Psicologia Política e Educação Política
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCED |
16 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês
Objetivos
O objectivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos na área da psicologia política e da educação política, nomeadamente da investigação neste domínio, e de competências de análise de situações políticas a partir dos contributos da psicologia e de desenho de projetos de intervenção educacional.
Resultados de aprendizagem e competências
- conhecer alguns modelos teóricos sobre as concepções, atitudes e comportamentos políticos;
- identificar linhas de investigação na psicologia/educação política em Portugal;
- problematizar o lugar das experiências de educação formal, não-formal e informal no empoderamento político indivdual e coletivo;
- realizar investigação exploratória, no formato de pequenos estudos de caso, numa perspectiva da psicologia/educação política.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Nada a referir.
Programa
1. Educação, psicologia e política: Temas relevantes da investigação em Portugal.
2. O sentido da política em sociedades de incerteza.
3. Cidadania e democracia. Os fundamentos psicológicos da democracia. Desafios à democracia contemporânea: personalização, performatividade e populismo.
4. O impacto dos conhecimentos e concepções políticos na relação com a política.
5. Emoções e política.
6. Personalidade e atitudes face à política. Valores, ideologia, cultura cívica e capital social.
7. A participação cívica e política. Formas convencionais e não convencionais de participação. Qualidade desenvolvimental das experiências de participação.
8. Influência política e comportamento eleitoral.
9. "Novos" movimentos sociais e cidadania digital.
10. Educação política em contextos de educação formal, não-formal e informal.
Bibliografia Obrigatória
Eisenstadt ; Os regimes democráticos: Fragilidade, continuidade e transformabilidade, Celta, 2000
Haste, H. ; Constructing the citizen, Political Psychology, 25 (3), 413‐439, 2004
Jost John T. 340;
Political psychology. ISBN: 1-84169-070-8
Menezes Isabel 340;
Agência e participação cívica e política. ISBN: 978-989-730-000-4
Menezes Isabel 340;
Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição. ISBN: 978-989-8471-07-9
Monteiro, Hugo, & Ferreira, Pedro D. ; Unpolite citizenship: The non-place of conflict in political education., Journal of Social Science Education, 10(4), 5-11., 2011
Sullivan, J. & Transue, J. ; The psychological underpinnings of democracy: A selective review of research on political tolerance, interpersonal trust, and social capital., Annual Review of Psychology, 50, 625‐650.
Theiss-Morse, E. & Hibbing, J. R. ; Citizenship and civic engagement. , Annual Review of Political Science, 8, 227-249., 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição dialogada e debate. A técnica de discurso utilizará meios audiovisuais projetáveis e não projetáveis, nomeadamente, o uso de quadros, projetor de diapositivos e de acetatos, mapas temáticos, etc. O trabalho final envolve a realização de um entrevista centrada na biografia política de um/a ativista cívico/político e a sua análise a partir dos conteúdos da UC, realizada em díades; e um ensaio individual sobre um projeto de investigação/intervenção nesta área.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Ciências Sociais > Ciências políticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
40,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
40,00 |
Estudo autónomo |
67,00 |
Frequência das aulas |
49,00 |
Trabalho de campo |
6,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com os regulamentos da FCPEUP:
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final decorre da avaliação de um trabalho em díade envolvendo (i) a realização e análise de uma entrevista de natureza biográfica a uma pessoa com experiência de participação cívica e política diversa, ou (ii) a realização de um inquérito ou análise secundaria de dados sobre atitudes ou comportamentos políticos; e de um trabalhos individual, uma ficha de leitura ou um porfolio reflexivo.
Provas e trabalhos especiais
O trabalho final (em díade ou tríade, cerca de 20 páginas) envolve a realização e análise, a partir dos conteúdos da UC, de uma entrevista centrada na biografia política de uma pessoa com uma experiência reconhecida de envolvimento/intervenção cívico e/ou político OU de um inquérito (original ou existente) sobre atitudes e comportamentos cívicos. Haverá ainda lugar a uma reflexão individual suscitada pela unidade curricular no formato de portfólio comentado de notícias ou uma síntese (2-3 páginas) de um capítulo ou artigo relevante na área da psicologia/educação política. O trabalho final será objeto de discussão oral.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento da FCPEUP.
Melhoria de classificação
Através da melhoria do(s) trabalho(s).Observações
Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial no atual contexto pandémico, esta UC poderá decorrer parcialmente a distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.