Escola, Comunidade e Democracia: Domínios, problemáticas e projetos de investigação e de intervenção
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCED |
10 |
Plano Oficial |
1 |
- |
12 |
98 |
324 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Contribuir para o desenvolvimento de revisões de literatura sobre domínios e problemáticas que digam respeito ao domínio da Pedagogia, Literacias e Inovação.
- Refletir sobre projetos de investigação e de intervenção, do ponto de vista do seu contributo para o desenvolvimento da literacia dos alunos, enquanto objetivo de iniciativas que se reivindicam de inovação pedagógica.
Resultados de aprendizagem e competências
a) Estudar e refletir sobre textos académicos de leitura obrigatória;
b)Propor argumentos e perspetivas sustentadas;
c) Participar de forma cooperada num processo que é de auto e hetero formação;
d) Desenvolver competências de escrita académica
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
- Discussão de projetos ou de relatórios referentes a projetos que digam respeito ao domínio da Pedagogia, Literacias e Inovação;
- Organização de seminários relacionados com este domínio, através dos quais se convidam especialistas ou atores educativos para discutir os projetos de investigação ou de intervenção em que estiveram envolvidos.
Bibliografia Obrigatória
José Alberto Correia;
Inovação pedagógica e formação de professores. ISBN: 972-41-0566-0
Antunes, Fátima; Remar contra as desigualdades em educação: Práticas, vozes, percursos. , Húmus, 2019
Cosme, Ariana; Trindade, Rui ; O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curicular: Que desafios curriculares e pedagógicos?, Revista de Estudos Curriculares - Vol. 10, nº 2, 22-38., 2019
Morgado, José Carlos; Viana, Isabel C.; Pacheco, José Augusto; Currículo, inovação e flexibilização. , De Facto Editores, 2019
Pacheco, José Augusto; Inovar para mudar a Escola, Porto Editora, 2019
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tendo em conta, os objetivos e os conteúdos atrás referidos, a metodologia de trabalho a adotar nesta unidade curricular define-se em função de quatro momentos: (i) discussão de projetos ou de relatórios; (ii) organização de seminários abertos à comunidade académica; (iii) momentos de reflexão subsequentes circunscritos ao grupo-turma e (iv) elaboração, apresentação e discussão do projeto de trabalho a desenvolver no 2º ano do curso de mestrado.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
133,00 |
Frequência das aulas |
91,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
1. Elaboração de um portefólio;
2. Participação em 75% dos seminários;
3. Redação do anteprojeto
Fórmula de cálculo da classificação final
Portefólio - 7 valores
Anteprojeto e discussão pública do mesmo - 13 valores
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
DEe acordo com as normas e as orientações em vigor
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor
Observações
Não aplicável