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Fundamentos e Implicações Epistemológicas da Reflexão no Campo da Pedagogia

Código: DE130     Sigla: FIERCP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 9 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-15.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Tipo de avaliação, Programa, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 

Construir espaços de reflexão consequente e sustentada sobre:

 a) os fundamentos das abordagens pedagógicas que se identificam com o campo da inovação educativa;
b) as implicações, do ponto de vista da ação docente, das abordagens pedagógicas que se constroem tendo como referência os paradigmas pedagógicos da aprendizagem e da comunicação;
c) a centralidade da reflexão epistemológica para abordar a inovação pedagógica como objeto de estudo.

Resultados de aprendizagem e competências

a) Refletir sobre obras de leitura obrigatória no campo em causa;
b) Propor argumentos e discutir perspetivas de forma sustentada;
c) Cooperar com os outros no trabalho de formação a realizar em comum;
d) Desenvolver as competências de escrita académica

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

1.Pedagogia e inovação: Da recusa do paradigma pedagógico da instrução à discussão sobre a natureza e pressupostos de paradigmas pedagógicos alternativos;

2. Instruir, facilitar ou comunicar: Reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar;

3. Das limitações dos discursos construídos a partir do campo da Psicologia à afirmação da Epistemologia como espaço concetual de referência da reflexão sobre inovação pedagógica:

 3.1    Fundamentos epistemológicos de uma reflexão sobre a aprendizagem humana: O que significa conhecer? Qual a origem do conhecimento?

3.2  As implicações curriculares e pedagógicas da reflexão epistemológica nas mais diversas áreas do saber

Bibliografia Obrigatória

Gaston Bachelard; A^epistemologia
Jerome Bruner; The^culture of education
Bernard Charlot; Da relação com o saber. ISBN: 85-7307-631-3
Yves Chevallard; La^transposition didactique. ISBN: 2-85919-078-3
Philippe Meirieu; A^pedagogia entre o dizer e o fazer. ISBN: 85-7307-879-0
Jean Piaget; Psychogenèse et histoire des sciences. ISBN: 2-08-211137-7
Jean Piaget; Psicologia e epistemologia
Rui Trindade; Educar e aprender na escola. ISBN: 978-989-8151-12-4
Brun, Jean; Didáctica das matemáticas, Instituto Piaget, 2000
Pacheco, José Augusto; Educação, formação e conhecimento, Porto Editora, 2014
Cosme, Ariana; Trindade, Rui; A atividade curricular e pedagógica dos professores como fonte de tensões e dilemas profissionais: Contributo para uma interpelação sobre a profissão docente

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A gestão do projeto de formação a implementar nesta unidade curricular estrutura-se em função de quatro momentos: (i) palestras pelo docente da unidade curricular; (ii) palestras a cargo de especialistas, nomeadamente para suscitar e aprofundar a reflexão sobre os conteúdos referidos no ponto 3.2 do programa, as quais serão abertas à comunidade académica e (iii) apresentação organizada de trabalhos produzidos pelos estudantes e (iv) produção de um ensaio por parte de cada estudante.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 75,00
Participação presencial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 65,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 25,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Entregar os trabalhos que são obrigatórios e participar nas discussões sobre os mesmos

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho final - 15 valores
Portefólio - 5 valores

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Cumprem-se as orientações e os normativos em vigor

Melhoria de classificação

Cumprem-se as orientações e os normativos em vigor.

Observações

Não se aplica
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