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Psicologia Política e Educação Política

Código: OP123     Sigla: PPEP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Instituição Responsável: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 16 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês

Objetivos

O objectivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos na área da psicologia política e da educação política, nomeadamente da investigação neste domínio, e de competências de análise de situações políticas a partir dos contributos da psicologia e de desenho de projetos de intervenção educacional.

Resultados de aprendizagem e competências

- conhecer alguns modelos teóricos sobre as concepções, atitudes e comportamentos políticos;

- identificar linhas de investigação na psicologia/educação política em Portugal;

- problematizar o lugar das experiências de educação formal, não-formal e informal no empoderamento político indivdual e coletivo;

- realizar investigação exploratória, no formato de pequenos estudos de caso, numa perspectiva da psicologia/educação política. 


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nada a referir.

Programa

1. Educação, psicologia e política: Temas relevantes da investigação em Portugal. 
2. O sentido da política em sociedades de incerteza. 
3. Cidadania e democracia. Os fundamentos psicológicos da democracia. Desafios à democracia contemporânea: personalização, performatividade e populismo.
4. O impacto dos conhecimentos e concepções políticos na relação com a política.
5. Emoções e política.
6. Personalidade e atitudes face à política. Valores, ideologia, cultura cívica e capital social. 
7. A participação cívica e política. Formas convencionais e não convencionais de participação. Qualidade desenvolvimental das experiências de participação. 
8. Influência política e comportamento eleitoral. 
9. "Novos" movimentos sociais e cidadania digital.
10. Educação política em contextos de educação formal, não-formal e informal.

Bibliografia Obrigatória

Eisenstadt ; Os regimes democráticos: Fragilidade, continuidade e transformabilidade, Celta, 2000
Haste, H. ; Constructing the citizen, Political Psychology, 25 (3), 413‐439, 2004
Jost John T. 340; Political psychology. ISBN: 1-84169-070-8
Menezes Isabel 340; Agência e participação cívica e política. ISBN: 978-989-730-000-4
Menezes Isabel 340; Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição. ISBN: 978-989-8471-07-9
Monteiro, Hugo, & Ferreira, Pedro D. ; Unpolite citizenship: The non-place of conflict in political education., Journal of Social Science Education, 10(4), 5-11., 2011
Sullivan, J. & Transue, J. ; The psychological underpinnings of democracy: A selective review of research on political tolerance, interpersonal trust, and social capital., Annual Review of Psychology, 50, 625‐650.
Theiss-Morse, E. & Hibbing, J. R. ; Citizenship and civic engagement. , Annual Review of Political Science, 8, 227-249., 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição dialogada e debate. A técnica de discurso utilizará meios audiovisuais projetáveis e não projetáveis, nomeadamente, o uso de quadros, projetor de diapositivos e de acetatos, mapas temáticos, etc. O trabalho final envolve a realização de um entrevista centrada na biografia política de um/a ativista cívico/político e a sua análise a partir dos conteúdos da UC, realizada em díades; e um ensaio individual sobre um projeto de investigação/intervenção nesta área.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Ciências Sociais > Ciências políticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 40,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 40,00
Estudo autónomo 67,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 6,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com os regulamentos da FCPEUP:

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final decorre da avaliação de um trabalho em díade envolvendo (i) a realização e análise de uma entrevista de natureza biográfica a uma pessoa com experiência de participação cívica e política diversa, ou (ii) a realização de um inquérito ou análise secundaria de dados sobre atitudes ou comportamentos políticos; e de um trabalhos individual, uma ficha de leitura ou um porfolio reflexivo.

Provas e trabalhos especiais

O trabalho final (em díade ou tríade, cerca de 20 páginas) envolve a realização e análise, a partir dos conteúdos da UC, de uma entrevista centrada na biografia política de uma pessoa com uma experiência reconhecida de envolvimento/intervenção cívico e/ou político OU de um inquérito (original ou existente) sobre atitudes e comportamentos cívicos. Haverá ainda lugar a uma reflexão individual suscitada pela unidade curricular no formato de portfólio comentado de notícias ou uma síntese (2-3 páginas) de um capítulo ou artigo relevante na área da psicologia/educação política. O trabalho final será objeto de discussão oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento da FCPEUP.

Melhoria de classificação

Através da melhoria do(s) trabalho(s).

Observações

Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial no atual contexto pandémico, esta UC poderá decorrer parcialmente a distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.
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