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Metodologias de Intervenção em Educação

Código: MED102     Sigla: MIE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 34 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês

Objetivos

Esta disciplina visa desenvolver conhecimentos e competências de métodos de intervenção educaciva, social e comunitária, partindo de uma perspetiva contextualista, ecológica e situada da intervenção.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimentos e competências no âmbito da metodologia de intervenção educativa.
Capacidades de análise crítica e criteriosa de projectos de intervenção que se diferenciam em função dos contextos, "problemas" e métodos de intervenção. 
Reflexão sobre as especificidades da intervenção educativas em contextos de exclusão e junto de grupos em situação de discriminação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

I. O Service Learning como abordagem pedagógica.

II. Uma perspetiva contextualista e ecológica da intervenção em contextos educacionais. 

III. Análise de contextos educacionais e comunitários e construção de projectos de intervenção.

IV. Tipologias de intervenção educativa: estratégias de intervenção direta e indirecta.
a) a relação educativa de ajuda e
b) a consultoria-formação. 

V. Desafios éticos na intervenção educativa, social e comunitária.

VI. O apoio e o poder como recursos individuais e sociais.
a) 
Apoio social e capital social. 
b) Estratégias de intervenção educativa: educação de pares, mentoria e grupos de interajuda e apoio.
c) Poder e empoderamento: individual, organizacional e comunitário. 
d) Estratégias de intervenção educativa: parcerias e empoderamento comunitário, projetos de serviço comunitário, investigação-ação participatória.


VII. Avaliação de projetos de intervenção – a avaliação como dispositivo empoderante e capacitador.


 

Bibliografia Obrigatória

SANTOS GUERRA, Miguel ; ). Os desafios da participação. Desenvolver a democracia na escola. , Porto Editora, 2002
Isabel Menezes; Intervenção comunitária: Uma perspectiva psicológica. , LivrPsic, 2007
Fuster Enrique Gracia; El^apoyo social en la intervención comunitaria. ISBN: 84-493-0352-4
Dougherty A. Michael; Consultation. ISBN: 0-534-25128-5
Guerra, Isabel Carvalho ; Fundamentos e Processos de uma Sociologia da acção, Principia, 2000
Ferreira, Elisabete; (D)enunciar a Autonomia, Porto Editora, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, debate, trabalho de grupo e orientação tutorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 40,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 36,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho de campo 36,00
Total: 131,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é função de:

- trabalho de campo (4 valores) + diário de bordo (4 valores)

- relatório (8 valores)

- apresentação e discussão de poster em seminário final (4 valores)

 
Para efeitos de avaliação final, a componente do relatório prevê o mínimo de 9,5.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sendo esta uma UC que envolve horas de contacto, não se prevê dispensa desta componente na fórmula de avaliação.

Melhoria de classificação

Através da melhoria do relatório.

Observações

Dada a atual circunstância pandémica, poderá haver necessidade de reajustar os modos de trabalho desta UC.
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