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Cidadanias e Diversidade

Código: MED201     Sigla: CD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MED201&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2011/2012
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 52 Plano Oficial 1 - 3 24 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-02-16.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações, Programa

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Esta UC traz para a formação questões que emergem do confronto com cidadania na sua relação com o estado, com comunidades e na sua relação entre indivíduos. Acentua-se a sua relação estreita com direitos civis, políticos, sociais e com os de nova geração, os direitos culturais. A educação como direito social é uma questão central na UC. As questões de inclusão/exclusão e a diversidade socio-cultural são também estruturantes.

Objectivos da formação 
. debater educação como direito social
. debater conceitos de cidadania, inclusão/exclusão, diversidade cultural
. conhecer contribuições marcantes nas questões mencionadas, incluindo a questão da intersecionalidade
. identificar processos e contextos sociais geradores de exclusão/ inclusão
. adquirir saberes relevantes para a transformação social

Resultados de aprendizagem e competências

Competências (relativas ao perfil)
. análise crítica de dispositivos e contextos sócio-educativos em torno da igualdade e diversidade, da proteção social, da produção e acesso à cultura;
. investigação em educação, por referência a contextos de educação formal e não-formal e de natureza social, cultural

Resultados da aprendizagem

. distinção dos vários conceitos de cidadania

. identificação da relação entre cidadania e direitos civis, políticos, sociais e culturais

. conhecimento das sociedades contemporâneas como caracterizadas pela diversidade socio-cultural

 . análise de textos visuais/escritos e de problemáticas sócio-educativas em torno de cidadania e diversidade, de proteção social, de produção e acesso à cultura

. produção de ensaio em torno de um 'produto cultural' à luz da educação como direito social/educação e diversidade cultural.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de Introdução às Ciências Sociais, de Sociologia da Educação, de Sociologia da Familia, de Socioantropologia da Cultura e de Políticas Educativas, entre outras, são contribuições relevantes para a realização da UC:  

Programa

 . Conceitos de cidadania e sua problematização: cidadania como direitos; cidadania como dever; cidadania como conceito contestado - com Helena Araújo 


. Debates em torno de cidadania - as teorias em campo : as perspetivas liberais; o republicanismo cívico; as perspetivas social-democratas -  perspetivas de T.H Marshall; as perspetivas neo-conservadoras; perspetivas feministas e de novos movimentos sociais. 


.  A educação como direito social, entendido a partir das perspetivas de T. H. Marshall.  

. Inclusão/Exclusão: conceitos de exclusão e de inclusão; processos sociais e exclusão; as pessoas imigrantes e direitos (denizens & citizens)

. Diferença como recurso social (Iris Young): o conceito de diferença; distinção de diferença como desigualdade; o debate igualdade vs diferença; contestando a divisão público-privado; para além de igualdade e diferença; um universalismo diferenciado.

.  Diversidade e Intersecionalidade; Estudos de Género e Feminismos. 

Bibliografia Obrigatória

Eunice Macedo e Sofia Santos; Disponível na lista de referências

Observações Bibliográficas

Os textos que se encontram na secção 'documentos' são os recomendados para a realização dos ensaios desta UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

De atividades de contacto

Exposição teórica e conceptual

          Apresentação de textos por estudantes

Debates


Conferência

 

Acompanhamento tutorial

 

 

 

De trabalho autónomo

 

Trabalho de grupo

 

Pesquisa bibliográfica

 

Trabalho de campo

 

Preparação de apresentação de trabalhos de grupo ou individuais

 
As atividades desenvolvidas que serão tomadas em conta para a avaliação na UC serão:

I - Participação nas aulas

II. Trabalho escrito (Alternativas A, B, C ou D)
 
A - Elaboração de trabalho de pesquisa focando problema
relacionado com temáticas abordadas na UC.

ou
 
    B - Apresentação aprofundada de ensaio na aula sobre obra selecionada com docente 

ou    

  C - Elaboração de um ensaio sobre um filme ou romance, incidindo sobre temáticas dos direitos, da cidadania, da inclusão/exclusão, da diversidade cultural, em que se torne clara: identificação de uma problemática na leitura do filme ou do romance relevante para a UC; desconstrução de um olhar a partir de contributos selecionados da UC, em particular com recurso aos textos a selecionar em 'Documentos' (ver abaixo).

ou 

D - Elaboração de ensaio a partir de uma imagem que se articule intensamente com as temáticas abordadas na UC, devendo incluir a justificação da sua escolha e uma interpretação pessoal, como enquadramento para uma análise teoricamente informada, como se acentua abaixo.


