Fundamentos e Implicações Epistemológicas da Reflexão no Campo da Pedagogia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCED |
9 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Construir espaços de reflexão consequente e sustentada sobre:
a) os fundamentos das abordagens pedagógicas que se identificam com o campo da inovação educativa;
b) as implicações, do ponto de vista da ação docente, das abordagens pedagógicas que se constroem tendo como referência os paradigmas pedagógicos da aprendizagem e da comunicação;
c) a centralidade da reflexão epistemológica para abordar a inovação pedagógica como objeto de estudo.
Resultados de aprendizagem e competências
a) Refletir sobre obras de leitura obrigatória no campo em causa;
b) Propor argumentos e discutir perspetivas de forma sustentada;
c) Cooperar com os outros no trabalho de formação a realizar em comum;
d) Desenvolver as competências de escrita académica
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
1.Pedagogia e inovação: Da recusa do paradigma pedagógico da instrução à discussão sobre a natureza e pressupostos de paradigmas pedagógicos alternativos;
2. Instruir, facilitar ou comunicar: Reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar;
3. Das limitações dos discursos construídos a partir do campo da Psicologia à afirmação da Epistemologia como espaço concetual de referência da reflexão sobre inovação pedagógica:
3.1 Fundamentos epistemológicos de uma reflexão sobre a aprendizagem humana: O que significa conhecer? Qual a origem do conhecimento?
3.2 As implicações curriculares e pedagógicas da reflexão epistemológica nas mais diversas áreas do saber
Bibliografia Obrigatória
Gaston Bachelard;
A^epistemologia
Jerome Bruner;
The^culture of education
Bernard Charlot;
Da relação com o saber. ISBN: 85-7307-631-3
Yves Chevallard;
La^transposition didactique. ISBN: 2-85919-078-3
Philippe Meirieu;
A^pedagogia entre o dizer e o fazer. ISBN: 85-7307-879-0
Jean Piaget;
Psychogenèse et histoire des sciences. ISBN: 2-08-211137-7
Jean Piaget;
Psicologia e epistemologia
Rui Trindade;
Educar e aprender na escola. ISBN: 978-989-8151-12-4
Brun, Jean; Didáctica das matemáticas, Instituto Piaget, 2000
Pacheco, José Augusto; Educação, formação e conhecimento, Porto Editora, 2014
Cosme, Ariana; Trindade, Rui; A atividade curricular e pedagógica dos professores como fonte de tensões e dilemas profissionais: Contributo para uma interpelação sobre a profissão docente
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A gestão do projeto de formação a implementar nesta unidade curricular estrutura-se em função de quatro momentos: (i) palestras pelo docente da unidade curricular; (ii) palestras a cargo de especialistas, nomeadamente para suscitar e aprofundar a reflexão sobre os conteúdos referidos no ponto 3.2 do programa, as quais serão abertas à comunidade académica e (iii) apresentação organizada de trabalhos produzidos pelos estudantes e (iv) produção de um ensaio por parte de cada estudante.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
75,00 |
Participação presencial |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
65,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho de investigação |
25,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Entregar os trabalhos que são obrigatórios e participar nas discussões sobre os mesmos
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho final - 15 valores
Portefólio - 5 valores
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Cumprem-se as orientações e os normativos em vigor
Melhoria de classificação
Cumprem-se as orientações e os normativos em vigor.
Observações
Não se aplica