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Questões Aprofundadas sobre Educação e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

Código: DE344     Sigla: QAECID

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=498150
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 13 Plano Oficial 1 - 12 98 324

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A UC Questões Aprofundadas sobre Educação e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento tem como objetivo principal aprofundar e problematizar conceitos e práticas de Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação em Educação, numa perspetiva internacional. Pretende também promover a identificação de linhas de trabalho no âmbito deste domínio e, assim, contribuir para o desenho e construção da investigação, estágio e/ou projeto dos/as estudantes no 2º ano do Mestrado.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC as/os estudantes deverão ser capazes de:

- Analisar e problematizar diferentes políticas, programas, projetos e estratégias de intervenção socioeducativa campo da Cooperação Internacional.
- Construir um objeto de investigação e/ou intervenção socioeducativa no âmbito da Cooperação Internacional e fundamentar a sua pertinência dentro do campo das Ciências da Educação.

- Refletir sobre processos de construção e desenvolvimento de projetos e processos de intervenção socioeducativa no âmbito da cooperação internacional em educação
- Conceber e desenhar um plano de investigação, intervenção ou projeto socioeducativo no campo da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

- Identificar dimensões teórico-metodológicas de projetos de investigação e de intervenção socioeducativa no domínio da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

- Produzir um projeto de investigação/intervenção em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, na área da Educação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Educação e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: conceitos-chave, políticas, programas, orientações e estratégias

- Educação e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: projetos de investigação

- Educação e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: organizações e projetos de intervenção

- Conceção e desenho de um plano de investigação, de intervenção ou projeto: construção do objeto, desafios metodológicos e éticos, arquitetura do plano.

Bibliografia Obrigatória

Isabel Carvalho Guerra; Fundamentos e processos de uma sociologia de acção. ISBN: 972-8500-85-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades de contacto: exposição, trabalho em pequeno grupo e debate das perspetivas apresentadas.

Trabalho autónomo: pesquisa e análise de bibliografia relevante e de projetos de investigação e de intervenção em Cooperação para o Desenvolvimento em Educação; identificação de linhas de investigação a desenvolver; contacto com instituições potenciais para a realização de estágio; elaboração de trabalho final – conceção e desenho do estágio/investigação/projeto.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Elaboração de projeto 60,00
Estudo autónomo 124,00
Frequência das aulas 90,00
Trabalho de campo 30,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

A aprovação à UC obriga à obtenção de um mínimo de 10 valores na classificação final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita através de trabalho individual, que consistirá na conceção e desenho do estágio/ investigação/ projeto a desenvolver no 2º ano do mestrado.

O trabalho será apresentado oralmente, nas últimas aulas, e entregue em formato escrito nos períodos previstos para avaliação, após o período letivo. A apresentação oral terá uma ponderação de 20% na classificação final e o trabalho escrito os restantes 80%. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A negociar com a equipa docente no início do semestre (até 3 semanas após o início das aulas).

Melhoria de classificação

Os/as estudantes que desejem melhorar a classificação obtida poderão fazê-lo sobre a componente trabalho escrito, na época de recurso, através da reformulação do referido trabalho.
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