a um processo de pesquisa, que implica um raciocínio em torno do que é a produção de conhecimento e de como isso influencia um desenho de uma pesquisa, para além de reflectir sobre métodos e técnicas.
2. A avaliação recai também sobre um trabalho escrito em formato de artigo científico e que resulta da investigação exploratória realizada em grupo ao longo do semestre. (50%)
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 50,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 45,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho de campo | 15,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 159,00 |
O/a estudante obtém a frequência à unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, frequentar 75% das aulas previstas . A frequência de 75% das aulas é o que permite a avaliação acima designada (Diário de Investigação individual + Trabalho final, em formato de artigo, escrito em grupo)
Avaliação para estudantes que tenham 75% de frequência das aulas:
A avaliação recai sobre um trabalho escrito em grupo em formato de artigo e que resulta do trabalho de campo/laboratorial realizado em pequeno grupo - tem uma ponderação de 50%
A escrita de um Diário de Investigação individual, com reflexões sobre as aulas e o trabalho de investigação exploratório realizado - tem uma ponderação de 50%
Não se aplica
Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas na sua totalidade ou o mínimo exigido (75% das aulas previstas), deverão contactar o/a docente da disciplina em setembro, preferencialmente na primeira aula, para terem conhecimento da modalidade de avaliação alternativa.
Assim, nestes casos, e para a época normal e de recurso a avaliação será:
1 - Exame final presencial - poderação de 60%
2 - Entrega de ensaio escrito individual em torno de um problema de investigação, mobilizando bibliografia e temas do programa lecionado nas aulas - ponderação de 40%
Para estes casos e em todas as épocas de avaliação especiais previstas ou a serem determinadas no decorrer do ano letivo pelos órgãos competentes a avaliação será:
Exame final - ponderação de 100%
A melhoria da classificação é feita por exame final e tem uma poderação de 100%.
Bibliografia Principal
Amado, João (2014) Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Bourdieu, Pierre (2001) A Miséria do Mundo. Petrópolis: Vozes, 1993
Correia José Alberto (1998) Para uma teoria crítica em educação. Porto: Porto Editora
Creswell, John W. (2002) Research Design: Qualitative, Quantitative. London: Sage.
Clough, Peter & Nutbrown, Cathy (2012) A Student’s Guide to Methodology. London: Sage
Dowling, Paul & Brown (2010) Doing research/Reading Research – re-interrogating education. London: Routledge
Durkheim, Émile (2001) As Regras do Método Sociológico, Porto:Rès Ed., 1895
Foucault, Michel (1978) Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1975
Hadji, Charles & Baillé, Jacques (2001) Investigação e Educação – para uma ‘nova aliança’, Porto: Porto Editora
Harding, Sandra (1986) Whose Science? Whose Knowledge? NY:Cornell Univ Press
Pais, José Machado (2007) Sociologia da vida quotidiana. Lisboa: ICS
Pinto, José Madureira (2007) Indagação Científica, Aprendizagens Escolares. Porto: Afrontamento
Plummer, Ken (2001) Documents of life 2. London: Sage
Ramazanoglu, Caroline (2002) Feminist methodology. London: Sage.
Santos, Boaventura de Sousa (2000) A Critica da Razão Indolente. Porto: Afrontamento
Saukko, Paula (2003) Doing Research in Cultural Studies. London: Sage.
Seale, Clive (2004) Researching Society and Culture. London: Sage
Silva, Augusto Santos (1994) Entre a razão e o sentido. Porto: Afrontamento
Thomas, Gary (2011) How to do your Case Study. London: Sage
Torres, Leonor L. & Palhares, José A. (2014) Metodologia de Investigação em Ciências Sociais de Educação. Famalicão: Humus
Wallerstein, Emmanuel (1996). Para abrir as ciências sociais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Bibliografia Complementar
Berger, Guy (1992). A investigação em educação: modelos sócio-epistemológicos e inserção institucional. Revista de Psicologia e de Ciências da Educação, 3-4, 23-36.