Qualquer ensaio deverá articular-se com 3 ou 4 textos incluidos nos documentos do Sigarra. Encontram-se aproximadamente dez textos, que deverão ser objeto de seleção da parte de estudantes. Propõe-se que não se incluam outros textos e que a discussão (filme/imagem/livro) se baseie no diálogo crítico e interpretativo com os 3 ou 4 (ou mais) textos selecionados dos documentos. A articulação com esses textos não é apenas ao nivel de mera citação, mas de articulação estruturada. Espera-se que o diálogo se estabeleça entre imagem/cena(s) do filme/romance e contributos dos textos escolhidos. As referências bibliográficas deverão ser corretamente integradas.

Qualquer destes trabalhos escritos não deve exceder as 5000 palavras e deverá ser objeto de sessão tutorial obrigatória com docente respetiva.

A entrega dos trabalhos deverá ser por email ou no moodle

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 24,00
Trabalho de investigação 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, frequentar 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final


A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. 

O envolvimento dos/as estudantes e a apresentação oral do trabalho final terá uma ponderação máxima de 30% na classificação final (10% participação e 20% apresentação).

O trabalho escrito terá uma ponderação de 70%.
 
A apresentação de uma obra na aula pelas e pelos estudantes é antecipada em relação a outras apresentações, que decorrerão no final do semestre. Podem também apresentar o ensaio escrito logo que lhes seja conveniente, ou reservar-se para as épocas prescritas.
Os restantes ensaios serão entregues, em geral, no 1º dia da época normal ou no 1º dia da época de recurso. A apresentação oral deverá suportar-se em material visual (powerpoint, nomeadamente) que permita às docentes e colegas estudantes apreender o sentido do trabalho realizado. 

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não possam frequentar as aulas, deverão contactar a docente desde o início das aulas. Deverão realizar o trabalho ou ensaio mencionado, que terá de ser acompanhado pela docente em sessões tutoriais, e deverá ser apresentado no final perante colegas. Para além disso, além do ensaio acima referido, deverão entregar uma ficha de leitura (em datas a combinar com a docente).

 

 

 

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota, os/as estudantes têm a possibilidade de reformular o trabalho escrito ou, em casos específicos, realização de prova oral.

Observações

Os textos essenciais de referência estão  disponíveis em PDF. 


Bibliografia Fundamental/ Main Reading List

 

Araújo, Helena C. (2007) Cidadania na sua polifonia: Debates nos estudos de educação feministas, Educação, Sociedade e Culturas, 25, 83-116.
Arnot, Madeleine (2009) Educating the global citizen, in Educating the Gendered Citizen (pp.223-251), New York: Routledge.
Bernstein, Basil (1996). Pedagogy, symbolic control and identity: Theory, research and critique. Bristol: Taylor & Francis.
Bourdieu, Pierre (1999) A miséria do mundo (pp. 81-101), Petrópolis: Editora Vozes.
Castel, Robert (2006 [1997]). A dinâmica dos processos de marginalização: da vulnerabilidade a desfiliação, Caderno CRH, 26/27, 19-40.
Costa, Alfredo Bruto da (2005) Exclusões, (excertos selecionados, pp. 10 a 84) Lisboa: Gradiva.
Crenshaw, Kimberle (2002). Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos a gênero. Estudos feministas 1, 171-189.
Fonseca, Laura (2007) Corpo falado: sexualidades, poder e educação, Educação, Sociedade e Culturas, 25, 135-168.
Fraser, Nancy e Gordon, Linda (1995) Contrato versus caridade: Porque não existe cidadania social nos Estados Unidos?, Revista Crítica de Ciências Sociais, 42, 27-52.
Fraser, Nancy (2002) A justiça social na globalização: Redistribuição, reconhecimento e participação, Revista Crítica de Ciências Sociais, 63 online DOI: 10.4000/rccs.1250
Lister, Ruth (2007) Inclusive citizenship: Realizing the potential, Citizenship Studies, 11(1), 49-61.
Giddens, Anthony (1992). The transformation of intimacy. Sexuality, love & eroticism in modern societies. Cambridge: Polity Press (existe versão em português)
Macedo, Eunice (2018). Vozes jovens entre experiência e desejo: Cidadania educacional e outras construções (pp. 3-6,101-113). Porto: Afrontamento.
Marshall, T.H. (1967 [1950]) Cidadania e classe social? in Cidadania, Classe Social e Status, (pp. 57-114), Rio: Zahar Editores
Picó, Josep (2002). La sociología insular: Th. Marshall y el moralismo Fabiano, Papers 68, (9-29)
Santos, Sofia A. (2018). La ciudadanía sexual e íntima como espacio para el reconocimiento de la igualdad sexual y de género en la educación sexual. In M. Venegas, P. Chacón-Gordillo y A. Fernández-Castillo (Eds.), De la igualdad de género a la igualdad sexual y de género: Reflexiones educativas y sociales (pp. 185-202). Madrid: Editorial Dykinson.
Stoer, Stephen R. & Magalhães, António (2005) A diferença somos nós. A gestão a mudança social e as políticas educativas e sociais, Porto: Afrontamento
Touraine, Alain (1997) Iguais e diferentes, (pp. 127-172), Lisboa: Instituto Piaget.   
Touraine, Alain (2000) Can we leave together. Stanford: Stanford University Press

 

Bibliografia Complementar/ Advanced Readings

 

Arnot, Madeleine (2007) Masculinidades de classe trabalhadora, escola e justiça social: revisitando o significado sociológico de Paul Willis em Learning to Labour, Educação, Sociedade e Culturas, 25, 9-42.
Benhabib, Sheila (2004) The Rights of others? Aliens, residents and citizens, Cambridge: Cambridge University Press.
Bolivar, Antonio (2007) Educación para la ciudadanía? Algo más que un asignatura, Barcelona: Ed. Graó.
Casanova, Maria José (2009) Etnografia e Produção de Conhecimento - reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses, Lisboa: ACIDI
Estêvão, Carlos (2007) Direitos Humanos, justiça e educação, Educação, Sociedade e Culturas, 25, 43-81.
Fonseca, Laura (2009) Justiça social e educação, Porto: Afrontamento.
Heater, Derek (2005) What is citizenship?, Cambridge: Polity Press
Lanskey, Caroline (2010) Citizenship education for young people in secure institutions in England and Wales, Educação, Sociedade e Culturas, 30, 41-56
Macedo, Eunice (2012). Reconstructing femininities and masculinities. Northern Portuguese students speak about their lives, desires and dreams, Educação, Sociedade e Culturas, 35, 66-88.
Perrenoud, Philippe (2005) Escola e cidadania? O papel da escola na formação para a democracia, Porto Alegre: Artmed
Santos, Boaventura Sousa (2000) A crítica da razão indolente, (pp. 209-235), Porto, Edições Afrontamento.
Santos, Sofia, & Macedo, Eunice (2020). Unveiling silence and pressures in the messages of school sex education: A path towards more egalitarian and democratic relationships. In Begonya Enguix Grau e Cristina Pereira Vieira (Eds). Sexualities, Gender and Violence: A View from the Iberian Peninsula (pp. 91-109). NY: Nova Science Publishers.
Torres, Carlos A. (2007) El lugar de las diversidades y de las ciudadanias en la sociologia de la Educación, Revista Portuguesa de Educação, 20(1), 7-45
Touraine, Alain (1995) O racismo hoje, in M. Wieviorka, (org.) Racismo e modernidade, (pp.25-43), Lisboa: Bertrand Editora.
Young, Iris M. (2000) Inclusion and Democracy, Oxford: Oxford University Press
Zimenkova, Tatiana (2011) Diversity: Future project or current challenge? Construction of the term diversity within citizenship education in Europe, Educação, Sociedade e Culturas, 32, 23-40
 
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