Questões Aprofundadas de Metodologias de Intervenção em Educação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
Ocorrência: 2022/2023 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCED |
11 |
Plano Oficial |
2 |
- |
8 |
64 |
216 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O projeto e estágio, enquanto vias de realização deste CE, têm como objetivo a concretização, por parte do estudante, de uma proposta de intervenção no campo profissional. Esta alicerça-se nos saberes das CSH, nomeadamente os que configuram metodologias de intervenção no campo educativo, confrontados com as especificidades dos contextos onde essa intervenção se visa pôr em prática.
Resultados de aprendizagem e competências
A UC congrega fundamentalmente saberes do campo das metodologias de intervenção na sua relação com a mediação social e a avaliação de projetos educacionais, visando responder aos objetivos, e resultados de aprendizagem.
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de realizar:
Análise de diagnóstico de contextos profissionais/projetos
Análise de Projetos de intervenção socioeducacional
Problematização de metodologias adotadas em projetos de intervenção
Conceção, desenvolvimento e avaliação de Projetos de intervenção socioeducacional
Produção de pareceres fundamentados sobre Projetos de intervenção socioeducativa
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
- Metodologias de intervenção em educação
1.1. racionalidade(s) de projeto e de intervenção
1.2. desenho, planificação e desenvolvimento de Projetos de intervenção socio-educacional
1.2.1. Diagnóstico de situações/projetos
1.2.2. Desenvolvimento de projetos
1.2.3. Monitorização e avaliação de projetos
- Dispositivos Metodológicos de intervenção socio-educacional
2.1. Mediação socioeducativa
2.2. A avaliação como regulação da ação
- Contextos de intervenção na formação
3.1. O estágio
3.2. O projeto
Bibliografia Obrigatória
Boutinet, J-P. ; Antropologia do projecto., Lisboa: Instituto Piaget, 1996
Capucha, L. M. A.; Planeamento e Avaliação de Projectos. Guia prático., Lisboa: ME, 2008
Correia, J. A., & Silva, A. M. C. (Eds.); Mediação: (D)os Contextos e (D)os actores, Porto: CIIE e EA, 2010
Correia, J. A., & Caramelo, J. ; A construção social e legislativa da mediação: figuras e políticas. In J. A. Correia & A. M. C. Silva (Eds.), Mediação: (D)os contextos e (d)os actores (pp. 13-32). Porto: Edições Afrontamento, 2010
Figueiredo, C., Leite, C., & Fernandes, P. ; Avaliação externa de escolas: do discurso às práticas – uma análise focada em Portugal e em Inglaterra, in Meta: Avaliação, in , Rio de Janeiro, 9, 25, 1-31., 2017
Serapioni, M.; Conceitos e métodos para a avaliação de programas sociais e políticas públicas. Sociologia. Revista da FLUP, XXXI, 59-80., 2016
Vaz, H. ; A Mediação em Contexto de Formação como Reinvenção de Novos Ofícios: O caso dos estágios e da LCED da FPCEUP . Educação, Sociedade & Culturas, 29, 53-72., 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC visa instituir-se num espaço estruturado e sistemático de desenvolvimento e consolidação dos referenciais teóricos e metodológicos de apoio ao desenvolvimento dos estágios e desenho de projetos, em articulação com uma reflexão e análise crítica sobre as experiências e trajetórias vivenciadas pelos estudantes. A articulação da UC com as vias de concretização do CE que enfatizam uma dimensão profissionalizante justifica uma definição de conhecimentos e competências de natureza praxeológica, em que a análise de situações-problema se traduz no desenho e fundamentação de estratégias de intervenção sustentadas teórica e metodologicamente. Os contributos teóricos do campo da avaliação e da mediação em educação são mobilizados pelas potencialidades críticas e interpretativas quanto aos modos como se definem os problemas em educação, aos seus enraizamentos e ramificações sociais e políticos, e aos modos como se equacionam e concretizam as formas legítimas de intervenção sobre os mesmos.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ética nas ciências sociais
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
75,00 |
Participação presencial |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Estudo autónomo |
72,00 |
Frequência das aulas |
32,00 |
Trabalho de campo |
45,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
32,00 |
Total: |
226,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efetivamente realizadas. Excetuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = Participação presencial (25%) + Trabalho escrito (75%)
A avaliação da componente da participação presencial envolve a realização de um balanço reflexivo escrito sobre as temáticas abordadas em aula e sua pertinências para os projetos de intervenção (máx. 4 pgs). Esta componente deverá ser concluída no final do 1º semestre.
A avaliação da componente do trabalho escrito envolve a realização de um documento escrito (máx 12 a 15 pgs), cuja tónica será diferenciada em função da natureza dos estágios/projetos em curso, podendo designadamente incidir particularmente em: i) meta-avaliação do estágio/projeto (procedendo a uma revisitação, fundamentada e ancorada num posicionamento crítico, do processo vivenciado (por exemplo, quanto a contributos do estágio/projeto para a construção de um conhecimento profissional/profissionalidade em educação); ii) estratégias de organização, planificação e desenvolvimento do processo de intervenção
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes abrangidos por regulamentos e legislação especiais (TE, DA...) deverão contactar os docentes nas primeiras duas semanas de aulas para definição de processos de avaliação ajustados.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação relaiza-se através da reformulação das componentes da avaliação distribuída
Observações
N/A