Código: | DE344 | Sigla: | QAECID |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=498150 |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCED | 13 | Plano Oficial | 1 | - | 12 | 98 | 324 |
A UC Questões Aprofundadas sobre Educação e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento tem como objetivo principal aprofundar e problematizar conceitos e práticas de Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação em Educação, numa perspetiva internacional. Pretende também promover a identificação de linhas de trabalho no âmbito deste domínio e, assim, contribuir para o desenho e construção da investigação, estágio e/ou projeto dos/as estudantes no 2º ano do Mestrado.
No final da UC as/os estudantes deverão ser capazes de:
- Analisar e problematizar diferentes políticas, programas, projetos e estratégias de intervenção socioeducativa campo da Cooperação Internacional.
- Construir um objeto de investigação e/ou intervenção socioeducativa no âmbito da Cooperação Internacional e fundamentar a sua pertinência dentro do campo das Ciências da Educação.
- Refletir sobre processos de construção e desenvolvimento de projetos e processos de intervenção socioeducativa no âmbito da cooperação internacional em educação
- Conceber e desenhar um plano de investigação, intervenção ou projeto socioeducativo no campo da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
- Identificar dimensões teórico-metodológicas de projetos de investigação e de intervenção socioeducativa no domínio da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
- Produzir um projeto de investigação/intervenção em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, na área da Educação.
Atividades de contacto: exposição, trabalho em pequeno grupo e debate das perspetivas apresentadas.
Trabalho autónomo: pesquisa e análise de bibliografia relevante e de projetos de investigação e de intervenção em Cooperação para o Desenvolvimento em Educação; identificação de linhas de investigação a desenvolver; contacto com instituições potenciais para a realização de estágio; elaboração de trabalho final – conceção e desenho do estágio/investigação/projeto.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Elaboração de projeto | 60,00 |
Estudo autónomo | 124,00 |
Frequência das aulas | 90,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Total: | 324,00 |
A aprovação à UC obriga à obtenção de um mínimo de 10 valores na classificação final.
A avaliação é feita através de trabalho individual, que consistirá na conceção e desenho do estágio/ investigação/ projeto a desenvolver no 2º ano do mestrado.
O trabalho será apresentado oralmente, nas últimas aulas, e entregue em formato escrito nos períodos previstos para avaliação, após o período letivo. A apresentação oral terá uma ponderação de 20% na classificação final e o trabalho escrito os restantes 80%.