Código: | MED102 | Sigla: | MIE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCED | 34 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Esta disciplina visa desenvolver conhecimentos e competências de métodos de intervenção educaciva, social e comunitária, partindo de uma perspetiva contextualista, ecológica e situada da intervenção.
Conhecimentos e competências no âmbito da metodologia de intervenção educativa.
Capacidades de análise crítica e criteriosa de projectos de intervenção que se diferenciam em função dos contextos, "problemas" e métodos de intervenção.
Reflexão sobre as especificidades da intervenção educativas em contextos de exclusão e junto de grupos em situação de discriminação.
I. O Service Learning como abordagem pedagógica.
II. Uma perspetiva contextualista e ecológica da intervenção em contextos educacionais.
III. Análise de contextos educacionais e comunitários e construção de projectos de intervenção.
IV. Tipologias de intervenção educativa: estratégias de intervenção direta e indirecta.
a) a relação educativa de ajuda e
b) a consultoria-formação.
V. Desafios éticos na intervenção educativa, social e comunitária.
VI. O apoio e o poder como recursos individuais e sociais.
a) Apoio social e capital social.
b) Estratégias de intervenção educativa: educação de pares, mentoria e grupos de interajuda e apoio.
c) Poder e empoderamento: individual, organizacional e comunitário.
d) Estratégias de intervenção educativa: parcerias e empoderamento comunitário, projetos de serviço comunitário, investigação-ação participatória.
VII. Avaliação de projetos de intervenção – a avaliação como dispositivo empoderante e capacitador.
Exposição, debate, trabalho de grupo e orientação tutorial.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 40,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 36,00 |
Frequência das aulas | 36,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 3,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho de campo | 36,00 |
Total: | 131,00 |
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
A classificação final é função de:
- trabalho de campo (4 valores) + diário de bordo (4 valores)
- relatório (8 valores)
- apresentação e discussão de poster em seminário final (4 valores)
Para efeitos de avaliação final, a componente do relatório prevê o mínimo de 9,5.
Não se aplica.
Sendo esta uma UC que envolve horas de contacto, não se prevê dispensa desta componente na fórmula de avaliação.
Através da melhoria do relatório.