Código: | OP220 | Sigla: | TPCIEFA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Instituição Responsável: | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCED | 10 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Assumindo a educação e formação de adultos como um campo importante de intervenção e investigação no domínio das CE e de trabalho dos mestres em CE, em Educação e Formação de Adultos e em Estudos Africanos, a UC propõe-se:
- promover o conhecimento e a capacidade de problematização de diferentes discursos teóricos e políticos em educação e formação de adultos e de análise das suas articulações/implicações a nível das práticas de intervenção em diferentes contextos;
- problematizar, construir e desenvolver grelhas de leitura críticas e abrangentes em educação/formação de adultos, discutindo a sua relação com diferentes contextos sócio-políticos e institucionais;
- potenciar o conhecimento de diferentes experiências e contextos de trabalho e de intervenção em educação/formação de adultos e a problematização do exercício profissional na área, tendo presente as dimensões éticas do trabalho no campo.
Domínio e problematização de diferentes perspetivas teóricas em educação e formação de adultos;
Conhecimento dos principais discursos, políticas e práticas presentes no campo da educação e formação de adultos, situando-os em diferentes momentos sóciohistóricos, políticos e educativos;
Construção de grelhas de leitura amplas, complexas e abrangentes em educação/ formação de adultos;
Identificação, conhecimento aprofundado e problematização de diferentes contextos, experiências e práticas de intervenção em educação/formação de adultos (Alfabetização, Centros Qualifica, Centros de Formação, Associações e Coletividades, Instituições Culturais, Lares e Centros de Dia, Comunicação social, Internet e redes sociais, vida quotidiana);
Problematização e análise do trabalho em formação de adultos e do seu impacto social, tendo em conta diferentes conceções de educação/formação de adultos, modos de intervenção e de exercício profissional, contextos de trabalho e adultos envolvidos;
Compreensão dos desafios teóricos, metodológicos e éticos que se colocam à intervenção e à investigação em educação e formação de adultos.
1. Conceitos de educação e de formação de adultos e sua polissemia. Educação/formação formal, não formal (ou semi-formal) e informal. A formação de adultos enquanto processo de transformação e de intervenção a nível pessoal, grupal e institucional
2. Evolução sócio histórica e política dos discursos e das práticas em torno da educação e formação de adultos - génese da educação de adultos; dos discursos da Educação Permanente aos discursos sobre Aprendizagem ao Longo da Vida - uma mudança de paradigma.
3. Articulações entre formação e trabalho no campo da educação e formação de adultos
4. Associativismo, animação sociocultural e formação de adultos
5. Identificação e análise de diferentes contextos de intervenção no âmbito da educação/formação de adultos (Centros de Formação; Locais de Trabalho; Associações, Coletividades, Sindicatos, Movimentos Sociais; Instituições Culturais; Instituições de Apoio à 3ª idade; Comunicação Social, Internet e redes sociais; Comunidades Locais)
6. Práticas de intervenção em educação e formação de adultos (diferentes modalidades e cursos de educação e formação de adultos, reconhecimento e certificação de competências, animação sociocultural e educativa, trabalho com idosos, intervenção comunitária, desenvolvimento local)
7. Lugar(es) e perfis dos profissionais e agentes de intervenção em educação e formação de adultos e dimensões éticas subjacentes à atividade a desenvolver.
Actividades de contacto: Exposição, Debate,Trabalho de grupo, Orientação tutorial, Avaliação das aprendizagens.
Trabalho autónomo: Pesquisa bibliográfica, Leitura e análise de textos, Elaboração de trabalho de grupo e trabalho individual
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 117,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Total: | 162,00 |
Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presenças nas aulas.
Trabalho de grupo - Elaboração de um trabalho de grupo, e sua apresentação e discussão na turma a partir da identificação e análise de um contexto de intervenção em educação e formação de adultos (peso de 30% no cálculo da classificação final). Trabalho individual - Elaboração de uma síntese reflexiva sobre as temáticas abordadas na UC (10 páginas)- peso de 70% no cálculo da classificação final.
Não aplicável.
Não aplicável.