Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > MED202

Ética e Trabalho em Educação

Código: MED202     Sigla: ETE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ética nas Ciências Sociais

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 53 Plano Oficial 1 - 3 24 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos



  1. Apropriar-se de um conjunto de conceitos estruturantes que permitam distinguir um empreendimento moral de um empreendimento ético.




  2. Confrontar os seus conhecimentos pessoais com os discursos e os conceitos culturalmente validados referentes à área de saber que a Ética constitui.




 

Resultados de aprendizagem e competências



  1. Refletir sobre problemas educativos e socioeducativos, em função de uma abordagem subordinada aos pressupostos e propósitos da interpelação ética.




  2. Desenvolver competências de escrita de textos que possam ser caraterizados como textos de natureza académica.




  3. Analisar criticamente textos, situações e projetos



Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa



  1. Ética, moral e educação: Clarificação concetual e configuração do espaço de reflexão e de debate.




  2. Os projetos de intervenção educativa e de ação social e comunitária como empreendimentos ético: Que pressupostos? Que desafios? Que exigências? Que compromissos?




  3. A dimensão ética da ação dos profissionais de educação: Que desafios? Que exigências? Que dilemas?



Bibliografia Obrigatória

Baptista Isabel; Dar rosto ao futuro. ISBN: 972-8562-15-2
Durkheim Emile; Sociologia, educação e moral
Garcia Joe; Ética e educação. ISBN: 978-85-7854-184-2
Hugman Richard; New approaches in ethics for the caring professions. ISBN: 1-4039-1471-0
La Taille, Yves; Moral e ética: Dimensões intelectuais e afetivas, Artmed, 2006
Feldman J. 300; Éthique, épistémologie et sciences de l.homme. ISBN: 2-7384-4344-3
Bauman, Zygmunt; Ética pós-moderna, Paulus, 2013
Baptista, Isabel; Capacidade ética e desejo metafísico: Uma interpelação à razão pedagógica, Afrontamento, 2007
Baptista Isabel; Ética e educação: Estatuto ético da relação educativa, Universidade Portucalense, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino propostas são: (i) as aulas expositivas;(ii)trabalhos de grupo desenvolvidos no âmbito do modelo de Aprendizagem Baseado na Resolução de Problemas; (iii)debates; (iv) participação em fóruns online e (v) produção de ensaios individuais. Em termos de avaliação do desempenho dos estudantes valorizam-se, por um lado, as metodologias de trabalho relacionadas com a resolução de problemas (40%), os fóruns online (10%) e, por outro, os ensaios pessoais (50%). Os primeiros relacionados com o investimento na reflexão e na construção do saber, enquanto os segundos têm a ver com a demonstração das competências de análise e de interpelação crítica dos estudantes perante as situações que justificam um tal exercício.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 57,00
Frequência das aulas 24,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

É necessário estar presente em, pelo menos 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Ensaio individual - 50%

Realização de trabalhos em grupo - 40%

Participação em debates presenciais ou em foruns online - 10%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

Cumprem-se e aplicam-se as normas que estão previstas nos regulamentos

Observações

Não se aplica
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 17:27:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias