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Desconstrução da Cultura Patriarcal para a Prevenção da Violência de Género

Código: OP213     Sigla: DCPPVG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407245
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 13 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Aprofundar conceitos em torno da cultura e violência de género e doméstica, a partir de diferentes perspectivas teóricas;


- Analisar criticamente contextos culturais e educativos e mecanismos de poder na construção social de uma cultura de tolerância à violência de género;

- Reflectir sobre a articulação entre as dinâmicas do poder, os movimentos sociais e a mudança na construção sócio-histórica em torno da violência de género, da violência familiar e da violência contra idosos e contra as crianças;


- Identificar e analisar perspectivas, modelos e políticas sociais na intervenção para a mudança cultural e educativa no que respeita à violência de género;

- Conceber a intervenção educativa em projectos sócio-culturais na mudança cultural no campo da violência de género numa perspectiva multidisciplinar.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que as/os estudantes apresentem competências de:
- análise crítica teórica de perspetivas sobre cultura e violência de género;

- comunicação horizontal num quadro hermenêutico dinâmico; 
 
- de análise e criação de possibilidades de mudança social e educativa; 

- de análise das dinâmicas de conflto e poder quer em termos de reprodução social quer na mudança social;

- de análise das relações entre a mudança social e educativa no que concerne à prevenção da violência de género.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Segue o Regulamento do MCED

Programa

 

  1. Cultura – um conceito polissémico e interdisciplinar nas Ciências sociais: Conceito de cultura nas perspetivas antropológica, sociológica, historiográfica, educacional e nos estudos sobre as mulheres, feministas, de género e queer;

 

  1. Patriarcado(s): diferentes perspetivas na sua conceptualização – problemas, dilemas e potencialidades;

 

  1. O contributo dos estudos pós-coloniais e decoloniais para a problematização da cultura no campo da violência de género;

 

  1. Cultura, hegemonia e mudança social

 

  1. Cultura hegemónica e violência de género: os fundamentos culturais das sociedades patriarcais e da ordem de género

 

  1. Produção cultural e mudança social: perspetiva educacional na desconstrução da cultura patriarcal;

 

  1. Projetos de intervenção para a desconstrução da cultura patriarcal e prevenção da violência de género.

 

Bibliografia Obrigatória

Ahmed, Bipasha; Reavey, Paula & Majumdar, Anamika; “Constructions of ‘Culture’ in Accounts of South Asian Women Survivors of Sexual Violence”, 2009
Sokolof, Natalie; Domestic Violence at the Margins. Readings on Race, Class, Gender and Culture, 2010
Gill, Aisha; Interrogating cultural narratives about ‘honour’- based violence, 2014
Bosch-Rol, Esperanza; Ferrer-Pérez, Victoria A., & Alzamora-Mir, Ana; El laberinto patriarcal. Reflexiones teórico-prácticas sobre la violencia contra las mujeres, 2006
Sardenberg, Cecília M.B. ; Liberal vs. Liberating Empowerment: A Latin American Feminist Perspective on Conceptualising Women’s Empowerment, 2008
Rodríguez Castro, Yolanda; Magalhães, Maria José; Lameiras Fernández, María & Faílde Garrido, Jose María; 
A situación da violencia de xénero en Portugal , 2011
Magalhães, Maria José; Rodriguez-Castro, Yolanda & Alonso, Patrícia ; Elderly Victims of Gender Violence in Portugal: Invisible and Not Heard?, 2016
Magalhães, Maria José & Cruz, Angélica Lima ; Violência simbólica contra as mulheres na arte e na vida: o caso de Susana e os Velhos”, 2014
Araújo, Helena C., Laura Fonseca, Maria José Magalhães & Carlinda Leite ; “Em busca da Interculturalidade entre Mulheres Ciganas e Padjas na Educação”, 2002
Coimbra, Artemisa; “Crónicas de Mortes Anunciadas : violência doméstica, imprensa e questões de género em articulação com a educação da cidadania ”, , 2008
Felgueiras, Raquel; Cruz, Angélica Lima; Magalhães, Maria José; Narrativas Visuais: arte participativa com mulheres e jovens vítimas de violência”, 2017
Rodriguez-Castro, Yolanda; Alonso-Ruido, Patricia & Magalhães, Maria José; “Violencia de género em Portugal: Análise de los discursos de los equipos técnicos de atención a las víctimas”, 2016
Magalhães, Maria José: Pontedeira, Cátia; Guerreiro, Ana & Ribeiro, Patrícia ; “Integrating the Prevention of Gender-based Violence in the Curriculum Design and Development with High School Teachers”, 2015
Cordeiro, Joana; Magalhães, Maria José; Costa, Diana; Mendes, Tatiana; “Towards a gender violence prevention curriculum: Contributions from teacher education”, 2015
Magalhães, Maria José: Teixeira, Ana M.; Dias, Ana T. ; “Prevention of gender violence in kindergarten: A look from curriculum studies”, 2015
Walsh, Catherine (ed.) ; Pensamiento Crítico Y Matriz (De)Colonia,. Reflexiones Latinoamericanas,, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Previlegiar-se-á um enfoque nas pedagogias ativa, dialógica e comprometida, sem deixar de utilizar a pedagogia de conteúdos (ou transmissiva).

Em termos de estratégias, apontam-se as seguintes:

- Relato oral de experiências vivenciadas pelos/as aluno/as,

-Apresentação de textos por grupos de alunos, com o enfoque na problemática;

-Em pequenos grupos os alunos analisam quadros comparativos de diferentes teorias explicativas;

-Análise ou elaboração em pequenos grupos de projectos de intervenção para a desconstrução da cultura patriarcal e prevenção da violência de género; ou, em alternativa:

-Análise da cultura patriarcal em situações do quotidiano e sua caracterização para a violência de género; produção de um ensaio individual;

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final

Condições de Frequência: Frequência e participação em, pelo menos, 75% das aulas da disciplina (mínimo 8 valores).

Fórmula de avaliação: Apresentação oral em grupo de um texto, 20%, análise de situações do quotidiano 30%, ensaio individual  50%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final

Condições de Frequência: Frequência e participação em, pelo menos, 75% das aulas da disciplina (mínimo 8 valores).

Fórmula de avaliação: Apresentação oral em grupo de um texto, 50%; trabalho individual - análise de situações do quotidiano 50%.

Provas e trabalhos especiais

Aplica-se a legislação e regulamento geral.

Trabalho de estágio/projeto

Sem aplicação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se a regra geral.

Melhoria de classificação

As/os estudantes podem melhorar os trabalhos, pelo menos uma vez.

Observações

Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, esta UC decorrerá parcialmente a distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.

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