Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > OP220

Teorias, Contextos e Práticas de Investigação em Educação e Formação de Adultos

Código: OP220     Sigla: TPCIEFA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Instituição Responsável: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 10 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Assumindo a educação e formação de adultos como um campo importante de intervenção e investigação no domínio das CE e de trabalho dos mestres em CE, em Educação e Formação de Adultos e em Estudos Africanos, a UC propõe-se:
- promover o conhecimento e a capacidade de problematização de diferentes discursos teóricos e políticos em educação e formação de adultos e de análise das suas articulações/implicações a nível das práticas de intervenção em diferentes contextos;
- problematizar, construir e desenvolver grelhas de leitura críticas e abrangentes em educação/formação de adultos,  discutindo a sua relação com diferentes contextos sócio-políticos e institucionais;
- potenciar o conhecimento de diferentes experiências e contextos de  trabalho e de intervenção em educação/formação de adultos e a problematização do exercício profissional na área, tendo presente as dimensões éticas do trabalho no campo.
 


Resultados de aprendizagem e competências

Domínio e problematização de diferentes perspetivas teóricas  em educação e formação de adultos; 
Conhecimento dos principais discursos, políticas e práticas presentes no campo da educação e formação de adultos, situando-os em diferentes momentos sóciohistóricos, políticos e educativos;
Construção de grelhas de leitura amplas, complexas e abrangentes  em educação/ formação de adultos;
Identificação, conhecimento aprofundado e problematização de diferentes contextos, experiências e práticas de intervenção em educação/formação de adultos (Alfabetização, Centros Qualifica, Centros de Formação, Associações e Coletividades, Instituições Culturais, Lares e Centros de Dia, Comunicação social, Internet e redes sociais, vida quotidiana); 
Problematização e análise do trabalho em formação de adultos e do seu impacto social, tendo em conta diferentes conceções de educação/formação de adultos, modos de intervenção e de exercício profissional, contextos de trabalho e adultos envolvidos;
Compreensão dos desafios teóricos, metodológicos e éticos que se colocam à intervenção e à investigação em educação e formação de adultos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

1. Conceitos de educação e de formação de adultos e sua polissemia. Educação/formação formal, não formal (ou semi-formal) e informal. A formação de adultos enquanto processo de transformação e de intervenção a nível pessoal, grupal e institucional
2. Evolução sócio histórica e política dos discursos e das práticas em torno da educação e formação de adultos - génese da educação de adultos; dos discursos da Educação Permanente  aos discursos sobre Aprendizagem ao Longo da Vida - uma mudança de paradigma.
3. Articulações entre formação e trabalho no campo da educação e formação de adultos
4. Associativismo, animação sociocultural e formação de adultos
5. Identificação e análise de diferentes contextos de intervenção no âmbito da educação/formação de adultos (Centros de Formação; Locais de Trabalho; Associações, Coletividades, Sindicatos, Movimentos Sociais; Instituições Culturais; Instituições de Apoio à 3ª idade; Comunicação Social, Internet e redes sociais; Comunidades Locais)
6. Práticas de intervenção em educação e formação de adultos (diferentes modalidades e cursos de educação e formação de adultos, reconhecimento e certificação de competências, animação sociocultural e educativa, trabalho com idosos, intervenção comunitária, desenvolvimento local)
7. Lugar(es) e perfis dos profissionais e agentes de intervenção em educação e formação de adultos e dimensões éticas subjacentes à atividade a desenvolver.

Bibliografia Obrigatória

Canario Rui; Educaçao de adultos. ISBN: 972-8036-21-3
canário, Rui (org); Formação e situações de trabalho, Porto Editora, 2003. ISBN: 972-0-01115-7
Canário, Rui; Cabrito, Belmiro (org); Educação e Formação de Adultos- mutações e convergências, Educa, 2005. ISBN: 972-8036-80-9
Medina Maria Teresa Guimarães de; Experiências e memórias de trabalhadores do Porto
Nóvoa, António; Finger, Mathias; O método (auto)biográfico e a formação, Ministério da saúde, 1988
Correia, Jose Alberto; A formação da experiência e a experiência da formação num contexto de crise do trabalho, Educa, 2005
Finger Matthias; A^educação de adultos numa encruzilhada. ISBN: 972-0-34169-6
UNESCO; RELATÓRIO GLOBAL SOBRE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE ADULTOS

Bibliografia Complementar

Charlot Bernard; Da relação com o saber. ISBN: 85-7307-631-3
Pain, Abraham; Education Informelle. Les effets formateurs dans de quotidien, Harmattan, 1990. ISBN: 2-7384-0474-X
Correia, José Alberto; A análise de necessidades na formação profissional de professores: da identificação das carências ao sentido das experiências

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Actividades de contacto: Exposição, Debate,Trabalho de grupo, Orientação tutorial, Avaliação das aprendizagens.

Trabalho autónomo: Pesquisa bibliográfica, Leitura e análise de textos, Elaboração de trabalho de grupo e  trabalho individual

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 117,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presenças nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho de grupo - Elaboração de um trabalho de grupo, e sua apresentação e discussão na turma a partir da identificação e análise de um contexto de intervenção em educação e formação de adultos (peso de 30% no cálculo da classificação final). Trabalho individual - Elaboração de uma síntese reflexiva sobre as temáticas abordadas na UC (10 páginas)- peso de 70% no cálculo da classificação final.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam melhorar a sua classificação poderão reformular o trabalho individual.

Observações

Não se aplica
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 06:57:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias