Código: | MED201 | Sigla: | CD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MED201&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2011/2012 |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCED | 52 | Plano Oficial | 1 | - | 3 | 24 | 81 |
Esta UC traz para a formação questões que emergem do confronto com cidadania na sua relação com o estado, com comunidades e na sua relação entre indivíduos. Acentua-se a sua relação estreita com direitos civis, políticos, sociais e com os de nova geração, os direitos culturais. A educação como direito social é uma questão central na UC. As questões de inclusão/exclusão e a diversidade socio-cultural são também estruturantes.
Objectivos da formação
. debater educação como direito social
. debater conceitos de cidadania, inclusão/exclusão, diversidade cultural
. conhecer contribuições marcantes nas questões mencionadas, incluindo a questão da intersecionalidade
. identificar processos e contextos sociais geradores de exclusão/ inclusão
. adquirir saberes relevantes para a transformação social
Competências (relativas ao perfil)
. análise crítica de dispositivos e contextos sócio-educativos em torno da igualdade e diversidade, da proteção social, da produção e acesso à cultura;
. investigação em educação, por referência a contextos de educação formal e não-formal e de natureza social, cultural
Resultados da aprendizagem
. distinção dos vários conceitos de cidadania
. identificação da relação entre cidadania e direitos civis, políticos, sociais e culturais
. conhecimento das sociedades contemporâneas como caracterizadas pela diversidade socio-cultural
. análise de textos visuais/escritos e de problemáticas sócio-educativas em torno de cidadania e diversidade, de proteção social, de produção e acesso à cultura
. produção de ensaio em torno de um 'produto cultural' à luz da educação como direito social/educação e diversidade cultural.
Conhecimentos de Introdução às Ciências Sociais, de Sociologia da Educação, de Sociologia da Familia, de Socioantropologia da Cultura e de Políticas Educativas, entre outras, são contribuições relevantes para a realização da UC:
. Conceitos de cidadania e sua problematização: cidadania como direitos; cidadania como dever; cidadania como conceito contestado - com Helena Araújo
. Debates em torno de cidadania - as teorias em campo : as perspetivas liberais; o republicanismo cívico; as perspetivas social-democratas - perspetivas de T.H Marshall; as perspetivas neo-conservadoras; perspetivas feministas e de novos movimentos sociais.
. A educação como direito social, entendido a partir das perspetivas de T. H. Marshall.
. Inclusão/Exclusão: conceitos de exclusão e de inclusão; processos sociais e exclusão; as pessoas imigrantes e direitos (denizens & citizens)
. Diferença como recurso social (Iris Young): o conceito de diferença; distinção de diferença como desigualdade; o debate igualdade vs diferença; contestando a divisão público-privado; para além de igualdade e diferença; um universalismo diferenciado.
. Diversidade e Intersecionalidade; Estudos de Género e Feminismos.
De atividades de contacto
Exposição teórica e conceptual
Apresentação de textos por estudantes
Debates
Conferência
Acompanhamento tutorial
De trabalho autónomo
Trabalho de grupo
Pesquisa bibliográfica
Trabalho de campo
Preparação de apresentação de trabalhos de grupo ou individuais
As atividades desenvolvidas que serão tomadas em conta para a avaliação na UC serão:
I - Participação nas aulas
II. Trabalho escrito (Alternativas A, B, C ou D)
A - Elaboração de trabalho de pesquisa focando problema
relacionado com temáticas abordadas na UC.
ou
B - Apresentação aprofundada de ensaio na aula sobre obra selecionada com docente
ou
C - Elaboração de um ensaio sobre um filme ou romance, incidindo sobre temáticas dos direitos, da cidadania, da inclusão/exclusão, da diversidade cultural, em que se torne clara: identificação de uma problemática na leitura do filme ou do romance relevante para a UC; desconstrução de um olhar a partir de contributos selecionados da UC, em particular com recurso aos textos a selecionar em 'Documentos' (ver abaixo).
ou
D - Elaboração de ensaio a partir de uma imagem que se articule intensamente com as temáticas abordadas na UC, devendo incluir a justificação da sua escolha e uma interpretação pessoal, como enquadramento para uma análise teoricamente informada, como se acentua abaixo.
Qualquer ensaio deverá articular-se com 3 ou 4 textos incluidos nos documentos do Sigarra. Encontram-se aproximadamente dez textos, que deverão ser objeto de seleção da parte de estudantes. Propõe-se que não se incluam outros textos e que a discussão (filme/imagem/livro) se baseie no diálogo crítico e interpretativo com os 3 ou 4 (ou mais) textos selecionados dos documentos. A articulação com esses textos não é apenas ao nivel de mera citação, mas de articulação estruturada. Espera-se que o diálogo se estabeleça entre imagem/cena(s) do filme/romance e contributos dos textos escolhidos. As referências bibliográficas deverão ser corretamente integradas.
Qualquer destes trabalhos escritos não deve exceder as 5000 palavras e deverá ser objeto de sessão tutorial obrigatória com docente respetiva.
A entrega dos trabalhos deverá ser por email ou no moodle
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 36,00 |
Frequência das aulas | 24,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Total: | 100,00 |
O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, frequentar 75% das aulas previstas.
A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20.
O envolvimento dos/as estudantes e a apresentação oral do trabalho final terá uma ponderação máxima de 30% na classificação final (10% participação e 20% apresentação).
O trabalho escrito terá uma ponderação de 70%.
A apresentação de uma obra na aula pelas e pelos estudantes é antecipada em relação a outras apresentações, que decorrerão no final do semestre. Podem também apresentar o ensaio escrito logo que lhes seja conveniente, ou reservar-se para as épocas prescritas.
Os restantes ensaios serão entregues, em geral, no 1º dia da época normal ou no 1º dia da época de recurso. A apresentação oral deverá suportar-se em material visual (powerpoint, nomeadamente) que permita às docentes e colegas estudantes apreender o sentido do trabalho realizado.
Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não possam frequentar as aulas, deverão contactar a docente desde o início das aulas. Deverão realizar o trabalho ou ensaio mencionado, que terá de ser acompanhado pela docente em sessões tutoriais, e deverá ser apresentado no final perante colegas. Para além disso, além do ensaio acima referido, deverão entregar uma ficha de leitura (em datas a combinar com a docente).
Para efeitos de melhoria de nota, os/as estudantes têm a possibilidade de reformular o trabalho escrito ou, em casos específicos, realização de prova oral.
Os textos essenciais de referência estão disponíveis em PDF.
Bibliografia Fundamental/ Main Reading List
Bibliografia Complementar/ Advanced Readings