Desconstrução da Cultura Patriarcal para a Prevenção da Violência de Género
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCED |
13 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Aprofundar conceitos em torno da cultura e violência de género e doméstica, a partir de diferentes perspectivas teóricas;
- Analisar criticamente contextos culturais e educativos e mecanismos de poder na construção social de uma cultura de tolerância à violência de género;
- Reflectir sobre a articulação entre as dinâmicas do poder, os movimentos sociais e a mudança na construção sócio-histórica em torno da violência de género, da violência familiar e da violência contra idosos e contra as crianças;
- Identificar e analisar perspectivas, modelos e políticas sociais na intervenção para a mudança cultural e educativa no que respeita à violência de género;
- Conceber a intervenção educativa em projectos sócio-culturais na mudança cultural no campo da violência de género numa perspectiva multidisciplinar.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que as/os estudantes apresentem competências de:
- análise crítica teórica de perspetivas sobre cultura e violência de género;
- comunicação horizontal num quadro hermenêutico dinâmico;
- de análise e criação de possibilidades de mudança social e educativa;
- de análise das dinâmicas de conflto e poder quer em termos de reprodução social quer na mudança social;
- de análise das relações entre a mudança social e educativa no que concerne à prevenção da violência de género.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Segue o Regulamento do MCED
Programa
- Cultura – um conceito polissémico e interdisciplinar nas Ciências sociais: Conceito de cultura nas perspetivas antropológica, sociológica, historiográfica, educacional e nos estudos sobre as mulheres, feministas, de género e queer;
- Patriarcado(s): diferentes perspetivas na sua conceptualização – problemas, dilemas e potencialidades;
- O contributo dos estudos pós-coloniais e decoloniais para a problematização da cultura no campo da violência de género;
- Cultura, hegemonia e mudança social
- Cultura hegemónica e violência de género: os fundamentos culturais das sociedades patriarcais e da ordem de género
- Produção cultural e mudança social: perspetiva educacional na desconstrução da cultura patriarcal;
- Projetos de intervenção para a desconstrução da cultura patriarcal e prevenção da violência de género.
Bibliografia Obrigatória
Ahmed, Bipasha; Reavey, Paula & Majumdar, Anamika; “Constructions of ‘Culture’ in Accounts of South Asian Women Survivors of Sexual Violence”, 2009
Sokolof, Natalie; Domestic Violence at the Margins. Readings on Race, Class, Gender and Culture, 2010
Gill, Aisha; Interrogating cultural narratives about ‘honour’- based violence, 2014
Bosch-Rol, Esperanza; Ferrer-Pérez, Victoria A., & Alzamora-Mir, Ana; El laberinto patriarcal. Reflexiones teórico-prácticas sobre la violencia contra las mujeres, 2006
Sardenberg, Cecília M.B. ; Liberal vs. Liberating Empowerment: A Latin American Feminist Perspective on Conceptualising Women’s Empowerment, 2008
Rodríguez Castro, Yolanda; Magalhães, Maria José; Lameiras Fernández, María & Faílde Garrido, Jose María;
A situación da violencia de xénero en Portugal , 2011
Magalhães, Maria José; Rodriguez-Castro, Yolanda & Alonso, Patrícia ; Elderly Victims of Gender Violence in Portugal: Invisible and Not Heard?, 2016
Magalhães, Maria José & Cruz, Angélica Lima ; Violência simbólica contra as mulheres na arte e na vida: o caso de Susana e os Velhos”, 2014
Araújo, Helena C., Laura Fonseca, Maria José Magalhães & Carlinda Leite ; “Em busca da Interculturalidade entre Mulheres Ciganas e Padjas na Educação”, 2002
Coimbra, Artemisa; “Crónicas de Mortes Anunciadas : violência doméstica, imprensa e questões de género em articulação com a educação da cidadania ”, , 2008
Felgueiras, Raquel; Cruz, Angélica Lima; Magalhães, Maria José; Narrativas Visuais: arte participativa com mulheres e jovens vítimas de violência”, 2017
Rodriguez-Castro, Yolanda; Alonso-Ruido, Patricia & Magalhães, Maria José; “Violencia de género em Portugal: Análise de los discursos de los equipos técnicos de atención a las víctimas”, 2016
Magalhães, Maria José: Pontedeira, Cátia; Guerreiro, Ana & Ribeiro, Patrícia ; “Integrating the Prevention of Gender-based Violence in the Curriculum Design and Development with High School Teachers”, 2015
Cordeiro, Joana; Magalhães, Maria José; Costa, Diana; Mendes, Tatiana; “Towards a gender violence prevention curriculum: Contributions from teacher education”, 2015
Magalhães, Maria José: Teixeira, Ana M.; Dias, Ana T. ; “Prevention of gender violence in kindergarten: A look from curriculum studies”, 2015
Walsh, Catherine (ed.) ; Pensamiento Crítico Y Matriz (De)Colonia,. Reflexiones Latinoamericanas,, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Previlegiar-se-á um enfoque nas pedagogias ativa, dialógica e comprometida, sem deixar de utilizar a pedagogia de conteúdos (ou transmissiva).
Em termos de estratégias, apontam-se as seguintes:
- Relato oral de experiências vivenciadas pelos/as aluno/as,
-Apresentação de textos por grupos de alunos, com o enfoque na problemática;
-Em pequenos grupos os alunos analisam quadros comparativos de diferentes teorias explicativas;
-Análise ou elaboração em pequenos grupos de projectos de intervenção para a desconstrução da cultura patriarcal e prevenção da violência de género; ou, em alternativa:
-Análise da cultura patriarcal em situações do quotidiano e sua caracterização para a violência de género; produção de um ensaio individual;
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Trabalho de investigação |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final
Condições de Frequência: Frequência e participação em, pelo menos, 75% das aulas da disciplina (mínimo 8 valores).
Fórmula de avaliação: Apresentação oral em grupo de um texto, 20%, análise de situações do quotidiano 30%, ensaio individual 50%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final
Condições de Frequência: Frequência e participação em, pelo menos, 75% das aulas da disciplina (mínimo 8 valores).
Fórmula de avaliação: Apresentação oral em grupo de um texto, 50%; trabalho individual - análise de situações do quotidiano 50%.
Provas e trabalhos especiais
Aplica-se a legislação e regulamento geral.
Trabalho de estágio/projeto
Sem aplicação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplica-se a regra geral.
Melhoria de classificação
As/os estudantes podem melhorar os trabalhos, pelo menos uma vez.
Observações
Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, esta UC decorrerá parcialmente a distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.